Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A inflação mês a mês
  2. A MATEMÁTICA SEM MEDO
  3. Acadêmicos solidários: uma proposta multi e interdisciplinar de apoio a instituições do Terceiro Setor de São Bento do Sul
  4. ADM UNIVILLE JR.
  5. Conteúdo pra que? Ativismo na web e os laços de aprendizagem, pertencimento e engajamento entre os jovens.
  6. COOPERAHACK 2021: DESAFIO PARA INOVAÇÃO EM EMPRESAS
  7. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS
  8. Economia criativa no estado de Santa Catarina: estudos iniciais
  9. Efeitos da produção da desinformação (fake news): eugenia e negacionismo nos discursos de Jair Bolsonaro
  10. Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto
  11. Engajamento e desempenho discente na modalidade híbrida de ensino: um estudo com acadêmicos dos cursos híbridos de Engenharia da Univille – Campus São Bento do Sul
  12. Escolha profissional pela cibercultura
  13. Finanças Pessoais - Administrando as contas da casa XVI
  14. LIDERANÇA AUTÊNTICA
  15. Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na Univille Campus São Bento do Sul
  16. O Design de Serviços e a Liderança: A estratégia para o Sucesso.
  17. Santa Catarina: um estado que gera valor econômico pela economia criativa

Resumos

A inflação mês a mês

  • ADALBERTO MATIAS BEPPLER, MSc, ambeppler@univille.edu.br

Palavras-chave: inflação, índice, preço

A INFLAÇÃO MÊS A MÊS

Trata-se de um programa de Extensão que envolve o coordenador (Adalberto Matias Beppler) e um estagiário bolsista (Nycolas Felype Chaves do quinto ano do Curso de Engenharia Mecânica) uma estagiária bolsista do artigo 171 (Luana Drosczaka Dallo do terceiro ano de Arquitetura e Urbanismo). O cálculo dos índices de variação geral de preços é pesquisado mês a mês envolve mais de duzentos produtos em diversos lugares com o objetivo de medir a inflação do município de São Bento do Sul. São índices como: cesta básica, cesta Galeazzi, cesta de 23 produtos, cesta Procon, preços de supermercados, índice de preços ao consumidor (IPC0 e índice de Variação geral de preços (Ivgp) que são calculados mensalmente e repassados para a sociedade são-bentense. Este levantamento de preços já vem sendo realizado desde novembro de 1999 aqui no município e é um dos índices mais utilizados pela comunidade local. Este ano, devido à pandemia, precisamos pesquisar alguns dados por telefone ou por internet, mas conseguimos os dados mensalmente da mesma forma como veio acontecendo também em 2020. A divulgação que era feita de forma física, por gráficos expostos nos corredores da Universidade foram feitos de forma virtual para a imprensa escrita e falada de São Bento do Sul e região, porém, aos acadêmicos, fomos atualizando mensalmente um quadro com os índices na Universidade. Abrimos um espaço no Teams onde os alunos bolsistas postaram os gráficos elaborados mês a mês ne criamos uma página de divulgação no Instagran. Os resultados alcançados tem sido a boa repercussão dos acessos na Internet e o uso pelas empresas em geral desses dados inflacionários.

A MATEMÁTICA SEM MEDO

  • ADALBERTO MATIAS BEPPLER, MSc, ambeppler@univille.edu.br

Palavras-chave: MATEMÁTICA, NIVELAMENTO, CURSO

Acadêmicos solidários: uma proposta multi e interdisciplinar de apoio a instituições do Terceiro Setor de São Bento do Sul

  • Julienne Raíssa Gumbowski, Graduando, julienne_raissa@hotmail.com
  • Soraya Juliane da Silva, Doutorando(a), soraya.juliane@yahoo.com.br
  • Eliziane Meurer Boing, Dr(a), elizianemeurer@univille.br
  • Carolina Lisboa Heiden, Graduando, carolinaheiden@univille.br
  • Regiane Piontkewicz, Doutorando(a), r.piontkewicz@univille.br

Palavras-chave: Empreendedorismo social, Voluntariado, Terceiro setor

O Projeto de Extensão AURORA acontece na Univille Campus São Bento do Sul desde 2017. Nos anos de 2017 a 2019 teve como parceira e beneficiada a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul e em 2020 e 2021 a parceria acontece com a Associação Protetora de Animais (APA) de São Bento do Sul. A APA foi constituída em 2007, sem fins econômicos, para promover ações de educação e conscientização acerca dos direitos dos animais, mutirões de castração e atendimentos clínicos, resgate de animais debilitados, promoção de eventos de adoção, além de campanhas de conscientização e incentivo à adoção, arrecadação de ração e medicamentos aos animais atendidos etc. A entidade se mantém com a renda obtida com campanhas e doações. Sendo a APA a entidade escolhida como parceira em 2021, o objetivo do projeto AURORA é promover o empreendedorismo social junto aos acadêmicos da Univille, campus São Bento do Sul, por meio de ações de apoio a instituições do Terceiro Setor do município, com base em uma proposta multi e interdisciplinar. O projeto mobiliza alunos dos mais diversos cursos do campus são-bentense da Univille, firmando o caráter multidisciplinar da proposta. Em 2021, contou com a participação de 17 bolsistas de 8 diferentes cursos. A meta para 2021 foi planejar e executar o projeto de um calendário, envolvendo os animais atendidos pela APA. Tal calendário representa, simultaneamente: (i) um mecanismo de sensibilização da comunidade local em relação à causa, por apresentar as histórias de animais abandonados, resgatados, reabilitados e reinseridos no convívio social através da adoção; e (ii) por meio de sua comercialização, uma fonte de arrecadação de recursos financeiros necessários às atividades da entidade. O projeto encontra-se em execução e deve ser finalizado até dezembro de 2021, com a venda dos calendários. As etapas em andamento são: mobilização dos tutores temporários, para organizar a realização das fotos; busca por parcerias para os processos necessários (fotógrafos, espaço para as fotos, empréstimo de acessórios, etc.); realização das fotos; diagramação do calendário; realização de campanha para levantamento do montante financeiro necessário à impressão dos calendários (apoios e patrocínios); distribuição dos calendários para venda, via APA (1500 cópias). Como principais resultados, tem-se benefícios à comunidade externa, em consonância à proposta da própria APA e à comunidade acadêmica envolvida. Compreende-se que o projeto contribui para uma formação acadêmica mais humanizada, gerando profissionais mais comprometidos com a sociedade em que atuam.

ADM UNIVILLE JR.

  • João Alceu Ramos Beltrão, Doutorando(a), joao.beltrao@univille.br

Palavras-chave: Empregabilidade, Mercado de Trabalho, Consultoria Organizacional

O projeto FAEG Adm Univille Jr tem como objetivo preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho através da realização de atividades que visam ampliar a visão prática da administração com a capacitação em técnicas de consultoria, diagnóstico e inovação organizacional. A intenção é promover a empregabilidade e interação do acadêmico com o mercado de trabalho através de projetos de consultoria organizacional e desenvolvimento de novos negócios. A metodologia aplicada é o modelo similar ao da empresa júnior e tem como maior objetivo gerar aprendizagem advinda da prática, como contribuição na formação dos acadêmicos. Em 2020/2021 foram oferecidos cursos e palestras sobre consultoria, diagnóstico, modelos, planos de negócios e gestão abertos principalmente aos alunos da administração/socioeconômica e também aos demais alunos de diversos cursos da Univille e de outras IES, empresários incubados no Inovaparq, gestores e demais interessados da comunidade. Em 2020/2021 os alunos de todos os cursos da Univille foram e estão sendo convidados para participarem de eventos de gestão, inovação e empreendedorismo realizados em apoio ao Posso, sendo 24 eventos em parceria com Sebrae, com palestras e workshops. Também serão convidados em 2021 para participarem do Concurso Empreendedorismo Sustentável Isae/FGV; Concurso Belmiro Siqueira e Guerreiro Ramos do CFA, Concurso Renault Experience, entre outros, sempre envolvendo alunos, professores, egressos, e convidados da comunidade. Foram realizados projetos e atendimentos aos alunos, aos incubados do Inovaparq e a empresários da comunidade em consultorias de gestão e de análise da inovação, melhoria e criação de novos negócios. Foram feitas ações de extensão junto a ONGs/projetos sociais e empresas. O projeto Adm Univille Jr foi aplicado nas disciplinas de Administração gerando atendimento a ONGs e Empresas, e também a proposta das trilhas de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, onde o aluno pode desenvolver ao longo do curso ideias para o desenvolvimento do Tcc. Foram realizadas atividades de parceria e aproximação com instituições externas: Sebrae, Ajorpemi, Acij e outras Universidades. Foi desenvolvido em parceria com Inovaparq e Posso, a proposta do primeiro Concurso Inovaparq/Univille de Projetos Empreendedores, a ser oferecido em 2021/2022 a todos alunos dos colégios, da graduação presencial e ead, pós-graduação e egressos da Univille, com as categorias: novos empreendimentos inovadores; inovação em empresas já existentes; e projetos socioambientais. Foram escritos 2 capítulos nos livros de Educação Empreendedora do Sebrae/SC, com atividades e resultados da Adm Univille Jr, sendo um livro estadual e outro com experiências nacionais.

Apoio / Parcerias: Socioeconômica; Inovaparq; Programa Posso; Curso de Educação Física da Univille.

Conteúdo pra que? Ativismo na web e os laços de aprendizagem, pertencimento e engajamento entre os jovens.

  • Silvio Simão de Matos, Dr(a), simon@univille.br
  • Daniel Westrupp, MSc, daniel.westrupp@gmail.com
  • Louise Bruckheimer, Graduando, louisebru@gmail.com
  • Paulo Henrique Pedroso, Graduando, paulo.pedroso777@gmail.com

Palavras-chave: Redes Digitais , Aprendizagens juvenis, Engajamento

O projeto de pesquisa integra o PIP (Programa de Incentivo a Pesquisa) em Comunicação. O objeto de estudo envolve influenciadores digitais, que produzem conteúdos veiculado nas redes sociais da internet e que impactam processos relacionados a cultura juvenil. O objetivo principal da pesquisa é entender como os processos de ativismo nas redes sociais da internet atuam na construção de laços de aprendizagem, pertencimento e engajamento entre jovens que frequentam o ensino médio. A metodologia de coleta de dados envolve multi-métodos. Inicialmente, foi aplicada uma pesquisa quantitativa junto aos estudantes do ensino médio de colégios de públicos e privados situados em Joinville. A coleta foi finalizada e está em processo de análise dos dados. Posteriormente a pesquisa quantitativa estão previstas a aplicação de entrevistas individuais, com auxílio de software on-line de gravação, junto a influenciadores citados na pesquisa, grupos de discussão com estudantes do ensino médio, realização de uma etnografia na web, desenvolvendo análise de vídeos, posts, textos, comentários e interações feitas nas redes digitais dos influenciadores integrantes da etapa pesquisa qualitativa – entrevista; e, por último, aplicação de uma pesquisa quantitativa com escopo nacional, com a perspectiva da execução de um trabalho em rede. No momento, o projeto de pesquisa ainda está em etapa de análise da coleta de dados quantitativa, quando serão obtidos os primeiros resultados. Essa etapa, em execução, envolve definição de aplicação de testes estatísticos, mapeamento de categorização das falas integrantes das perguntas abertas do questionário e interpretação dos dados obtidos levando em consideração o problema, os objetivos e as hipóteses do projeto.

COOPERAHACK 2021: DESAFIO PARA INOVAÇÃO EM EMPRESAS

  • SIMONE LESNHAK WILLEMANN, Dr(a), simone.lesnhak@gmail.com
  • Eduarda Borges Moretti, Graduando, eduardab.moretti@gmail.com
  • Guilherme Oszika Duarte , Graduando, guiduartesbs@hotmail.com
  • Andrea Maristela Bauer Tamanine , Dr(a), atamanine@yahoo.com.br

Palavras-chave: Desafio, Inovação , Geração de ideias

Entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, aconteceu o Cooperahack, um desafio para geração de ideias. Esse evento foi desenvolvido em parceria com a CIVIA, cooperativa de crédito, com sede do município de São Bento do Sul e atendimento nos demais municípios de Rio Negrinho, Corupá, Mafra, Piêm, Mafra, São Matheus do Sul, União da Vitória e General Carneiro. O objetivo dessa ação vai ao encontro do que propõe o Projeto Ideando da UNIVILLE Campus São Bento do Sul, de planejar e executar desafios para geração de ideias voltados a universitários e graduados, bem como estudantes de ensino médio. O tema escolhido para esse hackathon – caracteristicamente uma maratona de ideias - foi melhoria de processo em micro e pequenas empresas. A programação do evento envolveu: inscrição de equipes; webinares abertos ao público transmitidos pelas redes sociais da Civia e do Centro de Inovação Planalto Norte, sobre temas como estratégias de sucesso para alavancar resultados empresariais, inovação em processos de micro e pequenas empresas e, para a abertura do evento, colaboração, cocriação e inovação; mentorias aos participantes do evento para a criação da ideia inovadora, com profissionais das áreas de Finanças, Marketing, Tecnologia, Experiência do Cliente e também para o processo de elaboração do projeto; preparação do pitch (apresentação da ideia); avaliação. No total foram mais de noventa inscrições, vinte equipes, das quais as dez finalistas foram: Cooperaville; Cronos; Feras; Gigantes; Neoinventor; Os 100florestas; Sem fronteiras; Sigma; Simplifica; Uniten. As equipes vencedoras desse desafio foram: a) Feras, com o projeto “Guarda-roupa online do seu bebê”; b) Sem Fronteiras, com o Projeto: Experiência sem Fronteiras; e a Gigantes com o projeto 100desperdícios. Tais projetos podem ser conhecidos no blog do Projeto Ideando projetoideando.blogspot.com. A premiação oferecida às equipes foram: 1º lugar - 5 mil reais + 12 meses de incubação, com disponibilização de 1 estação de trabalho na ITfetep e orientação para negócios; 2º lugar - 3.000 reais + 6 meses de incubação com disponibilização de 1 estação de trabalho na ITfetep e orientação para negócios; 3º lugar - 2.000 reais + 3 meses de incubação com disponibilização de 1 estação de trabalho na ITfetep e orientação para negócios.

Apoio / Parcerias: CIVIA, FAPESC, Prefeitura de São Bento do Sul

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS

  • SUELI MARIA WEISS RANK, MSc, suelirank@gmail.com
  • LIANDRA PEREIRA, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • EDINA ELIZANGELA ZELMMER FIETZ, Doutorando(a), edina.f@hotmail.com

Palavras-chave: TEAL, EXPERIENCIAL, AR LIVRE

Os relacionamentos estabelecidos em diferentes âmbitos e o significado a eles atribuídos permite gerar autoconhecimento e compreender o comportamento das pessoas, desenvolvendo competências. Com base nessa premissa, a metodologia vivencial de treinamento vem assumindo relevância. Esta concepção permite o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais com um índice de aproveitamento superior às metodologias convencionais, caracterizando-se como um método dinâmico, com atividades que oportunizam vivenciar situações análogas ao cotidiano das empresas, para medir e verificar possíveis estratégias, mudanças ou resultados (MOREIRA e MUNCK, 2010). A referida metodologia, conhecida também como TEAL – Treinamento Experiencial ao Ar Livre configura-se como um treinamento utilizado por empresas no desenvolvimento de competências comportamentais, desencadeando o aprendizado por meio de atividades ao ar livre, vivências por meio de games corporativos e discussões em grupo. Tendo por referência esses pressupostos o Projeto de Extensão DECIJ – Desenvolvendo Competências Interpessoais em Jovens, se sustenta em metodologia que adota abordagem integradora e multidisciplinar convergente às necessidades dos participantes e seus contextos, focalizando situações da vida profissional e da vida pessoal dos participantes, respeitando as suas experiências individuais. A metodologia de treinamento vivencial abrange uma dinâmica educacional que focaliza o ser humano, o instrumentalizando a trabalhar para derrubar barreiras comportamentais que podem atrapalhar o bom desempenho, valorizando o trabalho em equipe, focalizando na atual edição conceitos como liderança, comunicação interpessoal, interação e outros – o que promove a experimentação ativa dos participantes, facilitando envolvimento maior na busca por uma aprendizagem mais efetiva, proveitosa, competitiva e duradoura. A apropriação da aprendizagem vivencial ocorre contemplando um ciclo que abrange diferentes fases: vivência: realização da atividade; relato: expressão e compartilhamento das reações e sentimentos; processamento: análise do desempenho, discussão dos padrões; generalizações: comparação e inferências com situações reais; aplicação: compromisso pessoal com as mudanças, planejamento de comportamentos mais eficazes, e da utilização dos novos conceitos no dia a dia de sua atividade profissional. Infelizmente em decorrência do cenário pandêmico, esse ano enfrentou-se limitações: em função da legislação restritiva e dos protocolos de saúde, foram enfrentadas muitas dificuldades devido às restrições impostas durante a pandemia; atividades virtuais não substituem com a mesma eficiência as atividades presenciais, dado a metodologia ser eminentemente presencial; as atividades ainda serão realizadas até o final de 2021 visto ser necessário que os encontros sejam presenciais e com atividades que são muito interativas; acredita-se que a motivação será ainda maior devido a reclusão social vivida pelas pessoas durante a pandemia.

Apoio / Parcerias: IGREJA PURÍSSIMO CORAÇÃO DE MARIA

Economia criativa no estado de Santa Catarina: estudos iniciais

  • Jaqueline Marques, Graduando, jaquemarques17jp@gmail.com
  • Vanusa Katrieli Kupicki, Graduando, vanusa.kupicki@univille.br
  • Eliziane Meurer Boing, Dr(a), elizianemeurer@univille.br

Palavras-chave: Economia Criativa, Mercado de Trabalho, Ótica da Produção

Como abordagem inicial para esse artigo utilizou-se o conceito de Economia Criativa, definido pelo professor inglês, John Howkins que a considera como “atividades nas quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual, como principais recursos produtivos”. A criatividade e a inovação são reconhecidas como o maior valor das empresas, principalmente nos tempos em que a forma de consumo mudou e as novas gerações se preocupam com a formação de uma sociedade mais colaborativa e sustentável. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, baseada no uso de fontes secundárias, tendo uma abordagem qualitativa para esse estudo, que demonstraram que a economia criativa, está diretamente relacionada a duas óticas, sendo a primeira ótica de mercado de trabalho no processo criativo e a segunda a ótica de produção no Estado de Santa Catarina, que servem de fundamentos para extrair informações sobre a economia criativa no estado. Durante muito tempo, a arte e a cultura foram tratadas apenas de forma superficial pela maioria dos economistas. No entanto, em meados dos anos 70, essa noção sofreu uma alteração, desta forma, a cultura passou a ser vista por uma série de autores como um fator positivo para o desenvolvimento econômico. Nesse sentido a importância desse tipo de atividade, pela capacidade de geração de empregos e renda, pelos seus efeitos multiplicadores sobre outros setores da economia e, ainda, pela sua relação com a formação de capital humano, fator determinante do posicionamento de um país/região em uma economia competitiva, visto que a inovação e o empreendedorismo fazem parte desse processo da Economia Criativa. No que tange à geração de emprego e renda, vários estudos mostram a importância do setor cultural em relação ao total da economia, em termos de PIB e ocupações, em diversos países e regiões. Outro fato a ser notado sobre o setor cultural é o efeito multiplicador de suas atividades sobre os demais setores da economia (MARKUSEN et al, 2008 apud DINIZ, 2008). Com a realização dessa pesquisa será possível identificar a contribuição da Economia Criativa para o Estado de Santa Catarina e como este setor contribui para o fortalecimento da relação entre a economia com a cultura, sob a ótica da produção e do mercado de trabalho além de fornecer dados atualizados sobre o setor cultural.

Efeitos da produção da desinformação (fake news): eugenia e negacionismo nos discursos de Jair Bolsonaro

  • Jorge Felipe Henríquez Chamorro, Graduando, jorfeli24@gmail.com
  • Eduardo Silva, Dr(a), professor.edu.silva.filosofia@gmail.com
  • José Roberto Severino, Dr(a), beto.severino452@gmail.com
  • Áurea Luiza França dos Santos, Graduando, aureasantos@univille.edu.br
  • José Isaías Venera, Graduando, j.i.venera@gmail.com

Palavras-chave: Eugenia, negacionismo , Desinformação

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a desinformação (fake news) a partir da presença dos discursos de eugenia nas narrativas de Jair Bolsonaro sobre a pandemia da Covid-19. O tema justifica-se, sobretudo, pelo atual contexto social, no qual se define pelos efeitos da pandemia. A eugenia teve forte presença no pensamento médico-higienista no Brasil ao longo dos séculos XIX e XX. Reiterada no pensamento político, ganhou contornos culturais através da imprensa e da educação. Mesmo criticada na segunda metade do século XX, manteve-se estranhamente presente em instituições e ações de necropolítica, ou seja, de políticas de produção da morte. O referencial teórico, como já sinalizado pelo termo necropolítica, segue os estudos de Achille Mbembe e Michel Foucault, além da investigação sobre o negacionismo pela via de Sigmund Freud. Negação da pandemia, das medidas de prevenção e crença em imunização de rebanho são os sentidos em análise nessa fase atual da pesquisa.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP/Univille).

Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto

  • Luiz Melo Romão, Dr(a), luiz.melo@univille.br
  • Amanda da Maia, Graduando, amandamaia1805@gmail.com
  • Bianca Marcelino dos Santos, Graduando, marcelino.bia00@gmail.com
  • Leticia de Jesus Possenti, Graduando, leticia_possenti@hotmail.com
  • Suélin Medeiros, Graduando, su.ms1833@gmail.com
  • Vyctória Monahra Alves , Graduando, vyctoriamonahra88@gmail.com

Palavras-chave: Empreendedorismo Social, Negócios de Impacto , Inovação

O fato de empreender para promover cidadania e resolver um problema social e ambiental tem motivado o surgimento de várias organizações e startups que conjugam os resultados financeiros à geração de benefícios para uma comunidade carente de serviços básicos, como educação, saúde, moradia, emprego e outros. Para entender melhor a realidade deste movimento pelo mundo, foi realizado neste projeto, um estudo relacionado a temática do empreendedorismo social e negócios de impacto em quatro países Brasil, Estados Unidos, Índia e Reino Unido e como eles vem contribuindo para diminuir as desigualdades e a melhoria na qualidade de vida das pessoas. A metodologia utilizada para esta pesquisa seguiu as seguintes etapas:1. Formulação da questão de investigação para os temas; 2. Produção do protocolo de investigação; 3. Definição dos critérios de inclusão e de exclusão; 4. Desenvolvimento de uma estratégia de pesquisa; 5. Seleção dos estudos; 6. Avaliação da qualidade dos estudos; 7. Extração dos dados; 8. Síntese dos dados e avaliação da qualidade da evidência. Nos quatro países, foram encontrados diversos negócios de impacto que vem exercendo um papel fundamental para contribuir com a diminuição das desigualdades sociais. O ecossistema de empreendedorismo social do Reino Unido é considerado um dos pioneiros e o mais avançado do mundo e com isso apresenta diversos benefícios para os empreendimentos. No Brasil, apesar de ser um movimento recente, 1274 negócios foram identificados no ultimo mapeamento realizado pela Pipe Social. Na Índia, os negócios de impacto vem contribuindo principalmente para melhoria da qualidade de toda população, atuando principalmente jovens e mulheres. Já nos Estados Unidos os estudos mostram um aumento constante nos investimentos e capital filantrópicos para apoio aos negócios. Considerações Finais: No presente trabalho foi possível perceber que o empreendedorismo e os negócios de impacto são bem importantes para o desenvolvimento de um país. É notório a importância dos negócios de impacto social e como estes podem ajudar nos problemas sociais enfrentados pela sociedade

Engajamento e desempenho discente na modalidade híbrida de ensino: um estudo com acadêmicos dos cursos híbridos de Engenharia da Univille – Campus São Bento do Sul

  • Daniela Hiller, Graduando, dani.hiller29@gmail.com
  • Soraya Juliane da Silva, Doutorando(a), soraya.juliane@yahoo.com.br
  • Carla Roberta Detroz Vieira, Graduando, carlaroberta98@gmail.com
  • Evelin Wilaczynski, Graduando, evelin.wsbs@gmail.com
  • Natanael Torquato Padilha, Graduando, doutorquato@gmail.com
  • Tainy da Fonseca, Graduando, tainy.fonseca@univille.br
  • Elaini Josneia Okopny, Graduando, elaini.okopny@univille.br
  • Regiane Piontkewicz, Doutorando(a), r.piontkewicz@univille.br

Palavras-chave: Ensino híbrido, Ensino à distância, Engajamento

Estudantes que optam pela modalidade à distância, seja ela total ou parcialmente, precisam ter algumas competências pessoais para um melhor aproveitamento dessa modalidade de ensino, como autonomia, disciplina e organização, já que o próprio estudante torna-se o principal responsável pelo seu aprendizado. Para manter essas competências ao longo de todo o curso, torna-se importante verificar o nível de engajamento do estudante, sendo este representado por um estado mental positivo e pleno, relacionado ao estudo e caracterizado pelo vigor/energia, dedicação e absorção/concentração. Diante disso, o presente projeto tem o objetivo de investigar e analisar o engajamento e o desempenho dos acadêmicos dos cursos híbridos de Engenharia da Univille – Campus São Bento do Sul. Para cumprir com o objetivo, foi realizada uma pesquisa de levantamento com aplicação de questionário on-line, enviado a todos os alunos dos cursos de Engenharias híbridas na Univille Campus São Bento do Sul. A população do estudo consiste em aproximadamente 100 estudantes, sendo que 15 responderam ao questionário. Os resultados foram analisados qualitativamente e apontam um alto índice de engajamento dos estudantes, porém, existem pontos que podem ser melhorados. Da mesma forma acontece com o desempenho avaliado. Itens como avaliação, feedback e elaboração de materiais são pontos que podem ser aperfeiçoados por professores dos componentes curriculares. Assim, os resultados obtidos com a pesquisa podem servir de subsídio para a tomada de decisão com relação ao futuro do curso.

Escolha profissional pela cibercultura

  • Janaina Gabardo Jelinsky, G, janaina.jelinsky@univille.br
  • Soraya Juliane da Silva, Doutorando(a), elizianemeurer@univille.br
  • Eliziane Meurer Boing, Doutorando(a), elizianemeurer@univille.br

Palavras-chave: Cibercultura, Escolha profissional, Planejamento de carreira

O objetivo do projeto Profissa é auxiliar os estudantes do ensino médio no processo de escolha profissional, planejamento de carreira e integração a vida universitária. Na atualidade o acesso a qualquer tipo de informação está muito mais fácil e rápido, hoje assistir vídeos e tutoriais se tornou sinônimo de aprendizagem, por isso, se faz necessário um direcionamento para aos estudantes em relação ao seu protagonismo no papel da escolha profissional, por isso, o projeto surge para proporcionar uma forma de eles, “pensarem fora da caixa e buscarem soluções” aproveitando ao máximo os recursos disponíveis. O projeto tem como metodologia a pesquisa qualitativa, pois para alimentar os canais, as informações sobre as mais diversas possibilidades de planejamento de carreira, escolha das profissões e a interatividade por meio da Cibercultura. Assim como a manutenção e atualização das plataformas digitais (Facebook e Instagram), para postagem de informações básicas sobre cada profissão. As ações desenvolvidas pelo projeto em 2019 alcançaram um público estimado (presencialmente) de 420 alunos do ensino médio da cidade e região, sendo que em média o público total desses eventos, era em torno de 1400 alunos do ensino médio. Os dados coletados direcionavam aos assuntos que geravam as movimentações na página do Facebook (Out/2020) que ampliou o número de seguidores em 88%. Outro resultado, foi que nas três edições anteriores, houve um aumento nos alcances de 81% e nos cliques de 46%, até por ser um público que se renova a cada ano e procurando fomentar e intensificar esse auxílio aos estudantes, o projeto em 2020, devido a pandemia, somente foram realizadas produções de materiais para alimentar os canais do Facebook e Instagram. Os resultados do projeto são mensurados pelos acessos e pelas postagens de conteúdo, em 2020, houve a participação nos seguintes eventos: (1) I Fórum de Estudantes Extensionistas do Forext – Câmara Sul (14 e 15/outubro/2020) e (2) XXVII Encontro Nacional e XXII Assembleia. Essas participações foram como apresentação oral. O projeto contribui na preparação dos alunos em uma perspectiva mais otimista e abrangente para o seu futuro

Apoio / Parcerias: Coordenadoria Regional da Educação Colégio da Univille

Finanças Pessoais - Administrando as contas da casa XVI

  • Jani Floriano, Dr(a), jani.floriano@gmail.com

Palavras-chave: Finanças pessoais, Educação Financeira, Orçamento

O projeto de extensão Finanças Pessoais – Administrando as contas da casa está em seu 16º ano consecutivo e é um trabalho que vem sendo executado junto à comunidade de Joinville/SC, desde 2005. O objetivo é conciliar a educação teórica dos alunos de graduação da UNIVILLE com a prática nas comunidades, apresentando instrumentos de Finanças Pessoais e sua utilização no dia a dia com o intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros e evitar, na medida do possível, desperdício. Para atender a esse objetivo, o projeto oferece cursos, oficinas e palestras de aperfeiçoamento apresentando conceitos de Finanças Pessoais e orçamento familiar com aplicação prática, além de compartilhar dicas e atitudes do dia a dia que possam orientar e disciplinar quanto aos gastos familiares. Destaca-se que cabe a universidade o papel relevante, pois sua função está na área de educação não apenas formal, mas também integrando os alunos a comunidade, criando um ambiente de aprendizado contínuo e extraclasse. O projeto desenvolve a integração com a comunidade, auxiliando na educação de ambos, conscientização sobre a importância da boa administração dos recursos no intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros e evitar desperdício. A metodologia proposta é através da abordagem do tema com palestras, cursos e oficinas, em que se apresenta os benefícios que as famílias podem obter com o orçamento familiar. No ano de 2021, por conta da situação da pandemia, assim como ocorreu em 2020, as atividades in loco ficaram comprometidas. No entanto, nem por isso o projeto deixou de atuar e, para isso, foram utilizadas as tecnologias de comunicação para disseminar os conceitos, dicas e orientações sobre Finanças Pessoais. A fonte de recursos financeiros provém do FAEX - Fundo de Apoio às Atividades de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIVILLE. O projeto desempenha o caráter socioeducacional, oportunizando a todo o acesso as informações referentes ao tema.

LIDERANÇA AUTÊNTICA

  • Mariana Afonso da Cruz, Graduando, mariana_sbsul@hotmail.com
  • MÁRIO NENEVÊ, Dr(a), mneneve@uol.com.br

Palavras-chave: Liderança Autêntica, Organização Autentizótica, Clima saudável

O objetivo da pesquisa consiste em, através de um estudo de caso na empresa Oxford S.A., de São Bento do Sul, averiguar a eventual existência dentro do contexto da organização um tipo de liderança em que se enquadre como Lideranças Autênticas, e ao mesmo tempo, que o ambiente organizacional possa ser como Organização autentizótica - um pressuposto teórico. A organização pesquisada, empresa de médio porte de São Bento do Sul, emerge com características em que o clima de gestão empresarial é bem-sucedido. Embora exista uma variedade de estudos teóricos com relação às variáveis pesquisadas é importante aferições empíricas. A liderança autêntica é uma abordagem de liderança que enfatiza a construção da legitimidade de um líder por meio de relações francas e honestas com seus seguidores. O líder age transparentemente e valoriza as contribuições dos seguidores sob fundamentos éticos. Já organizações autentizóticas são aquelas que conseguem ter em seu ambiente pessoas comprometidas, uma vez que colocam a empresa em seu propósito de vida, fazendo do uma extensão da família. A doutrina teórica postula que as lideranças autênticas, num clima de transparência relacional, com cultivo de valores, contribuem diretamente para um clima de camaradagem entre os liderados, onde estes fazem uma extensão de seu propósito de vida pessoal nas organizações, constituindo um “clima autentizótico” em “organizações autentizóticas”. A pesquisa foi feita através da aplicação de dois questionários, já validados teoricamente, um sobre a existência da liderança autêntica (WALUMBWA, 2008) e o segundo sobre se a organização é considerada Autentizótica (REGO, 2004). O respondentes foram 161, numa população da amostra de 1.550 funcionários. As respostas foram, através de afirmação, assinaladas na escala Likert, de 1 a 5, sendo 5 a pontuação de concorda totalmente e 1 discorda totalmente. O resultado dos questionários, após as devidas análises estatísticas, conduziram a uma média superior a 3,5 em ambas as questões, ou seja, mais próximo à pontuação máxima esperada “5”, o que pode se considerar que a empresa estudada tem em seus quadros lideranças consideradas autênticas e se confirma que a organização é autentizótica. Concluiu-se que o defendido por estudiosos de que em havendo lideranças autênticas haverá um clima saudável, para tipificar uma Organização Autentizótica.

Apoio / Parcerias: Univille

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na Univille Campus São Bento do Sul

  • Flávia Hennings, Graduando, flavia.hennings@univille.br
  • Édina Elisangela Zellmer Fietz, Doutorando(a), edina.f@hotmail.com
  • Regiane Piontkewicz, Doutorando(a), r.piontkewicz@univille.br

Palavras-chave: Educação fiscal, Receita Federal, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal (NAF) é um projeto desenvolvido em parceria com instituições de ensino superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. Na UNIVILLE campus São Bento do Sul, a parceria foi realizada em 2019 quando o núcleo iniciou suas atividades. O NAF tem como objetivo auxiliar gratuitamente as pessoas de baixa renda a partir da prestação de serviços e orientações contábeis e tributárias relacionadas aos tributos e obrigações administrados pela Receita Federal do Brasil. No ano de 2021 fazem parte do projeto sete bolsistas e duas professoras e, juntamente a eles, os acadêmicos de ciências contábeis do segundo e terceiro semestres da UNIVILLE Campus São Bento do Sul (com a disciplina de Contabilidade Fiscal I e II). O núcleo disponibiliza treinamentos para os bolsistas e os alunos, realizados de forma on-line pela Receita Federal do Brasil. Os principais serviços disponíveis pelo projeto são a declaração do ITR, emissão de certidão negativa, pedido de restituição de pessoa física, inscrição, segunda via e consulta da regularidade do CPF, abertura de MEI e consulta ao processamento da declaração de imposto de renda pessoa física. Também são realizadas publicações com cunho informativo e divulgação de notícias para informar a comunidade a respeito de mudanças tributárias, cumprimento de prazos, opções de tributação e demais orientações contábeis e fiscais nas redes sociais. Em 2021, até o mês de setembro, foram realizadas 12 publicações de conteúdo nas redes sociais do NAF; realizados 7 atendimentos virtuais à comunidade; treinamento de 13 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis (3° semestre) e 7 bolsistas. Além disso, foi elaborado um vídeo instrutivo com informações sobre o MEI - Microempreendedor Individual) para divulgação à comunidade. Desta forma, o NAF contribui com formação diferenciada aos acadêmicos e bolsistas envolvidos com o projeto, bem como proporciona serviço de orientação contábil e fiscal gratuito à comunidade de baixa renda.

Apoio / Parcerias: Receita Federal do Brasil

O Design de Serviços e a Liderança: A estratégia para o Sucesso.

  • Rafaela de Farias de Barros, Graduando, rafaelafariasbarros@hotmail.com
  • VICTOR RAFAEL LAURENCIANO AGUIAR, Dr(a), contato@ograndevendedor.com

Palavras-chave: Design de serviços, Liderança, Estratégia

Este estudo tem como objetivo compreender a importância da união entre a liderança e o design de serviço, a partir do conceito de design de serviços e dos perfis de liderança. Com base em pesquisas de campo, líderes e liderados foram entrevistados e construíram a definição de um perfil de liderança correlacionando ao Design de serviço. A construção deste perfil, de maneira geral corrobora para o desenvolvimento e relacionamento entre stakeholders e clientes. As pesquisas apontam que, para os liderados tópicos como empatia e transparência podem definir o perfil de um bom líder, já para os líderes, a gestão estratégica deve fazer parte deste perfil. De fato, todos os tópicos apontados potencializam a alavancagem do Design de serviços, especialmente porque o seu maior foco é o relacionamento com o cliente. Portanto, o perfil do líder, irá direcionar a maneira em que o serviço será realizado, o perfil ideal buscará a maneira mais inteligente de conduzir e de tornar o produto/serviço do cliente mais interessante, facilitando a construção de um relacionamento forte.

Santa Catarina: um estado que gera valor econômico pela economia criativa

  • Lucas Rafael Clemente , Graduando, lucasrafaelclemente@gmail.com
  • Jaqueline Marques, Graduando, jaquemarques17jp@gmail.com
  • Vanusa Katrieli Kupicki, Graduando, vanusa.kupicki@univille.br
  • Eliziane Meurer Boing, Dr(a), elizianemeurer@univille.br

Palavras-chave: Economia Criativa, Mercado de Trabalho, Ótica da Produção