Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A gravura como meio para o desenvolvimento de saberes técnicos/estéticos e estímulo para possíveis desempenhos profissionais: uma experiência junto aos alunos da Escola Estadual Professora Nair da Silva Pinheiro
  2. A percepção da população sobre as questões ambientais: estudo sobre o bairro Boa Vista na cidade de Joinville - SC
  3. As Bases Teóricas para Atuação Profissional na Gestão Ambiental das Empresas
  4. Conscientização e sensibilização para a adequada acessibilidade e circulação de portadores de necessidades especiais em ambientes públicos e privados.
  5. Economia Doméstica - Administrando as contas da casa III
  6. Índice de Valores Geral de Preços
  7. Programação da produção em empresas metalúrgicas com utilização de algoritmo genético
  8. Projeto Direito e Literatura: a criação de um espaço para a discussão da cidadania
  9. Uma investigação acerca da configuração de um laboratório de ergonomia para apoiar as disciplinas relacionadas à gestão do design e ao desenvolvimento de produto dos cursos da univille
  10. Uma investigação acerca da gravura como recurso de linguagem visual e sua contribuição ao ensino no curso de design
  11. Uma investigação sobre as potencialidades e limitações do ambiente virtual de aprendizagem da Univille para a educação a distância no curso de Design.

Resumos

A gravura como meio para o desenvolvimento de saberes técnicos/estéticos e estímulo para possíveis desempenhos profissionais: uma experiência junto aos alunos da Escola Estadual Professora Nair da Silva Pinheiro

  • Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
  • José Franciscol Pelegrino Chavier, Graduando, chicolam@caranguejo.com
  • Alissan Mucciollo, Graduando, alissanmucciollo@terra.com
  • Marli Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Silvana Bastianello, MSc, silvana.f@univille.com

Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: gravura, ensino, estímulo profissional

O Projeto de Extenção “A gravura como meio para o desenvolvimento de saberes técnicos/estéticos e estímulo para possíveis desempenhos profissionais” desenvolve-se junto a um grupo de alunos de oitava série da Escola Estadual Professora Nair da Silva Pinheiro. O projeto objetiva proporcionar aos alunos conhecimentos referentes à linguagem ‘gravura’, visando desenvolvimento técnico/estético e estímulo para possíveis desempenhos profissionais. Objetiva, ainda, aproveitamento do tempo livre dos alunos em atividades que contribuam para a sua expressividade, auto-estima e futura formação profissional. A metodologia utilizada inclui: pesquisa teórica, em fontes variadas; promoção de palestras; práticas de oficinas em serigrafia, frotage, estêncil, xilogravura, linoleogravura e gravura digital; exposição das produções em diversos locais da comunidade; desenvolvimento de gravuras e, com estas, criação de produtos. Até o presente momento, o projeto apresenta resultados motivadores: a partir da técnica da frotage, os alunos desenvolveram bolsas e acessórios; na técnica de estêncil realizaram máscaras a partir de suas próprias fotografias imprimindo-as em papel e tecido; a partir da serigrafia artesanal trabalharam com tintas especiais desenvolvendo gravura e customização em peças de vestuário. Referenciando as técnicas desenvolvidas, desenvolveu-se e reproduziu-se, para os alunos, uma apostila. Esse material impresso possibilitou o início de um trabalho interdisciplinar envolvendo alguns dos professores da 8ª série. Afim de apresentar os primeiros resultados do projeto, está sendo montada uma exposição, com abertura prevista para o final de junho. Ao longo deste primeiro semestre realizaram-se reuniões entre professores, alunos estagiários e representantes da escola, visando planejar e avaliar as ações e resultados. Diante da empolgação dos participantes e resultados obtidos até o momento, percebe-se a relevância do projeto para a UNIVILLE e para a Escola Estadual Professora Nair da Silva Pinheiro.

A percepção da população sobre as questões ambientais: estudo sobre o bairro Boa Vista na cidade de Joinville - SC

  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.net
  • Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Meio Ambiente, Cidade, Percepção

Esta pesquisa objetiva investigar a percepção da população do Bairro Boa Vista de Joinville sobre o meio ambiente. Este estudo pesquisou como são as condições sócio ambientais dos moradores do bairro Boa Vista, que de acordo com a prefeitura municipal de Joinville é um dos núcleos populacionais mais antigos da cidade, possui aproximadamente 146 indústrias, e está localizado em uma área de manguezal, sua colonização iniciou nas margens do rio Cachoeira, que está totalmente poluído com despejos principalmente domésticos e industriais. Trata-se de uma pesquisa do tipo levantamento, de abordagem quantitativa, a coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionário pré-estruturado, com os moradores do bairro. Com esta pesquisa constatou-se a visão dos moradores do bairro boa vista de Joinville-SC sobre os problemas ambientais do bairro em que residem.

As Bases Teóricas para Atuação Profissional na Gestão Ambiental das Empresas

  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br
  • Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@gmail.com

Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Conhecimento, Meio Ambiental, Gestão

Muitos são os fatores que contribuem para o surgimento e o agravamento dos problemas ambientais pode-se mencionar: o crescimento populacional, a industrialização, a urbanização acelerada, a poluição e o esgotamento dos recursos naturais. O modo como esses fenômenos interagem, reproduzem-se e perpetuam-se vem causando a degradação crescente da qualidade de vida humana, com efeitos imprevisíveis para a saúde humana e a vida no planeta. Os empresários passaram a se preocupar com a proteção ambiental, não apenas como resposta a sanções legais, mas como um desafio à inovação no mercado globalizado. Neste contexto, torna-se importante os instrumentos de auto-regulação como o sistema de gestão ambiental apoiado na norma ISO 14000. Contudo, a adoção da norma tem gerado suspeita sobre sua eficácia em relação à melhoria da qualidade ambiental e da qualidade da saúde humana, da mesma forma que há dúvidas sobre a atuação dos profissionais na área ambiental da indústria. O estudo aqui apresentado tem como escopo identificar e analisar as bases epistemológicas que fundamentam o trabalho dos profissionais que atuam em gestão ambiental na indústria. O referencial teórico adotado, para análise dos dados, incorpora as teorias de conhecimento não convencionais como o Paradigma Paraeconômico proposto por Alberto Guerreiro Ramos e o Paradigma da Complexidade na visão de Edgar Morin. As categorias principais de análise foram abstraídas da pesquisa de campo e da base teórica., que possibilitou a formulação das bases epistemológicas que sustentam os fundamentos da prática dos profissionais que atuam na Gestão ambiental. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa, os sujeitos são 26 (vinte e seis) profissionais que atuam em programas de gestão ambiental de seis indústrias, certificadas pela ISO 14001, no Município de Joinville-SC. Conclui-se que as bases epistemológicas necessárias para atuar em gestão ambiental na indústria são complexas, multidimensionais e interdisciplinares. Elas requerem profissionais críticos e reflexivos, formados por uma universidade em que os currículos são projetados à guisa de uma prática reflexiva e de uma sociedade multicêntrica, fundamentada na delimitação organizacional, como uma tentativa sistemática de superar o processo de unidimensionalização da vida humana. Isso significa uma nova ordem paradigmática, necessária para superar a deteriorização do planeta e das condições de saúde humana. É exatamente este o ponto que os profissionais da gestão ambiental devem abranger suas atuações.

Conscientização e sensibilização para a adequada acessibilidade e circulação de portadores de necessidades especiais em ambientes públicos e privados.

  • Carlos M. Sacchelli, MSc, carlos.sacchelli@gmail.com
  • Marli Terezinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Silvana Fehn Bastianello, MSc, batianello@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Acessibilidade, portadores de necessidades especiais, conscientização

Com o intuito de conscientizar e sensibilizar indivíduos e organizações acerca da importância da inclusão social nos diversos âmbitos da sociedade, o projeto de extensão PROJETO EFICIENTE buscou analisar e apontar na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, problemas de adequações e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (cadeirantes - usuários de cadeiras de rodas) e ainda, recomendar possíveis soluções. A analise foi realizada por meio de conhecimentos sobre o design universal (ergonomia, sistematização, análises ), acessibilidade, a inclusão social (sensibilização, conscientização) e estudos in loco. O PROJETO EFICIENTE visou também o desenvolvimento de uma cartilha digital informativa com a finalidade de ser distribuída gratuitamente em ambientes públicos e privados, para informar a sociedade da importância de uma adequada acessibilidade e circulação dos ambientes para uma melhor qualidade de vida para as pessoas com necessidades especiais. O aprimoramento das atividades exercidas pelo grupo visou a sensibilização a respeito do design universal e fortalecer esta abordagem considerando para isso, as análises e o desenvolvimento da cartilha, sendo esta o ponto culminante, pois irá oportunizar a valorização e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais. Os integrantes do PROJETO EFICIENTE têm consciência que este pode crescer e se aprimorar constantemente com novas pesquisas e soluções, mas sabem que muito do que se fala sobre inclusão social e design universal está apenas na cabeça das pessoas e não nas atitudes. A proposta do projeto exterioriza o interesse e a preocupação da população acadêmica, neste caso, do curso de Design da UNIVILLE, com questões que norteiam a responsabilidade social atribuídas aos profissionais de Design, contribuindo assim, através de seus conhecimento teóricos e práticos, para com os movimentos sociais em favor da qualidade de vida e para a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e com a inclusão social.

Economia Doméstica - Administrando as contas da casa III

  • Jani Floriano, MSc, janifloriano@univille.br
  • Cleide VIeira, E, cleide.vieira@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Economia doméstica, Educação financeira, Assistência educacional

O projeto ‘Economia Doméstica – Administrando as contas da casa III’ se propôs a dar continuidade ao trabalho que já vem sendo executado junto à comunidade de Joinville/SC, que buscou apresentar instrumentos de Economia Doméstica e a sua utilização no dia-a-dia com o intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros. Diante do sucesso e com base na necessidade verificada junto a comunidade, essa é a terceira edição do projeto. Destaca-se que cabe a universidade um papel relevante, pois sua função está na área de educação não apenas formal em nível superior, mas também integrando os alunos a comunidade, criando um ambiente de aprendizado contínuo e extraclasse. Portanto, o projeto dá continuidade ao trabalho de integração dos alunos da UNIVILLE com a comunidade, auxiliando na educação com a conscientização sobre a importância da boa administração dos recursos financeiros. Para tanto, a abordagem é através da demonstração dos benefícios que as famílias podem obter com o orçamento doméstico. O objetivo geral é conciliar a educação teórica dos alunos de graduação com a prática nas comunidades. Destacam-se como objetivos específicos oferecer curso de aperfeiçoamento aos alunos de graduação, os quais são os multiplicadores; possibilitar a integração dos alunos com a comunidade; apresentar conceitos de Economia Doméstica com aplicação prática; expor alternativas para equacionar e solucionar problemas financeiros e demonstrar os benefícios da elaboração e controle do orçamento familiar. Para alcançar tais objetivos são ministradas palestras nas comunidades previamente selecionadas. Os multiplicadores são qualificados em um curso de aperfeiçoamento e contam com material de apoio (cartilha explicativa, materiais pedagógicos, planos de ensino, cartazes e banners de divulgação dos dias e horários das palestras), estando sob a orientação das professoras Coordenadoras. Até abril/2007 já foram atendidas diretamente 963 pessoas com palestras, 87 alunos de graduação com curso de aperfeiçoamento, aproximadamente 2500 pessoas indiretamente com eventos e 76 alunos de graduação como voluntários. Finalmente, o projeto busca promover assistência educacional, conscientizando da necessidade de se planejar a finanças familiar, ampliando as oportunidades à comunidade e gerando o bem estar social. A fonte dos recursos é o Programa de Apoio as Atividades de Extensão da UNIVILLE. Quanto aos benefícios, destaca-se a inserção dos alunos da universidade à comunidade, oportunizando a aplicação da teoria na prática, favorecendo o crescimento do conhecimento científico e a vivência na sociedade. Para a comunidade, tem-se a promoção gratuita da assistência educacional referente à Economia Doméstica.

Índice de Valores Geral de Preços

  • Adalberto Matias Beppler, MSc, adalberto.matias@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul/SC, Brasil

Palavras-chave: Índice, Variação, ponderação

O projeto tem como objetivo, mostrar a forma de trabalho utilizada para a pesquisa dos dados do IVGP (Índice de Variação Geral de Preços) em São Bento do Sul. Desde 1999 os dados vêm sendo aqui coletados mas, inicialmente, era feita a catalogação dos dados em Joinville que dispunha do método de ponderação utilizado para o mesmo. Dede agosto de 2005 os dados passaram a ser coletados e catalogados em São Bento do Sul ampliando-se o número de produtos pesquisados e agilizando-se o processo. Hoje, a Univille fornece os dados do índice para a ACISBS (Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul) sempre no dia 10 do mês seguinte. A pesquisa é feita através da coleta de preços dos produtos em variadas casas comerciais, os dados são catalogados no departamento de Economia e comparados com o mês anterior saindo um índice inflacionário. Os dados deste índice são muito úteis para e bastante utilizados pela população sãobentense inclusive para índices de reajustes salariais. Será mostrada a forma de realização desta pesquisa pelo coordenador do projeto e pelo estagiário pesquisador através de palestra realizada à população sãobentense. Espera-se conseguir ampliar o grau de aceitação deste índice pela população e esclarecer a comunidade da importância deste projeto para o município bem como para a universidade, e mostrar o avanço no processo em nossa cidade desde 1999, quando apenas pesquisávamos alguns dados e hoje ampliamos significativamente esta pesquisa além de gerar o próprio índice aqui.

Apoio / Parcerias: Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul - ACISBS

Programação da produção em empresas metalúrgicas com utilização de algoritmo genético

  • Prof. Raul Landmann, Dr(a), raul.landmann@univille.net
  • Ademir José Demétrio, MSc, ajdema@univille.edu.br
  • Evandro Bittencourt, Dr(a), ebitt@univille.edu.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Programação da Produção, Setor de Fundição, Algoritmo Genético

Este trabalho apresenta os resultados da programação da produção em empresas metalúrgicas do setor de fundição utilizando a técnica dos Algoritmos Genéticos. Na fundição se sobressaem duas fases, a moldagem e a fusão. Em muitos casos existem vários postos ou linhas de moldagem, com diferentes capacidades, que produzem os moldes que serão vazados a partir de um único posto de fusão. Assim a seqüência dos moldes que serão vazados deve ser tal que utilize a capacidade de fusão. Com o aumento do número de moldes diferentes a procura de uma seqüência ótima que maximize a utilização da fusão torna-se difícil devido ao número combinatório de soluções. A aplicação do Algoritmo Genético como técnica para programar a produção nestes casos, demonstrou resultados altamente satisfatórios, superiores inclusive aos obtidos pela aplicação de outros métodos meta-heurísticos, como a Lógica Fuzzy, proporcionando uma maior eficiência nas operações da fundição, e redução no consumo de recursos, especialmente de energia, cada vez mais cara e escassa.

Projeto Direito e Literatura: a criação de um espaço para a discussão da cidadania

  • Andréa Maristela Bauer Tamanine, MSc, atamanine@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul/SC, Brasil

Palavras-chave: Direitos Fundamentais, Fábulas, Contação de histórias

O curso de Direito da Univille, desde o ano de 2003, desenvolve o projeto “Direito e Literatura: a criação de um espaço para a discussão da cidadania”, voltado aos alunos de 1.ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de São Bento do Sul. Através do recurso da contação de histórias, especialmente de fábulas, o trabalho visa oferecer uma oportunidade de reflexão sobre o acesso à justiça em linguagem universal, simples e divertida. As fábulas selecionadas são discutidas sob a luz dos direitos estabelecidos no caput do artigo 5.º da Constituição Federal Brasileira. Algumas obras tiveram o texto adaptado, sendo encenadas com recursos diversos como, por exemplo, sombras e fantoches. As contações são seguidas de atividades como “roda de conversa”, jogos e brincadeiras que visam instigar a reflexão dos próprios alunos sobre o conteúdo explícito e implícito de cada história. Os resultados foram avaliados com base na observação do grupo de crianças durante as atividades propostas nas escolas e através da aplicação de questionários aos professores e orientadores educacionais envolvidos. Considerou-se, assim, que o trabalho surtiu efeito positivo ao despertar uma visão mais consciente a respeito das relações sociais, seja do ponto de vista do grupo ou do indivíduo, baseada no maior conhecimento e respeito às leis e princípios básicos estabelecidos constitucionalmente.

Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação de São Bento do Sul - SC

Uma investigação acerca da configuração de um laboratório de ergonomia para apoiar as disciplinas relacionadas à gestão do design e ao desenvolvimento de produto dos cursos da univille

  • Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Carlos Maurício Sacchelli, MSc, carlos.sacchelli@gmail.com
  • Lauro Holzapfel, Graduando, lauro.holzapfel@univille.net
  • João Eduardo Chagas Sobral, MSc, design@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Ergonomia, Desenvolvimento de Produto, Design

Considerações em relação a ergonomia no produto, asseguram conforto e segurança e podem se constituir em diferencial competitivo em relação ao posicionamento de produtos similares. Partindo desta premissa entende-se que um laboratório de ergonomia que realize projetos de consultoria (por meio da pesquisa e da extensão) para indústrias ou escritórios da região de Joinville que não possuem estrutura apropriada para conduzir análises ergonômicas qualificará seus processos de desenvolvimento de produto. O relato aqui apresentado está vinculado ao projeto "[ergon] Uma Investigação Acerca da Configuração de um Laboratório de Ergonomia para Apoiar as Disciplinas Relacionadas à Gestão do Design e ao Desenvolvimento de Produto dos Cursos da Univille" ora em andamento sob o financiamento da Univille." O objetivo do projeto é realizar, primeiramente, o estudo da configuração ideal de um laboratório de ergonomia para o contexto de desenvolvimento de produto e processos industriais de Joinville e região e, numa etapa posterior, viabilizar a implantação do laboratório de acordo com as características determinadas por este projeto. até o momento, tem-se como principal contribuição, o delineamento ideal de um laboratório de ergonomia para o atendimento das necessidades pedagógicas dos cursos de Design e de Engenharia da Produção. Além da mobilização para a criação de um espaço físico para sediar o laboratório de ergonomia, os resultados obtidos nesta fase do projeto já foram incluídos, pelo departamento de Design, no orçamento para 2007 contribuindo assim para a melhoria da estrutura física do curso e para a qualificação do processo de aprendizagem dos estudantes.

Uma investigação acerca da gravura como recurso de linguagem visual e sua contribuição ao ensino no curso de design

  • Christine Meder, Graduando, tinemeder@gmail.com
  • Gleber Pieniz, G, gleber.pieniz@gmail.com
  • Elenir Carmen Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
  • Marli T. Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br

Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Gravura, Design, Linguagem Visual

O projeto DEGRA tem como objetivo a investigação das potencialidades da gravura como recurso de expressão artística, estética, simbólica e gráfica visual para configuração da linguagem visual, e sua contribuição para o curso de design. O estudo se processa através de investigação e registros acerca da história da gravura enfatizando sua utilização no design; relação de conceitos de história da arte e tecnologia da gravura, estética, semiótica, linguagem visual e análise gráfica evidenciando características técnicas, visuais e simbólicas das diversas técnicas de gravura; pesquisa de novas possibilidades de suportes, materiais e soluções técnicas na linguagem gravura; fomentação da valorização da gravura, enquanto linguagem visual aplicável ao desenvolvimento de produtos, projetos de programação visual e de moda; evidenciação de contribuições que a presente investigação pode trazer para as disciplinas de Gravura; História e Tecnologia do Design, História da Arte, Estética, Semiótica, Linguagem Visual, Projeto de Produto, Projeto de Moda e Projeto de Programação Visual; ampliando a literatura disponível sobre a gravura como recurso de linguagem para o Design; resgatando e valorizando o perfil libertador, crítico e reflexivo da produção de imagem através da gravura frente a um cenário de massificação, banalização e dominação através do uso da imagem. Os resultados esperados, ao apresentar um manual pedagógico de suporte às disciplinas do curso de design envolvidas, são que os estudantes de design valorizem a gravura como recurso de expressividade visual, despertando o gosto pela gravura, sua linguagem e técnicas em todos os anos de curso; disponibilizaando um banco de imagens para facilitar o andamento de futuras pesquisas e também pela necessidade da instituição em relatar e registrar os projetos de maneira mais educativa e diferenciada em um mundo hoje de caráter quase que totalmente virtual. Também pretende-se o desenvolvimento de handbook contendo resultados das pesquisas, objetivando publicação. Até o momento, percebe-se que a gravura foi fundamental para o surgimento do design gráfico. É nela que se encontram as origens da ilustração de revistas, jornais, livros, pôsteres, panfletos, etc. Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, a gravura deixou de ser algo estritamente técnico para tornar-se um símbolo de arte. Há um campo de possibilidades para pesquisa muito extenso para reavivar significados, valores e técnicas da gravura, e o estudo destes temas para o design - através da linguagem visual - permite uma compreensão mais clara do meio artístico e da sociedade atual.

Uma investigação sobre as potencialidades e limitações do ambiente virtual de aprendizagem da Univille para a educação a distância no curso de Design.

  • Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Elenir Carmen Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: educação a distância, Design, Tecnologias da informação e da comunicação

Este relato apresenta os resultados alcançados pelo projeto MIDTEC cujo objetivo foi sensibilizar o corpo docente e discente do curso de Design da Univille para a importância das práticas pedagógicas ancoradas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e em teorias educacionais que fundamentam a educação a distância. Por meio de questionário aplicado aos professores, visando identificar sua intimidade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC's) disponibilizadas pelo AVA da Univille verificou-se que: todos usam a internet para pesquisar, 83% costumam entrar no site da Univille, em chats e se correspondem com freqüência por e-mail, 66% já usaram o mural, fórum e já usaram a internet em sala de aula. Os problemas identificados pelos professores no AVA da Univille foram: (i) a inexistência de um espaço que possibilite ao estudante armazenar seus trabalhos; (ii) o diário eletrônico que, na fala dos professores, 'trava com freqüência', 'deleta informações', 'não faz filtragem direta dos dias de aula da disciplina' e 'dificulta a liberação das notas bimestrais'; e; (iii) o disco virtual que possui 'pouco espaço', 'não apresenta instruções referentes ao uso', 'e não é automaticamente reproduzido para o período seguinte de determinada disciplina enquanto os alunos do período anterior, ainda constam entre os membros do grupo'. No questionário preenchido por 46 estudantes da turma do primeiro período do turno matutino do curso de design (com a qual foi conduzida a experiência piloto) percebeu-se que sua faixa etária varia de 17 a 23 anos sendo que mais da metade possui 18 anos; todos usam a internet e a TIC mais acessada é o chat, seguida pelo mural e pelo fórum. 85 % costumam usar o AVA da Univille com a finalidade de verificar o boletim. Todos usam a internet 3 vezes ou mais pela semana e a maioria acessa de casa ou do trabalho. Quando questionados a respeito das TIC's do AVA da Univille mais usadas pelos professores evidenciou-se que o disco virtual se destaca, seguido pelo e-mail para troca de informações. A pesquisa esta sendo ampliada no decorrer de 2007 por meio do projeto MID que visa aproveitar os resultados alcançados para uma investigação de possibilidades metodológicas de elaboração de material impresso e virtual de apoio às atividades de EAD. A abordagem será complementada pelo estudo do perfil de comportamento com o objetivo de sincronizar a organização visual e verbal do material de apoio pedagógico com o estilo de comportamento dos estudantes.