Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas
Índice
- A gravura como meio para o desenvolvimento de saberes técnicos/estéticos e estímulo para possíveis desempenhos profissionais: uma experiência junto aos alunos da Escola Estadual Professora Nair da Silva Pinheiro
- A percepção da população sobre as questões ambientais: estudo sobre o bairro Boa Vista na cidade de Joinville - SC
- As Bases Teóricas para Atuação Profissional na Gestão Ambiental das Empresas
- Conscientização e sensibilização para a adequada acessibilidade e circulação de portadores de necessidades especiais em ambientes públicos e privados.
- Economia Doméstica - Administrando as contas da casa III
- Índice de Valores Geral de Preços
- Programação da produção em empresas metalúrgicas com utilização de algoritmo genético
- Projeto Direito e Literatura: a criação de um espaço para a discussão da cidadania
- Uma investigação acerca da configuração de um laboratório de ergonomia para apoiar as disciplinas relacionadas à gestão do design e ao desenvolvimento de produto dos cursos da univille
- Uma investigação acerca da gravura como recurso de linguagem visual e sua contribuição ao ensino no curso de design
- Uma investigação sobre as potencialidades e limitações do ambiente virtual de aprendizagem da Univille para a educação a distância no curso de Design.
Resumos
A gravura como meio para o desenvolvimento de saberes técnicos/estéticos e estímulo para possíveis desempenhos profissionais: uma experiência junto aos alunos da Escola Estadual Professora Nair da Silva Pinheiro
- Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- José Franciscol Pelegrino Chavier, Graduando, chicolam@caranguejo.com
- Alissan Mucciollo, Graduando, alissanmucciollo@terra.com
- Marli Everling, MSc, meverling@gmail.com
- Silvana Bastianello, MSc, silvana.f@univille.com
Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil
Palavras-chave: gravura, ensino, estímulo profissional
A percepção da população sobre as questões ambientais: estudo sobre o bairro Boa Vista na cidade de Joinville - SC
- Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.net
- Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil
Palavras-chave: Meio Ambiente, Cidade, Percepção
As Bases Teóricas para Atuação Profissional na Gestão Ambiental das Empresas
- Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br
- Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@gmail.com
Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil
Palavras-chave: Conhecimento, Meio Ambiental, Gestão
Conscientização e sensibilização para a adequada acessibilidade e circulação de portadores de necessidades especiais em ambientes públicos e privados.
- Carlos M. Sacchelli, MSc, carlos.sacchelli@gmail.com
- Marli Terezinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
- Silvana Fehn Bastianello, MSc, batianello@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil
Palavras-chave: Acessibilidade, portadores de necessidades especiais, conscientização
Com o intuito de conscientizar e sensibilizar indivíduos e organizações acerca da importância da inclusão social nos diversos âmbitos da sociedade, o projeto de extensão PROJETO EFICIENTE buscou analisar e apontar na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, problemas de adequações e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (cadeirantes - usuários de cadeiras de rodas) e ainda, recomendar possíveis soluções. A analise foi realizada por meio de conhecimentos sobre o design universal (ergonomia, sistematização, análises ), acessibilidade, a inclusão social (sensibilização, conscientização) e estudos in loco. O PROJETO EFICIENTE visou também o desenvolvimento de uma cartilha digital informativa com a finalidade de ser distribuída gratuitamente em ambientes públicos e privados, para informar a sociedade da importância de uma adequada acessibilidade e circulação dos ambientes para uma melhor qualidade de vida para as pessoas com necessidades especiais. O aprimoramento das atividades exercidas pelo grupo visou a sensibilização a respeito do design universal e fortalecer esta abordagem considerando para isso, as análises e o desenvolvimento da cartilha, sendo esta o ponto culminante, pois irá oportunizar a valorização e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais. Os integrantes do PROJETO EFICIENTE têm consciência que este pode crescer e se aprimorar constantemente com novas pesquisas e soluções, mas sabem que muito do que se fala sobre inclusão social e design universal está apenas na cabeça das pessoas e não nas atitudes. A proposta do projeto exterioriza o interesse e a preocupação da população acadêmica, neste caso, do curso de Design da UNIVILLE, com questões que norteiam a responsabilidade social atribuídas aos profissionais de Design, contribuindo assim, através de seus conhecimento teóricos e práticos, para com os movimentos sociais em favor da qualidade de vida e para a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e com a inclusão social.
Economia Doméstica - Administrando as contas da casa III
- Jani Floriano, MSc, janifloriano@univille.br
- Cleide VIeira, E, cleide.vieira@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil
Palavras-chave: Economia doméstica, Educação financeira, Assistência educacional
Índice de Valores Geral de Preços
- Adalberto Matias Beppler, MSc, adalberto.matias@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul/SC, Brasil
Palavras-chave: Índice, Variação, ponderação
O projeto tem como objetivo, mostrar a forma de trabalho utilizada para a pesquisa dos dados do IVGP (Índice de Variação Geral de Preços) em São Bento do Sul. Desde 1999 os dados vêm sendo aqui coletados mas, inicialmente, era feita a catalogação dos dados em Joinville que dispunha do método de ponderação utilizado para o mesmo. Dede agosto de 2005 os dados passaram a ser coletados e catalogados em São Bento do Sul ampliando-se o número de produtos pesquisados e agilizando-se o processo. Hoje, a Univille fornece os dados do índice para a ACISBS (Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul) sempre no dia 10 do mês seguinte. A pesquisa é feita através da coleta de preços dos produtos em variadas casas comerciais, os dados são catalogados no departamento de Economia e comparados com o mês anterior saindo um índice inflacionário. Os dados deste índice são muito úteis para e bastante utilizados pela população sãobentense inclusive para índices de reajustes salariais. Será mostrada a forma de realização desta pesquisa pelo coordenador do projeto e pelo estagiário pesquisador através de palestra realizada à população sãobentense. Espera-se conseguir ampliar o grau de aceitação deste índice pela população e esclarecer a comunidade da importância deste projeto para o município bem como para a universidade, e mostrar o avanço no processo em nossa cidade desde 1999, quando apenas pesquisávamos alguns dados e hoje ampliamos significativamente esta pesquisa além de gerar o próprio índice aqui.
Apoio / Parcerias: Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul - ACISBS
Programação da produção em empresas metalúrgicas com utilização de algoritmo genético
- Prof. Raul Landmann, Dr(a), raul.landmann@univille.net
- Ademir José Demétrio, MSc, ajdema@univille.edu.br
- Evandro Bittencourt, Dr(a), ebitt@univille.edu.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil
Palavras-chave: Programação da Produção, Setor de Fundição, Algoritmo Genético
Projeto Direito e Literatura: a criação de um espaço para a discussão da cidadania
- Andréa Maristela Bauer Tamanine, MSc, atamanine@yahoo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul/SC, Brasil
Palavras-chave: Direitos Fundamentais, Fábulas, Contação de histórias
O curso de Direito da Univille, desde o ano de 2003, desenvolve o projeto “Direito e Literatura: a criação de um espaço para a discussão da cidadania”, voltado aos alunos de 1.ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de São Bento do Sul. Através do recurso da contação de histórias, especialmente de fábulas, o trabalho visa oferecer uma oportunidade de reflexão sobre o acesso à justiça em linguagem universal, simples e divertida. As fábulas selecionadas são discutidas sob a luz dos direitos estabelecidos no caput do artigo 5.º da Constituição Federal Brasileira. Algumas obras tiveram o texto adaptado, sendo encenadas com recursos diversos como, por exemplo, sombras e fantoches. As contações são seguidas de atividades como “roda de conversa”, jogos e brincadeiras que visam instigar a reflexão dos próprios alunos sobre o conteúdo explícito e implícito de cada história. Os resultados foram avaliados com base na observação do grupo de crianças durante as atividades propostas nas escolas e através da aplicação de questionários aos professores e orientadores educacionais envolvidos. Considerou-se, assim, que o trabalho surtiu efeito positivo ao despertar uma visão mais consciente a respeito das relações sociais, seja do ponto de vista do grupo ou do indivíduo, baseada no maior conhecimento e respeito às leis e princípios básicos estabelecidos constitucionalmente.
Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação de São Bento do Sul - SC
Uma investigação acerca da configuração de um laboratório de ergonomia para apoiar as disciplinas relacionadas à gestão do design e ao desenvolvimento de produto dos cursos da univille
- Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
- Carlos Maurício Sacchelli, MSc, carlos.sacchelli@gmail.com
- Lauro Holzapfel, Graduando, lauro.holzapfel@univille.net
- João Eduardo Chagas Sobral, MSc, design@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil
Palavras-chave: Ergonomia, Desenvolvimento de Produto, Design
Uma investigação acerca da gravura como recurso de linguagem visual e sua contribuição ao ensino no curso de design
- Christine Meder, Graduando, tinemeder@gmail.com
- Gleber Pieniz, G, gleber.pieniz@gmail.com
- Elenir Carmen Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- Marli T. Everling, MSc, meverling@gmail.com
- Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br
Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil
Palavras-chave: Gravura, Design, Linguagem Visual
O projeto DEGRA tem como objetivo a investigação das potencialidades da gravura como recurso de expressão artística, estética, simbólica e gráfica visual para configuração da linguagem visual, e sua contribuição para o curso de design.
Uma investigação sobre as potencialidades e limitações do ambiente virtual de aprendizagem da Univille para a educação a distância no curso de Design.
- Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
- Elenir Carmen Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil
Palavras-chave: educação a distância, Design, Tecnologias da informação e da comunicação
Este relato apresenta os resultados alcançados pelo projeto MIDTEC cujo objetivo foi sensibilizar o corpo docente e discente do curso de Design da Univille para a importância das práticas pedagógicas ancoradas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e em teorias educacionais que fundamentam a educação a distância. Por meio de questionário aplicado aos professores, visando identificar sua intimidade com as tecnologias de informação e comunicação (TIC's) disponibilizadas pelo AVA da Univille verificou-se que: todos usam a internet para pesquisar, 83% costumam entrar no site da Univille, em chats e se correspondem com freqüência por e-mail, 66% já usaram o mural, fórum e já usaram a internet em sala de aula. Os problemas identificados pelos professores no AVA da Univille foram: (i) a inexistência de um espaço que possibilite ao estudante armazenar seus trabalhos; (ii) o diário eletrônico que, na fala dos professores, 'trava com freqüência', 'deleta informações', 'não faz filtragem direta dos dias de aula da disciplina' e 'dificulta a liberação das notas bimestrais'; e; (iii) o disco virtual que possui 'pouco espaço', 'não apresenta instruções referentes ao uso', 'e não é automaticamente reproduzido para o período seguinte de determinada disciplina enquanto os alunos do período anterior, ainda constam entre os membros do grupo'. No questionário preenchido por 46 estudantes da turma do primeiro período do turno matutino do curso de design (com a qual foi conduzida a experiência piloto) percebeu-se que sua faixa etária varia de 17 a 23 anos sendo que mais da metade possui 18 anos; todos usam a internet e a TIC mais acessada é o chat, seguida pelo mural e pelo fórum. 85 % costumam usar o AVA da Univille com a finalidade de verificar o boletim. Todos usam a internet 3 vezes ou mais pela semana e a maioria acessa de casa ou do trabalho. Quando questionados a respeito das TIC's do AVA da Univille mais usadas pelos professores evidenciou-se que o disco virtual se destaca, seguido pelo e-mail para troca de informações. A pesquisa esta sendo ampliada no decorrer de 2007 por meio do projeto MID que visa aproveitar os resultados alcançados para uma investigação de possibilidades metodológicas de elaboração de material impresso e virtual de apoio às atividades de EAD. A abordagem será complementada pelo estudo do perfil de comportamento com o objetivo de sincronizar a organização visual e verbal do material de apoio pedagógico com o estilo de comportamento dos estudantes.