Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. Abrindo as portas da nossa Universidade
  2. Combater o câncer, priorizar a vida: uma proposta multi e interdisciplinar de apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul
  3. Critérios e fatores de escolha de um curso superior na área das ciências socioeconômicas: uma análise de estudantes de São Bento do Sul e região.
  4. Curso de Operações Logísticas Internacionais
  5. Desenvolvendo Competências Interpessoais
  6. Deslocamentos de sentido sobre o lugar da mulher na publicidade da Itaipava e Skol
  7. Empregabilidade e interação do acadêmico com o mercado de trabalho através de projetos de consultoria empresarial e desenvolvimento de novos negócios
  8. Estudo do comportamento do consumidor na escolha de um curso superior na cidade de São Bento do Sul.
  9. Formação de tarifas, preços públicos e taxas para os serviços de água e saneamento básico.
  10. Impactos Socioeconômicos dos Eventos na Cidade de Joinville – SC
  11. Índice de Variação Geral de Preços - IVGP
  12. Metodologias ativas no ensino superior: concepções, práticas e novos objetos de ensino-aprendizagem.
  13. MODELOS DE IMAGEM DE DESTINOS TURÍSTICOS: CONCEPÇÃO E APLICABILIDADE
  14. O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO SEGMENTO DE EVENTOS NOS DESTINOS TURÍSTICOS: UMA ANÁLISE DA CIDADE DE JOINVILLE/SC
  15. O Perfil dos participantes de eventos do município de Joinville – SC.
  16. Projeto de Extensão Jovens Cozinheiros

Resumos

Abrindo as portas da nossa Universidade

  • Daniel Westrupp, MSc, daniel.westrupp@gmail.com
  • Marlene Feuser Westrupp, MSc, marlene.westrupp@univille.br
  • Ivanilda Maria e Silva Bastos, MSc, ivanilda.bastos@univille.br
  • Eduarda Bertoli Moraes, Graduando, projabrindoportas@gmail.com

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Ingresso universitário, Universidade, Ensino médio

O projeto de extensão visa preparar os estudantes que estão se formando no ensino médio para o ingresso em uma universidade, trabalhando todos os aspectos do C.H.A. (Conhecimento, Habilidade e Atitude), apresentando aos estudantes o “Universo Univille” e os benefícios, possibilidades e transformações que a vida acadêmica pode trazer às expectativas pessoal e profissional. Além disso, desenvolver as competências informacionais necessárias à busca e recuperação da informação relevante para resolução de problemas, pesquisa escolar e acadêmicas, no processo produtivo da sociedade e na vida das pessoas.

Combater o câncer, priorizar a vida: uma proposta multi e interdisciplinar de apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul

  • Melissa Cindy de Paula Matos, Graduando, melissacindy000@gmail.com
  • Carolina Lisboa Heiden, Graduando, carolinalesboa@gmail.com
  • Eliziane Meurer Boing, MSc, liziboing@gmail.com
  • Eloise Cristina Ruthes, Graduando, eloiseruthes@gmail.com
  • SORAYA JULIANE DA SILVA, MSc, soraya.juliane@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Prevenção do câncer, Voluntariado, Apoio social

Segundo o INCA, “câncer” é o nome dado ao conjunto de doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado de células que, multiplicando-se com relativa rapidez, tendem a ser agressivas e incontroláveis, culminando na formação de tumores malignos que podem se espalhar para outras regiões do corpo. Quanto aos diversos tipos de câncer, há consenso acerca da importância das ações de prevenção contra a doença, perspectivando prevenir, diagnosticar e tratar precocemente, minimizando seus efeitos na população, assegurando a cada indivíduo um padrão de vida adequado à manutenção da sua saúde. Quando já instalado, o câncer é uma doença que afeta profundamente a vida do paciente, visto comumente como uma enfermidade sinônimo de sofrimento e morte – não por acaso, uma vez que o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, com aproximadamente 190 mil óbitos/ano. Diante deste cenário desafiador, instituições públicas e privadas empreendem esforços no sentido de contribuir com processos de prevenção do câncer e de apoio às pessoas que desenvolvem a doença. É o caso da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), entidade privada não governamental, sem fins lucrativos, de finalidade social e filantrópica. Em São Bento do Sul, a RFCC conta com aproximadamente 40 voluntárias e tem como missão “Proporcionar atendimento humanizado nos serviços ofertados, contribuindo para a prevenção do câncer e a melhoria da qualidade de vida”. Neste escopo insere-se o projeto de extensão AURORA2, tendo como objetivo geral “Contribuir com ações de prevenção e combate ao câncer, bem como de apoio social aos pacientes em tratamento e seus familiares, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul, com base em uma proposta multi e interdisciplinar”. Dentre as metas do projeto consta o planejamento e execução da proposta de um calendário, envolvendo as mulheres do grupo “Amigas da Alegria”, que se reúnem semanalmente na sede são-bentense da RFCC. O cumprimento desta meta demandou esforços multidisciplinares, trabalho intenso por parte da equipe do projeto e ampla mobilização da comunidade local na busca por apoio, sobretudo financeiro. Como resultado, observa-se que o calendário de mesa com fotos das mencionadas mulheres representa, simultaneamente, um mecanismo de resgate da autoestima das pacientes envolvidas; e por meio de sua comercialização, uma fonte de arrecadação de recursos para a RFCC. Além disso, o projeto contribui também para uma formação acadêmica mais humanizada, gerando profissionais mais comprometidos com a sociedade em que atuam.

Apoio / Parcerias: Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul

Critérios e fatores de escolha de um curso superior na área das ciências socioeconômicas: uma análise de estudantes de São Bento do Sul e região.

  • Raquel Niespodzinski, Graduando, raquelniespodzinski.rn@gmail.com
  • Regiane Piontkewicz, MSc, rpiontkewicz@gmail.com
  • SORAYA JULIANE DA SILVA, MSc, soraya.juliane@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Marketing Educacional, Comportamento do consumidor, Instituições de Ensino Superior

Durante boa parte do século XX, as Instituições de Ensino Superior mantiveram certo distanciamento em relação à realidade mercadológica na qual se inseriam, demonstrando pouca ou nenhuma preocupação quanto às demandas específicas do público consumidor de seus serviços. Os questionamentos quanto à validade e à sustentabilidade de tal abordagem na gestão educacional, entretanto, são contundentes: Kotler e Fox (1994), por exemplo, há mais de duas décadas já sinalizavam dúvidas quanto à sobrevivência de IES que não priorizassem a observação e o conhecimento de seus mercados, estruturando suas políticas a partir das demandas existentes. Com base nessas premissas, o objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar critérios e fatores de escolha de um curso superior na área das ciências socioeconômicas, envolvendo estudantes de São Bento do Sul e região, na intenção de estruturar um plano de ação para o setor de marketing do campus são-bentense da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. O delineamento da pesquisa se configura como exploratório e descritivo, pautado em abordagem quantitativa e qualitativa, demandando a coleta de dados primários e secundários de fontes múltiplas. Para isso, além de serem pesquisadas as iniciativas mercadológicas das IES que oferecem cursos na área socioeconômica em São Bento do Sul e região, foi desenvolvido e está sendo aplicado um questionário com alunos do ensino superior e do terceiro ano do ensino médio, e a análise preliminar dos dados indica que os fatores que tais estudantes levam em consideração na hora de escolher o curso e instituição são o reconhecimento do diploma no mercado de trabalho e a empregabilidade que o curso oferecerá, e, na contramão das atuais tendências tecnológicas, os estudantes dizem referenciar mais fortemente para suas escolhas na opinião de professores, amigos e familiares, e não principalmente na imagem da IES em redes sociais. Quanto às iniciativas de marketing das IES, até o momento foi verificado que todas adotam estratégias similares, sendo que, ao final da pesquisa espera-se detectar as diferenças entre elas, para assim adotar as estratégias que se mostram mais eficientes na captação e retenção dos alunos e apurar se há relação das estratégias com os resultados dos questionários.

Curso de Operações Logísticas Internacionais

  • César Adriano da Cruz, MSc, cesaradrianocruz@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Logistica, Exportação, Importação

Trata-se de um curso de preparação complementar ao mercado de trabalho para acadêmicos do Curso de Comércio Exterior. Apoia no desenvolvimento de competências em operações administrativas de transporte no comércio internacional, oportunizando conhecer os modais e a infraestrutura de transporte nacional e internacional, desenvolver o pensamento crítico sobre a influência da infraestrutura de transporte nacional e internacional sobre o comércio internacional e preparar para a atuação em funções ligadas a operação de movimentação internacional de mercadorias. Os conteúdos abordados reforçaram o conhecimento sobre os modais e a infraestrutura de transporte nacional e internacional, exploraram as condições de operações logísticas internacionais que influenciam o desempenho e a competitividade no comércio internacional e efetivam uma matriz de soluções de competências para desenvolver soluções para o desenvolvimento do setor. Como resultados tivemos um maior potencial de empregabilidade, excelentes discussões sobre os setores ligados a operação logística internacional e possibilitou uma aceleração na aquisição de conhecimentos. Os 45 encontros realizados ocorreram de março à dezembro, semanalmente, com duração de 1h30min cada encontro. Além da inserção estruturada de conteúdos, o grande interesse e envolvimento dos alunos possibilitou a entrada de assuntos transversal, de palestras técnicas, visitas à Receita Federal (grande interveniente da Logística Internacional) e visitas aos portos de Itapoá e Itajai. Participaram 26 alunos superando a estimativa inicial que era de 20 participantes. O processo de aprendizagem foi avaliado e o desempenho médio final de 8,8 foi obtido.

Desenvolvendo Competências Interpessoais

  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@gmail.com
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • Jean Carlo Zeplin, Graduando, jeanzeplin@hotmail.com
  • Camila de Fátima Heiden Zeplin, Graduando, camila.zeplin@univille.edu.br
  • Allan Kellicheck, Graduando, alann.kelichek@univille.edu.br
  • Edina Elisangela Zellmer Fietz, MSc, edina.f@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Treinamento Experencial ao Ar Livre, Competências Interpessoais, Aprendizagem Organizacional

Apoio / Parcerias: ACISBS - Associação Empresarial de São Bento do Sul

Deslocamentos de sentido sobre o lugar da mulher na publicidade da Itaipava e Skol

  • Cristiane Genoveva, Graduando, cristianegenoveva@gmail.com
  • Silvio Simão de Matos, MSc, silvio.simon@univille.br
  • José Isaías Venera, Dr(a), j.i.venera@gmail.com

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Publicidade, discurso, gênero

Este trabalho é uma análise da produção de sentido sobre as identificações de gênero em campanhas publicitárias da Itaipava e Skol, tendo como problema de pesquisa as relações de poder que mobilizaram a mudança de posicionamento das marcas em relação às formas como as mulheres são representadas. O sentido - o processo de significação - emerge a partir de uma base pelo qual dá as condições de possibilidade para seu aparecimento, ou seja, a palavra, a imagem, o som. Esse objeto de estudo implica dois fenômenos: o discurso publicitário e sua influência social; e como as mudanças sociais, como o empoderamento feminino, se integram ao discurso publicitário. O gênero enquanto categoria de análise permite investigar os modos como os processos de identificação sobre a mulher são discursivamente construídos e, também, como, por meio de um dispositivo (a publicidade), se formam práticas discursivas e por onde se desenvolvem processos de subjetivação. Para a análise, foram selecionadas peças publicitárias que circulam nas páginas da internet, em canais das agências produtoras dos VTs, e, ainda, de postagens de veículos de comunicação on-line e de integrantes de redes sociais. O foco da análise é a mudança de posicionamento das marcas a partir da alteração de sentido sobre a posição da mulher na propaganda. Conclui-se que os deslocamentos de sentido sobre a mulher nas marcas Itaipava e Skol estão relacionados diretamente com as práticas discursivas e com o modo como o discurso sobre a mulher tem circulado no nosso tempo, provocando mudanças e tornando possível outras formas de fazer publicidade para o segmento de cervejas.

Empregabilidade e interação do acadêmico com o mercado de trabalho através de projetos de consultoria empresarial e desenvolvimento de novos negócios

  • João Alceu Ramos Beltrão, MSc, joao.beltrao@univille.br

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Consultoria, Empreendedorismo, Inovação

O projeto tem como objetivo preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho através da realização de atividades que visam ampliar a visão prática da administração com a capacitação em técnicas de consultoria e diagnóstico organizacional. Também visa desenvolver as características do comportamento empreendedor, bem como a percepção da importância da inovação aplicada as organizações já em operação, mas sobretudo na geração de novos empreendimentos. Foram atendidos 874 alunos em 2017. Foram realizados cursos e palestras sobre consultoria, diagnóstico, modelos, planos de negócios, marketing, finanças, recursos humanos e operações abertos principalmente aos alunos da administração, economia, contabilidade, comércio exterior, publicidade e propaganda, e também aos demais alunos de diversos cursos da Univille e de outras IES, empresários incubados no Inovaparq, gestores e demais interessados da comunidade (30 participantes). Foram feitas participações em eventos como a Semana da Comunidade (300 visitantes/alunos) e Semana da Administração (250 alunos). Os alunos de todos os cursos da Univille foram convidados a participar de eventos de gestão, inovação e empreendedorismo: Concurso Desafio Universitário Empreendedor Sebrae (129 alunos em 2017 e 575 alunos acumulados); Concurso Estadual Universitário de Negócios Inovadores Sebrae/SC (148 alunos); Concurso Santander Universidades; Concurso Empreendedorismo Sustentável Isae/FGV; Concurso Belmiro Siqueira e Guerreiro Ramos do CFA, entre outros, Foram conquistadas diversas premiações de destaque para alunos, professores e para a Univille. foram realizados projetos e atendimentos aos alunos, aos incubados do Inovaparq e a empresários da comunidade em consultorias de gestão e de análise da inovação, melhoria e criação de novos negócios (67 alunos). Foram feitas ações de extensão junto a ONGs e empresas. Foi feita participação na nova grade curricular do curso de Administração, com as trilhas de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, onde o aluno desenvolve ao longo do curso seu Tcc seguindo as trilhas de acordo com seu propósito de vida. Foram realizadas atividades de parceria e aproximação com instituições externas: Sebrae, Ajorpemi, Acij e outras Universidades. Foram obtidas premiações: Alunos: Vanessa de Castro (Concurso de Negócios Inovadores/1 Ipad e troféu, Concurso Desafio Universitário Empreendedor/1 celular e troféu, e a criação do aplicativo Posithividades); Thiago Pereira (Concurso de Negócios Inovadores/1 troféu); Jean Eicholz (Concurso Desafio Universitário Empreendedor/1 celular e troféu; Professor João Alceu Ramos Beltrão conquistou 3 Prêmios em 2017 (Concurso de Negócios Inovadores/Vencedor/viagem ao Vale do Silício/troféu, Concurso Desafio Universitário Empreendedor/1 celular e troféu como Orientador e 1 celular como Professor Destaque Sebrae Nacional).

Estudo do comportamento do consumidor na escolha de um curso superior na cidade de São Bento do Sul.

  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@gmail.com
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • Paula Karina Jantsch, Graduando, paula.karina@univille.br
  • Sabrina Beatriz Rosá, Graduando, sabrina.beatriz@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Ensino superior, Estratégias de marketing

A evolução e as mudanças vivenciadas nas relações de consumo exigem novas práticas dos estabelecimentos comerciais e de serviços, pois a segmentação de clientes pelo perfil demográfico vem sendo cada vez menos eficaz no que tange ao atendimento das necessidades e desejos de grupos específicos. Os clientes, em contrapartida, aspiram cada vez mais obter um atendimento personalizado o que demanda esforço e tempo por parte das empresas para conhecer o perfil e o comportamento do consumidor do seu público-alvo. Com o objetivo de evidenciar a importância do tema a presente pesquisa visa estudar o comportamento do consumidor na escolha de um curso superior na cidade de São Bento do Sul e região, oferecendo subsídios para os gestores das Universidades para que estas possam atrair e manter esse público fiel. A pesquisa assume cunho qualitativo, materializada por meio de pesquisa bibliográfica e de dados secundários pretende obter os principais elementos referentes ao tema, os quais serão utilizados para a elaboração e aplicação de um levantamento junto ao público-alvo definido. As informações parciais obtidas com o processo ainda em curso, permitem afirmar que a maioria dos alunos pesquisados não faz uma pesquisa profunda sobre o curso que escolhe, buscando prioritariamente informações nos sites e consideram a opinião de amigos. Constata-se ainda que a visita das Universidades às escolas é agregadora, bem como a influência dos professores de ensino médio na escolha do curso e da Instituição de Ensino. Os dois canais mais importantes são para divulgação dos cursos são a internet através de sites/redes sociais e o contato pessoal através de visitas às escolas e feira de profissões, eventos por meio dos quais o aluno consegue informações mais especificas sobre o curso. Quando o aluno escolhe a instituição leva em conta vários fatores, dentre os mais importantes estão a qualidade de ensino e a reputação da Instituição, a localização e o preço. Figuram como principais requisitos na escolha do curso, a oferta de bolsas de estudo e a análise do valor da mensalidade, juntamente com prazos cada vez menores de duração. O motivo que leva a maioria dos jovens a ingressar num curso superior é buscar mais chances no mercado de trabalho e obter crescimento profissional visando a melhoria da sua remuneração. Os dados finais serão organizados e apresentados aos gestores das Universidades e se espera que as sugestões sejam utilizadas para melhorar a atração e a manutenção dos alunos.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP UNIVILLE.

Formação de tarifas, preços públicos e taxas para os serviços de água e saneamento básico.

  • Regiane Piontkewicz, MSc, rpiontkewicz@gmail.com
  • Andressa Martindal Taisquen, Graduando, andressataisquen123@gmail.com
  • Leonardo Senem, Graduando, leonardo.senem@hotmail.com
  • Ingrith Mainara Machado, Graduando, ingrith.mainara@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Saneamento básico, Formação de preços, Contabilidade de custos

A preocupação com a utilização dos recursos naturais e a consequente preservação do meio ambiente é crescente nas últimas décadas. Diante disso, os órgãos regulamentadores têm voltado suas atenções ao desenvolvimento de normas que favoreçam a preservação e a melhor utilização dos recursos disponíveis, envolvendo as mais diversas áreas, dentre elas também a área contábil. Na área de saneamento básico, o marco regulatório brasileiro é a Lei 11.445/2007, onde no parágrafo único do artigo 18 remete responsabilidade ao sistema contábil para se adequar a apropriar e distribuir custos dos serviços prestados em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei. Assim, este trabalho tem o objetivo principal de compreender como as empresas de água e saneamento básico estão formando seus preços públicos, tarifas e taxas para os serviços que as mesmas prestam. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva em duas empresas de Água e Saneamento da região de São Bento do Sul. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários, diretamente ao responsável pelo setor de custos, onde foram investigadas as práticas de alocação de custos e de precificação adotadas. Os resultados preliminares apontam que as empresas investigadas têm uma certa autonomia para a definição das tarifas adotadas, mas que o sistema de informação de custos tem muito ainda a melhorar no quesito da apropriação correta dos custos aos respectivos serviços prestados. Além disso, a ciência contábil pode ainda contribuir para o fornecimento de informações corretas e completas no que se refere as questões ambientais, principalmente no que se refere a quantificação e divulgação dos custos das externalidades, o que ainda não acontece.

Impactos Socioeconômicos dos Eventos na Cidade de Joinville – SC

  • Michele Lessenko, Graduando, michele.lessenko@gmail.com
  • Elaine Cristina Borges Scalabrini, MSc, elaine.scalabrini@univille.br
  • Rubia Pereira de Souza, G, rubiapereira@univille.br
  • Yona da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Eventos, Impactos sócioeconomicos, Perfil

Este estudo tem por finalidade apresentar os resultados preliminares do projeto de pesquisa sobre os impactos socioeconômicos dos eventos realizados na cidade de Joinville – SC. O projeto conta com a parceria do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, e da Secretaria de Turismo e Cultura que apoiam logisticamente o desenvolvimento da pesquisa. O principal objetivo da pesquisa é identificar os impactos socioeconômicos dos eventos que acontecem no município de Joinville – SC. A abordagem utilizada é mista por meio da aplicação de uma pesquisa estruturada nos eventos realizados no ano de 2018, previstos no calendário oficial de Joinville. A abordagem qualitativa é aplicada por meio da utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a atores diretamente envolvidos com a captação e organização de eventos no município, a análise de documentos já existentes relacionados ao turismo e aos eventos do município e também a avaliação diagnóstica dos atrativos e equipamentos de Joinville. A análise quantitativa, se deu a partir da aplicação de um questionário composto de afirmações que buscam identificar os impactos socioeconômicos gerados pelos eventos, bem como o perfil dos participantes do evento no município. O questionário é composto por questões maioritariamente fechadas e com uma escala de Likert (cinco níveis) que representa um conjunto de itens apresentados como afirmações para mensurar a relação do sujeito em três, cinco ou sete categorias (SAMPIERI et al, 2013, p. 261). Com base no público estimado dos eventos, no ano de 2018 já foram aplicadas pesquisas em 5 eventos (Exposuper, Apicultura, SBBQ, Anpuh e Intercom), totalizando 250 questionários até o momento. A análise preliminar indica que a maioria dos participantes destes eventos são homens (51,3%), originários da cidade de São Paulo, com grau de escolaridade entre superior incompleto ou completo (45,4%). Dos participantes, 68,7% pernoitaram entre 3 a 5 noites no município. A maioria (62,8%) organizou a própria viagem. Em relação ao gasto médio diário, 61,3% dos participantes gastaram entre R$ 101,00 a R$ 300,00. Importante ressaltar que estes são dados preliminares, pois a pesquisa ainda está em andamento e a meta é alcançar uma amostragem de 460 participantes

Apoio / Parcerias: Joinville e Região Convention & Visitors Bureau

Índice de Variação Geral de Preços - IVGP

  • Adalberto Matias Beppler, MSc, ambeppler@univille.edu.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Inflação, preços, variação

O ano de 2018 foi bem atípico no cenário econômico com alguns picos de alta e baixa inflacionária por vários motivos: Ano eleitoral, greve dos caminhoneiros, troca de governo entre outros fatores que influenciaram nos índices inflacionários do ano. O programa de extensão denominado IVGP procurou catalogar todos os dados inflacionários mês a mês auxiliando empresários, de todos os ramos da cidade, bem como a população em geral com a divulgação desses índices inflacionários. O programa IVGP faz o levantamento de dados inflacionários no município de São Bento do Sul desde novembro de 1999, onde são feitas aproximadamente 2.300 tomadas de preço em diversos estabelecimentos da cidade. São catalogados os dados para índices inflacionários de produtos da saúde, da alimentação, da educação, preços de supermercados, cesta básica, cesta de 23 alimentos e cesta Galeazzi, além do cálculo do IPC (ìndice de preços ao consumidor) e IVGP (Índice de variação geral de preços). Este programa conta com um professor orientador no Campus e um bolsista além de contar com o auxílio de bolsistas do artigo 170 e 171 para auxiliar na divulgação dos dados. O maior usuário desses índices é a ACISBS (Associação, Comercial e Industrial de São Bento do Sul), indústrias e comércio em geral. Os dados são divulgados mensalmente em jornais de circulação local, rádios e Internet. Em parceria com o Curso de Ciências Contábeis, os dados inflacionários são utilizados em sala de aula também com alunos do Curso para análise financeira de dados. São divulgados também os índices acumulados, nos últimos 12 meses, acumulado no ano e um comparativo do acumulado no último trimestre comparado com o mesmo trimestre do ano anterior.

Metodologias ativas no ensino superior: concepções, práticas e novos objetos de ensino-aprendizagem.

  • Jean Rafael Ferreira, Graduando, jrafael@univille.edu.br
  • Édina Elisangela Z. Fietz, MSc, edina.f@hotmail.com
  • Ana Paula Abilino, Graduando, ana.abilino@univille.edu.br
  • LEONARDO ROSÁ FLENIK, Graduando, leonardo.flenik@univille.edu.br
  • ESTÉFANO ALEXANDRE SANTOS CELESTINO , Graduando, estefanoalexandre@gmail.com
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Processo ensino-aprendizagem, Objetos de ensino

A inovação pedagógica, expressamente focada na concepção de metodologias ativas de aprendizagem, envolve sobremaneira repensar o significado das relações pedagógicas que se tecem no contexto do ensino superior, de ensinar e aprender na universidade. Nessa direção, esse projeto de pesquisa visa analisar concepções e práticas pedagógicas envolvendo metodologias ativas nos cursos de graduação da UNIVILLE campus São Bento do Sul, na percepção de discentes e gestores de curso, oferecendo referenciais para a melhoria na qualidade do ensino e subsídios para gestão pedagógica visando a construção um processo ensino-aprendizagem significativo. A pesquisa em questão assume abordagem de cunho qualitativo, na intenção realizar levantamento censitário entre alunos e coordenadores dos sete cursos em funcionamento no campus São Bento do Sul. Dessa forma, por meio do cotejamento dos dados pretende-se relacionar percepções dos atores envolvidos na dinâmica pedagógica dos cursos em estudo, com ênfase nas metodologias ativas. As informações parciais obtidas junto aos acadêmicos favorecem a identificação de concepções e práticas atinentes às metodologias ativas na percepção desses alunos. As concepções mais citadas indicam que as metodologias ativas abrangem aulas mais centradas nos alunos, gerando maior aprendizado e envolvimento. Os benefícios mais mencionados em decorrência da adoção da referida metodologia correspondem a maior participação e engajamento, fomentando melhor aproveitamento e aprofundamento de conhecimentos. Em contrapartida ficam evidenciadas também as resistências e limitações, destacando especificamente as dificuldades dos discentes de se adaptarem a essa concepção e a necessidade de cursos e profissionalização docente para atender os pressupostos dessa dinâmica pedagógica. Os referenciais a serem obtidos, ainda em processo de consolidação, poderão fortalecer ações em desenvolvimento, oferecendo contribuições para a melhoria na qualidade do ensino e elementos para subsidiar a gestão pedagógica visando implementar inovações sustentadas nas metodologias ativas. Identificaram ainda preliminarmente entre os gestores dos cursos iniciativas aplicadas em convergência com as metodologias em estudo, as quais se posteriormente compartilhadas poderão ser disseminadas e favorecer um processo ensino-aprendizagem mais significativo e crítico, contribuindo para o planejamento de ações e reflexão entre os professores, desdobrando em intervenções mais assertivas no campo da aprendizagem dos alunos e desenvolvimento profissional de docentes.

Apoio / Parcerias: FAP UNIVILLE.

MODELOS DE IMAGEM DE DESTINOS TURÍSTICOS: CONCEPÇÃO E APLICABILIDADE

  • Amanda Vieira, Graduando, vieira.amandap@gmail.com
  • Rubia Pereira de Souza, G, rubiapereira@univille.br
  • Elaine Borges Scalabrini, MSc, elaine.scalabrini@univille.br
  • Guilherme Brüch Dantas, Graduando, bruchdantas@gmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: imagem de destino, modelos, turismo

O presente resumo propõe uma leitura contextualizada dos modelos de imagem de destinos turísticos utilizados para a fundamentação do projeto de pesquisa proposto. Desta forma, é realizada análise crítica em relação à aplicabilidade, assim como a respeito dos principais aspectos observados quanto aos modelos selecionados para o estudo: Leiper (1979, 1990), Butler (1980), Mathieson e Wall (1982), Gunn (1988, 1994), Mill e Morrison (1985, 1992, 1998, 2007), Boullón (1997), Beni (1998) e Alvares (2008). Os estudos sobre a imagem de destinos são relativamente recentes e nas últimas décadas têm sido um dos temas mais estudados no turismo (Pike, 2002). O que parece ser um consenso entre vários pesquisadores é que a formação da imagem de um destino turístico está relacionada diretamente com dois fatores, a saber: os de estímulo e os pessoais. Ainda neste sentido é possível verificar que existem as percepções cognitivas, relacionadas com os atributos que se têm de determinado destino e as percepções afetivas que se referem aos sentimentos que se têm em relação ao local. É comum afirmar que a imagem do destino depende de uma avaliação cognitiva de objetos e as respostas afetivas são formadas a partir das respostas cognitivas, portanto, a imagem é formada a partir do resultado das duas percepções (Baloglu e MacCleary, 1999). Cabe ressaltar que, embora os modelos não tenham sido desenvolvidos para a análise de residentes mas sim de turistas, os mesmos serão aqui apresentados, pois servem de modelo para o desenvolvimento da pesquisa proposta pelo projeto. Como metodologia de pesquisa para esta fase do projeto, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2006). A partir da presente pesquisa, observou-se que as teorias de avaliação de destinos turísticos propõem uma análise muito mais indutiva do que assertiva do percurso de desenvolvimento turístico. Por fim, concluiu-se que novas pesquisas são necessárias para se aprimorar modelos existentes, assim como para o estabelecimento de novos modelos passíveis de avaliar o processo de evolução do turismo, a partir da diversidade e particularidade inerente a cada destino turístico.

Apoio / Parcerias: Joinville e Região Convention & Visitors Bureau

O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO SEGMENTO DE EVENTOS NOS DESTINOS TURÍSTICOS: UMA ANÁLISE DA CIDADE DE JOINVILLE/SC

  • Rúbia Pereira de Souza, G, rubiapereira@univille.br
  • Elaine Borges Scalabrini, MSc, elaine.scalabrini@univille.br
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: impactos, eventos, turismo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como o segmento de turismo de negócios e eventos vem se constituindo como um importante agente para o desenvolvimento socioeconômico nos destinos turísticos. Para tanto, o presente trabalho analisa a experiência da cidade de Joinville, através de uma pesquisa em desenvolvimento pela Universidade da Região de Joinville - Univille em parceria com com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau aplicada nos maiores eventos ocorridos na cidade, em 2018, cujo objetivo é o de identificar, através de inquéritos, o perfil socioeconômico dos participantes de eventos na cidade e o impacto na economia local bem como a imagem do destino a partir do olhar do visitante. A partir da análise dos resultados preliminares da pesquisa, foi possível evidenciar uma maior necessidade de interação entre os participantes do eventos com atrativos turísticos existentes no destino. Este fator se deu em razão da permanência da maioria dos participantes no local do evento durante toda a sua programação, não permitindo, com isso, que os turistas de eventos pudessem ter uma maior percepção da cidade.Tais observações, evidenciadas nesta pesquisa, são de extrema relevância para balizar o processo de desenvolvimento do segmento de turismo de negócios e eventos nos destinos, uma vez que os resultados de trabalhos de campo similares possibilitam uma maior legitimidade junto à formatação do produto turístico local.

Apoio / Parcerias: Joinville e Região Convention & Visitors Bureau

O Perfil dos participantes de eventos do município de Joinville – SC.

  • Mayara Moreira, Graduando, mayarasabrinam@gmail.com
  • Elaine Cristina Borges Scalabrini, MSc, elaine.scalabrini@univille.br
  • Rubia Pereira de Souza, G, rubiapereira@univille.br
  • Yona da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Eventos, turismo, Joinville

A presente pesquisa tem por objetivo analisar o perfil dos turistas que frequentam a cidade de Joinville, bem como suas respectivas opiniões sobre os atrativos e serviços prestados durante a estadia na cidade. A metodologia utilizada é a pesquisa quantitativa. O questionário é aplicado individualmente pelos alunos bolsistas nos eventos que acontecem no município. As pesquisas são aplicadas com os participantes que pernoitam na cidade. Até o presente momento a pesquisa conta com aproximadamente 200 respostas que foram aplicadas em cinco eventos realizados na cidade de Joinville durante o ano de 2018. Com base nos resultados obtidos até o momento, os participantes de eventos veem Joinville como uma cidade limpa, bonita e segura, porém sem muitas opções de atrativos culturais, naturais e históricos. Parte dos entrevistados não dispõe de muito tempo livre para conhecer a cidade e tem o desejo de retornar à Joinville com objetivo turístico e conhecer os principais pontos de lazer que a cidade oferece. Os turistas de cidades mais distantes, como as da região Nordestes, gostam muito da cidade mas não acham que seja financeiramente viável retornar à cidade apenas por turismo. Os visitantes oriundos de capitais e regiões metropolitanas notam a diferença entre a vida noturna de suas cidades e a de Joinville, que relatam ser de pouco movimento. Porém deixam claro suas opiniões positivas quando o assunto é a limpeza e a segurança da cidade. De modo geral, Joinville possui uma boa impressão na visão dos turistas que a visitam e grande parte deseja voltar à cidade em algum momento de suas vidas.

Apoio / Parcerias: Joinville e Região Convention & Visitors Bureau

Projeto de Extensão Jovens Cozinheiros

  • Elaine Cristina Borges Scalabrini, MSc, elaine.scalabrini@univille.br
  • Mariana Falcão Brotero Duprat, MSc, mariana.duprat@univille.br

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Capacitação, Gastronomia, Jovens

Existe um forte indício de que os jovens estão enfrentando um cenário de maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Além disso entre este grupo a informalidade é mais elevada (BULGACOV et al., 2011). No ano de 2016 o segmento de alimentação fora do lar movimentou no Brasil 184 bilhões de reais e a estimativa de crescimento para este mercado em 2017 foi de aproximadamente 11% (FOODNEWS, 2018) Nesse cenário, em sua 6ª. edição, o projeto Jovens Cozinheiros, vinculado ao Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, tem como objetivo promover capacitação no setor de alimentação (habilidades de cozinha), para jovens que cursam o ensino médio nas escolas públicas estaduais e nas escolas privadas do município de Joinville - SC. O projeto consiste na capacitação por meio de aulas práticas e teóricas, totalizando 48h/a. Durante os encontros os participantes tem a possibilidade de conhecer sobre higiene pessoal, armazenagem de alimentos, organização do serviço, cortes (carne bovina, aves e peixes), cortes de legumes hortaliças e identificação e uso de ervas e condimentos, métodos de cocção, fundos e molhos, preparo de pratos (carnes e massas) e elaboração de currículo e técnicas de entrevista. Desta forma pretende-se oferecer aos jovens uma maior possibilidade de inserção no mercado de alimentos e bebidas de Joinville - SC, haja vista a interface dos estudantes capacitados com os empresários do setor da gastronomia, por meio da parceria com o Sindicato Viva Bem. Desde 2013 já foram capacitados aproximadamente 420 jovens.

Apoio / Parcerias: Sindicato Viva Bem Escolas públicas e privadas de Joinville - SC