Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A Inflação em São Bento
  2. Caminhos para a cidadania em comunidades remanescentes quilombolas de Joinville e região: A importância da comunicação nos processos de engajamento e disseminação das informações
  3. Caracterização de jovens inscritos no projeto de extensão Fomenta
  4. COMPONENTE ELETIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM PAUTA
  5. Game On: Atividades 2022
  6. Happy Hour
  7. Ideando Skills
  8. IMPACTOS DA COVID-19 NA ECONOMIA DO TURISMO DE JOINVILLE
  9. Modelagem de Negócios Inovadores
  10. Os sentidos de negacionismo atribuído a Bolsonaro nos artigos científicos indexados nas plataformas SciELO e DOAJ
  11. Patrimônio audiovisual e censura visual: práticas discursivas sobre o cinema nacional no governo Bolsonaro
  12. Um estudo das Florestas Nacionais de Três Barras e de Chapecó
  13. Vantagem Comparativa do Ecossistema de Inovação de Joinville

Resumos

A Inflação em São Bento

  • Matheus Vinícius Alves, Graduando, itammati2014@gmail.com
  • Adalberto Matias Beppler, MSc, ambeppler@univille.edu.br

Palavras-chave: Inflação, Índices, Pesquisa

A INFLAÇÃO EM SÃO BENTO

Trata-se de um programa de Extensão que envolve o coordenador (Adalberto Matias Beppler) e um estagiário bolsista (Matheus Vinícius Alves do sexto semestre de Gestão Comercial) uma estagiária bolsista do artigo 171 (Luana Drosczaka Dallo do quarto ano de Arquitetura e Urbanismo). O cálculo dos índices de variação geral de preços é pesquisado mês a mês envolve mais de duzentos produtos em diversos lugares com o objetivo de medir a inflação do município de São Bento do Sul. São índices como: cesta básica, cesta Galeazzi, cesta de 23 produtos, cesta Procon, preços de supermercados, índice de preços ao consumidor (IPC) e índice de Variação geral de preços (Ivgp) que são calculados mensalmente e repassados para a sociedade são-bentense. Este levantamento de preços já vem sendo realizado desde novembro de 1999 aqui no município e é um dos índices mais utilizados pela comunidade local. Este ano, , foi um ano diferente, após sairmos da pandemia aproveitamos para atualizar alguns produtos que não constavam mais nas prateleiras dos mercados bem como alguns estabelecimentos. Este fato fez com que nossos índices ficassem um pouco alterados nos primeiros meses do ano, porém, já estamos com a nova planilha atualizada e os dados mais confiantes. A divulgação que era feita de forma física, por gráficos expostos nos corredores da Universidade hoje fazemos de forma virtual para a imprensa escrita e falada de São Bento do Sul e região. Aos acadêmicos, é atualizado mensalmente o quadro com os índices na Universidade. Abrimos uma página no Instagran para divulgar os índices através de gráficos elaborados mês a mês facilitando a compreensão. Com essas ações, nós podemos dizer que alcançamos bons resultados com grande repercussão dos acessos na Internet e o uso pelas empresas em geral também aumentou. A expectativa é de que alcancemos 100% da população são-bentense.

Caminhos para a cidadania em comunidades remanescentes quilombolas de Joinville e região: A importância da comunicação nos processos de engajamento e disseminação das informações

  • Helen Comin, Graduando, helencomin@univille.br
  • Jonathan Prateat, Doutorando(a), j.prateat@univille.br
  • Sirlei de Souza, Dr(a), sirlei.souza@univille.br

Palavras-chave: comunicação inclusiva, comunidade quilombola, cidadania

A comunicação ora apresentada está vinculada ao Projeto Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão intitulado “Caminhos para a cidadania em comunidades remanescentes quilombolas de Joinville e região: vivências de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade Beco do Caminho Curto.”. O projeto tem como objetivo: Promover ações integradas de vivência em ensino, pesquisa e extensão com a comunidade remanescente quilombola Beco do Caminho Curto, localizada em Joinville-SC, por meio do diálogo sistemático e continuado entre a comunidade e a universidade, com vistas a fortalecer a vivência de uma cidadania plena e o reconhecimento de suas histórias e memórias. Nesse sentido, a comunicação tem papel fundamental na disseminação das atividades promovidas pelo projeto junto à comunidade acadêmica e externa, apresentando ações, estimulando a participação, o voluntariado, divulgando resultados, e comunicando conteúdos pertinentes à causa antirracista e quilombola. A metodologia de desenvolvimento do processo de comunicação surge de epistemologias próprias do campo, bem como de aproximações com o design no sentido de construção processual de textos e imagens com base em referências de público, identidade visual do projeto, objetivos de comunicação, pesquisas de similares, dentre outras ferramentas projetuais, todas a partir de abordagem qualitativa e coleta de dados empíricos. Aqui autores como Sant’anna (2009), Publio (2012), Wheeler (2006), Aaker (2007), Stickdorn e Schneider (2014), servem como referencial, uma vez que são utilizados nas disciplinas relacionadas a design e comunicação no curso de Publicidade e Propaganda. Percebe-se que a atividade constante da comunicação do projeto pode ser uma ferramenta fundamental para a ampliação do alcance das informações pertinentes ao projeto, à causa antirracista e quilombola.

Apoio / Parcerias: FAP - Univille Uniedu

Caracterização de jovens inscritos no projeto de extensão Fomenta

  • Julia Helena Nunes de Souza, G, juliahnunes@gmail.com
  • Edina Acordi, G, edinaacordi@univille.br
  • PEDRO AFONSO DE ANDRADE PEREIRA, Ensino Médio, pedrope0609@gmail.com
  • MARIANA FALCAO LEAL BROTERO DUPRAT, Dr(a), mariana.falcao.duprat@gmail.com

Palavras-chave: Jovens, Vulnerabilidade e Risco social, capacitação profissional

Joinville é o maior município de Santa Catarina em número de habitantes. Já em 2010 possuía 51.5288 moradores, sendo ~19% jovens com idades entre 20 e 29 anos. Em se tratando de educação formal, neste mesmo ano, ~71% de indivíduos com 18 anos possuíam ensino fundamental completo e apenas 60% daqueles com idade entre 18 e 20 anos havia concluído o ensino médio, indicando um percentual aproximado de 9% de evasão escolar antes de sua conclusão, associada ao índice de reprovação nos anos finais de formação. Quanto ao acesso à empregos formais e renda, segundo o IBGE, a taxa geral de desemprego no país em 2018 era de 12,4%, alcançando taxa de 26,6% no grupo de jovens entre 18 e 24 anos, sendo a renda diretamente relacionada à escolaridade destes jovens, cuja não conclusão dos estudos reduz em média 39% a faixa salarial. Diante deste cenário, com vistas a oportunizar o encaminhamento profissional e melhoria da qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade e risco social de jovens de Joinville, o projeto integrado Fomenta: Encaminhamento Profissional na Área de Alimentos e Bebidas, desenvolvido por professores e acadêmicos da Univille objetiva, por meio da capacitação na área de alimentos e bebidas, criar condições favoráveis para encaminhamento profissional. O projeto teve início em fevereiro de 2022 com a criação de materiais e divulgação nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Joinville e nos Restaurantes Populares do município. Também foram criados materiais de divulgação do projeto em mídias sociais, sendo estes compartilhados digitalmente para alunos de escolas públicas. As inscrições foram feitas de forma virtual, por meio de um formulário compartilhado via whatsapp ou acessado pela leitura de Qrcode nos materiais impressos. O formulário impresso também foi distribuído nos CRAS. Foram recebidas 46 inscrições, sendo 23 de jovens com idades entre 18 e 25 anos. Destes, 28% possuem o ensino fundamental completo enquanto 63% já concluiu o ensino médio, porém mais da metade dos inscritos estava desempregado e buscava colocação no mercado de trabalho. Ainda, 59% possuem renda familiar de até 1 salário-mínimo, e 33% destes afirmaram não receber nenhum auxílio ou benefício do governo. Reforçamos a importância do projeto Fomenta que, ao promover formação profissional a estes jovens possibilita o acesso ao emprego formal ou ao empreendedorismo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e dignidade desta parcela desassistida da população.

Apoio / Parcerias: Apoio: Secretaria de assistência Social de Joinville. Assange

COMPONENTE ELETIVO DO NOVO ENSINO MÉDIO: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM PAUTA

  • Jani Floriano, Dr(a), jani.floriano@gmail.com
  • Claudia Valéria Lopes Gabardo, MSc, claudia.valeria@univille.br
  • João Vinícius de Almeida Braga, Dr(a), joao.braga@univille.br

Palavras-chave: Educação Financeira, Novo Ensino Médio, Formação Docente

A Educação Financeira no ensino médio é fundamental para uma política nacional de voltada tanto para crianças, como para jovens e adultos, com objetivo de reduzir dos indicadores de inadimplência e endividamento (BUENO e TRINDADE, 2020). E é nesse contexto que a Estratégia Nacional de Educação Financeira foi implantada pelo governo (BRASIL, 2010) e, em 2020, foi reformulada e criada a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) (BRASIL, 2020). A proposta do MEC com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em tornar obrigatória o ensino da educação financeira nas escolas. Espera-se que os estudantes possam lidar melhor com o dinheiro e estejam cada vez mais preparados para administrar os recursos na vida adulta e gerenciar suas finanças de forma mais saudável. A presente formação teve o propósito de abordar o tema de educação financeira para que os docentes possam aplicar em sala de aula nos conteúdos eletivos. A metodologia ativa foi utilizada como referência para que o docente seja colocado como protagonista e provocado construir o próprio conhecimento para aplicá-lo em suas aulas. Tivemos a abertura com três palestras: “Reforma do Ensino Médio”, “Educação Financeira como componente eletivo do NEM” e “Aprendizagem Ativa na prática”. No segundo encontro, a atividade ocorreu na sala de Metodologia Ativa e o conteúdo foi a teoria da educação financeira com aplicação prática por meio de um estudo de caso. Os docentes foram provocados a construir uma proposta de intervenção. Como resultado, tivemos 66 professores da rede estadual de educação, atendendo aos 8 municípios da Coordenadoria Regional de Educação de Joinville. Além disso, foram realizadas 12 oficinas nas escolas de ensino médio de Joinville. Soma-se a esses resultados, encaminhamento à dois trabalhos de conclusão de curso de Ciências Econômicas, cujo tema é educação financeira no ensino médio e superior de Joinville e região. No Brasil, a educação financeira não fazia parte do universo educacional familiar, nem mesmo escolar, ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos. Na vanguarda, a Secretaria de Estado da Educação tem como meta ofertar aos alunos da rede estadual de ensino a oportunidade de aprender sobre finanças pessoais (SED, 2021). Portanto, a educação financeira não é apenas um conteúdo a ser abordado como um complemento da formação dos estudantes, mas sim, necessária e indispensável para que as crianças e jovens adquiram desde cedo hábitos financeiros e desenvolvam atitudes economicamente saudáveis.

Apoio / Parcerias: Secretaria de Estado da Educação de SC

Game On: Atividades 2022

  • LUIZ PAULO DE LEMOS WIESE, Doutorando(a), luizwiese@gmail.com
  • BERENICE ROCHA ZABBOT GARCIA, Dr(a), luizwiese@gmail.com
  • Jonathan Prateat, MSc, luizwiese@gmail.com
  • Karla Pfeiffer, MSc, luizwiese@gmail.com
  • JUCIANE BARBOZA, Graduando, luizwiese@gmail.com
  • João Vinicius Thomazi, Graduando, luizwiese@gmail.com

Palavras-chave: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, Gamificação, Resultados

O projeto integrado Game On é um projeto que une ações de ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivo planejar, desenvolver e implementar estratégias e atividades de ensino gamificadas, a partir de demandas oriundas, principalmente, de professores atuantes nas redes pública e privada de ensino, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento da criatividade, emancipação, desenvolvimento técnico e qualificação dos estudantes. O projeto conta com uma equipe de professores dos cursos de Design, Farmácia, Fotografia, Publicidade e Propaganda, Letras e Naturologia e com 30 alunos bolsistas integrados, UniEdu e Proesde dos cursos de Medicina, Design, Naturologia, Ciências Contábeis e Psicologia. A metodologia utilizada no projeto é própria, publicado em artigo na Revista Design em Foco (A2), em 2020, e varia de acordo com a demanda atendida. Nossos parceiros no ano de 2022 são a Secretaria da Assistência Social do município de Joinville, o consultório de psicopedagogia Karyne Johann, em Joinville, os cursos de Engenharia Química, Farmácia e Naturologia da Univille, o Centro de Inovação Pedagógica da Univille e a Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar, no Jardim Paraíso, em Joinville, entre outras demandas. Até o momento foram realizados 16 encontros de trabalho, contando com a participação de orientadores e bolsistas. Esses encontros são parte da metodologia própria de desenvolvimento de estratégias personalizadas de gamificação e focam na cocriação dos demandantes com os bolsistas do projeto. Duas oficinas de iniciação à gamificação foram oferecidas aos professores da Univille, uma oficina aos professores da rede municipal de ensino. Uma oficina de mão na massa para criação de cards RPG como estratégia de gamificação de atendimentos clínicos foi realizada pela primeira vez. Foram aprovados resumos do projeto no II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas em Foz do Iguaçu, Paraná e no GKA EDUTECH 2022 – V Congresso Internacional de Tecnologias em Educação, em Madrid, Espanha. Com esses resultados parciais, temos perspectiva de que até o final deste ano tenhamos finalizado a maioria das demandas citadas e iniciaremos as ações de produção de produtos pedagógicos para comercialização e iniciar o desenho de um modelo de prestação de serviços vinculado ao projeto.

Happy Hour

  • Eliziane Meurer Boing, Dr(a), elizianemeurer@univille.br

Palavras-chave: Trabalho em equipe, Identidade profissional, gestão comercial

Essa prática acadêmica é vinculada ao componente curricular de práticas integradas I, que tem como objetivo "conhecer e aplicar as etapas necessárias para o desenvolvimento de projetos empresariais, no primeiro semestre voltado para possibilitar a articulação teoria e prática vinculada aos contextos profissionais da área comercial, compreendendo as interfaces para atuação em diferentes áreas e sua influência na construção da identidade profissional. Essa atividade é desenvolvida seguindo a metodologia do trabalho em equipe e mobilização por partes dos acadêmicos para organização, criatividade e realização do "Happy Hour", sendo que cada equipe deve: 1) Escolher um profissional formado em Gestão Comercial (não necessariamente na Univille); também 2)Deve estar ativo no mercado de trabalho (atuando, não necessariamente na área comercial), assim como devem 3) Elaborar uma “Entrevista” com o gestor(a) Comercial (para a apresentação), que contenha sua trajetória de vida, trajetória profissional com destaque para o CHA – Conhecimentos, habilidades e Atitudes, as perguntas direcionadas elaboradas em sala, etc). Após essa escolha, os acadêmicos organizam um evento chamado "Happy Hour”, onde devem buscar parcerias e patrocinadores para divulgação, marketing, alimentação e bebidas, decoração, além da preparação do cerimonial. Também deve ser feito o convite aos demais semestres e aos convidados externos. Este ano de 2022, houve uma participação de aproximadamente 70 pessoas, entre comunidade interna e externa e foi realizado no campus, no espaço de integração.

Ideando Skills

  • Eduarda Moretti, Graduando, eduardab.moretti@gmail.com
  • Karolyna Souza, Graduando, karolyna.souza77@gmail.com
  • Rebeca Ferreira Caesar, Graduando, rebeca.f.caesar@gmail.com
  • Guilherme Oszika Duarte, Graduando, guiduartesbs@hotmail.com
  • Andréa M. Bauer Tamanine, Dr(a), andrea.bauer@univille.br

Palavras-chave: inovação, soft skills, startup

A ideia central do Ideando Skills, um novo produto do projeto Ideando, foi apresentar as soft skills como fundamentais para a construção de perfis mais inovadores dentro das organizações, sendo cada vez mais valorizadas nas empresas, mas pouco exploradas no ensino formal. As soft skills incluem habilidades mentais, emocionais e sociais. Estão relacionadas à forma como cada um se relaciona e interage com as pessoas, impactando as relações no ambiente corporativo e, consequentemente, a produtividade da equipe. No entanto, são subjetivas e de difícil avaliação. A atividade desenvolvida contou com 16 alunos da Univille e 4 gestores de RH de empresas locais. Foram tratadas 4 Skills: Comunicação, criatividade, gerenciamento de tempo e inteligência emocional. A dinâmica envolveu troca de experiências; 2 minutos para cada interação; 1 minuto de registro de insights; 5 minutos de feedback final de cada convidado sobre cada skill e finalizou com um momento de networking.Com a aplicação do projeto desenvolvido, os acadêmicos, assim como todos que participaram do evento, conseguiram compreender melhor o que são as soft skills e buscar ferramentas para desenvolvê-las. Concluiu-se que as estratégias do Ideando para desenvolver novas ideias precisam ir além das competições, buscando novas formas de tratar de criatividade, interação, autonomia e interdisciplinaridade, skills essenciais para o processo de criação de startups. Com foco em metodologias funcionais, a abordagem Ideando nas Universidades é fundamental para que se possa ultrapassar modelos tradicionais de ensino, promovendo o engajamento dos docentes e discentes, fazendo da universidade um campo amplo para experimentação e prática do conhecimento e desenvolvimento de novas ideias. Desta forma, estimula-se o formato colaborativo de aprendizagem, bem como promovem a interação entre os estudantes e professores, dando sentido ao conhecimento e ao mesmo tempo levando soluções e novas habilidades às demandas da sociedade e do mercado, a exemplo da ação do Ideando Skills

Apoio / Parcerias: Núcleo de Recursos Humanos da Associação Empresarial de São Bento do Sul.

IMPACTOS DA COVID-19 NA ECONOMIA DO TURISMO DE JOINVILLE

  • Ana Clara Guimarães Justo Pereira, Graduando, ana.clara.guimaraes.justo.pereira@univille.br
  • Daniel Cristian Silva, Graduando, danielcristian-30@hotmail.com
  • Jani Floriano, Dr(a), jani.floriano@univille.br
  • Elaine Scalabrini, Dr(a), ecristinborges@outlook.com
  • Alena Rizi Marmo Jahn, Dr(a), alena.marmo@univille.br
  • Giorgio Augusto Souza, E, diretoria@eventosemjoinville.com.br
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: Pandemia, Impactos, Turismo

Desde março de 2020 o mundo é impactado pelos efeitos do vírus SARS-CoV-2, conhecido como COVID-19. A pandemia forçou o fechamento de empreendimentos e alguns segmentos estão sendo ainda mais impactados, em especial a atividade turística. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar os impactos da pandemia COVID-19 na economia do turismo na cidade de Joinville (Santa Catarina), especialmente no segmento de eventos. A partir de uma pesquisa natureza empírica de enfoque quantitativo, com o uso de questionários e pesquisa bibliográfica. Por meio de amostra probabilística, foram aplicados 104 questionários a empresas do setor turístico, utilizando-se a Plataforma Google Forms. Os resultados apontam que os setores da cadeia produtiva do turismo foram impactados fortemente com perda no faturamento, redução de receita e do quadro de funcionários. Especialmente no segmento de evento, com uma retração média de 81% nos negócios. Conclui-se a necessidade de um aporte de medidas de apoio fiscal e financeiro, visto que as empresas do setor, em sua maioria micro e pequenas empresas, bem como a adoção de protocolos de biossegurança e estratégias de promoção e marketing com vistas à recuperação e retomada da atividade turística no destino.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) Univille

Modelagem de Negócios Inovadores

  • MARCELO LEANDRO DE BORBA, Dr(a), marcelo.leandro@univille.br
  • Vanessa de Oliveira Collere, MSc, vanessa.collere@univille.br
  • Livia Isabel Meinert , Graduando, liviameinert@gmail.com

Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação, Modelo

O projeto tem por objetivo estruturar um laboratório de desenvolvimento de Modelos de Negócio Inovadores no âmbito universitário. Torna-se referência no ecossistema de inovação e empreendedorismo catarinense no âmbito da construção de Negócios que apresentem características inovadoras. O público alvo abrange acadêmicos da graduação e pós-graduação; docentes e funcionários da Univille. Com metodologias adequadas o laboratório permitirá a construção e o desenvolvimento de conceitos/ideias de negócios, que poderão ser testadas e validadas dentro de uma visão moderna e pragmática de negócios. O laboratório completa sua função com a estratégia pedagógica adotada, que desenvolverá competências importantes aos usuários do laboratório, independente da implementação do modelo de negócio. O Laboratório estará conectado com outras estruturas da instituição como o Programa Posso de Empreendedorismo que tem com função coordenar as ações empreendedoras na Univille. Da mesma forma, o Laboratório terá conexão direta com as incubadoras do Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região – Inovaparq, que tem importante papel na sequência lógica de execução do Modelo de Negócio desenvolvido no Laboratório, por intermédio das suas incubadoras. Resultados Parciais: - Implantação da estrutura física do laboratório; - Lançamento do primeiro Workshop de Modelagem de Negócios; - Submissão de artigo para evento nacional.

Apoio / Parcerias: Inovaparq; programa Posso de empreendedorismo

Os sentidos de negacionismo atribuído a Bolsonaro nos artigos científicos indexados nas plataformas SciELO e DOAJ

  • Jorge Felipe Henríquez Chamarro, Graduando, jorfeli24@gmail.com
  • Eduardo Silva, Dr(a), professor.edu.silva.filosofia@gmail.com
  • José Roberto Severino, Dr(a), beto.severino452@gmail.com
  • Aurea Luiza França dos Santos, Graduando, aurealuizafds@gmail.com
  • Maria Augusta Fogliarini de Bitencourt, Graduando, gutta077@gmail.com
  • Geise Mari Santos Oliiveira, Doutorando(a), geiseeoliveira@gmail.com
  • José Isaías Venera, Doutorando(a), j.i.venera@gmail.com

Palavras-chave: Negacionismo, Sentido, Bolsonaro

Esta investigação tem como objetivo principal analisar os sentidos que o enunciado negacionismo – atribuído ao presidente Jair Bolsonaro e ao seu governo no período da pandemia da Covid-19 – adquire nos artigos científicos publicados em revistas indexadas nas plataformas SciELO e DOAJ. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um projeto iniciado em 2020, quando, na ocasião, a análise se voltou aos discursos do presidente Jair Bolsonaro nas suas lives, sempre, as quintas-feiras. O recorte, nesse início, foram as falas do presidente sobre a pandemia, as minorias, e a imprensa. Nessa etapa, a pesquisa resultou em um artigo científico que analisou os discursos nas lives a partir do conceito de racismo de Estado (FOUCAULT, 2008) e necropolítica (MBEMBE, 2018). Mas um novo problema de pesquisa, surgiu: Como pesquisadores de áreas de conhecimento diferentes têm investigado e qualificado as ações do presidente e do governo atual frente à pandemia? Para isso, iniciamos a segunda fase da pesquisa, voltada à construção de um breve estado da arte a partir de artigos em que os enunciados “Bolsonaro”, “governo” e “pandemia” aparecem no título, resumo ou palavras-chave. Para isso, foram selecionadas duas plataformas de indexação de periódicos científicos – SciELO e DOAJ. Os indexadores são ferramentas que contribuem para elevar a qualificação dos periódicos científicos que passam pela avaliação do Qualis Capes. Demarcado o objeto, o recorte e o caminho para mapear os periódicos, o próximo passo foi de criar um instrumento de classificação e quantificação dos dados. Foi desenvolvida uma planilha de classificação dos artigos com destaque para a área da revista e identificação dos autor(es). Na planilha consta: Plataforma (SciELO ou DOAJ); Revista; País; Área; Título; Autor/a/es/as; Resumo; Palavras-chave. Foram 95 artigos publicados em periódicos científicos indexados na SciELO e 73 artigos no DOAJ. Entre os primeiros resultados na análise do instrumento de pesquisa, o destaque para quatro áreas com maior incidência dos enunciados nas revistas científicas: Ciência Humanas, 82; Ciências Sociais Aplicadas, 44; Ciências da Saúde, 18; e Linguística, Letras e Artes, 17. No conjunto temos 314 autores. O adjetivo que com mais ocorrência para adjetivar e conceituar o governo atual e o presidente foi negacionismo – e suas variações. Este dado quantitativo encaminha a investigação para sua próxima etapa, a análise qualitativa dos dados levantados e que resultará em um artigo científico, que já está em andamento.

Apoio / Parcerias: UNIEDU - Art.170.

Patrimônio audiovisual e censura visual: práticas discursivas sobre o cinema nacional no governo Bolsonaro

  • Marilia Rossdeutscher Waltrick Lima, Graduando, mariliarwlima@gmail.com
  • Taiza Mara Rauen Moraes, Dr(a), moraes.taiza@gmail.com
  • Rafaella Narciso, Graduando, contato.rafaellanarciso@gmail.com
  • Vinicius Manske, Graduando, viniciusmanske@gmail.com
  • José Isaías Venera, Dr(a), j.i.venera@gmail.com

Palavras-chave: Patrimônio audiovisual, cinema, censura

O trabalho, em fase inicial, é uma pesquisa sobre as práticas discursivas de censura ao cinema nacional no governo do presidente Jair Bolsonaro. Dentre as ações, a pesquisa iniciar com a análise sobre um episódio ocorrido em 2019, a retirada de cartazes de filmes nacionais das paredes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), no Rio de Janeiro. As práticas discursivas em torno das questões de gênero, de raça e dos posicionamento ideológicos colocam em relevo as relações entre audiovisual e autoritarismo. A partir da primeira nota jornalística sobre a retirada dos cartazes do prédio da Ancine, publicada no jornal O Globo, em 3 de dezembro de 2019, passam a circular discursos que qualificam de censura o prática. Nesse processo são formadas memórias discursivas que relacionam a prática de censura com a de outros períodos históricos. Além do evento na Ancine, a investigação abre três outras frentes: análise de matérias e artigos dos jornais Folha de S.Paulo, o Estadão e o Globo sobre ações e discursos do governo sobre o cinema nacional; análise da matérias e artigos das revistas Carta Capital, Época, IstoÉ e Veja sobre ações e discursos do governo a respeito do cinema nacional; análise das postagens do presidente e da secretaria de cultural sobre o cinema e os filmes nacionais. A pesquisa tem, também, um desdobramento extencionista. Alguns dos filmes que tiveram seus cartazes retirados da paredes da Ancine – como Deus e o Diabo na Terra do Sol, do diretor Glauber Rocha, de 1964 – ou que foram alvos de críticas do governo atual – entre eles Marighella, de Wagner Moura, de 2021 – integram a curadoria do Projeto Salve o Cinema, da UNIVILLE. Assim, a exibição, mediação e o debate crítico são promovidos e abertos à comunidade estudantil. Considera-se que nas fontes coletadas, percebe-se que o discurso da imprensa se constitui por uma memória discursiva, relacionando eventos como a retirada dos cartazes nas paredes do prédio da Ancine com práticas de governo autoritários como no período da ditadura militar ou de governos totalitários, entre eles o nazismo, na Alemanha, e o fascismo, na Itália. O acontecimento no patrimônio audiovisual ganha corpo nas práticas discursivas e a partir das quais seu sentido está sob rasura. Visto que, o contradiscurso é marcado pelo combate às práticas de censura e de subordinação à um modelo de cultura que novas memórias se formam e a própria noção de patrimônio audiovisual.

Apoio / Parcerias: UNIEDU - Art.170.

Um estudo das Florestas Nacionais de Três Barras e de Chapecó

  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.carelli@gmail.com
  • Lilian Nardo Pires Jacobowski, G, lilian.nardo10@gmail.com

Palavras-chave: Florestas nacionais, Floresta de Três Barras, Floresta de Chapecó

O presente trabalho tem como objetivo estudar as Florestas Nacionais de Três Barras e de Chapecó, do Estado de Santa Catarina. Esta pesquisa é a continuação de um estudo sobre as Unidades de Conservação em Santa Catarina realizada no período em 2020-2021. Diante dos desmatamentos, da caça ilegal, das queimadas nas florestas, da seca dos rios, dos lixos e do óleo nos oceanos entre outras emergências ambientais, pode-se notar a relevância da preservação dos ecossistemas para uma vida com qualidade e saudável. Nossos recursos são extraídos da terra e, sem proteção, há grande risco da biodiversidade do planeta ser aos poucos exaurida, como em alguns casos, já aconteceu. Por isso, é de suma importância a proteção das florestas. No estado de Santa Catarina, há diversos locais com biodiversidade preciosa, com valor cultural, histórico, ambiental, farmacêutico, paisagístico entre outros. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada, principalmente, por meio da ferramenta Internet. Desse modo, foi visitado sites de órgãos governamentais do Estado de Santa Catarina, dos municípios onde se localizam as Florestas de Três Barras e de Chapecó. Além disso, acessou-se as normativas legais de criação dessas florestas, os planos de manejo e as páginas online de turismo, nos quais se encontram feedbacks de visitantes. Para organização dos dados foi usado o Microsoft Excell e Word. Os resultados coletados denotam informações sobre as florestas com relação aos dados históricos de criação, as finalidades e objetivos, as características locais e do entorno, os programas de manejo de cada floresta e a conservação do ambiente estudado. A maioria dos comentários dos visitantes denotam as belezas naturais e a necessidade de preservação das florestas estudadas.

Apoio / Parcerias: Apoio: Estado de Santa Catarina – Bolsa UNIEDU, Art.170/CE

Vantagem Comparativa do Ecossistema de Inovação de Joinville

  • MARCELO LEANDRO DE BORBA, Dr(a), marcelo.leandro@univille.br
  • MARIANE BONATTI CHAVES, Dr(a), mariane.bonatti@univille.br
  • ELISABETH WISBECK, Dr(a), elisabeth.wisbeck@univille.br

Palavras-chave: Inovação, Empreendedorismo, Ecossistema

Este projeto de pesquisa tem como base a Gestão e Conhecimento em Sistemas Produtivos, e que tem por finalidade principal investigar os sistemas produtivos, por meio de conhecimentos científicos e/ou tecnológicos em distintos contextos. Propõe atuar de forma interdisciplinar as temáticas, Estratégia e aprendizagem organizacional, Gestão do conhecimento, Inovação e Sustentabilidade; Inteligência empresarial; Gestão de processos e produção. Assim, o projeto de pesquisa busca: 1- Caracterizar e mapear a vantagem comparativa do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Norte Catarinense por intermédio de indicadores de complexidade econômica. 2- Identificar indícios no Ecossistema que possam estabelecer uma visão mais clara dos conhecimentos produtivos que levam a região a ser considerada mais competitiva. 3- Entender as possíveis estratégias de aprendizagem organizacional e seu impacto no Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação.