Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A Capacitação Docente para o Desenvolvimento de Material Didático Virtual Destinado aos Professores de Design
  2. Cogumelos à mesa: desenvolvimento de receitas gastronômicas à base de Pleurotus
  3. Demanda Turística da Cidade de Joinville
  4. Desenvolvimento de modelo didático para o Ensino de Design em crianças na fase do ensino fundamental
  5. ECONOMIA DOMÉSTICA – ADMINISTRANDO AS CONTAS DA CASA V
  6. Ergonomia e segurança do trabalho na produção artesanal: a atuação do projeto EcoQSS
  7. ESOL Economia Solidária: Capacitação e gestão de produtos artesanais para geração de renda
  8. Garantias fundamentais e contação de histórias: o acesso à justiça em escolas públicas do município de São Bento do Sul
  9. Geraçao de Renda: grupo Girassol
  10. Gestão ambiental nas indústrias e a percepção da população
  11. ÍNDICE DE VARIAÇÃO GERAL DE PREÇOS
  12. Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul
  13. O UNIVERSITÁRIO CONSTRUINDO O SEU PROJETO DE VIDA
  14. Planejamento orçamentário: elaboração de métricas e indicadores de gestão financeira e fiscal, com fundamento na engenharia simultânea, em empresas que desenvolvam soluções informatizadas
  15. Políticas e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa no município de São Bento do Sul
  16. Previsão de Demanda através da Programação da Expressão Genética
  17. PROGRAMA ESTRUTURANTE DE EMPREENDEDORISMO DA UNIVILLE
  18. Projeto Mulher com Fibra: a percepção da artesã na qualidade da produção artesanal
  19. Stêncil: uma técnica de gravura
  20. TCCs: estendendo o conhecimento à sociedade de São Bento do Sul por meio da apresentação das pesquisa realizadas na UNIVILLE campus SBS
  21. Um olhar ergonômico sobre a realidade do ensino fundamental e médio público de joinville, nas salas de informática
  22. Variáveis, métricas e indicadores de desempenho da indústria metal-mecânica de Joinville: fundamentos teóricos

Resumos

A Capacitação Docente para o Desenvolvimento de Material Didático Virtual Destinado aos Professores de Design

  • Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Elenir Carmen Morgenstern, Graduando, elenir.m@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design instrucional, Material Didático, Ergonomia

O objetivo deste estudo foi investigar possibilidades de capacitação docente para o desenvolvimento de material didático virtual de apoio às práticas de ensino semi-presencial no curso de Design da UNIVILLE. A proposta justificou-se (1) pelo interesse do departamento de Design (UNIVILLE) em capacitar seu corpo docente para práticas de Educação a Distância; (2) pela intenção da UNIVILLE em implantar um modelo de reorganização do espaço presencial de aprendizagem, adequado às mídias tecnológicas; (3) pela carência de material de apoio ao desenvolvimento de material didático para a aprendizagem semi-presencial; (4) Pelo aproveitamento do conhecimento da equipe que compõem o projeto, em relação ao desenvolvimento de material didático, design de material didático virtual e concepções pedagógicas; (5) pela necessidade de atualização da UNIVILLE, e por conseguinte do curso de Design, no tangente às possibilidades tecnológica contemporâneas aplicadas à educação; e (6) pela carência de organização de um espaço facilitador das experiências de ensino a distância. O projeto iniciou em 2006 sob a sigla MIDTEC e prosseguiu em 2007 sob a sigla MID. Os resultados alcançados nestas fases podem ser assim resumidos: elaboração de um perfil preciso acerca do relacionamento dos professores e estudantes (do primeiro ano matutino do curso de design) com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs); percepção de que a estrutura física da UNIVILLE está preparada para oferecer atividades de aprendizagem na modalidade EAD, mas precisa preparar uma estrutura de suporte a videoconferência; elaboração de cartilha de orientação para preparação de material didático, destinada aos professores (disponibilizada em suporte impresso e digital). Em 2008 prosseguiu-se com a investigação, por meio do projeto MID 2, com o objetivo de focalizar o material didático virtual com base nas teorias de design instrucional e nas concepções intersubjetivas do conhecimento. Os resultados alcançados nesta fase foram: listas de verificações para orientar o desenvolvimento de material didático virtual com foco: na concepção intersubjetiva do conhecimento, no design instrucional e no perfil dos estudantes; utilização das listas de verificação para preparação de material didático virtual destinado às disciplinas de Projeto de Programação Visual, História da Arte e Desenho de Observação e Representação; criação de Blog para a disciplina de História da Arte onde foram anexados os hipertextos com foco em três conteúdos da disciplina; desenvolvimento de animações relativas a três conteúdos da disciplina; documento com o lay-out de ambiente de ensino presencial adequado da perspectiva educacional e ergonômica.

Cogumelos à mesa: desenvolvimento de receitas gastronômicas à base de Pleurotus

  • Marcia Luciane Lange Silveira, MSc, marcia.luciane@univille.br
  • Amanda Thaise Huttl, Graduando, amanda.huttl@gmail.com
  • Ligia Maria Betti , G, ligia.mariagourmet@univille.net
  • Agata Morena Britto, G, agata.britto@terra.com.br
  • Elisabeth Wisbeck, Dr(a), ewisbeck@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Pleurotus, Gastronomia, Alimentos

Os cogumelos despertam o interesse de pesquisadores devido à sua facilidade de cultivo, à possibilidade de extração de aromas, enzimas, lipídeos, polissacarídeos e ao seu elevado valor gastronômico. São considerados alimentos nutricionalmente completos, pois possuem aminoácidos essenciais, ácidos graxos insaturados, proteínas de qualidade, carboidratos, fibra bruta, vitaminas do complexo B, ácido fólico, potássio, fósforo e ferro. Estima-se que a produção brasileira deve estar em torno de 3 mil toneladas anuais ou 0,12% da produção mundial, sendo quase toda da espécie Agaricus bisporus (Champignon). O consumo anual de cogumelos no país está em torno de 70 gramas por habitante.O aumento deste consumo perpassa pela necessidade de gerar informações sobre o valor nutricional do produto, sua disponibilidade e popularizar sua utilização através de receitas gastronômicas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi criar alternativas de consumo de cogumelos do gênero Pleurotus, através de receitas, buscando incentivar a produção deste fungo. O desenvolvimento das preparações ficou a cargo de uma acadêmica do curso de gastronomia que, entre outras habilidades, pode desenvolver preparações diferenciadas em relação ao mercado visando difundir a utilização de alimentos pouco conhecidos. Foram elaboradas seis preparações com cogumelos frescos das quais quatro foram aprovadas por degustação, uma tortilla, uma pizza com cebola brunoise e berinjela, um creme doce com características semelhantes a mingau e um coquetel com creme de cacau, mel e canela. Foram calculados os valores calóricos para as preparações aprovadas.

Demanda Turística da Cidade de Joinville

  • Carmen Silvia Harger, MSc, csharger@gmail.com
  • Eliane Maria Martins, MSc, eliane.maria@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Evento, Turismo, Cidade de Joinville

O projeto Demanda Turística da Cidade de Joinville, de responsabilidade das áreas de Pesquisa e de Extensão Universitária da UNIVILLE, em parceria com a Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville – PROMOTUR e o Joinville Costa do Encanto Convention & Visitors Bureau – JOCVB, teve o objetivo de traçar o perfil das pessoas que participaram dos eventos – os turistas – e a opinião dos consumidores – os expositores –, pois Joinville vem se destacando como grande pólo organizador de eventos. Em 2006, foram entrevistados 1.232 visitantes brasileiros e estrangeiros e 71 empresas expositoras que participaram de cinco importantes eventos. No ano seguinte, 812 turistas e 43 expositores deixaram suas opiniões em mais quatro desses acontecimentos. Foi uma pesquisa aplicada e do ponto de vista da abordagem, é tanto quantitativa – pelo uso de recursos e técnicas estatísticas – quanto qualitativa, pois descreveu os dados coletados indutivamente, dado os modelos dos instrumentos de coleta. A interpretação dos resultados foi realizada individualmente por evento, o que ofereceu um perfil diferenciado. Aqueles eventos que são tradicionais numa cidade que exalta a beleza da natureza, como a 67ª Festa das Flores, foram mais visitados por habitantes do Estado e que, pela proximidade de sua cidade de origem, ficaram 1,6 dias na cidade, gastaram cerca de R$200,00, em duas pessoas, e na maioria usaram como meio de transporte o automóvel. Ratificaram sua satisfação quando afirmam que retornariam a Joinville a cada nova edição do evento. Já o 25º Festival de Dança de Joinville apresentou resultados distintos. É uma festa internacional, com participação de personalidades do mundo da dança do mundo inteiro. Seus visitantes com uma idade média de 28 anos permaneceram aqui durante 8,6 dias, usaram mais o ônibus como meio de transporte, com um custo de quase R$800,00 de estadia e todos voltariam no ano seguinte para participar da nova edição. Esse projeto, iniciado em meados de 2006 com término no mesmo período de 2007, teve sua prorrogação efetivada em 2008, pois o trade turístico representado nesta proposta pela PROMOTUR e pelo JOCVB, consideram que a caracterização da demanda de turistas que participam dos eventos na Cidade é uma das principais variáveis que auxiliam os investidores no incremento da atividade turística e de todos os setores da economia que participam da cadeia produtiva do turismo de negócios e eventos.

Apoio / Parcerias: Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville – PROMOTUR e Joinville Costa do Encanto Convention & Visitors Bureau – JOCVB

Desenvolvimento de modelo didático para o Ensino de Design em crianças na fase do ensino fundamental

  • Haron Cardoso Fabre, Graduando, haron.fabre@kavo.com
  • Ana Veronica Pazmino Weber, MSc, ana.veronica@univille.net
  • Felipe Behling Gomes, Graduando, felipegomes267@hotmail.com
  • Adriane Shibata Santos, MSc, drishibata05@yahoo.com.br
  • João Chagas Sobral , MSc, sobral41@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação, Design, Ensino Fundamental

O presente artigo mostra o desenvolvimento de um modelo de ensino de design voltado para crianças do ensino fundamental que foi o resultado do projeto de pesquisa “ENDEC Ensino de Design em crianças na fase do ensino fundamental”. O resultado do projeto sai ao encontro de uma necessidade atual, da era pôs moderna, em que o design se apresenta como uma atividade interdisciplinar para cultivar o pensamento holístico, fortalecer a criatividade e melhorar a capacidade para solucionar problemas no indivíduo. O artigo apresenta a fundamentação teórica em autores que argumentam a favor da inserção do design no ensino, e sobre a importância de motivar o aluno com atividades interessantes e materiais pedagógicos. Prosseguindo o artigo mostra as pesquisas quantitativas e qualitativas através de questionários com crianças do Colégio da Univille da 2ª, 3ª e 4ª séries e entrevistas com as respectivas professoras. Com esses resultados se buscou usar o design para ensinar conhecimentos do currículo escolar do ensino fundamental, fazendo uma aproximação do design com matemática, ciências, geografia, historia etc., favorecendo o contato das crianças com habilidades manuais e mentais, além de trabalhar a criatividade e a concretização das idéias em objetos reais. São mostrados também, os personagens e a programação visual criados pelos bolsistas para o material de ensino.

ECONOMIA DOMÉSTICA – ADMINISTRANDO AS CONTAS DA CASA V

  • Jani Floriano, MSc, jani.floriano@univille.br

Palavras-chave: Economia, Finanças-Pessoais, Educação

O projeto ‘Economia Doméstica – Administrando as contas da casa V’ se propôs a dar continuidade ao trabalho que já vem sendo executado na comunidade de Joinville/SC, buscando apresentar instrumentos de Economia Doméstica e a sua utilização no dia-a-dia, cujo intuito é possibilitar a otimização dos recursos financeiros. Diante do sucesso e com base na necessidade verificada na comunidade, essa é a quinta edição do projeto, fundamentada na constatação de que os currículos não contemplam a Educação Financeira. Destaca-se que cabe a universidade um papel relevante, pois sua função está na área de educação não apenas formal em nível superior, mas também integrando os alunos a comunidade, criando um ambiente de aprendizado contínuo e extraclasse. Portanto, o projeto dá continuidade ao trabalho de integração dos alunos da UNIVILLE com a comunidade, auxiliando na educação de ambos, com a conscientização sobre a importância da boa administração dos recursos, sejam eles financeiros ou não. Para tanto, a abordagem do tema é através de oficinas e cursos, demonstrando os benefícios e vantagens que as famílias podem obter com o orçamento doméstico. Assim, o objetivo geral é conciliar a educação teórica dos alunos de graduação com a prática nas comunidades, referente à Economia Doméstica. Para alcançar tal objetivo, as oficinas são ministradas pelos multiplicadores nas comunidades previamente selecionadas. Os multiplicadores são qualificados em um curso de aperfeiçoamento de 20 horas/aulas e contam com material de apoio que consiste em cartilha explicativa, materiais pedagógicos, planos de ensino, cartazes e banners de divulgação dos dias e horários das palestras, estando eles sob a orientação da professora Coordenadora. Finalmente, o projeto busca promover assistência educacional, conscientizando da necessidade de se planejar a finança familiar, ampliando as oportunidades à comunidade e gerando o bem estar social. Estando o projeto na sua quarta versão, desde 2005 até março/2009, já foram beneficiadas 1.910 pessoas diretamente através de 65 oficinas. A fonte dos recursos é o Programa de Apoio às Atividades de Extensão da UNIVILLE. Quanto aos benefícios, destaca-se a inserção dos alunos da universidade à comunidade, oportunizando a aplicação da teoria na prática, favorecendo o crescimento do conhecimento científico e a vivência na sociedade. Para a comunidade, tem-se a promoção gratuita da assistência educacional referente à Economia Doméstica. Em relação à continuidade do projeto, já se vem discutindo uma nova abordagem buscando facilitar a compreensão da necessidade no ensino fundamental e médio sobre educação financeira, sob a ótica do sócio-interassionismo.

Ergonomia e segurança do trabalho na produção artesanal: a atuação do projeto EcoQSS

  • Denise Abatti Kasper Silva, Dr(a), denise.abatti@univille.br
  • Liliene do Nascimento Rosa e Silva, Graduando, liliene.nascimento@univille.net
  • Juliana Silveira Anselmo, MSc, juliana.anselmo@univille.net
  • Debora Barauna, MSc, dbarauna@univille.br
  • Marco Fabio Mastroeni, Dr(a), mmastroeni@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: saúde e segurança, trabalho artesanal, mulher artesã

A produção artesanal, caracterizada por uma estrutura rudimentar, apresenta por muitas vezes problemas relacionados à produção, ao produto, ao ambiente de trabalho e principalmente ao bem-estar dos envolvidos. Neste sentido, esta proposta foi desenvolvida junto a uma dissertação do Programa de Mestrado em Saúde e Meio Ambiente da UNIVILLE com o intuito de estudar a oficina de um grupo de mulheres artesãs – o Recriando com Fibras, apoiado pelo projeto de extensão Mulher com Fibra, para então propor melhorias referentes à saúde e segurança do grupo, tendo como base, os conceitos de ergonomia e segurança do trabalho. O Recriando com Fibras produz papel reciclado artesanal com fibras naturais, principalmente a da bananeira, e peças artesanais provenientes destas folhas, como embalagens e cartões. A base metodológica utilizada na pesquisa foi a qualitativa, especificamente, o tipo pesquisa-ação, e como método de aplicação, a observação participante. A coleta de dados ocorreu em dois ambientes distintos: na oficina do grupo Recriando com Fibras, por meio de visitas e duas entrevistas, e no Laboratório de Modelagem do Centro de Artes e Design (CAD) da instituição, com uso do quadro do parecer ergonômico e da fotografia. Como resultados delinearam-se algumas propostas de melhorias, que juntamente com as observações feitas pelas artesãs sobre o processo artesanal, foram aplicadas e reavaliadas. Estas propostas consideraram o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mudanças de móveis e equipamentos, além de aspectos relacionados à ergonomia e bem-estar das artesãs. As melhorias serviram de requisitos na criação de uma proposta de layout de uma nova oficina para o grupo, com a preocupação de não descaracterizá-la como de produção artesanal. Concluiu-se que os conceitos de ergonomia aliados aos de segurança do trabalho demonstraram que a oficina apresentou problemas, mas que são possíveis de serem solucionados sem que para isso sejam necessários grandes investimentos. E ainda que, a proposta de layout para a oficina das artesãs atendeu as principais características da produção do papel reciclado artesanal, quanto ao espaço físico, etapas da produção, equipamentos, móveis, segurança e necessidades das artesãs, pois o projeto pode ser articulado em conjunto com o grupo, proporcionando, maior confiabilidade no estudo por parte delas, pois puderam participar efetivamente nas decisões.

ESOL Economia Solidária: Capacitação e gestão de produtos artesanais para geração de renda

  • Maria Odete Duarte Stahn, Graduando, mariaodeteduarte@uol.com.br
  • ANA VERONICA PAZ Y MINO PAZMINO WEBER, MSc, ana.veronica@univille.net
  • Mirrelé Mathiê Ferreira, Graduando, mika_kitten@yahoo.com.br
  • Patricia Almeida, Graduando, triciaalmeida@gmail.com
  • Renã Murillo dos Santos, Graduando, r_murillo_s@hotmail.com
  • João Eduardo Chagas Sobral, MSc, sobral41@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Economia Solidária, Artesanato, Geração de Renda

O resumo relata o trabalho realizado no projeto de extensão “ESOL Economia Solidária: Capacitação e gestão de produtos artesanais para geração de renda” realizada com o grupo de economia solidária do norte catarinense. No resumo é apresentada a pesquisa teórica apoiada em três pilares de conhecimento: design social, economia solidária e artesanato. Na continuação destaca-se a utilização de métodos da área do design possibilitando uma melhoria da visão de qualidade dos produtos artesanais por parte dos empreendimentos do grupo. Por outro lado é apresentado o desenvolvimento do projeto gráfico de marca e sua aplicação tanto para o grupo Economia Solidária Norte Catarinense como para 10 empreendimentos. No desenvolvimento da marca para cada empreendimento é possível perceber como a identidade visual foi compreendida e desenvolvida pelos bolsistas do design, que como alunos se preparam para atender o mercado. Fica evidenciada a necessidade de entender o contexto social e cultural do cliente, quando se deparam com outra realidade. O projeto objetiva inspirar mais trabalhos com ênfase no design social, que busca de solucionar através do design problemas sociais. Finalmente o resumo conclui com a importância de sensibilizar os alunos para que dediquem uma parcela do seu tempo para o desenvolvimento de projetos com ênfase social e que busquem caminhos para fortalecer o vínculo design e artesanato.

Apoio / Parcerias: Comitê Fome Zero Joinville - OSCIP Consulado da mulher Joinville

Garantias fundamentais e contação de histórias: o acesso à justiça em escolas públicas do município de São Bento do Sul

  • Andréa M.B. Tamanine, MSc, atamanine@yahoo.com.br
  • Andréa Maristela Bauer Tamanine, MSc, atamanine@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Acesso à Justiça, Crianças, Fábulas

Criado no departamento do curso de Direito da UNIVILLE, campus São Bento do Sul, o projeto “Direito e Literatura: a criação de um espaço para a discussão da cidadania” tem como preocupação levar à comunidade informação e reflexão sobre direitos e deveres que compõem as condições essenciais da vida em sociedade, primando pelo esclarecimento de princípios da justiça, em especial aqueles estabelecidos no caput do artigo 5º da Constituição Brasileira. O público alvo é constituído de crianças da 1.ª série do ensino fundamental de escolas públicas de periferia. O trabalho é realizado três vezes ao mês, em três diferentes escolas, desde o ano de 2004, portanto 2008 foi o quinto ano de atuação em escolas públicas do município de São Bento do Sul. O objetivo principal do trabalho é desmistificar o acesso à justiça através da contação de histórias infantis, especialmente fábulas. As histórias são tratadas como oportunidade de refletir e (re)criar. Após cada contação, as crianças são convidadas a participar de atividades relacionadas ao tema da história - também preparadas para motivar a livre expressão do grupo sobre a justiça e seus princípios. Além disso, uma visita monitorada ao Fórum é realizada por todas as turmas envolvidas. Os resultados do projeto são obtidos por meio da observação das respostas práticas do grupo durante e depois das intervenções, assim como através da aplicação de questionário aos educadores envolvidos. As informações coletadas referem-se ao método, ao desempenho do grupo de extensionistas e aos efeitos do trabalho nas crianças e na própria comunidade escolar. A análise dos resultados tem mostrado que a parceria entre o Direito e a Literatura tem sido positivo, pois consegue despertar nas pessoas envolvidas pelo projeto uma visão de sociedade diferenciada, baseada no maior conhecimento da justiça e dos princípios básicos estabelecidos constitucionalmente. Destacam-se o ponto de vista das crianças e suas experiências como fatores fundamentais de aprendizado para os acadêmicos, especialmente na contribuição para formação de profissionais mais conscientes e sensíveis à importância do acesso à justiça e da necessidade de sua desmistificação.

Apoio / Parcerias: 1.Secretaria Municipal de Educação do Município de São Bento do Sul 2. Fórum “Desembargador Medeiros Filho” - São Bento do Sul

Geraçao de Renda: grupo Girassol

  • Marli Everling, MSc, meverling2@gmail.com
  • Silvana Silva Souza, Graduando, silvana_silva_souza@hotmail.com
  • Rita Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
  • Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: geraçao de renda, mulheres , design

Este resumo reúne considerações acerca do Projeto de Extensão Geração de Renda: Grupo Girassol que, pelo terceiro ano consecutivo, desenvolve-se na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. O projeto objetiva proporcionar às integrantes, acesso a conhecimentos técnicos e estéticos em serigrafia, projeto de produto, projeto de programação visual, patchwork, modelagem/costura e marketing/vendas, visando geração de renda e estimulando a inserção social (pela geração de ocupações produtivas e de renda). Com esse intuito, trabalha na qualificação profissional permanente, bem como no fomento ao empreendedorismo, por meio do acompanhamento e reflexão acerca do seu processo produtivo, cujo aspecto social atende à Resolução nº 177 de 10/08/2000 do Conselho Nacional de Assistência Social. A metodologia aplicada consiste na seleção anual de 30 mulheres de baixa renda que reúnem-se semanalmente, sob a orientação de professores do Curso de Design da Univille. Seu objeto principal é o acesso a saberes acadêmicos, oriundos do campo do design, aplicados ao desenvolvimento de novos produtos e valorização de suas imagens. Para o presente ano, novas participantes foram incluídas, ficando o grupo anterior apto a desenvolver trabalhos paralelos, atendendo a encomendas e participando em feiras de artesanato, com vistas ao estímulo e organização de uma cooperativa, num futuro próximo. O projeto tem apresentado resultados motivadores, tanto com respeito à participação in loco, como também na comercialização das peças produzidas paralelamente. Importante salientar que cada uma das ações desenvolvidas pelos professores, possibilita às participantes novas inserções junto às suas comunidades de origem, expandindo e ampliando o público atingido. Além de garantir-lhes uma ocupação, contribui para o desenvolvimento da auto-estima das integrantes. Conta ainda com diversas parcerias, as quais participam doando materiais utilizados nas oficinas, o que enfatiza o seu caráter sócio-ambiental.

Apoio / Parcerias: Secretaria de Ação Social.

Gestão ambiental nas indústrias e a percepção da população

  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br
  • Agada Hilda Steffen, MSc, ahsteffen@gmail.com
  • Enori Carelli, Dr(a), dma2ec@joinville.udesc.br
  • Cristiane Godoy da Silva, Graduando, Cristiane.Godoy@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: meio ambiente, população, indústria

A pesquisa realizada teve como objetivo verificar a visão da população sobre o meio ambiente em bairros de Joinville em que predomine indústrias de diversas naturezas. Joinville sendo o maior Município de Santa Catarina possui aproximadamente 430 mil habitantes e é um importante pólo industrial caracterizado por atividades nos pólos têxtil, metal-mecânica, produção de plásticos entre outros. Os problemas ambientais não são separados dos problemas sociais de uma população, e quando tratados no espaço urbano apresentam a questão da concepção e do modelo de desenvolvimento adotado pelos gestores e planejadores das cidades. As industriais, por sua vez, instaladas em determinado espaço nas cidades se instalam descompassadamente, sem planejamento e, com o decorrer do tempo o crescimento industrial gera também conseqüências, principalmente aquelas que requerem qualidade de vida nos espaços urbanos. As indústrias procuram realizar mudanças na gestão incorporando a dimensão ambiental por exigências do consumidor, ambientalistas, população, legal e dos mercados. Neste contexto, exerce significativo papel a população e a percepção que possui do meio ambiente em que vive para compreender as complexas relações entre a sociedade e a natureza. A metodologia de pesquisa deste estudo foi do tipo survey, o instrumento de pesquisa foi um questionário, aplicado a dois bairros de Joinville: Iririu e Aventureiro. Esses bairros possuem a população de 23.464 e 33.395 (IPUJ, 2006) respectivamente. A amostra foi de 257 e 332 aplicados aos moradores dos bairros mencionados, também respectivamente. Deste estudo, concluiu-se, depois dos dados decodificados, que a percepção da população sobre meio ambiente, no bairro estudado, restringe-se ao que os sujeitos vivem e aos problemas urbanos mais próximos, geralmente associam as dinâmicas ambientais (hidrografia e fim dos dejetos) às sócio-econômicas (condições de transportes, vias, lixo). Se as indústrias realizam programas de gestão ambiental a população não percebe.É pertinente afirmar que esse modo de pensar da população dos bairros estudados está longe daquela visão requerida para um desenvolvimento sustentável e, a participação da população é essencial na gestão e manutenção de modo de vida urbana sustentável, entretanto se os sujeitos que lá vivem pouco entendem sobre meio ambiente será muito difícil a realização de ações que dissemine novos comportamentos em relação à natureza e aos espaços urbanos. Por isso, um amplo programa de educação ambiental e sustentabilidade contribuirão para uma vida com mais qualidade.

ÍNDICE DE VARIAÇÃO GERAL DE PREÇOS

  • ADALBERTO MATIAS BEPPLER, MSc, ambeppler@univille.edu.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ÍNDICE, PREÇOS, DIVULGAÇÃO

Os Itens pesquisados em São Bento do Sul são 540 com 2.430 tomadas de preços em diversos locais. Os locais de pesquisa são basicamente os seguintes: Supermercados; Lojas de material de construção; Alfaiataria; Lojas de eletro-domésticos; Pizzarias; Restaurantes; Lojas de peças de automóveis; Padarias; Cabeleireiros; Outros serviços. Desde o início do programa, tivemos algumas inovações no Campus de São Bento do Sul conforme segue: Novembro de 1999: Início do cálculo do Índice. Janeiro de 2000: deu-se o início do índice acumulado do ano. Agosto de 2001: iniciou-se o índice acumulado nos últimos 12 meses. Junho de 2003: passamos a calcular o índice acumulado nos três meses anteriores comparados com os mesmos três meses no ano anterior. Agosto de 2005: o cálculo do índice passou a ser realizado em São Bento do Sul. Abril de 2006: iniciamos os Índices por setores. Abril de 2007: iniciamos com os Índices acumulados por setores. Os Índices calculados hoje, são os seguintes: Cesta Básica. Cesta de 23 alimentos. Cesta Galeazzi. Preços de Supermercados. IPC - índice de preços ao consumidor. IVGP - índice de variação geral de preços. Índices por setores: Alimentação. Habitação. Vestuário. Transporte. Saúde. Educação. Diversos. Os participantes do Programa em São Bento do Sul são: 1 professor coordenador do programa, um estagiário para a coleta e catalogação dos dados e alunos bolsistas do artigo 170 e da Prefeitura Municipal que ajudam na elaboração de gráficos e divulgação dos dados. A principal atividade para o ano de 2008 foi ampliar o programa de divulgação conforme já vinha acontecendo desde 2006. Os bolsistas fizeram a elaboração de gráficos e produção de cartazes e boletins informativos para melhor divulgarmos os dados dos índices, expondo nos murais da universidade. Atingimos a meta de obter os dados até o dia 10 do mês seguinte e divulgar até o dia 30, com exceção de dois meses que atrasamos os dados em alguns dias coincidindo com os feriados e as férias do coordenador. É de responsabilidade dos alunos bolsistas o trabalho de divulgação desses índices durante o ano de 2008. Os índices, hoje, são de muita importância para o município. Os dados são calculados em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul – ACISBS que é nossa parceira desde o início do programa, e é o órgão que mais utiliza esses dados.

Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul

  • SUELI MARIA WEISS RANK, MSc, suelirank@brturbo.com.br
  • Edina E. Zellmer Fietz Treml, MSc, edina.elisangela@univille.net
  • SUELI MARIA WEISS RANK , MSc, suelirank@brturbo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Atendimento, Qualidade, Comércio

Para atender, satisfazer e superar as expectativas dos clientes, é imprescindível que as empresas mudem constantemente e com rapidez por isso é necessário monitorar o nível da qualidade do atendimento, promover ações de melhoria contínua e aumentar a satisfação dos clientes. Esses são os objetivos desse projeto de extensão que acontece desde 2007, além de atualizar o perfil do comércio de SBS. A metodologia para o alcance desses objetivos é: a) divulgar os resultados para o comércio de SBS; b) sensibilizar os proprietários para a melhoria do atendimento e atualização do perfil do setor; c) elaborar e executar ações de melhoria contínua do atendimento e d) monitorar o nível do atendimento do comércio. Após a realização dos trabalhos em 2008 os seguintes resultados parciais foram alcançados: Até o presente momento verificamos que o comércio da cidade ainda têm um longo caminho a percorrer porque, dos 238 estabelecimentos pesquisados, 80% dos proprietários disseram que não oferecem nenhum tipo de treinamento. Essa prática revela uma fragilidade importante pois sem treinamento é difícil haver melhoria. Perguntados sobre as dificuldades para oferecer treinamento, 24% responderam que os cursos são incompatíveis com o horário de trabalho, 19% responderam que o problema é a falta de recursos financeiros, 18% disseram que os funcionários não tem tempo, 17% disseram que tem falta de recursos específicos e 17% que existe falta de interesse dos funcionários. Sobre as necessidades de treinamento, o cenário nos mostra que não existe uma consciência por parte dos proprietários sobre a importância e as vantagens do atendimento porque somente 22% identificaram a necessidade de treinamento para melhoria do atendimento. 575 funcionários foram pesquisados, sendo que os dados revelam que uma parcela já têm consciência da necessidade de treinamento para melhoria no atendimento. Os proprietários e os funcionários concordam que a maioria dos clientes consideram o atendimento de bom a ótimo. Foram pesquisados 352 consumidores, sendo que a média da nota do atendimento foi 7,33, em outras cidades a meda foi de 7,67. Esses dados revelam que o atendimento, de um modo geral é bom, mas que a satisfação dos consumidores não é tão boa quando os funcionários e proprietários consideram. Devido aos dados parciais levantados já é possível ter uma noção da realidade do atendimento e realizar ações de melhoria. No entanto, é necessário continuar o levantamento a fim de ampliar a visão sobre o assunto e atualizar os dados.

Apoio / Parcerias: Câmara dos Dirigentes Logistas de São Bento do Sul - CDL e Sindicato do comércio Varejista de São Bento do Sul - SCV

O UNIVERSITÁRIO CONSTRUINDO O SEU PROJETO DE VIDA

  • Mário Nenevê, MSc, mneneve@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Atitude, Projeto , Empregabilidade

Embasado no Programa FAEG – Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação, este trabalho intitulado “O universitário construindo o seu Projeto de Vida” visou, sobretudo, dentro dos objetivos do Programa, dar uma resposta aos acadêmicos do curso de Graduação da Univille, aos seus anseios com relação a um projeto agregado à carreira profissional, como preparação complementar do universitário para o mercado de trabalho. As atitudes, cada dia mais, são os diferenciais que podem agregar à condução da carreira profissional dos indivíduos. Assim, o projeto, além de temas como empreendedorismo, gestão de pessoas, de processos e marketing, colocados em discussão por profissionais que, com seu testemunho, expuseram numa interação com os acadêmicos, temas em que ressaltavam comportamentos perante a vida, para alcançar sucesso e, sobretudo, no sentido de perceber a vida com um tom positivo. As discussões fluíram positivamente num processo de troca com os participantes sobre atitudes para gerar possibilidade de melhora em seu desempenho pessoal e profissional. A interação com pessoas convidadas como testemunhos de sucesso em sua carreira proporcionaram aos acadêmicos também uma melhor percepção dos ambientes de gestão que os cercam bem como, uma melhora da percepção de si mesmos. Este trabalho teve como metodologia a reunião dos acadêmicos interessados, aos sábados, em forma de seminários (semicircular) em que fosse dado a cada participante a oportunidade de interagir com pessoas convidadas da comunidade empresarial, de especialistas das mais variadas áreas seja para discutir atitudes para a carreira profissional, seja para interagir com os gestores e empresários locais. Participaram do projeto 22 acadêmicos.Os objetivos foram atingidos, no que se relaciona aos fins de do que se buscava em termos da agregação para os alunos. Assim, depoimentos por escrito de participantes, como: “O motivo pelo qual nos reunimos realmente nos leva a nos tornarmos mais livres, mais comunicativos e pensantes sobre o que nos rodeia”. “Os temas abordados, são condizentes com o objetivo, pois nos instigam a pensar, refletir e concordar ou não. Desta reflexão retiramos dúvidas e até mesmo discordâncias as quais conseguimos colocar. “Também foi deixado claro em todos os seminários a importância de se estar preparado, atualizado, em aprendizado contínuo” Em termos de dificuldades, pode-se citar o baixo número de participantes, talvez face às atividades terem sido desenvolvidas aos sábados.

Planejamento orçamentário: elaboração de métricas e indicadores de gestão financeira e fiscal, com fundamento na engenharia simultânea, em empresas que desenvolvam soluções informatizadas

  • Fernando Luiz Andrade Bahiense, Dr(a), ferbah@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: gestão financeira, indicadores financeiros, métricas

A dinâmica ambiental na qual que se inserem atualmente as empresas, requer uma participação cada vez mais estratégica, voltada para atividades que possam de alguma forma agregar valor competitivo à empresa. Principalmente para as empresas que operam no ramo de produção de soluções inteligentes, desenvolvimento de softwares corporativos, nas quais o volume financeiro do negócio é extremamente maior que o patrimônio líquido, a atividade financeira requer, o estudo quantitativo de métricas e indicadores de gestão financeira e fiscal que se integre à gestão de projetos e à gestão de riscos. Trata-se do desenvolvimento de tecnologia de gestão financeira capaz de contribuir com o gerenciamento financeiro dos processos operacionais visando a otimização dos resultados financeiros da empresa, além de poder subsidear significativamente a tomada de decisão. Para tanto, este estudo está focado nos fundamentos da Engenharia Simultânea aplicados ao ambiente financeiro das empresas corporativas que desenvolvem softwares para gestão de outras corporações. O objetivo geral é transferir tecnologia para estas empresas corporativas. Os objetivos específicos são: a) aprimorar tecnologia de gestão, orçamentária, financeira e fiscal; b) elaborar as métricas e os indicadores de gestão financeira e fiscal. Foi utilizado o método dedutivo acompanhado de pesquisa exploratória e descritiva. Os resultados são: a) elaboração da tecnologia de gestão orçamentária, financeira e fiscal, bem como os indicadores e métricas pértinentes; b) transferencia da tecnologia citada para a empresa Neomind Solution Informática Ltda; c) disponibilização desta tecnologia para ser transferida à outras empresas congêneres.

Apoio / Parcerias: Neomind Solutions Informática Ltda

Políticas e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa no município de São Bento do Sul

  • Lisandro José Fendrich, E, lisandro.fendrich@univille.br
  • Liandra Pereira, MSc, proensbs@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa, Políticas e Práticas, Valor Reputacional

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um processo que resulta de uma intrincada dinâmica de interação entre os interesses econômicos e sociais dos diversos agentes da sociedade. As empresas que fazem adesão a políticas e práticas de RSC são adeptas de uma visão sistêmica da atuação empresarial, fazendo conexões entre as conseqüências internas e externas de suas ações, compreendendo que afetam a vida das pessoas, da comunidade e do ambiente e são por eles influenciadas. O presente trabalho tece considerações acerca do processo de pesquisa, realizado no decorrer do ano de 2008 na intenção de identificar e analisar as principais práticas e políticas de RSC adotadas por empresas com mais de 500 funcionários no município de São Bento do Sul, incluindo os ramos têxtil, moveleiro, cerâmica de mesa, metalurgia e produtos de higiene e limpeza. Para a consecução dos objetivos foi empreendida pesquisa de cunho qualitativo efetivada por meio do estudo de casos múltiplos utilizando surveys e formulários para entrevistas aplicados aos gestores representantes dos diferentes ramos supracitados. A análise e interpretação de dados permitiu a identificação de indicadores importantes para serem oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade acerca da temática. Os resultados obtidos situam as ações empreendidas pelas empresas num processo de transição, buscando direcionamentos que contemplam caridade e filantropia e ora emergindo para investimento social. Revelam também a inexistência de concepções unificadoras para nortear a RSC, além da intensa busca por referenciais para consolidar as ações em andamento. As interfaces da atuação social existem e estão se consolidando como práticas contínuas. Registram-se desvirtuamentos e confusão conceitual com relação à própria concepção de RSC, assim como dificuldades de gestão mais efetiva das ações, expressas na descontinuidade de projetos. Há casos em contrapartida, em que o planejamento e a intencionalidade de ação já estão alinhados aos objetivos estratégicos da empresa gerando integração de ações e ganhos para a organização e para a sociedade. O valor reputacional identificado junto às Associações de Moradores revela um sentimento de valorização e credibilidade acerca das organizações em seu entorno, considerando a adoção de uma postura mais atuante na comunidade, seja através de ações filantrópicas ou do voluntariado de seus funcionários para o atendimento de necessidades básicas. Embora o caminho a ser trilhado ainda seja longo, as possibilidades estão abertas e as empresas predispostas a atuar de maneira mais justa, correta e viável considerando as dimensões social, econômica e ambiental.

Apoio / Parcerias: Projeto de Pesquisa Demanda Interna

Previsão de Demanda através da Programação da Expressão Genética

  • Evandro Bittencourt, Dr(a), ebitt@univille.edu.br
  • Raul Landmann, Dr(a), raul.landmann@univille.net
  • Fernanda Gerneroso, Graduando, fernanda.generoso@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inteligência Artificial, Previsão de Demanda, Programação da Expressão Genética

Este trabalho aborda a aplicação da Programação da Expressão Genética (PEG), uma técnica de inteligência artificial, na Previsão de Demanda aplicada a Gestão da Produção. No mundo da gestão da produção, são produzidos muitos dados que, em função das características da atividade econômica a que pertencem, podem sofrer, por exemplo, impactos significativos de comportamentos sazonais, dificultando a previsão de condições futuras por meio dos métodos comumente utilizados. Dessa maneira, a busca por funções matemáticas que se ajuste a condições variadas, como aquela observada na demanda por alguns produtos, não pode ser feita com métodos e funções numéricas simples. A PEG é uma evolução da Programação Genética, que por sua vez é parte integrante do Algoritmo Genético. Ela procura funções matemáticas, ajustando a um conjunto de soluções indicadas, através de heurística genética, a partir de uma população aleatória de funções. Como comparação a PEG, foi usado o Método dos Índices Sazonais. Assim, a partir de um conjunto de dados sobre consumo de barris de gasolina durante 12 meses, se comparou os dados das previsões. O resultado evidenciou que a PEG pode ser utilizada como técnica em previsão, se mostrando superior ao Método dos Índices Sazonais.

PROGRAMA ESTRUTURANTE DE EMPREENDEDORISMO DA UNIVILLE

  • Vanessa de Oliveira Collere, MSc, vanessa.collere@univille.br
  • Marcelo Leandro de Borba, MSc, marcelo.leandro@univille.br

Palavras-chave: Empreendedorismo, Desenvolvimento Regional, Programa de Extensão

A comunidade onde a universidade está inserida é caracterizada hoje pelas demandas da sociedade da informação e do conhecimento. O empreeendedorismo no mundo atrai atenção dos pesquisadores e governantes, no momento que transforma a forma como as pessoas devem e podem enfrentar as realidades e desafios desta sociedade. O Programa Estruturante de Empreendedorismo da Univille tem como principal objetivo formar ambiente promotor da cultura empreendedora para o surgimento de empreendimentos sustentáveis, com ações estruturadas, integrando as competências e potenciais existentes na instituição. Como objetivos específicos do programa ressaltam-se: desenvolver características e competências empreendedoras nas comunidades interna e externa pela sensibilização, capacitação, formação; estimular e dar suporte à geração de empreendimentos pela estruturação de assessorias; estruturar ações de atendimento à comunidade e grupos sociais quanto ao desenvolvimento de empreendimento sustentáveis. Como resultado do Programa, espera-se desenvolver o Ecossistema Univille de Empreendedorismo. A metáfora do ecossistema explica a visão do Programa acerca da inserção e presença do empreendedorismo na instituição e na sua comunidade de influência. Resultados: O primeiro ano do PEE focou-se nas linhas: a) diagnóstico interno, pesquisando ações existentes na Universidade voltadas ao tema; b) capacitação; c) promoção de eventos focados em ações empreendedoras. No diagnóstico interno, a primeira dimensão avaliada foi a disponibilidade de disciplinas onde o empreendedorismo é oferecido. Dos 30 cursos da Univille, 17 não apresentam qualquer menção ao empreendedorismo na grade. No total de 13 são os cursos em que se encontra na grade curricular a disciplina empreendedorismo. Destacam-se neste conjunto, os cursos que não pertencem a área socioeconômica: Farmácia, Gastronomia, Design. Outra análise foi a disponibilidade de obras oferecidas nas bibliotecas da universidade, nesta temática. A quantidade de títulos ficou em 75 obras, destacando os clássicos da área. As demais linhas de ação foram direcionadas à comunidade acadêmica. A capacitação envolveu eventos promovidos para apresentar os conceitos do empreendedorismo. Também foram realizadas orientações para desenvolvimento de planos de negócios. Na terceira linha de ação aconteceram dois eventos. O Programa promoveu mesa redonda onde empreendedores locais apresentaram suas experiências e buscou sensibilizar a comunidade acadêmica quanto ao dia-a-dia dos empreendedores e ao comportamento empreendedor. Importante acontecimento foi a promoção do Primeiro Concurso Estadual de Planos de Negócios, patrocinado pelo SEBRAE/SC. O Programa estimulou a participação da comunidade acadêmica, divulgando, sensibilizando e dando suporte ao desenvolvimento dos planos de negócios, resultando no número de 110 inscrições dos acadêmicos da UNIVILLE no Concurso.

Apoio / Parcerias: Incubadora Softville SEBRAE - Agência Joinville

Projeto Mulher com Fibra: a percepção da artesã na qualidade da produção artesanal

  • Juliana Silveira Alselmo, MSc, juliana.anselmo@univille.net
  • Debora Barauna, MSc, dbarauna@univille.br
  • Denise Abatti Kasper Silva, Dr(a), denise.abatti@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: artesanato, qualidade de produto, mulher artesã

No sentido de aproveitar os resíduos da bananicultura para a geração de trabalho e renda e consolidar um empreendimento, o projeto de extensão universitária Mulher com Fibra, em andamento desde 2006, capacita mulheres artesãs (grupo) a produzirem papel reciclado artesanal e produtos derivados destas folhas. No decorrer de três anos, a equipe técnica de designers do projeto acompanhou as artesãs na criação e comercialização dos produtos com a preocupação de não interferir nas escolhas e decisões do empreendimento. A partir da troca de conhecimentos entre artesãs e designers, o próprio grupo passou a perceber a necessidade de aplicar algumas melhorias voltadas para a qualidade dos produtos desenvolvidos, em diferentes fases da produção, tais como: a) obtenção de polpas - substituição da faca de ferro por uma de inox, pois o ferro oxida as fibras e deixa o papel com aspecto menos atrativo e o uso de corantes naturais para tingir as folhas, como o da beterraba, ao invés dos industrializados; b) formação de folhas - aplicar a cola extraída do quiabo deixa o papel de fibra de bananeira mais transparente do que aquele confeccionado com cola branca; alguns fatores colaboravam para deixar o papel mais liso, como a substituição do TNT, utilizado como suporte na formação das folhas, pelo tecido morim, o emprego de papelão grosso para intercalar as folhas ainda úmidas e o efeito do tempo de polpação das polpas; c) confecção de produtos - a partir da análise crítica de produtos provenientes de outro grupo de artesãos verificou-se que alguns cuidados simples nessa etapa podem fazer toda a diferença, como remover o excesso de cola das junções e usar faca de corte e vinco para agilizar o trabalho e proporcionar um acabamento mais apurado dos produtos; d) acondicionamento - o uso de engradados plásticos para carregar e armazenar os produtos dentro da oficina ou para transportá-los para feiras e exposições, garante a aparência e a qualidade das peças e d) controle de qualidade - a constatação de que algumas peças defeituosas estavam sendo comercializadas criou o hábito de um controle de qualidade dos produtos, antes de feiras e exposições, realizado pela equipe técnica do Mulher com Fibra em conjunto com o grupo. Esses fatos demonstram o processo natural de autonomia das artesãs na criação e comercialização dos produtos, além de afirmar a percepção do grupo quanto à importância de produzir peças comercialmente adequadas às exigências do mercado.

Apoio / Parcerias: FMDR 25 de Julho e Instituto Consulado da Mulher

Stêncil: uma técnica de gravura

  • Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br
  • Nilton Santo Tirotti, MSc, tirotti@brturbo.com.br
  • Marli T. Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Roy Ristow Wippel Schulenburg, G, roy@mundodalua.art.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: gravura, stêncil, design

O projeto DEGRA - uma investigação acerca da gravura e sua contribuição ao ensino no curso de design – foi realizado durante o ano de 2007, e teve desdobramentos em 2008, objetivando investigar as potencialidades da gravura como recurso de expressão artística, estética, simbólica e gráfica para configuração da linguagem visual, assim como qual sua possibilidade de contribuição para o curso de Design, podendo ser utilizado ainda por cursos afins. Em 2008 foi realizado um recorte objetivando a coleta de materiais e artigos relacionados mais especificamente à técnica de estêncil, buscando sistematizar informações que aprofundassem o estudo teórico acerca desta técnica de gravura. Sabe-se que a sociedade atual volta-se cada vez mais à tecnologia mesmo assim percebe-se ainda a influência das técnicas rudimentares de gravura, mesmo quando desenvolvidas digitalmente, cuja larga presença é cotidianamente utilizada tanto na indústria quanto na arte. Em relação ao estêncil trata-se basicamente de uma gravura, composta por um desenho ou ilustração que representa um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem, figurativa ou abstrata; que pode ser obtido através de corte ou perfuração em materiais como papel, papelão ou metal, para então posteriormente ser usado como matriz para a impressão de imagens em diversas superfícies, sejam elas quais forem, de cimento a tecidos. Assim como em toda expressão artística cada arte tem seus principais representantes, e durante o ano de 2008 procurou-se identificar artistas e técnicas desenvolvidas dentro do universo de nomes brasileiros, como por exemplo: Hudinilson Junior (estêncil com xerox e colagem), Os Gêmeos (grafite com imagens “bizarras”), Titi Freak (com raízes no Hip Hop e no pop japonês) e a Nina (com traços infantis e imagens de mangá). Deve-se lembrar que este tipo de expressão artística contribui sobremaneira para a linguagem visual, atribuindo valores artísticos por vezes esquecidos ou até mesmo marginalizados. Como resultado a pesquisa tem demonstrado que apesar do mundo cada vez mais digitalizado ainda há muito espaço para técnicas essencialmente manuais, diferenciando o trabalho industrializado e massificado do individualizado e artístico. A pesquisa desenvolvida é de cunho essencialmente teórico, buscando catalogar informações úteis acerca do assunto. Apesar do mundo cada vez mais digitalizado, para os alunos de Design, bem como alunos de cursos afins, trata-se de um material importante para a concretização de seus trabalhos usando técnicas essencialmente manuais o que diferencia o trabalho industrializado do individualizado.

TCCs: estendendo o conhecimento à sociedade de São Bento do Sul por meio da apresentação das pesquisa realizadas na UNIVILLE campus SBS

  • simone lesnhak kruger, MSc, skruger@univille.br
  • Simone Lesnhak Krüger, MSc, skruger@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: TCCs, extensão, sociedade

Partindo da premissa de que a universidade democrática e cidadã, comprometida com os interesses da população, efetiva a extensão, prática acadêmica que interliga a universidade nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da população, o projeto de extensão Trabalhos de Conclusão de Curso: instrumento de desenvolvimento do município de São Bento do Sul e região - promovendo a extensão do conhecimento originou-se da necessidade de fortalecer a extensão universitária articulada ao ensino e à pesquisa nos Departamentos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Direito; de oportunizar o conhecimento do gênero acadêmico TCC pelos acadêmicos e das pesquisas realizadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso pela comunidade; de promover o desenvolvimento da sociedade regional; além de oferecer oportunidades a bolsistas da Universidade para cumprirem seus trabalhos voluntários. O TCC é um gênero que circula na esfera acadêmica e que deve ser compreendido em sua dimensão social, já que é um instrumento de atuação acadêmica e aproximação com a profissão, além de ser um importante instrumento de divulgação científica, das pesquisas realizadas na UNIVILLE. Ao se tratar da extensão dos conhecimentos pesquisados pelos estudantes em conclusão de curso, acredita-se que estes possibilitarão melhorias em diversos segmentos da sociedade, nas diversas áreas do conhecimento, pois em seus conteúdos estão diversas situações reais existentes na região, problemáticas instaladas e possíveis resoluções apresentadas. O projeto desenvolveu-se nas seguintes etapas: a) leitura dos trabalhos arquivados nos departamentos de Administração, Direito, Contábeis, Comércio Exterior dos anos de 2003 a 2008; b) catalogação dos trabalhos; c) seleção dos trabalhos relevantes socialmente; c) inscrição de bolsistas Artigo 170 que fariam parte do grupo de trabalho; d) formação dos bolsistas para a apresentação dos TCCs; e) contato com os autores dos trabalhos - egressos dos cursos já citados da UNIVILLE campus SBS - para autorização de apresentação de seus trabalhos; g) contato com a comunidade-alvo; h) apresentação in loco. Os resultados superaram as expectativas planejadas: os bolsistas demonstraram satisfação em ter acesso e exercitar a construção do TCC, bem como a sua apresentação oral; os egressos autores dos trabalhos sentiram-se orgulhosos pela Univille divulgar seus estudos e por terem desenvolvido trabalhos de relevância social que pudessem contribuir com segmentos profissionais e estudantis; a comunidade externa participante das palestras manifestou-se positivamente à ação dos universitários, compreendendo os temas apresentados e relacionando com o dia-a-dia profissional.

Apoio / Parcerias: ACISBS SENAC Sindicato dos Contabilistas de SBS

Um olhar ergonômico sobre a realidade do ensino fundamental e médio público de joinville, nas salas de informática

  • Ofelia Gomes Machado, Dr(a), ofelia.gomes@univille.net
  • ofelia gomes machado, Dr(a), ofelia.gomes@univille.net
  • Ofélia Gomes Machado, Dr(a), ofelia.gomes@univille.net

Palavras-chave: estatistica, ensino, sala de informatica

Objetivo deste estudo é a aplicabilidade da estatística nas diversas áreas do conhecimento e principalmente na análise dos resultados obtidos com a pesquisa. O assunto é a existência da sala de informática, a sala com seu equipamento, seus alunos e professores em atividade, observadas por um olhar ergonômico.O trabalho foi dividido em duas partes: uma refere-se a um estudo de campo, com aplicação de questionários, e a outra um estudo bibliográfico com obras de ergonomia. Para aplicação dos questionários foi feita uma orientação pelo professor da disciplina de Estatística aos alunos pesquisadores, dos cursos de Administração de Empresas, Educação Física, da Universidade da Região de Joinville, para esclarecer o conteúdo dos questionários e o objetivo da pesquisa. O conteúdo dos questionários explicita a existência de sala de informática ou utilização de computadores, como auxiliar no ensino das matérias que compõem a grade curricular; o tempo de utilização dos computadores pelos alunos; as características das salas de informática e equipamentos; as orientações fornecidas na utilização dos computadores e as queixas de desconforto referidas pelos estudantes, professores, entre outras.Os questionários foram elaborados com o objetivo de saber por parte da direção da escola como se desenvolve o ensino na sala de informática. Com os professores procurou-se saber como são as atividades na sala de informática e por parte dos alunos saber da sua relação com o computador. Para tanto, foram construídas perguntas objetivas e acompanhadas de fotos feitas no local. Os questionários para professores e alunos foram elaborados a partir de questões de ergonomia sobre posturas essencialmente. O número de escolas pesquisadas foi: 56 escolas, 95 turmas e uma média de 3600 alunos. Todos os dados numéricos foram trabalhados estaticamente.Com o término do acompanhamento feito pela professora referente ao conteúdo da disciplina registra-se: a linguagem estatística foi usada com segurança; os alunos reconheceram que a estatística é ferramenta fundamental em toda a investigação acadêmica; que foram utilizados os conhecimentos adquiridos da estatística descritiva e que a estatística tem grande influencia no controle de qualidade de ensino e aprendizagem. Muitos foram os pontos positivos ou não encontrados e dentre eles os mais relevantes referem-se à falta de adequação do mobiliário.Conclui-se que o resultado mostra que, todos os envolvidos diretores, professores e alunos estão bastante satisfeitos com a sala de informática e essa motivação positiva cria uma pré-disposição à aceitação da informática, como ferramenta importante para a qualidade de ensino e aprendizagem.

Variáveis, métricas e indicadores de desempenho da indústria metal-mecânica de Joinville: fundamentos teóricos

  • Fernando Luiz Andrade Bahiense, Dr(a), ferbah@gmail.com
  • Evandro Bittencourt, Dr(a), evandrobitt@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: métricas, indicadores, metal-mecânica

O estudo sobre "Variáveis, Métricas e Indicadores de Desempenho da Indústria Metal-Mecânica de Joinville”, refere-se à obtenção de conhecimento das variáveis e a elaboração de modelos, programações matemáticas ou estocásticas, que possam medir o desempenho deste setor da economia de Joinville, a partir de seus resultados econômicos, com vista à elaboração de indicadores e métricas que possam, além de caracterizar desempenho, projetar cenários necessários à gestão estratégica desta indústria local. O objetivo geral está focado na modelagem quantitativa do desempenho e da dinamicidade competitiva da indústria metal-mecânica de Joinville, a partir da concepção de estratégia contingencial. Os objetivos específicos abordam: a) identificar as variáveis econômicas, ambientais e tecnológicas que agem sobre o setor em Joinville; b) elaborar os indicadores quantitativos de desempenho econômico; c) estabelecer critérios e condições de contorno das variáveis para quantificação do desempenho deste setor; d) verificar a existência de padrão competitivo estadual e nacional; e) caso exista padrão competitivo, identificar as posições competitivas; f) elaborar as métricas com base em modelos matemáticos e/ou programações matemáticas e/ou métodos estocásticos para realizar projeções; g) validar os procedimentos quantitativos elaborados; h) comparar o posicionamento competitivo atualmente existente com o novo posicionamento estabelecido. O método científico utilizado é o Dedutivo somado as técnicas de pesquisa aplicada, quantitativa, bibliográfica, exploratória, descritiva e estrutural-diferencial. Os resultados esperados vão ao encontro da composição dos modelos quantitativos, preferencialmente determinísticos, que irão traduzir os indicadores de desempenho econômico e as relações de causa e efeito – métricas, para a elaboração de cenários estratégicos projetados. Os resultados parciais já obitidos pertencem ao escopo teórico e compreendem: a) verificação de desempenho econômico, competitivo e a necessidade de projetar operações e resultados, requerendo o estudo das variáveis ambientais ou situacionais sejam identificadas e trabalhadas do ponto de vista quantitativo, modeladas, respeitadas as flexibilidades e os aspectos de aderência ou sensibilidade inerentes à gestão; b) através de métodos quantitativos pode-se chegar à elaboração de indicadores e a construção de métricas para medir e projetar as variáveis que forem identificadas como pertinentes à eficiência ou o desempenho do setor metal-mecânico de Joinville. A partir destes resultados teóricos, preliminarmente já se pode ratificar a necessidade de elaboração de tais modelos quantitativos.