Área 03 - Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes

Índice

  1. A literatura infantil juvenil e o programa institucional de literatura infanto juvenil como meios de integração de diversas áreas do campus.
  2. A produção textual dos alunos universitarios do curso de letras
  3. A Revogação da Doação em Casos de Ingratidão
  4. Acao Antropica no Rio Acarai em Sao Francisco do Sul
  5. Análise da ação curatorial em exposições de arte
  6. Análise textual das produções escritas do 1° ano de Letras
  7. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  8. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  9. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  10. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  11. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  12. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  13. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  14. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  15. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  16. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  17. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  18. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  19. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  20. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  21. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  22. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  23. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  24. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  25. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  26. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  27. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  28. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  29. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  30. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  31. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  32. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  33. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  34. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  35. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  36. Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador
  37. Aspectos do bilinguísmo português/alemão na comunidade luterana, em São Bento do Sul
  38. Civismo, Patriotismo e Resistência: a participação de mulheres joinvilenses durante o regime militar.
  39. De Obere Hafenstrasse à Princesa Isabel, a história nas ruas de Joinville
  40. DOAÇÕES DE SESMARIAS: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES.
  41. EADUNI II: Monitoria e suporte aos alunos de EAD
  42. ENSINO DA LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO COMPUTADOR
  43. Gêneros discursivos em Aquisição da Escrita
  44. Grafismo infantil
  45. Grafismo Infantil: leitura e interpretação
  46. Levantamento de informações sobre a comunidade bilíngue, português/alemão, em São Bento do Sul, a partir da colonização d município até os dias atuais
  47. Masculinidades e violência doméstica: outras narrativas sobre mulheres em situação de violência (Joinville – 1995/2004).
  48. No Crepúsculo dos Dias: Histórias do Cotidiano dos Profissionais do Sexo de Joinville (1997-2005).
  49. O espaço físico em exposições de arte.
  50. O NEGRO NA REGIÃO DA BAÍA DA BABITONGA:os registros de batismo de filhos de escravosa partir da Lei do Ventre Livre
  51. OCUPAÇÃO DO TERRITORIO CORESPONDENTE A REGIÃO DA BAÍA DA BABITONGA PELAS POPULAÇÕES INDIGENAS: NA ATUALIDADE
  52. Processos de avaliação em arte
  53. Processos de avaliação em arte: da formação superior ao ensino básico
  54. Quando a maternidade é questionada: Histórias de mulheres em situação de aborto na cidade de Joinville (1995-2005)
  55. REGISTROS DE CASAMENTO DOS SÉCULOS XIX E XX NO MUNICIPIO DE ARAQUARI.
  56. [ARTEC] Educação a distância no Curso de Artes Visuais da UNIVILLE: uma perspectiva de consideração intersubjetiva da aprendizagem à distância

Resumos

A literatura infantil juvenil e o programa institucional de literatura infanto juvenil como meios de integração de diversas áreas do campus.

  • MARCILENE MACHADO, Graduando, marcilene.machado@univille.net
  • MARCILENE MACHADO, Graduando, marcilene.machado@gmail.com
  • Sueli de Souza Cagneti, Dr(a), prolij@univille.edu.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Literatura Infantil Juvenil, Transdiciplinaridade, Integração

Este projeto de pesquisa tem por objetivo principal promover a integração das diversas áreas do campus da Univille de Joinville, utilizando como meio para tanto, a Literatura Infantil Juvenil e o Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil.

A necessidade de um projeto de pesquisa abordando a integração de diversas áreas do campus foi identificada a partir da percepção da diversidade de ramos do conhecimento que coexistem no campus. Considerando esta diversidade, percebeu-se que existe uma ausência de relação entre uma ciência e outra durante os cursos de graduação. Por último, identificaram-se a Literatura Infantil Juvenil e o Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil como meios passíveis de adequação para várias áreas que abrangem desde humanas chegando até mesmo nas exatas.

Este projeto busca ainda, proporcionar um redescobrimento da Literatura Infantil Juvenil pelo adulto na pessoa do acadêmico e do profissional, que talvez não fosse possível pelo simples fato de não estarem ligados a uma área relativa. E isto implica na quebra dos preconceitos e na construção de novos valores mediante este ramo da literatura que conseqüentemente, refletem na visão do indivíduo sobre a Literatura em geral.

O presente projeto se propõe a trabalhar de forma integrada com o Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil em diferentes cursos de graduação da UNIVILLE, cuja ponte será um periódico organizado mensalmente com relato dos possíveis contatos mantidos.

Inicialmente pretendia-se formar um grupo que se reunisse quinzenalmente ou pelo menos com certa freqüência, mas depois de muitos convites e de um primeiro encontro, foi constatado que não haveria disponibilidade dos acadêmicos para estes encontros.

Fizemos então encontros esporádicos, e nestes intervalos consultávamos acadêmicos de área diferentes para verificar o interesse em trabalhos integrados, como por exemplo, o uso de Livros Infantis em Psicologia e um trabalho entre o curso de Design e o PROLIJ, envolvendo consequentemente os acadêmicos relacionados a estas áreas.

Neste trabalho, até agora, foram envolvidos acadêmicos de Administração, Psicologia, Pedagogia, Geografia, Letras, Matemática e Ciências Econômicas.

Pretende-se envolver nos próximos trabalhos acadêmicos de Artes Visuais e Design, juntamente com todos os outros que já participaram.

Os resultados até momento são interessantes, pois vários participantes das atividades estão modificando sua visão do espaço chamado Universidade, e descobrindo seu verdadeiro significado. E além de redescobrir a Literatura Infantil Juvenil, estão descobrindo a pesquisa como uma oportunidade de enriquecimento de experiências e conhecimento científico que só a Universidade pode proporcionar.

A produção textual dos alunos universitarios do curso de letras

  • MARIA MARGARIDA FERREIRA NAZARIO, Graduando, maria.margarida@univille.net
  • Telma Acácia Pacheco Hausen, MSc, hausen@ig.com.br
  • MARIA MARGARIDA FERREIRA NAZARIO, Graduando, maria.margarida@univille.net

Univille, FURJ, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Coerência, Informatividade, Estruturação

Neste trabalho serão apresentadas as análises feitas por alunos pesquisadores do projeto LITE - a produção textual dos alunos universitarios do curso de letras. Foram analisados textos dos alunos da graduação do curso de letras do 1º, 2º,3º,4º e 5ºano, na análise foi levado em conta a coerência, coesão,informatividade, estruturação formal e correções gramáticais. Foram usados fontes teoricas como; CITELLI, COSTA VAL, e outros. Com os resultados obtidos dos textos analisados pôde-se estabelecer um diagnóstico e levantar dados para futuras reflexões sobre o ensino - aprendizagem da língua, bem como a influência da oralidade na escrita.

A Revogação da Doação em Casos de Ingratidão

  • Marilúcia Ronconi, Graduando, mronconi4@hotmail.com
  • Marilúcia Ronconi, Graduando, mronconi4@hotmail.com
  • Carla Odete Hofmann Fuckner, MSc, carlahf@superig.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul/SC, Brasil

Palavras-chave: Revogação, Doação, Ingratidão

A intenção do presente trabalho é de ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica e da pesquisadora. Também pretende-se, com esta pesquisa, buscar e identificar os motivos autorizadores da revogação de doação por ingratidão do donatário, especialmente no que diz respeito a aspectos criminais, pois se pretende relacionar uma pesquisa interdisciplinar, ou seja, unir conhecimentos do Direito Civil e do Direito Penal aplicáveis no cotidiano. Por outro lado, pretende-se identificar, também, a especificidade dessa espécie de revogação de doação pois, em princípio, parece não haver necessidade de que haja condenação criminal para se revogar a doação, bastando o comportamento ingrato do donatário, demonstrando no âmbito cível. Objetiva-se com a pesquisa, de forma geral, identificar que, a conduta do donatário com relação ao doador, deve ser de gratidão eterna e não somente até o momento de lhe ser passada a titularidade do bem, o que se traduz num comportamento ético que a sociedade deve ter uma relação a este tipo contratual. Pretende-se, ainda, servir como instrumento de conscientização para tanto, a fim de alertar aos donatários que estes não têm o dever de aceitar um bem doado, mas, uma vez aceito, deve ter um comportamento respeitoso com o doador, sob pena de lhe ser tomado o bem doado, em virtude de sua ingratidão. O método utilizado no presente trabalho, na fase de tratamento dos dados, foi o Cartesiano, utilizando técnicas da pesquisa bibliográfica e do fichamento. Portanto, vislumbramos, na presente pesquisa, o significado de “ingratidão”, para efeitos jurídicos, sendo a “ingratidão” a ofensa, a falta de agradecimento, ou mal reconhecimento da pessoa em relação àquela de quem mereceu o benefício. Podendo tal ofensa ser física ou moral, isto é, consistindo num atentado a vida do beneficiador em sevícias, como mostrar-se em injúrias graves à sua pessoa ou a sua memória, ou mesmo no abandono quando deveria assisti-lo.

Acao Antropica no Rio Acarai em Sao Francisco do Sul

  • RODRIGO GRAF, Graduando, rodrigo.graf@univille.net
  • RODRIGO GRAF, Graduando, rodrigo.graf@univille.net
  • Brígida Maria Erhardt, MSc, erhardt@terra.com.br

Universidade da Regiao de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Acarai, Socio-ambiental, Parque

A presente pesquisa aborda a questão socio-ambiental da parte norte do Rio Acaraí, localizado na Ilha de São Francisco do Sul na região de Ubatuba e Enseada, próximo a foz do rio. Teve-se como objetivo geral levantar a realidade socio-ambiental da região do rio Acarai. E, especificamente, visou-se caracterizar os aspectos naturais da região, identificar as causas e conseqüências da ação antrópica, descrever os problemas socio-ambientais encontrados e apontar possíveis ações de intervenção para minimizar os atuais impactos. Utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico e fotográfico, entrevista com moradores e autoridades, além da pesquisa de campo. Obteve-se como resultados a falta de saneamento básico, aterros e abertura de loteamentos sobre o manguezal, destruíção da mata ciliar, falta de sistema de abastecimento de água e energia, imóveis irregulares, lançamento de efluentes domésticos e químicos por empresas ribeirinhas. Contudo, constatou-se que as leis ambientais não são cumpridas e, a montante do Rio Acaraí na área do atual Parque, a ação antrópica é menos intensa.

Apoio / Parcerias: Art. 170 FAP-Univille

Análise da ação curatorial em exposições de arte

  • Sandra Devegili, Graduando, sandradevegili@yahoo.com.br
  • Nadja de Carvalho Lamas, Dr(a), nlamas@univille.edu.br
  • Sandra Devegili, Graduando, sandradevegili@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: arte contemporânea, curadoria, exposições de arte

A pesquisa tem como objetivo a investigação do processo curatorial de três significativas exposições de artes que aconteceram no estado de Santa Catarina no ano de 2006, entre elas, Perspectiva (coletiva de artistas de Jaraguá do Sul e região) na cidade de Jaraguá do Sul no espaço expositivo da Sociedade de Cultura Artística - SCAR, Amélia Toledo – entre, a obra está aberta (individual de Amélia Toledo) na cidade de Florianópolis no Museu de Arte de Santa Catarina - MASC e Diversidade dos Sentimentos (dos artistas Priscila dos Anjos e Sérgio Adriano) na cidade de Joinville no espaço anexo 1 do Museu de Arte de Joinville – Cidadela Cultural Antarctica. Procura analisar as exposições, pontuando as características como: critérios usados para a seleção das obras, a organização das mesmas no espaço expositivo, as possíveis relações pensadas e organizadas pela curadoria entre a obra e o espectador e a elaboração dos textos e a comunicação. Para tal, fazem-se estudos sobre a noção de curadoria, exposição, ética e estética. Apóia-se em procedimentos metodológicos como a visita nas exposições com registros fotográficos e relatórios, a pesquisa em catálogos, em textos, bem como sobre curadores e artistas participantes. As exposições de artes em geral, têm como objetivo apresentar as obras dos artistas aos espectadores, tornando o espaço expositivo um ambiente que proporciona experiências estéticas além de agradar, informar, interagir, trocar informações, sentir e conhecer. Assim, a curadoria visa a organização da exposição, investigando estratégias que possibilitem a relação entre o artista, sua obra e o espectador. Visa estabelecer uma relação do espectador por meio do acesso livre e subjetivo à obra paramque ele possa, vivenciar a experiência estética e perceba a subjetividade do artista, o curador deverá ter uma série de precauções éticas no momento de sua curadoria. As três exposições analisadas tiveram a ação do curador, uma com relações um tanto afetivas e as outras com um sentido profissional, e com a participação ativa dos artistas. Nas exposições analisadas, a maioria das obras expostas é de caráter contemporâneo, o que exige mais cuidado por parte da curadoria. Entre as obras, instalação, fotografia, pintura, vídeo, instalação de parede ocorrem encontros, nas quais algumas obras conversam entre si, enquanto outras interferem mutuamente, tornando difícil o acesso e a contemplação. Essas entre outras, são observações que procuram dar conta de uma análise crítica com relação às exposições estudadas e suas curadorias.

Apoio / Parcerias: art.170 FAP-Univille

Análise textual das produções escritas do 1° ano de Letras

  • ANDRESA CAROLINA SCHMITT CLEMENTE, Graduando, andresa.carolina@univille.net
  • ANDRESA CAROLINA SCHMITT CLEMENTE, Graduando, andresa.carolina@univille.net
  • Telma Acácia Pacheco Hausen, MSc, hausen@ig.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Escrita, Análise, Informatividade

Este trabalho tem como objetivo verificar a questão das dificuldades de expressão na modalidade escrita da Língua Portuguesa. O objetivo principal desta pesquisa é diagnosticar os problemas linguísticos na produção textual. A pesquisa baseou-se na análise de textos universitários, sendo que foram avaliados textos de alunos do 1º ano de Letras. A classificação de cada texto levou como base de análise cinco critérios: coerência, coesão, informatividade, estruturação formal e correção gramatical. A proposta deste projeto é detectar quais são os fatores que dificultam a adequação linguística na escrita e observar se há uma evolução no decorrer da graduação. Grande parte dos textos possuem uma boa estrutura, poucos erros gramaticais e com o uso adequado de elementos coesivos, porém há muitos clichês, afirmação sobre o óbvio e pouco desenvolvimento. Neste caso, o maior problema se encontra com a informatividade que está escassa. Conclui-se, de acordo com o grupo pesquisador, que provavelmente a falta de leitura e a falta da prática da escrita são fatores que resultam em tais problemas.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Telma Acácia Pacheco Hausen, MSc, telma.acacia@univille.net
  • Gabriela Cristina Carvalho, Graduando, gabrielaccarvalho@hotmail.com

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • MÁRCIA DIAS DE MACEDO, Graduando, marcia.dias@univille.net
  • João Eduardo Chagas Sobral, MSc, design@univille.edu.br

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Nelma Baldin, Dr(a), nelma@univille.br
  • Paola Krüger, Graduando, pk_lolla@yahoo.com.br

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Marizete Fátima Sabadin, Graduando, mari_sabadin@yahoo.com.br
  • Loacir Gschwendtner, MSc, loacir@creativenet.com.br

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Rafaela Spezzia Delfino, Graduando, rafa.spezzia@gmail.com
  • Telma Acácia Pacheco Hausen, MSc, telma.acacia@univille.net

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Daniela Paris, Graduando, dani.paris@ibestvip.com.br
  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci@univille.br

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Luciana Gutzmer Cagneti, Graduando, luciana@ielusc.br
  • Sônia Regina Pereira, MSc, chaypong@terra.com.br

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Marcia de Azevedo Nunes, Graduando, marcia.azevedo@univille.net
  • Silvia Paes Leme da Motta, MSc, smotta@univille.edu.br

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Pollyanna Maria da Silva, Graduando, pollyannamaria@uol.com.br
  • Ricardo Stanziola, Dr(a), ribas@univali.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Ana Cristina dos Santos, Graduando, santosaninha@hotmail.com
  • Lúcia Fátima de Castro Ávilla, MSc, lucia.de@univille.net
  • Kesly Mary Ribeiro Andrades, MSc, keslyribeiro@hotmail.com

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Evandro Bittencourt, Dr(a), ebitt@univille.edu.br
  • André Luis Steuernagel, Graduando, el_kapongue@hotmail.com

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Shiara Thais Hardt Rodrigues, Graduando, shiathr@yahoo.com.br
  • Nelma Baldin, Dr(a), nelma@univille.edu.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Alessandra Madeira Ortiz, Graduando, alessandramop@gmail.com
  • Marli Everling, MSc, meverling@gmail.com

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Lia Carolina Delmonego, Graduando, delmonego@pop.com.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Virgínia Amanda Nascimento, Graduando, virginasc@yahoo.com.br
  • Vlademir Vilanova Moreira, MSc, vvmr@uol.com.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Juliano Henrique Perotto, Graduando, jh_perotto@yahoo.com.br
  • Kesly Mary Ribeiro Andrades, MSc, keslyribeiro@hotmail.com
  • Lucia F. C. Avila, Graduando, lucia.de@univille.net
  • Aleysson Olimpio Paza, Dr(a), alepaza@yahoo.com.br

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Euler Renato Westphal, Dr(a), eulerrw@brturbo.com.br
  • Márcio Roberto Polheim da Silva, Graduando, marcio_polheim@yahoo.com.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@hotmail.com
  • Mariluci NeissCarelli, Dr(a), mariluci@univille.edu.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Mariluci Neis Carelli, MSc, mariluci@univille.edu.br
  • ANA MARA KLOWASKI, Graduando, ana.mara@univille.net

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

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  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Lênio Marque de Miranda, MSc, lenio.marques@univille.net
  • MARCOS AURÉLIO DO NASCIMENTO, Graduando, marcos.nascimento@univille.net

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

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  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Wanderley Godoy Junior, MSc, godoyjunior@terra.com.br
  • Rodrigo Francisco Cozer, Graduando, rodrigocozer@ig.com.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Emaxsuel Roger Rodrigues, Graduando, emaxsuel@yahoo.com.br
  • Sueli de Souza Cagneti, Dr(a), prolij@univille.edu.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

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  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Leda Tessari Castello Pereira, MSc, ledacastello@uol.com.br
  • SCHEILA REGINA LINO, Graduando, salvarita.scheila@yahoo.com.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

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  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • José Maria de Souza da Conceição, MSc, zzze.maria2@yahoo.com.br
  • Micheli Duarte de Paula Costa, Graduando, midudu_bio@yahoo.com.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

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  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Thaiana Venturi da Cunha, Graduando, thaianav@yahoo.com.br
  • Belini Meurer, Dr(a), bmeurer@univille.edu.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

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  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Tania Graciele Belo, Graduando, tania.graciele@univille.net
  • Telma Acácia Pacheco Hausen, MSc, telma.acacia@univille.net

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Theodoro Marcel Wagner, MSc, theowag@terra.com.br
  • ANA CAROLINA VANVOSSEN, Graduando, aninhavan@yahoo.com.br
  • Sandra Aparecida Furlan, Dr(a), sfurlan@univille.br
  • Márcia Luciane Lange Silveira, MSc, cesmar@terra.com.br

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

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  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Telma Acácia Pacheco Hausen, MSc, telma.acacia@univille.net
  • Angelita Rosa, Graduando, arosa21@gmail.com

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

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  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Marly Krüger de Pesce, MSc, marly.kruger@univille.net

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Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aprendizagem Significativa de Inglês Mediada por Computador

  • Elisangela Viana, Graduando, angelviana@hotmail.com
  • Fabiano Antonio de Oliveira, MSc, fabiano.o@uol.com.br
  • ANDRÉ LUIS MACIEL PIMPÃO PIMENTEL, Graduando, andre.pimentel@univille.net

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: Informática Educativa, Lingua Inglesa, Educação

Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta didática para o ensino da Lingua Inglesa utilizando o computador como recurso mediático. Foram envolvidos na pesquisa alunos da 7ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. Desenvolveu-se um software educativo, considerando os interesses dos alunos e o conteúdo proposto pela professora da turma. Foi desenvolvido vários jogos com personagens apontados como preferência pelos alunos. Após o uso do software, percebeu-se que os alunos construíram um conhecimento significativo do conteúdo abordado em função da motivação que foi despertada com a proposta em questão.

Aspectos do bilinguísmo português/alemão na comunidade luterana, em São Bento do Sul

  • Elisandra Cavalheiro, Graduando, tchucalis@yahoo.com.br
  • Elisandra Cavalheiro, Graduando, tchucalis@yahoo.com.br
  • Andréa M. B. Tamanine, MSc, atamanine@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul/SC, Brasil

Palavras-chave: Línguas em contato, Comunidade luterana, Teste de atitude

A pesquisa relativa ao projeto " aspectos socioletais e socioculturais germânicos dos imigrantes do final do século XIX ainda presentes em dados orais de falantes bilingües português/alemão residentes na cidade de São Bento do Sul/SC no início do século XX/I", trata de aspectos relacionados ao fenômeno bilinguismo português/alemão na cidade de São Bento do Sul, principalmente referentes ao dialeto bairisch e ao dialeto colonial do hochdeutsch, o principal objetivo do trabalho aqui relatado foi levantar dados pertinentes a informantes de religião luterana. O trabalho realizado em 2006 consistiu na coleta de dados sociolingüísticos, por meio de entrevistas gravadas em áudio e aplicação de formulários, tendo como objetivo a análise desse material no âmbito religioso, familiar, do espaço social íntimo, do lazer, escolar, do comércio, da vizinhança e do uso geral da língua. O instrumento aplicado possuía perguntas de múltipla escolha, totalizando 59 questões. Como principal resultado, pôde-se verificar que a comunidade luterana mantém ativos mais domínios de uso da língua alemã, como culto mensal e habilidade de leitura, o que não se revelou nos dados levantados junto aos católicos. A conclusão essencial é a confirmação, mesmo que em percentuais mais favoráveis à manutenção da língua minoritária, de seu processo de desaparecimento, pois mesmo na comunidade investigada a faixa etária dos falantes encontra-se acima dos 60 anos.

Civismo, Patriotismo e Resistência: a participação de mulheres joinvilenses durante o regime militar.

  • Roberta Elena do Nascimento, Graduando, roberta.elena@pop.com.br
  • Roberta Elena do Nascimento, Graduando, roberta.elena@pop.com.br
  • Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Regime Militar, Mulheres, Joinville

A pesquisa de iniciação científica que está sendo desenvolvida procura discutir a participação histórica de dois grupos distintos de mulheres que viviam em Joinville durante o período do regime militar. Em relação às mulheres consideradas de “direita” e participantes de uma instituição denominada “União Cívica Feminina de Joinville”, por meio de entrevistas orais e análise de notícias de jornais da época, publicadas em nome da instituição, a participação histórica deste grupo feminino será analisada. Em relação às mulheres de “esquerda”, principalmente, através da metodologia da história oral, as vivências, medos, resistências e participações deste grupo serão investigados e discutidos. Como primeiros resultados da pesquisa, se averiguou a participação que as mulheres de Joinville, seja de “direita” ou de “esquerda”, tiveram durante esse período da história do Brasil, seja apoiando, participando ou resistindo a esse regime político.

De Obere Hafenstrasse à Princesa Isabel, a história nas ruas de Joinville

  • ALBERTO DA SILVA FERREIRA FILHO, Graduando, alberto.ferreira@tan.com.br
  • ALBERTO DA SILVA FERREIRA FILHO, Graduando, alberto.ferreira@tan.com.br
  • Sandra P. L. de Camargo Guedes, Dr(a), sandra.guedes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: História, Ruas, Joinville

Esta apresentação tem como problema central constatar qual a memória que a cidade de Joinville tenta guardar através dos nomes das suas ruas centrais. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, no que se refere ao assunto memória, bem como a pesquisa em jornais disponíveis no Arquivo Histórico de Joinville, além da análise das leis que originaram o nome das ruas do centro da cidade, sendo estas consultadas na Câmara de Vereadores de Joinville. A pesquisa em andamento constatou através da historiografia, como as ruas de uma cidade são importantes lugares de memória para aqueles que ditam qual é a memória que se quer (deve) preservar. Temos exemplos em quase todas as cidades do Brasil, difícil uma cidade que não tenha uma rua Getulio Vargas, 7 de Setembro, Marechal Deodoro ou nomes próximos a esses. Joinville não é diferente. Nomes como Ziegeleistrasse (Rua da Olaria), Obere Hafenstrasse (Rua do Porto de Cima) e Lilienstrasse (Rua dos Lírios), deram lugar à Rua do Príncipe, Nove de Março e Otto Boehm, por quê? Quem são, por exemplo: Felipe Schmidt, Abdon Batista, Alexandre Doehler e Jacob Richlin? Observando essas placas azuis no centro da cidade - documentos históricos a céu aberto - percebemos que quando o nome de uma rua central é modificado, a identidade coletiva da cidade é manipulada.

Apoio / Parcerias: FAP/UNIVILLE

DOAÇÕES DE SESMARIAS: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES.

  • João Luis Ostrowski, Graduando, joao.ostrowski@brturbo.com.br
  • João Luis Ostrowski, Graduando, joao.ostrowski@brturbo.com.br
  • Sandra P. L. de Camargo Guedes, Dr(a), sandra.guedes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: História, Semarias, Povoamento

Com o objetivo de subsidiar o projeto de pesquisa [ATLAS] Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga – projeto principal do qual este é um recorte – sentimos a necessidade de compreender como se deu o povoamento nos municípios circunvizinhos à baía, ou seja: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva e Itapoá. Para tanto, fez-se necessário efetuarmos uma leitura aprofundada nas Cartas de Sesmarias – que são doações de terras devolutas, efetuadas pela Coroa Portuguesa com intuito de povoamento Colonial – emitidas para requerentes que pleiteavam terras na região em questão. Para termos acesso às cartas, recorremos a vários arquivos localizados no Brasil e a pesquisas na Internet. Para analisarmos as cartas de sesmarias de forma consistente, direcionamos nossos estudos no sentido de entendermos como se deu a origem, a evolução e a adaptação da Lei Regia de Sesmarias criada aos 26 de junho de 1375 em Portugal, até a sua extinção com o decreto da “Lei de Terras” feito no Brasil em 18 de setembro de 1850 e quais conseqüências históricas perduram até os dias atuais. Nesse sentido, a bibliografia consultada foi das mais variadas áreas do conhecimento, como: Direito Agrário, Geografia e História, nos valendo assim, do conceito de interdisciplinaridade, que é de fundamental importância para um projeto desta amplitude.


EADUNI II: Monitoria e suporte aos alunos de EAD

  • CAMILLA VIEIRA GIROTTO, Graduando, camilla.vieira@univille.net
  • CAMILLA VIEIRA GIROTTO, Graduando, camilla.vieira@univille.net
  • Gelta Madalena Jönck Pedroso, Dr(a), gelta.madalena@univille.net
  • Marly Kruger de Pesce, MSc, marly.kruger@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC

Palavras-chave: Educação a distância, Monitoria, Suporte técnico

O EADUNI II é a continuação de um projeto iniciado no ano de 2005 e tem por objetivos identificar os problemas de acesso enfrentados pelos adeptos da educação a distância (EAD) na Univille e auxiliar na solução dos mesmos. Para tanto, foram feitas leituras a respeito do assunto e, concomitantemente, oferecido suporte técnico a professores e alunos. A educação a distância está despertando mais e mais o interesse das pessoas, mas a falta de experiência e desinformação por parte da maioria gera certa impaciência por parte dos usuários e é um problema a ser superado com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, da qual faz parte o monitor.

ENSINO DA LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO COMPUTADOR

  • ELIZANDRA RAMOS BITENCOURT, Graduando, elizandra.ramos@univille.net
  • Elizandra Ramos Bitencourt, Graduando, elizandra.ramos@univille.net
  • Marly Krüger de Pesce, MSc, marly.kruger@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: ENSINO COLABORATIVO, LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL

O projeto “Ensino da Língua Inglesa Mediado pelo Computador” foi elaborado tendo em vista a necessidade de encontrar outros caminhos e ferramentas que facilitem a aprendizagem de uma língua estrangeira. Sabe-se da necessidade dos professores de se atualizar, procurando tornar sua disciplina atrativa e pedagogicamente significativa. Neste sentido, o presente projeto teve como objetivo geral, elaborar atividades significativas para um ensino colaborativo nas aulas de língua inglesa, mediado pelo computador. Buscando atingir o objetivo geral, os objetivo específico foram elaborados com o intuito de analisar o comportamento do aluno diante de uma aula tradicional e, diante do ensino mediado pelo computador, levantar as principais vantagens e desvantagens desse ensino além, de avaliar as atividades mediadas pelo computador, destacando as mais eficazes. Como instrumento de ensino foi aplicado um questionário para levantar o perfil dos alunos, no intuito de verificar que contato os alunos têm com o computador, ou que já tiveram. Após a aplicação do questionário foram selecionadas e aplicadas três atividades de língua inglesa, mediada pelo computador. Durante a aplicação foram registrados o comportamento e o envolvimento dos alunos nas atividades. Para um melhor resultado foi elaborado um questionário para ser aplicado ao término das atividades, avaliando, na visão dos alunos, a efetividade das atividades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados coletados apontam se o ensino mediado pelo computador pode auxiliar na aprendizagem. As atividades ainda estão sendo aplicadas, porém já se percebe um envolvimento diferenciado por parte dos alunos e uma exigência na mudança do professor no que se refere a sua postura em sala de aula.

Gêneros discursivos em Aquisição da Escrita

  • Leila Mattos Sombrio, Graduando, leilocasombrio@hotmail.com
  • Leila Mattos Sombrio, Graduando, leilocasombrio@hotmail.com
  • Rosana Mara Koerner, Dr(a), rosanamk@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Gêneros discursivos , Aquisição da Escrita, Letramento

A pesquisa em questão é continuidade de um projeto em andamento (iniciado no ano de 2005). Neste projeto busca-se o resgate do caráter dialógico da linguagem a partir dos gêneros discursivos. A primeira etapa do projeto permitiu confirmar o uso dos gêneros discursivos em sala de aula, no entanto emergiu o questionamento acerca do modo como têm sido trabalhados. Para tanto, a presente pesquisa visou observar a maneira como são propostas atividades com gêneros no processo de aquisição da escrita na escola. As observações de campo e coleta de dados foram realizadas no primeiro semestre da pesquisa, com visitas semanais de duas horas de duração em turmas de alfabetização e séries iniciais de escolas da rede municipal de ensino da cidade de Joinville. A partir desse conjunto de verificações, no segundo semestre, analisou-se os dados coletados, partindo das anotações feitas em sala de aula durante as observações. Um terceiro momento da pesquisa permitiu a construção de uma proposta de ensino visando à melhoria do processo de aquisição da linguagem escrita a partir do trabalho com variados gêneros discursivos. Para isso, elaborou-se uma descrição de diferentes gêneros, explicitando seu conteúdo temático, sua estrutura composicional, seu estilo, sua esfera de circulação e sugeriu-se procedimentos práticos relacionados a cada gênero explorado. Fez-se, para ficar em um exemplo, da revista, uma ferramenta de prática social e não apenas um suporte que serve para recortar palavras (recursos gramaticais, lexicais, fraseológicos). A criação de possibilidades de imersão dos educandos em atividades interativas e sociais, mediadas pelos gêneros, constitui-se portanto como uma indispensável estratégia de acesso ao letramento.

Grafismo infantil

  • Suélen Castilho da Roza, Graduando, suelencrk@hotmail.com
  • Suélen Castilho da Roza, Graduando, suelencrk@hotmail.com
  • Maryahn Koehler Silva, MSc, maryahnk@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Grafismo infantil, Leitura e intretaçao , Artes infantil

Após muito embasamento teórico de autores como Lownfeld, Luquet, Pillar entres outros e orientação das Professoras da área de Psicologia e Artes e estivemos análisando desenhos de crianças de 2 a 7 anos, estudantes do Colégio da Univille, e vendo o quão importante foi este estudo, pois irá auxiliar os profissionais da área da Psicologia, Pedagogia e Artes.
As diversas fases pela qual o desenho da criança passa, os signos ulitilizados por elas enfim através da análise do grafismo infantil é notável o desenvolvimento da criança.

Grafismo Infantil: leitura e interpretação

  • Priscila Assis de Souza, Graduando, priscila_a_souza@hotmail.com
  • Maryahn Koehler Silva, MSc, maryahn@terra.com.br
  • Priscila Assis de Souza, Graduando, priscila_a_souza@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Grafismo infantil, Leitura, Analise

Estágio pré-esquemático - 4 a 6 anos - descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. A criança começa a representar coisas de sua realidade e a exprimir sua fantasia, desenhando vários objetos ou o que imagina deles. A ação é voltada para resultados concretos, maior poder de concentração e intensa formação de conceitos. Mudança dos símbolos da forma em virtude da constante procura dos mesmos.

Levantamento de informações sobre a comunidade bilíngue, português/alemão, em São Bento do Sul, a partir da colonização d município até os dias atuais

  • JOSIANE IARGAS, Graduando, josiane.iargas@univille.net
  • JOSIANE IARGAS, Graduando, josiane.iargas@univille.net
  • Andréa M. Bauer Tamanine, MSc, atamanine@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul/SC, Brasil

Palavras-chave: Bilingüismo, Projeto , Bilingüe

O bilingüismo é um fenômeno lingüístico que se refere ao uso, por uma mesma comunidade de fala, de duas línguas diferentes. É sobre esse fenômeno que se tratou o projeto. O geral da proposta neste ano foi levantar dados sociolingüístico da comunidade bilíngüe luterana a fim de discutir a atitude dos falantes sobre duas línguas. O formulário utilizado observou aspectos relativos aos ambientes religioso, familiar, das amizades, do lazer, entre outros. Os entrevistados foram selecionados em grupos de idosos e jovens. Como principal resultados destacamos a presença do alemão mais fortemente na comunidade investigada, quando comparada aos católicos, mas uma grande ausência nos grupos de jovens. Concluímos que, apesar do uso da língua nos domínios religiosos ser mais intenso, também os luteranos estão chegando ao monolingüismo em língua portuguesa.

Masculinidades e violência doméstica: outras narrativas sobre mulheres em situação de violência (Joinville – 1995/2004).

  • Filipe Ferrari, Graduando, filipe.ferrari@gmail.com
  • Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net
  • Filipe Ferrari, Graduando, filipe.ferrari@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: gênero, masculinidades, violência

A presente pesquisa consiste em mostrar as diferentes narrativas que são observadas sobre a violência doméstica na cidade de Joinville, com ênfase no lado masculino da questão. Foi realizada a análise dos TC´s (Termos Circunstanciados) e IP’s (Inquéritos Policiais) da Delegacia de Proteção à Mulher, Criança e Adolescente de Joinville, além dos Protocolos de Atendimento do Centro de Atendimento à Vítimas de Crimes (CEVIC). Além disso, foram realizadas entrevistas com autores de violência doméstica e funcionários que trabalham nos órgãos supracitados. Será discutido a questão da masculinidade hegemônica (o popular machão), e o novo homem, e como essas duas novas categorias tentam se enquadrar num novo modo de enxergar homens e mulheres enquanto agentes históricos. Vários aspectos contraditórios que englobam a questão de masculinidade e feminilidade foram trabalhados nesta pesquisa. Desta maneira, procura-se contribuir com as análises da historiografia local, apresentando um estudo sobre as diferentes histórias que estão relacionadas à violência doméstica.

No Crepúsculo dos Dias: Histórias do Cotidiano dos Profissionais do Sexo de Joinville (1997-2005).

  • Adriano Francisco Denardi, Graduando, dridenardi@yahoo.com.br
  • Adriano francisco Denardi, Graduando, dridenardi@yahoo.com.br
  • Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Prostituição, Discurso, Cotidiano

O presente trabalho analisou o cotidiano dos profissionais do sexo de Joinville, no intuito de discutir a relações de discriminação, violência e vivência dos profissionais do sexo que trabalham na cidade. Através da utilização da metodologia da História Oral e da pesquisa dos discursos jornalísticos veiculados ao Jornal A Notícia, pretendendo estabelecer um confronto entre o vivido dos profissionais do sexo e o que é exposto pela mídia joinvilense. Nesse sentido, analisamos jornais do período de 1997 a 2005. As entrevistas orais foram realizadas com profissionais do sexo de diversas idades e orientação sexual no decorrer da pesquisa. Para uma melhor visão da população envolvida aplicamos formulários relacionados às práticas cotidianas dos profissionais do sexo, com o auxílio do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – instituição que realiza projetos voltados ao atendimento dos profissionais do sexo de Joinville, através do Projeto Converso, que presta serviços de prevenção e orientação sobre as DST’s e AIDS. A pesquisa foi financiada através dos recursos do FAP/UNIVILLE.

O espaço físico em exposições de arte.

  • Aline Resendes Fernandes, Graduando, alininhagrace@gmail.com
  • Aline Resendes Fernandes, Graduando, alininhagrace@gmail.com
  • Nadja de Carvalho Lamas, Dr(a), nlamas@univille.edu.br

Universidade da Região de Joinville, Univille, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Espaço físico, Arte Contemporânea, Exposição

O presente texto objetiva refletir sobre os espaços físicos das exposições de arte em Santa Catarina, pois se constitui em um sub-projeto da pesquisa intitulada CUREXP, “Curadorias e Exposições: uma análise dos olhares e experiências nos espaços artísticos catarinenses”. A investigação tem como objeto de estudo o espaço físico em qual se localizam as respectivas mostras. A análise enfocou como esse espaço influencia na organização e fruição das obras, podendo contribuir ou não para a disposição adequada das obras que ali se encontram. A metodologia constitui-se da fundamentação teórica e de campo. A primeira se apóia na articulação das teorias da arte visando um estudo que compreenda esse espaço dotado de significação e conceitos, a segunda caracteriza-se pela observação in loco de sua organização e da sua comunicação. O texto refere-se às exposições realizadas e pesquisadas no ano de 2006, com vistas ao seu contínuo objeto de estudo. Dessa forma, foi analisada a exposição individual da artista plástica Amélia Toledo, em Florianópolis, e a coletiva de artistas em Jaraguá do Sul, Perspectiva 2006, ambas ocorridas no ano vigente. Nessas mostras foram observadas, os espaços físicos, a maneira como as obras foram dispostas nesses respectivos espaços, e a influência dos mesmos sobre as obras.

O NEGRO NA REGIÃO DA BAÍA DA BABITONGA:os registros de batismo de filhos de escravosa partir da Lei do Ventre Livre

  • DENILSON B. WESSLING, Graduando, deni_wessling@yahoo.com.br
  • Sandra P. L. de Camargo Guedes, Dr(a), sguedes@netvision.com.br
  • DENILSON B. WESSLING, Graduando, deni_wessling@yahoo.com.br

Univille, Atlas, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Escravidão, Batismo, Ventre Livre

Este trabalho tem como objetivo, apresentar alguns resultados alcançados a respeito da ocupação negra na Região da Baía da Babitonga. Inicialmente está sendo pesquisado o arquivo paroquial da “Freguesia do Senhor Bom Jesus do Paraty” atual cidade de Araquari e da “Freguesia de Nossa Senhora da Graça de São Francisco” atual cidade de São Francisco do Sul. Estão sendo analisadas as certidões de batismo, a partir da Lei do Ventre Livre, que obrigava os proprietários de escravos a fazer o registro dos filhos de escravos que nasciam em sua propriedade e os quais passavam a ser livres. Foram pesquisados 378 registros da cidade de São Francisco do Sul e 278 registros da cidade de Araquari. Além do trabalho nos arquivos, está sendo realizada uma ampla revisão bibliográfica, buscando entender como se deu a escravidão no estado de Santa Catarina e no Brasil, e como se aplicou a lei de 28 de setembro de 1871 na região. O período pesquisado é de 1871 a 1888, ou seja, da criação da lei até a abolição total da escravatura no Brasil. Todos sabem que a escravidão foi um momento marcante na história do Brasil, mas ainda sabemos pouco sobre a situação do negro na região pesquisada, para o que esta pesquisa pretende contribuir.


Apoio / Parcerias: Art. 170/FAP

OCUPAÇÃO DO TERRITORIO CORESPONDENTE A REGIÃO DA BAÍA DA BABITONGA PELAS POPULAÇÕES INDIGENAS: NA ATUALIDADE

  • JÔSE SERPA DA SILVA, Graduando, jose.serpa@univille.net
  • Sandra P. L. de Camargo Guedes, Dr(a), sguedes@netvision.com.br
  • JÔSE SERPA DA SILVA, Graduando, jose.serpa@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Territorio, Ocupação , Indigena

Esta comunicação visa apresentar resultados parciais do trabalho “Ocupação do território correspondente a Região da Baía da Babitonga pelas populações indígenas”, que faz parte da pesquisa “Atlas histórico da Região da Baía da Babitonga”, inserida no Grupo de Pesquisa de História Regional. Para tanto foram analisadas matérias encontradas em jornais do acervo do Arquivo Histórico de Joinville, além de revisão bibliográfica. A temática abordada é extremamente atual e relevante. Nos dias de hoje a ocupação de território pelos indígenas é uma questão de Estado, uma vez que é impossível ignorar a presença do povo guarani na região da baía da Babitonga. Movimentação por parte de proprietários de terrenos que se sentem diretamente prejudicados é latente na tentativa de evitar a demarcação. Assim sendo, o esclarecimento e o “alargamento de mentalidades” a respeito dos grupos guaranis visando respeito e tolerância faz-se necessário.

Apoio / Parcerias: art. 170/FAP-Univille

Processos de avaliação em arte

  • LILIAN TERESINHA WEIBER, Graduando, lilian.teresinha@univille.net
  • Coordenadora Profª Drª Silvia Sell Duarte Pillotto, Dr(a), spillotto@univille.edu.br
  • Letícia Teresinha Coneglian Mognol, MSc, mognol@terra.com.br
  • Josias de Oliveira, Graduando, josias_oliv@hotmail.com
  • LILIAN TERESINHA WEIBER, Graduando, lilian.teresinha@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: avaliação, arte-educação, aprendizagem significativa

Durante o ano de 2006, a pesquisa “PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM ARTE: da Formação Superior ao Ensino Básico” desenvolvida na Univille, teve como objetivo o estudo da fundamentação teórico-conceitual sobre avaliação, com aporte nas produções científicas de HERNANDEZ (1998,2000), PERRENOUD (1999), ESTEBÁN (2003,2005), HOFFMANN (2003), VIANNA (1999) dentre outros, além de seminários e grupos de estudos sobre esse tema. Tal aporte aponta para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda compreende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasadas em exames e provas. O avanço das concepções de avaliação burocrática para a democrática pressupõe reflexões mais amplas sobre a elaboração de conhecimento, novas formas de aprendizagens, processo formativo, entre outros. A organização do espaço/tempo escolar deve estar voltada para a não-fragmentação do modelo disciplinar, com currículo integrado; a escola passa a ser geradora de cultura, as aulas compreendidas como espaços de trabalho e a biblioteca como centro de recursos. O alvo do ensino enfatizando mais o processo que o resultado da aprendizagem, que se torna compreensão e interpretação da realidade. O objetivo geral foi mapear o cenário das práticas avaliativas em arte do ensino superior articuladas ao ensino básico. Quanto ao encaminhamento metodológico da referida pesquisa, desenvolveu-se dois instrumentos, um de observação da ação pedagógica do professor de Artes e outro de entrevista semi-estruturada também com o professor, considerados pré-testes em versão preliminar. As categorias abordadas nesse processo de pesquisa são: conteúdos/conceitos de arte, critérios para avaliação, se os alunos participam da elaboração desses critérios, se a avaliação é tradicional (produto final) ou formadora (processo/produto), julgamentos de valores, dificuldades nos processos de avaliação em arte. A pesquisa irá abranger instituições de ensino das redes públicas municipais, estaduais e particulares. Durante o ano de 2006, a pesquisa “PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM ARTE: da Formação Superior ao Ensino Básico” desenvolvida na Univille, teve como objetivo o estudo da fundamentação teórico-conceitual sobre avaliação.

Processos de avaliação em arte: da formação superior ao ensino básico

  • JOSIAS DE OLIVEIRA, Graduando, josias_oliv@hotmail.com
  • Lilian Teresinha Weiber, Graduando, weiberlilian@ig.com.br
  • Letícia Teresinha Coneglian Mognol, MSc, mognol@terra.com.br
  • Coordenadora: Profª Drª Silvia Sell Duarte Pillotto, Dr(a), spillotto@univille.br
  • JOSIAS DE OLIVEIRA, Graduando, josias_oliv@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: avaliação, arte na educação, aprendizagem significativa

A pesquisa tem como meta investigar os processos de avaliação em quatro Instituições de Ensino Básico de Joinvile cujos professores de Arte sejam alunos egressos da UNIVILLE, bem como professores e alunos do curso de formação. Os critérios para a análise serão: documentos e entrevistas. A abordagem metodológica será qualitativa com foco etnográfico a fim de observar os processos avaliativos em arte. A base conceitual está fundamentada em autores que têm como proposta a avaliação emancipatória e que buscam pesquisar lógicas que correspondam aos avanços dos paradigmas atuais da educação. Compreende-se que avaliação é mais que medida, é uma representação construída e instituída do valor escolar ou intelectual e inscreve-se em uma relação social específica que envolve avaliado e avaliador. A observação formativa permitiria orientar e otimizar as aprendizagens em curso sem a preocupação de classificar, certificar ou selecionar, tendo em vista que observar é construir uma representação mais realista das aprendizagens, de suas condições, de suas potencialidades e de seus mecanismos. O objetivo geral foi mapear o cenário das práticas avaliativas em arte do ensino superior articuladas ao ensino básico. Quanto ao encaminhamento metodológico da referida pesquisa, desenvolveu-se dois instrumentos, um de observação da ação pedagógica do professor de Artes e outro de entrevista semi-estruturada também com o professor, considerados pré-testes em versão preliminar. As categorias abordadas nesse processo de pesquisa são: conteúdos/conceitos de arte, critérios para avaliação, se os alunos participam da elaboração desses critérios, se a avaliação é tradicional (produto final) ou formadora (processo/produto), julgamentos de valores, dificuldades nos processos de avaliação em arte. A pesquisa irá abranger instituições de ensino das redes públicas municipais, estaduais e particulares. Durante o ano de 2006, a pesquisa “PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM ARTE: da Formação Superior ao Ensino Básico” desenvolvida na Univille, teve como objetivo o estudo da fundamentação teórico-conceitual sobre avaliação.

Quando a maternidade é questionada: Histórias de mulheres em situação de aborto na cidade de Joinville (1995-2005)

  • Sara Simas, Graduando, sara.simas@hotmail.com
  • Sara Simas, Graduando, sara.simas@hotmail.com
  • Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: História, Mulheres, Aborto

Este projeto foi desenvolvido a partir de pesquisas na Maternidade Darcy Vargas- MDV, de Joinville, onde contabilizei, a partir dos Livros de Registro de Atendimento, os casos de cirurgia de curetagem atendidos na instituição, que em grande parte se referem a casos de complicação em aborto, entre os anos de 1995 e 2005, analisei alguns protocolos de atendimento de pacientes da maternidade, do mesmo período, e realizei entrevistas orais com profissionais da instituição que tiveram ou têm contato com mulheres vítimas de abortamento. A análise de jornais, especialmente o Jornal A Notícia, de Joinville, também foi uma fonte utilizada pela pesquisa, e foi importante para perceber os discursos correntes em matérias referentes ao aborto, no período de 1997 a 2005. A partir destas fontes foi possível conhecer alguns casos de aborto que aconteceram em Joinville na última década, principalmente os atendidos na Maternidade Darcy Vargas, além de analisar os discursos dos profissionais da saúde e dos jornais sobre a prática do aborto e sobre as mulheres que passam por uma situação de aborto. A partir destes discursos e das memórias de alguns profissionais da saúde foi possível conhecer, também, algumas histórias e experiências de mulheres em situação de aborto em Joinville.

REGISTROS DE CASAMENTO DOS SÉCULOS XIX E XX NO MUNICIPIO DE ARAQUARI.

  • Carolina Martins Sarquis, Graduando, carolsouumadiva@yahoo.com.br
  • Carolina Martins Sarquis, Graduando, carolsouumadiva@yahoo.com.br
  • Eleide Abril Gordon Findlay, MSc, eleidefindlay@brturbo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: casamentos, certidão, Araquari

A temática da pesquisa está relacionada ao projeto intitulado “Ocupação histórica do território correspondente aos municípios de São Francisco do Sul, Araquari e Barra do Sul” sob coordenação da professora Eleide A. G. Findlay. O estudo teve como objetivo levantar os registros de casamento para obtenção de dados essenciais para a análise da formação dos grupos que povoaram a cidade de Araquari. O levantamento da documentação histórica do Centro Diocesano da Igreja Católica de Joinville relativa aos registros de casamento do século XIX, constituiu-se em excelente fonte de dados e, por meio do método da transcrição para fichas dos dados essenciais das informações contidas nos registros, foi possível constatar que a maioria dos casais pertencia a uma faixa etária acima de 24 anos de idade, sem distinção quanto ao gênero. Portanto, a representação social, que ainda hoje é difundida de que, principalmente, as mulheres casavam muito jovens no século passado não foi confirmada pelas informações obtidas pela pesquisa.

[ARTEC] Educação a distância no Curso de Artes Visuais da UNIVILLE: uma perspectiva de consideração intersubjetiva da aprendizagem à distância

  • Salatiel Gugelmin Köhler, Graduando, saladagu@terra.com.br
  • Salatiel Gugelmin Köhler, Graduando, saladagu@terra.com.br
  • Elenir Carmen Morgenstern, MSc, elenir.m@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: ENsino a distância, Artes Visuais, Concepções intersubjetivas

O projeto ARTEC objetiva investigar possibilidades de efetivação da Educação a Distância no curso de Artes Visuais da UNIVILLE por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação disponibilizadas. A metodologia desenvolvida engloba: (1) Pesquisa bibliográfica (2) Investigação legislativa: investigação dos aspectos legais que regulamentam o EAD; (3) Pesquisa de campo; (4) Desenvolvimento de práticas: promoção de palestra envolvendo a temática EAD no Ensino da Arte (com palestrante experiente no assunto); (5) Preparação de material de referência e apoio pedagógico. Os resultados apresentados pelo projeto são (1) em termos de produção e publicação científica: redação e publicação, em revista científica, de artigo sobre os resultados da pesquisa; (2) em termos de investigação bibliográfica: levantamento bibliográfico acerca de teorias e legislação em EAD e produção de documentação; ampliação do acervo da biblioteca mediante solicitação de bibliografias atualizadas envolvendo as temáticas EAD, AVAs e concepções de conhecimento; (3) em termos de contribuição com o departamento de Artes Visuais da UNIVILLE: disponibilização de material de apoio (virtual) para desenvolvimento de práticas de EAD; estímulo e capacitação dos professores para a utilização do AVA disponibilizado pela UNIVILLE.