Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. 1º Concurso interescolar “Gastronomia Univille: meu futuro é aqui!”
  2. A influência da satisfação com o trabalho para a redução do absenteísmo: um estudo comparativo dos setores de lapidação e embalagem em uma empresa do ramo vidraceiro
  3. A PERSONALIZAÇÃO DO CONTEÚDO PARA PÚBLICOS ESPECÍFICOS ATRAVÉS DO PODCAST: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO MEDIAR.
  4. A utilização da Cibercultura no processo de escolha profissional dos estudantes de Ensino Médio.
  5. Alimentação escolar indígena: estudos preliminares do direito humano à alimentação adequada nas comunidades MBYá Guarani de Santa Catarina (Brasil).
  6. Combater o câncer, priorizar a vida: uma proposta multi e interdisciplinar de apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul
  7. Costura Viva: Capacitação profissional e ressocialização de reeducadas do sistema prisional de Joinville
  8. Cultura Alimentar Indígena: as práticas dos povos Mbyá Guarani.
  9. Curso de Operações Logísticas Internacionais
  10. Desenvolvendo competências interpessoais
  11. Empregabilidade e interação do acadêmico com o mercado de trabalho através de projetos de consultoria empresarial.
  12. Estudo da satisfação dos colaboradores do setor administrativo da empresa de Móveis “X” para o levantamento de indicadores de melhoria
  13. Finanças Pessoais - Vamos falar de Educação Financeira?
  14. Geração de conteúdo, informação e publicidade em escolas de Ensino Médio
  15. Identificação da gastronomia tradicional/ local de São Francisco do Sul como potencialidade de atrativo turístico.
  16. Implantação e Operacionalização do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na Univille Campus São Bento do Sul
  17. INDICE DE VARIAÇÃO GERAL DE PREÇOS
  18. Metodologias ativas: práticas e oportunidades envolvendo ensino semipresencial.
  19. O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO SEGMENTO DE EVENTOS NOS DESTINOS TURÍSTICOS: UMA ANÁLISE DA CIDADE DE JOINVILLE/SC NO ANO DE 2018
  20. O uso de tecnologia educacional aberta para a aprendizagem e desenvolvimento do estudante em disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial.
  21. Perfil de liderança e a influência na motivação dos colaboradores: um estudo de caso no setor de embalagem de empresa de grande porte do planalto norte catarinense
  22. Prato Consciente - Otimização de recursos em cozinhas de unidades escolares para redução do desperdício de alimentos e estimulo de práticas alimentares saudáveis
  23. PROJETO JOVENS COZINHEIROS COMO OPORTUNIDADE PROFISSIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
  24. Satisfação dos colaboradores e Clima Organizacional: um estudo de caso em ambiente fabril metal mecânico
  25. VALORIZAÇÃO DAS PROFISSÕES DA ÁREA DA HOSPITALIDADE: O CASO DO PROJETO A BOA MESA

Resumos

1º Concurso interescolar “Gastronomia Univille: meu futuro é aqui!”

  • Luiza Lyle Borba de Souza, Graduando, luizalyle@icloud.com
  • Gabriella Natallia Correa Kerber, E, gabi.kerber@gmail.com
  • Mariana Falcão Leal Brotero Duprat, MSc, mariana.duprat|@univille.br

Palavras-chave: Gastronomia, concurso, ensino médio

Na última década, centenas de programas de televisão relacionados à gastronomia foram produzidos. De acordo com Oshima e colaboradores (2014), na categoria reality show, foram 112 produções até 2014 com diversos públicos e temáticas. Também na internet é cada vez mais frequente o compartilhamento de informações sobre restaurantes, pratos, receitas e experiências culinárias, propiciando a disseminação de produtos e técnicas anteriormente ignorados pelo consumidor. Neste mesmo cenário, dados apontam que mais da metade da população Brasileira está com peso acima do recomendado, sendo 18,9% destes considerados obesos. Há também um aumento da prevalência de doenças como a diabetes e hipertensão (BRASIL, 2016).
Em contrapartida, embora nas últimas décadas o Brasil tenha feito avanços quanto a erradicação da fome, o atual contexto econômico é de retrocesso, apontando para o retorno do país ao Mapa da Fome ainda em 2018 (ONU BRASIL, 2015ª; GTSCA, 2017).

Diante do exposto, o projeto “1º Concurso interescolar “Gastronomia Univille: meu futuro é aqui!” tem como objetivo estimular práticas alimentares saudáveis e sustentáveis desenvolvendo a criatividade e a cooperação entre os estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares de Joinville. Entre os meses de abril e maio foram feitas ações de divulgação do projeto nas 11 escolas particulares e 37 escolas estaduais localizadas em Joinville. A divulgação foi feita através de cartazes afixados nas escolas, e-mail seguido por ligações telefônicas, visitas a escolas particulares e reuniões com diretores das escolas estaduais. No total 13 duplas se inscreveram no concurso. A primeira etapa eliminatória ocorreu em 30 de agosto de 2019 com o tema “cozinha indígena”. Do total de duplas participantes, aproximadamente 61,5% representavam escolas particulares. Nesta etapa foram selecionadas 9 duplas que foram avaliadas por 2 jurados técnicos (1 professor e 1 ex aluno do curso de gastronomia da UNIVILLE) e 1 jurado consumidor. As imagens dos pratos estão sendo compartilhadas via redes sociais para divulgação do projeto. Ainda em 2019 ocorrerão mais 3 etapas eliminatórias com os temas “cozinha afro brasileira”, “cozinha brasileira regional” e “cozinha de Santa Catarina”. A cada nova etapa serão eliminadas 3 duplas participantes, sendo selecionadas 3 para a grande final que acontecerá no dia 29 de novembro de 2019. Espera-se, ao final do projeto, estimular o entendimento sobre a origem dos alimentos e pratos, sobre a importância da alimentação saudável e aumentar a conscientização quanto ao consumo consciente e redução do desperdício, atendendo ao ODS 12.

A influência da satisfação com o trabalho para a redução do absenteísmo: um estudo comparativo dos setores de lapidação e embalagem em uma empresa do ramo vidraceiro

  • Jaqueline Zoellner, Graduando, jaqueline.zoellneer@gmail.com
  • Maria Eduarda Sestren, Graduando, sbsduda@gmail.com
  • Mylena Aparecida Mielke, Graduando, mylenaapmielke@gmail.com
  • Vinicius Luan Liebl, Graduando, luanliebl@gmail.com
  • William Anderson de Souza, Graduando, wasobom@hotmail.com
  • Soraya Juliane da Silva, MSc, soraya.juliane@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Absenteísmo, Satisfação com o trabalho, Gestão de Pessoas

Um dos modos de medir a eficiência e a eficácia das práticas de gestão de pessoas, envolvendo a satisfação com o trabalho dentro de uma empresa, se dá por meio de indicadores diversos, que podem incluir o absenteísmo dos colaboradores. Por definição, o absenteísmo decorre do fato do colaborador estar ausente do ambiente de trabalho, o que gera prejuízos significativos em termos de produtividade organizacional, por exemplo, além de sobrecarga aos demais colaboradores. Dessa forma, é importante entender as causas desse fator dentro de uma organização, tanto quanto é fundamental analisar se existe influência da satisfação do funcionário em seu ambiente de trabalho para que ocorram essas faltas. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar de que forma a satisfação pessoal com o trabalho influencia o absenteísmo nos setores de lapidação e de embalagem de uma empresa do ramo vidraceiro. A escolha por esses dois setores não se deu ao acaso: na empresa em questão, ambos possuem características operacionais equivalentes, números parecidos de trabalhadores, horários idênticos, e ainda assim um apresenta o maior índice de absenteísmo da empresa (lapidação) enquanto o outro possui o menor índice (embalagem). Dessa forma, este estudo de caso envolveu a aplicação de questionário aos 52 profissionais do setor de lapidação e aos 44 do setor de embalagem, sendo avaliados aspectos diversos da satisfação com o trabalho. Os índices de absenteísmo, por sua vez, envolveram dados secundários fornecidos pela área de RH da empresa. A análise dos dados evidenciou pontos relevantes como o estilo de liderança e gestão, oportunidade de crescimento, doenças, sentido do trabalho para a vida de cada um, entre outros, que determinam o porquê de setores tão semelhantes em números de funcionários, cargos, horas trabalhadas e salários, possuírem uma apuração distinta no que se refere ao absenteísmo. Os resultados do estudo apontam a existência de lacunas de contentamento vindas de ambos os setores, porém insatisfações mais sólidas da parte do setor de lapidação, dando destaque às questões que acarretam o descontentamento das duas equipes. Dessa forma, é possível inferir que a satisfação dos profissionais pode ser um fator decisivo nas faltas observadas, devendo ser foco de atenção da gestão organizacional, sob pena de perda de produtividade, competitividade e de talentos humanos.

A PERSONALIZAÇÃO DO CONTEÚDO PARA PÚBLICOS ESPECÍFICOS ATRAVÉS DO PODCAST: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO MEDIAR.

  • Pedro Daniel Martins Brito, Graduando, pedrodaniel.martinsbrito@gmail.com
  • Brian Hagemann, MSc, brian.hagemann@univille.br
  • Mirian Regina Pereira Ribeiro, MSc, mirian.ribeiro@univille.br

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Podcast, midia - educacao, produção de conteudo

O podcasting é um processo de compartilhamento de mídia que surgiu e se expandiu na Internet, onde cada usuário tem uma enorme facilidade para gerar, compartilhar e acessar conteúdo de acordo com suas preferências. Esse cenário cria a necessidade e a oportunidade da personalização do marketing para nichos específicos. O projeto busca através da análise dos ouvintes de podcasting e do estudo de caso do Projeto MEDIAR, avaliar o fenômeno da produção e consumo de programas podcast e compreender como o marketing de conteúdo pode ser direcionado para grupos segmentados de consumidores. Essa pesquisa objetiva contribuir para que publicitários possam compreender o perfil dos ouvintes de programas podcast ao elaborar estratégias de marketing. Foi realizado um comparativo histórico com informações de autores que abordam temas sobre a evolução da Comunicação, o aparecimento de novas mídias e a formação de comunidades virtuais, chegando ao aparecimento dos programas Podcasts; e um comparativo sobre o surgimento, o crescimento e as características desses, com a necessidade e surgimento dos processos de marketing de conteúdo: utilizando livros, artigos e sites. Também foi realizada uma pesquisa exploratória sobre o Projeto MEDIAR, que analisou como a mídia pode ser utilizada como disseminadora de assuntos sociais de cunho educativo, que nesse caso, busca despertar nos estudantes de Ensino Médio, o interesse pela comunicação e conectar a Universidade à sociedade. Posterior à utilização desse método, será aplicada uma pesquisa quantitativa, de cunho descritivo, que será seguida de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, ambos utilizando questionários online como instrumento de coleta de dados. O questionário quantitativo foi aplicado em ambientes no Facebook que reúnem ouvintes e produtores de Podcast: com 1.016.075 pessoas do grupo Podcasters BR e das páginas os três programas podcasts com maior audiência. A fim de captar maior sensibilidade acerca do assunto, também será realizado um questionário de caráter qualitativo exploratório, com uma amostra de 5 produtores de programas podcast e após a gravação das oficinas do projeto MEDIAR, também será aplicado o mesmo questionário à 5 estudantes do Ensino Médio, participantes do projeto. Os benefícios de participar de uma pesquisa científica incluem a contribuição para o desenvolvimento de novas descobertas, que enriquecem e colaboram para o presente e futuros trabalhos de cunho científico, assim como levam o participante a aprimorar sua visão crítica quanto ao assunto trabalhado.

A utilização da Cibercultura no processo de escolha profissional dos estudantes de Ensino Médio.

  • Eliziane Meurer Boing, MSc, elizianemeurer@univille.br
  • Eduardo Silva, MSc, edu.silva@univille.br
  • Soraya Juliane da Silva, MSc, sorayajuliane@univille.br
  • Max Lingoski, Graduando, max_lingoski@hotmail.com
  • Eduarda Milena Baum Filhakoski, Graduando, eduarda.filhakoski@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Cibercultura, Escolha Profissional, Planejamento de Carreira

Apoio / Parcerias: Gerência Regional da Educação do Planalto Norte (25º SDR), por meio das escolas participantes. Colégio da Univille - Campus São Bento do Sul/SC. Todo o público que tem acessa os canais do projeto.

Alimentação escolar indígena: estudos preliminares do direito humano à alimentação adequada nas comunidades MBYá Guarani de Santa Catarina (Brasil).

  • Gabriel Cavalheiro Lessack, Graduando, gabriel.lessack@univille.br
  • Sirlei de Souza, Dr(a), sirlei.souza@univille.br
  • Débora Carolina Fragoso, Graduando, sistence31@gmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: MBYá Guarani, alimentação, cardápio

o relatório do Banco Mundial (2016) mostra que a desigualdade entre a população indígena e não indígena no Brasil aumentou na última década fazendo com que direitos fundamentais fossem violados, tal qual: alimentação adequada, foco desse projeto de pesquisa. Neste contexto, o projeto visa desenvolver uma busca da situação atual da alimentação escolar nas escolas indígenas localizadas na região nordeste de Santa Catarina no que diz respeito aos resgates dos sabores tradicionais da cultura MBYá Guarani bem como as dificuldades diárias apresentadas. A metodologia utilizada baseia-se em materiais bibliográficos, entrevistas dialogadas com os líderes da comunidade, observação in loco e fotos para possibilitar uma aproximação ou um confrontamento dos dados obtidos na pesquisa quantitativa e qualitativa. Essas entrevistas estão fundamentadas nos pontos principais do projeto: cultura e tradição alimentar na aldeia, merenda escolar e cardápio indígena e apoio e incentivo ao acesso à alimentação. Os principais resultados encontrados nesta fase preliminar do projeto vão ao encontro da realidade encontrada em outras localidades indígenas brasileiras quanto ao descaso à população indígena uma vez que o direito à alimentação não é assegurado completamente. Observou-se uma falta de alimentos básicos para a merenda, principalmente adequados a cultura alimentar indígena, por outro lado, uma estocagem excessiva de alimentos ao qual os indígenas não têm o hábito de se alimentar. Nota-se que existe uma expressiva diferença entre o que é estipulado pelo cardápio oficial e os alimentos efetivamente recebidos do Estado pela comunidade, além da quantidade insuficiente devido à falta de atualização mais frequente do Censo. Ao fim da pesquisa, os dados obtidos contribuirão para um maior subsídio aos governos e organizações da sociedade civil no sentido de aportar à estas comunidades escolares indígenas políticas efetivas de direito à alimentação, especialmente, em relação a merenda escolar.

Combater o câncer, priorizar a vida: uma proposta multi e interdisciplinar de apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul

  • Paula Karina Jantsch, Graduando, paulakjantsch@gmail.com
  • Eliziane Meurer Boing, MSc, liziboing@gmail.com
  • Carolina Lisboa Heiden, Graduando, carolinalisboaheiden@yahoo.com
  • Soraya Juliane da Silva, MSc, soraya.juliane@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Prevenção do câncer, Voluntariado, Apoio social

Segundo o INCA, “câncer” é o nome dado ao conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células que, multiplicando-se com relativa rapidez, tendem a ser agressivas e incontroláveis, culminando na formação de tumores malignos que podem se espalhar pelo corpo. O câncer é uma doença que afeta profundamente a vida do paciente, visto comumente como uma enfermidade sinônimo de sofrimento e morte – aliás, é a segunda maior causa de morte no Brasil, com aproximadamente 190.000 óbitos/ano. Há consenso acerca da importância das ações de prevenção contra a doença, perspectivando prevenir, diagnosticar e tratar precocemente, minimizando seus efeitos na população. Diante deste cenário desafiador, instituições públicas e privadas empreendem esforços em processos de prevenção do câncer e de apoio às pessoas que desenvolvem a doença. É o caso da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), entidade privada não governamental, sem fins lucrativos, de finalidade social e filantrópica. Em São Bento do Sul, a RFCC conta com aproximadamente 40 voluntárias e tem como missão “Proporcionar atendimento humanizado nos serviços ofertados, contribuindo para a prevenção do câncer e a melhoria da qualidade de vida”. Neste escopo insere-se o projeto de extensão AURORA3, que objetiva “Contribuir com ações de prevenção e combate ao câncer, bem como de apoio social aos pacientes em tratamento e seus familiares, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul, com base em uma proposta multi e interdisciplinar”. Dentre as metas do projeto consta a realização de ações voltadas à ampla divulgação junto à comunidade são-bentense dos propósitos e ações da RFCC no município. O cumprimento desta meta demandou esforços multidisciplinares, trabalho intenso por parte da equipe do projeto e ampla mobilização da comunidade local e acadêmica. Dentre as ações implementadas, destacam-se a gravação de vídeo institucional, o estabelecimento de parceria com emissora de rádio, a realização de pesquisa sobre filantropia com a comunidade são-bentense, a construção de template de projeto para apresentação a empresas parceiras, dentre outras iniciativas. Como resultados, observa-se que as iniciativas favorecem a compreensão mais acurada por parte da sociedade acerca da abrangência e importância das ações desenvolvidas pela RFCC, contribuindo diretamente para uma postura mais aberta e favorável a cooperar com as causas e ações da instituição. O projeto contribui também para uma formação acadêmica mais humanizada, gerando profissionais mais comprometidos com a sociedade em que atuam.

Apoio / Parcerias: Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul

Costura Viva: Capacitação profissional e ressocialização de reeducadas do sistema prisional de Joinville

  • Beatriz Masarolo Silva, Graduando, beatriz.masarolo@gmail.com
  • Elenir Carmen Morgenstern, Dr(a), elenir.m@gmail.com
  • Valdirene Gruber, MSc, gruber.valdi@gmail.com
  • Rita de Cássia Rothbarth Lorenzi, MSc, rita.lorenzi@gmail.com

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Empreendedorismo, Capacitação profissional e ressocialização, Reeducandas

O presente artigo apresenta o desenvolvimento e resultados parciais do projeto CosturaViva. O projeto CosturaViva iniciou em 2018, desdobrando-se no formato “demanda externa”, atendida pela extensão universitária da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Em 2019 o projeto foi aprovado no Edital Integrado (UNIVILLE), desenvolvendo-se por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão. O referido projeto investe na capacitação profissional e ressocialização de 25 detentas do Presidio Regional de Joinville. O núcleo estruturante desta capacitação encontra-se nos conhecimentos relacionados a produção de moda (por meio da modelagem e costura, em especial, acrescentando-se técnicas de estamparia e serigrafia, para beneficiamento e valorização de tecidos reaproveitados, e saberes referentes a projeto de produto e gráfico) e ao empreendedorismo (por meio do desenvolvimento do perfil empreendedor e de ferramentas de gestão). A relevância do projeto encontra-se, principalmente na necessidade e proeminência da capacitação profissional e ressocialização de mulheres reeducandas do sistema prisional de Joinville. A metodologia, desdobrada de um Metodo Sistêmico que propõe o confronto da pesquisa teórica com a pesquisa prática e estabelece relações do objeto estudado com fatores externos (históricos, sociais, culturais, filosóficos, econômicos), por meio de inserção social junto a uma instituição externa parceira (Presidio Regional de Joinville). Sabe-se dos desafios da ressocialização no sistema penitenciário brasileiro, situação também vivenciada em Joinville. Conforme o site da OAB de Joinville (web, 2018), a maior parte das detentas (44), hoje em Joinville, são presas provisórias (preventivamente), sem condenação, que reclamam por não haver atividades laborais, educacionais ou recreativas, sendo que a rotina diária se resume a descansar, assistir televisão e conversar; um ócio. Conforme a mesma fonte, todas as detentas entrevistadas, informaram que não possuem atividades laborais ou educacionais no local. Algumas expressaram que gostariam de trabalhar e realizar a leitura para remissão da pena. A ‘integração entre ensino, pesquisa e extensão’ é o mote maior das ações do CosturaViva. As oficinas práticas possibilitam o desenvolvimento de estágios dos estudantes da UNIVILLE e aplicações de pesquisas de PIBIC e TCCs, fruto da Graduação em Administração e Design e do Mestrado Profissional em Design.

Apoio / Parcerias: Presídio Regional de Joinville.

Cultura Alimentar Indígena: as práticas dos povos Mbyá Guarani.

  • Débora Carolina Fragoso, Graduando, sistence31@gmail.com
  • Sirlei de Souza, Dr(a), sirlei.souza@univille.br
  • Gabriella Natállia Correa Kerber, E, gabriella.kerber@univille.br
  • Roy Ristow Wippel Schulemburg, Dr(a), roy.schulenburg@univille.br
  • Gabriel Cavalheiro Lessack, Graduando, gabriel.lessack@univille.br
  • Suiany Zimermann Bail, G, suianyzimermann@gmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: MBYá Guarani, Cultura Alimentar, Indígenas

Os Mbya Guarani classificam como comida tradicional (orérembiu – “nossa comida”) as espécies vegetais e animais que foram criadas pelas suas divindades para que possam sobreviver e superar esse mundo, que é uma espécie de prova. O alimento tradicional é o alimento dos deuses e é o alimento bom, saudável e saboroso. Ele não alimenta só o corpo dos Mbya Guarani, mas também as suas almas. Porém, não é só o alimento (ingrediente) que importa para conferir o caráter sagrado para a alimentação Mbya Guarani. As técnicas de cultivo, a estocagem, a distribuição, a preparação, o consumo e até o descarte dos restos alimentares devem ocorrer em conformidade com o que foi ensinado pelos deuses. E isso tudo envolve uma série de regras que, se observadas, propiciam saúde aos Mbya Guarani, possibilitam a transformação em divindades, mantêm a ordem social e as corretas relações com os seres da “natureza” e da “sobrenatureza”. Em outras palavras, a alimentação tradicional confere e mantém a ordem no mundo. A vida dos Mbya Guarani neste mundo, explica Tempass, é uma espécie de prova, que poderá qualificá-los – ou não – para ascender à morada dos deuses e também transformá-los em deuses. Porém, se alimentação correta leva à divindade, a alimentação incorreta pode conduzir à animalidade. Disso decorre outra regra: a perfeição alimentar dos Mbya Guarani implica uma ampla diversidade e um equilíbrio entre os diferentes alimentos. Produzir e consumir um alimento depende de uma série de relações com os seres da natureza e da sobrenatureza. No caso da caça, por exemplo, além da relação com o animal também existe a relação com o espírito controlador do animal. E isso tudo envolve uma série de regras que, se observadas, propiciam saúde aos Mbya Guarani, possibilitam a transformação em divindades, mantêm a ordem social e as corretas relações com os seres da “natureza” e da “sobrenatureza”. Em outras palavras, a alimentação tradicional confere e mantém a ordem no mundo. ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Curso de Operações Logísticas Internacionais

  • César Adriano da Cruz, MSc, cesaradrianocruz@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Logistica, Exportação, Importação

Trata-se de um curso de preparação complementar ao mercado de trabalho para acadêmicos do Curso de Comércio Exterior. Apoia no desenvolvimento de competências em operações administrativas de transporte no comércio internacional, oportunizando conhecer os modais e a infraestrutura de transporte nacional e internacional, desenvolver o pensamento crítico sobre a influência da infraestrutura de transporte nacional e internacional sobre o comércio internacional e preparar para a atuação em funções ligadas a operação de movimentação internacional de mercadorias. Os conteúdos abordados reforçaram o conhecimento sobre os modais e a infraestrutura de transporte nacional e internacional, exploraram as condições de operações logísticas internacionais que influenciam o desempenho e a competitividade no comércio internacional e efetivam uma matriz de soluções de competências para desenvolver soluções para o desenvolvimento do setor. Como resultados tivemos um maior potencial de empregabilidade, excelentes discussões sobre os setores ligados a operação logística internacional e possibilitou uma aceleração na aquisição de conhecimentos. Os 45 encontros realizados ocorreram de março à dezembro, semanalmente, com duração de 1h30min cada encontro. Além da inserção estruturada de conteúdos, o grande interesse e envolvimento dos alunos possibilitou a entrada de assuntos transversal, de palestras técnicas, visitas à Receita Federal (grande interveniente da Logística Internacional) e visitas aos portos de Itapoá e Itajai. Participaram 24 alunos superando a estimativa inicial que era de 20 participantes.

Apoio / Parcerias: Curso de Comércio Exterior

Desenvolvendo competências interpessoais

  • LIANDRA PEREIRA, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • EDINA ELIZANGELA ZELLMER FIETZ, MSc, edina.f@hotmail.com
  • ALANN LOUIS KELICHEK, Graduando, alannsbs@hotmail.com
  • RENAN MUNARO, Graduando, munarorenan@gmail.com
  • SUELI MARIA WEISS RANK, MSc, suelirank@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: competências, relacionamento interpessoal, liderança

O projeto Decie III tem por objetivo:Desenvolver competências interpessoais nos gestores de organizações com e sem fins lucrativos do Planalto Norte Catarinense a fim de melhorar o desempenho e fortalecer lideranças das mesmas. A metodologia utilizada é a realização de TEAIS - Treinamento experiencial ao ar livre sendo que o projeto está sendo reeditado pela terceira vez devido a boa aceitação. Num primeiro momento é feito a divulgação aos nucleados da ACISBS e ACIRNE através de visita e reunião com os gestores. O teal é planejado com base no numero de inscritos e também levando em consideração as competências elencadas pelas empresas participantes. A proposta prevê a realização de dois teais diurnos denominados de básicos e um noturno, denominado de avançado. A pós a realização das atividades ao ar livre é feita a discussão das atividades e vivências realizadas no teal com feedback aos participantes. Na última edição foram 119 participantes de 19 empresas e 8 bolsistas. Os feedback’s sempre são muito positivos pois as pessoas superam seus medos e os obstáculos com garra e determinação. O trabalho em equipe e a persistência também são intensamente trabalhados e isso fica evidente na discussão dos resultados. Outra competência muito exercitada é a comunicação, a empatia e principalmente a melhora do auto-conhecimento. Os alunos da graduação também tem a oportunidade de participar interagindo com o pessoal das empresas o que é importante para a troca de experiência e o desenvolvimento de rede de contatos. O projeto é bastante importante pois ajuda no desenvolvimento dos trabalhadores, supervisores e gerentes da região de forma gratuita bem como dá oportunidade para os acadêmicos desenvolverem competências muito necessárias e exigidas no mercado de trabalho, até porque eles também são funcionários das empresas da região.

Apoio / Parcerias: ACIRNE - RIO NEGRINHO; ACISBS - SÃO bENTO DO SUL

Empregabilidade e interação do acadêmico com o mercado de trabalho através de projetos de consultoria empresarial.

  • João Alceu Ramos Beltrão, MSc, joao.beltrao@univille.br

Palavras-chave: Consultoria, Empreendedorismo, Inovação

1- O projeto FAEG tem como objetivo preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho através da realização de atividades que visam ampliar a visão prática da administração com a capacitação em técnicas de consultoria e diagnóstico organizacional. Também visa desenvolver as características do comportamento empreendedor, bem como a percepção da importância da inovação aplicada as organizações já em operação, mas sobretudo na geração de novos empreendimentos. A metodologia aplicada é o modelo similar ao da empresa júnior e tem como maior objetivo gerar aprendizagem advinda da prática, como contribuição na formação dos acadêmicos. Os resultados de 2018 contemplaram 1.165 pessoas em 13 atividades. Foram realizados cursos e palestras sobre consultoria, diagnóstico, modelos, planos de negócios, marketing, finanças, recursos humanos e operações abertos principalmente aos alunos da administração, economia, contabilidade, comércio exterior, publicidade e propaganda, e também aos demais alunos de diversos cursos da Univille e de outras IES, empresários incubados no Inovaparq, gestores e demais interessados da comunidade. Foram feitas participações em eventos como a Semana da Comunidade (300 visitantes/alunos) e Semana da Administração (200 alunos). Os alunos de todos os cursos da Univille foram convidados a participar de eventos de gestão, inovação e empreendedorismo: Concurso Universitário de Negócios Inovadores Sebrae/SC (182 alunos); Concurso Santander Universidades; Concurso Empreendedorismo Sustentável Isae/FGV; Concurso Belmiro Siqueira e Guerreiro Ramos do CFA, Concurso Renault Experience, entre outros, sendo conquistadas diversas premiações de destaque para alunos, professores e para a Univille. Foram realizados projetos e atendimentos aos alunos, aos incubados do Inovaparq, Joincubo/Secretaria do Bem Estar Social/PMJ, UniJunior/Univali e a empresários da comunidade em consultorias de gestão e de análise da inovação, melhoria e criação de novos negócios. Foram feitas ações de extensão junto a ONGs/projetos sociais e empresas. Foi aplicada na disciplina de Inovação e Sustentabilidade do curso de Administração a proposta das trilhas de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, onde o aluno pode desenvolver ao longo do curso o Tcc seguindo as trilhas de acordo com seu propósito de vida. Foram realizadas atividades de parceria e aproximação com instituições externas: Sebrae, Ajorpemi, Acij e outras Universidades. Foram obtidas premiações: 06 alunos classificados na etapa das ideias (05 de Administração, 1 de Engenharia de Produção; 1 prêmio de terceiro lugar na categoria alunos (1 troféu) e 1 prêmio de primeiro lugar na categoria professor orientador (1 troféu e 1 viagem para Vale do Silício);

Estudo da satisfação dos colaboradores do setor administrativo da empresa de Móveis “X” para o levantamento de indicadores de melhoria

  • Cristiane de Souza, Graduando, crissouza0518@outlook.com
  • Caroline Dutka, Graduando, dutkacarol@gmail.com
  • Daniele Iendras, Graduando, daniiendras@gmail.com
  • Jaqueline Maia, Graduando, jaquemaia2016@gmail.com
  • Soraya Juliane da Silva, MSc, soraya.juliane@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Satisfação dos colaboradores, Pesquisa de Satisfação, Gestão de Pessoas

O presente resumo descreve os resultados de uma pesquisa realizada na empresa Móveis “X”, que teve como objetivo geral investigar o grau de satisfação dos colaboradores da organização, mapeando pontos de melhoria e reportando à empresa os indicadores prioritários de ação para tornar os colaboradores mais satisfeitos. O recorte analítico do estudo envolveu o setor administrativo da empresa, no qual trabalham 20 colaboradores, escolhido pelos índices de desempenho observados. Quanto ao perfil demográfico, os respondentes possuem ensino superior completo ou cursando, possuem mais de seis meses de vínculo com a empresa e idade superior a vinte anos. A pesquisa envolveu a aplicação de questionário composto por 36 perguntas objetivas, aplicadas com escala de Likert de cinco pontos, configurando o estudo como descritivo, de abordagem qualitativa com base em dados quantificados. A análise dos resultados da pesquisa permitiu constatar que para os colaboradores a questão salarial não é o principal quesito motivacional, tendo fatores de relacionamento (com colegas diretos e/ou supervisores) um maior destaque, comparativamente. Observando tais aspectos, verifica-se a necessidade de a organização buscar diferentes formas de motivar seus colaboradores, e consequentemente, aumentar a satisfação dos mesmo e seus desempenhos profissionais. Com a analise dos dados obtidos, pode-se perceber que os respondentes estão satisfeitos em relação às oportunidades oferecidas pela empresa, mas quando questionados sobre a competência do seu supervisor, somente metade dos colaborados concordaram de alguma forma com isto, e na pergunta em que se questionava se gostavam dele (a), obteve-se este mesmo resultado. A comunicação é um fator importante dentro de qualquer organização, ao serem analisadas questões relacionadas a este aspecto na empresa Móveis “X”, notou-se que seus colaboradores não estão muito satisfeitos, pois pouco mais da metade deles acham que a comunicação está sendo falha. Relacionamento entre funcionários é outro ponto que merece atenção dentro da empresa, pois este pode ser um grande fator motivacional. Com os resultados obtidos percebeu-se que o setor da empresa analisada possui um bom clima organizacional, onde questões relacionadas a este assunto obtiveram bons resultados. De modo geral, para além das contribuições até aqui pontuadas, este estudo é significativo por evidenciar a importância de pesquisas de satisfação enquanto ferramentas gerenciais, por permitirem a identificação de pontos positivos e de aspectos de melhoria a serem observados pela empresa.

Finanças Pessoais - Vamos falar de Educação Financeira?

  • Jani Floriano, Dr(a), jani.floriano@gmail.com
  • Katiane Florindo, Graduando, Katiflorindo@gmail.com
  • Bianca Cristine Heinz, Graduando, bianca.heinz99@gmail.com

Palavras-chave: economia, educação financeira , finanças pessoais

O projeto ‘Economia Doméstica’, se encontra no seu 14º ano de atuação trabalhando junto à comunidade com a educação financeira. Neste período foram atendidas mais de 11 mil pessoas com palestras ministradas por acadêmicos de graduação. Ainda, vem possibilitando a divulgação da UNIVILLE junto à comunidade através de entrevistas concedidas aos meios de comunicação, palestras em parcerias com outras entidades e participação em evento. Justifica-se o projeto por entender que todo cidadão necessita de bens e serviços, sendo que o dinheiro é o instrumento de troca na obtenção de tais bens e serviços. Entretanto, a escassez de bens e serviços e de dinheiro, faz com que se tenha necessidade de administrá-lo para atender a uma grande parte dos nossos desejos e necessidades de consumo. Para D’Aquino (2004), o modo como cada um de nós lida com o dinheiro acaba por influenciar a economia do país e que infelizmente, a educação financeira não faz parte do universo educacional familiar e nem mesmo escolar. Na execução do projeto busca-se a prática pedagógica favorável a aprendizagem, pois, ao debruçar-se sobre a realidade para tentar compreendê-la, motiva os acadêmicos quando desafiados a serem inseridos na comunidade. Assim, inseridos nas comunidades, os acadêmicos têm como finalidade a busca pela conscientização do uso do dinheiro, demonstrando os benefícios e facilidades no orçamento familiar, apontando dicas e atitudes do dia-a-dia, visando orientar e disciplinar quanto aos gastos familiares. É assim que o projeto busca a sua realização, pois a relação indivíduo/mundo não é direta, sendo mediada por ferramentas criadas pelo próprio homem. Os acadêmicos contam com material de apoio, orientados e mediados pela coordenadora. Dessa forma, o projeto busca promover a assistência educacional através da transformação no comportamento familiar através da conscientização do planejamento e realização do orçamento, ampliando as oportunidades e o bem-estar. O projeto vem ao encontro do PPC Curso de Economia em relação as atividades de extensão e atendendo aos princípios institucionais. A evidência dessa articulação fica explicita na socialização do conhecimento de finanças pessoais para as comunidades; na inserção comunitária com as parcerias em escolas, centros comunitários e outros; na articulação entre a extensão o ensino nas Disciplinas de Fundamentos de Economia, Economia Monetária e Mercado Financeiro; na articulação entre a extensão a as pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos, em especial, nos trabalhos de conclusão de curso, na participação de eventos científicos; e na prestação de serviços por meio dos cursos, oficinas e palestras.

Geração de conteúdo, informação e publicidade em escolas de Ensino Médio

  • Silvio Simon, Dr(a), simon@univille.br
  • Henrique Arins, MSc, henriquearins@univille.br
  • José Isaías Venera, Dr(a), j.i.venera@gmail.com
  • Akemy Aguiar, Graduando, akemy.aguiar@a2c.com.br
  • Vinicius Martins, Graduando, viniciusadrianomartins@gmail.com
  • Silvio Simão de Matos, Dr(a), simon@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Geração de conteúdo, Informação, Publicidade

O presente projeto procura estimular a interação e a participação de acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda e estudantes do Ensino Médio na produção geração de conteúdos, produção de informação e publicidade. O desenvolvimento das iniciativas envolvem reuniões com as coordenações das escolas, oficinas de geração de conteúdo e informação e de elaboração de comerciais para rádio e televisão (via web). Após as oficinas ocorre o trabalho de campo e a edição dos materiais no laboratório de multimeios da Univille. A geração de conteúdo envolve aspectos relacionados ao perímetro onde a escola de ensino médio esta instalada. Já a parte relacionada a produção de comerciais tem como vinculo empresas próximas a área de atuação das escolas. Ou seja, o cotidiano do estudante esta presente como forma de engajamento e participação. O resultado das iniciativas irá compor um canal via web, onde estarão os vídeos produzidos pelos alunos e também os comerciais, seguindo exemplos de telejornalismo que são feitos via web.

Apoio / Parcerias: Ensino Privado Colégio dos Santos Anjos Ensino Público Escola Estadual Dep. Nagib Zattar Escola Estadual Gov. Celso Ramos Escola Estadual Olavo Bilac Escola Estadual Germano Timm

Identificação da gastronomia tradicional/ local de São Francisco do Sul como potencialidade de atrativo turístico.

  • Gabriela Resende Yamamoto, Graduando, gabi.yamamoto@hotmail.com
  • Gabriella Natallia Correa Kerber, E, gabi.kerber@gmail.com
  • Mariana Falcão Leal Brotero Duprat, MSc, mariana.duprat@univille.br

Palavras-chave: gastronomia, alimento tradicional, turismo

O turismo contemporâneo não mais se baseia apenas em alicerces físicos, ambientes naturais e valores materiais mensuráveis por critérios econômicos, mas na dimensão cultural que possibilita a experimentação de hábitos e tradições culturais, valores intangíveis que podem contribuir para a atração de turistas ao destino, sendo caracterizado como turismo de experiência (TIAGO et al., 2018). A promoção da cadeia de produtos alimentícios locais e pratos tradicionais tem sido estudada como estimuladora de desenvolvimento local e regional, bem como atrativo turístico (YUSOFF et al., 2013). Dentre os destinos turísticos de Santa Catarina, o município de São Francisco do Sul caracteriza-se por possuir atrativos relacionados a seu patrimônio ambiental e grandes potencialidades culturais (SANTOS et al., 2004). Em se tratando do patrimônio imaterial gastronômico, existem lacunas na identificação do mesmo, que podem ser observadas pela ausência na promoção de produtos alimentícios locais e pratos tradicionais tanto nos restaurantes turísticos quanto em festas típicas locais, como a Festilha. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo identificar o produto local e/ou o prato tradicional de São Francisco do Sul, determinando sua potencialidade como atrativo turístico de experiência. Para isso foram aplicados questionários, com perguntas abertas e fechadas, com 316 moradores do município, entre os meses de março e agosto de 2019. Destes, apenas 269 foram considerados válidos devido ao preenchimento incompleto dos demais. Dos respondentes considerados, 58,70% eram do sexo feminino, com idade média de 40 anos. A maior parte dos entrevistados não possuía ensino superior completo (71,75%) e 42,01% possuía ensino médio completo. Quanto à facilidade em determinar o prato típico da região, 65,40% relatou facilidade em determina-lo e 62,45% consideram estes seus pratos mais apreciados. A maior parte dos entrevistados 85,87% compreende a importância a importância da valorização do prato típico para o desenvolvimento regional e para 58,36%, é fácil encontrar estas ofertas em restaurantes do município. O prato mais citado pelos moradores como tradicional foi o pirão em suas diversas variações (d’água, de peixe, com linguiça), mencionado por 65,80% destes, seguido por pratos à base de camarão e a tainha, referidos por 41,26% e 33,09% dos respondentes respectivamente. Estes achados indicam a importância da história do município para sua cultura alimentar. Registros sugerem a existência de 18 engenhos de farinha de mandioca nesta localidade já no século XVIII (BANDEIRA et al., 2017), indicativo da importância desta matéria prima na alimentação local.

Apoio / Parcerias: Secretaria de turismo de São Francisco do Sul

Implantação e Operacionalização do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na Univille Campus São Bento do Sul

  • Regiane Piontkewicz, MSc, rpiontkewicz@gmail.com
  • Edina Elisangela Zellmer Fietz, MSc, edina.f@hotmail.com
  • Neilor Ruckl, MSc, neilor.ruckl@univille.br
  • Vanessa Neves de Oliveira, Graduando, vanessaneves9@gmail.com
  • Samantha Amaral, Graduando, sa.amaral100@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Educação Fiscal, Núcleo de Apoio Contábil Fiscal, Secretaria da Receita Federal do Brasil

A sonegação fiscal, infelizmente, é um fenômeno bastante praticado no Brasil, por isso, faz-se cada vez mais necessária a conscientização tributária da sociedade. Uma das formas de realizar essa conscientização é por meio da educação fiscal, que está rapidamente se tornando uma linha estratégica de negócios das administrações tributárias ao redor do mundo. No Brasil, o NAF é um projeto desenvolvido em cooperação com a Receita Federal do Brasil e seu objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. A universidade oferece um espaço em suas instalações onde estudantes, previamente capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestam atendimento à sociedade. Este projeto tem como objetivo promover a implantação e operacionalização do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na Univille Campus São Bento do Sul para trazer cidadania à comunidade e capacitação diferenciada aos estudantes do curso de Ciências Contábeis, valorizando e promovendo o conhecimento fiscal/tributário por meio da prática. As etapas já realizadas em 2019 foram: assinatura do termo de cooperação entre a UNIVILLE e a SRF; organização do espaço físico e equipamentos para instalação do NAF; realização de treinamento dos estudantes que irão atuar no NAF por meio de palestras e oficinas na plataforma virtual de ensino CuboZ; visita dos envolvidos com o projeto à Delegacia da Receita Federal, em Joinville, para compreensão do funcionamento do órgão; abertura do NAF à comunidade, em setembro, com a prestação de alguns serviços de atendimento gratuito a comunidade de baixa renda sobre questões contábeis e fiscais relacionadas aos tributos administrados pela SRF; organização e participação da Feira das Profissões, na semana da comunidade. Os resultados com a implantação beneficiam: a Receita Federal, por meio da disseminação da educação fiscal e fomento da responsabilidade social; a universidade, pois forma melhores profissionais, com comprometimento social; a sociedade, por meio do acesso gratuito a serviços contábeis e orientação tributária; aos estudantes, pois são mais capacitados para o mercado de trabalho; as empresas que contratam os futuros contadores, pois recebem profissionais mais capacitados.

Apoio / Parcerias: Secretaria da Receita Federal do Brasil

INDICE DE VARIAÇÃO GERAL DE PREÇOS

  • Adalberto Matias Beppler, MSc, ambeppler@univille.edu.br
  • ADALBERTO MATIAS BEPPLER, MSc, ambeppler@univille.edu.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Indice, inflação, preços

O Índice de variação geral de preços (IVGP) é um programa de extensão que vem sendo realizado no município de São Bento do Sul, desde o ano de 1999 com o objetivo de verificar a inflação do município. São realizadas aproximadamente duas mil e quatrocentas tomadas de preço dos mais diversos produtos, como: Produtos alimentícios, produtos de material de higiene e limpeza, acessórios de automóveis, serviços como alfaiataria, preços de combustíveis, passagens de ônibus urbanos, serviços de táxi, vestuários, roupas de cama entre outros. Os preços são aferidos em média em seis estabelecimentos diferentes, cada um e, mês a mês é divulgado para a comunidade são-bentense o resultado da inflação ou deflação em relação ao mês anterior. O índice inflacionário é utilizado pelas empresas e comércio em geral e vem sendo cada ano mais utilizado devido à sua confiabilidade. Os dados são coletados sempre até o dia trinta de cada mês e o prazo par catalogar os dados é o dia dez do mês subsequente. Um parceiro que utiliza esses dados desde o início é a Associação Camercial e Industrial de São bento do Sul - ACISBS. Os dados são também utilizados para compor os índices socioeconômicos do município de São Bento do Sul. O programa contempla bolsas do artigo 170 e 171 para alunos de diversos cursos do Campus, que auxiliam na elaboração de gráficos e divulgação dos dados mensalmente.

Metodologias ativas: práticas e oportunidades envolvendo ensino semipresencial.

  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • Édina Elisangela Zellmer Fietz, MSc, edina.f@hotmail.com
  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@gmail.com
  • Alícia Alves, Graduando, alicia.junioralves@gmail.com
  • Higor Borges, Graduando, higor14borges@gmail.com
  • Eduarda Borges Moretti, Graduando, eduardab.moretti@gmail.com
  • Bruna Lima Vicente, Graduando, brunalimavicentee@gmail.com
  • Ilton Junior Okopny, Graduando, juniorokopnyilton@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Ensino Semipresencial, Práticas Pedagógicas

A gradativa inserção das metodologias ativas nas aulas dos cursos de graduação tem-se destacado no contexto da educação presencial como uma proposta revisada de inovação no ensino, se aplicando também ao contexto da educação a distância (EAD) e semipresencial, à medida em que se sustente em concepções pedagógicas bem direcionadas, considerando intencionalidade e especificidades de cada disciplina e as competências a serem desenvolvidas, as convertendo em um diferencial nesse cenário, agregando qualidade às referidas modalidades de ensino. A utilização criativa dos recursos e ambientes virtuais, a elaboração de atividades desafiadoras são determinantes para a construção de um repertório de competências, habilitando os alunos à tomada de decisão contextualizada e com significado, instrumentalizando para a autodisciplina e para o gerenciamento de sua aprendizagem. Assim, a inovação pedagógica, expressamente nessa proposta focada na concepção de metodologias ativas de aprendizagem sustentada na modalidade de ensino semipresencial, tem por propósito comparar percepções de alunos e professores do ensino superior e que estejam experenciando essa transição na UNIVILLE (a qual recentemente aderiu às aulas em disciplinas semipresenciais, vivenciando o segundo ano de implantação), ultrapassa o âmbito das técnicas, da tecnologia, de recursos e processos, envolve sobremaneira repensar o significado de ensinar e aprender, e da universidade; fornecendo elementos para gradativamente atribuir novos sentidos às aulas e estruturar propostas de formação para professores, compreendendo as escolhas de modelos, instrumentos, metodologias e estratégias, suas concepções sobre a profissão e a universidade alinhados a sua atuação. O processo investigativo da pesquisa baseia-se nos construtos teórico-científicos disponíveis e os dados obtidos até o momento por meio de instrumentos de pesquisa aplicados aos alunos matriculados em disciplinas semipresenciais apontam que um número expressivo deles possui vivências envolvendo metodologias ativas e compreendem os principais benefícios decorrentes dessa adoção. Acreditam que a formação docente e a referenciação em outras experiências pode fortalecer o processo de inovação dos professores, mas que a falta de conhecimentos prévios dos alunos e exigências geradas por essa concepção constituem-se como limitadores da perspectiva. Os referenciais obtidos poderão contribuir para a melhoria e inovação na qualidade do ensino, subsidiando a gestão pedagógica das universidades.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille.

O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO SEGMENTO DE EVENTOS NOS DESTINOS TURÍSTICOS: UMA ANÁLISE DA CIDADE DE JOINVILLE/SC NO ANO DE 2018

  • João Gabriel Miguel Mendonça Cortez, Graduando, joaog.cortez@gmail.com
  • Jani Floriani, Dr(a), jani.floriano@gmail.com
  • Jonathan Lincon Diomário Silva, Graduando, jonathancombo@hotmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: Eventos, Impacto, Joinville

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como o segmento de turismo de negócios e eventos vem se constituindo como um importante agente para o desenvolvimento socioeconômico nos destinos turísticos. Para tanto, o presente trabalho analisa apresenta o resultado daa experiência da cidade de Joinville, através de uma pesquisa em desenvolvimento pela Universidade da Região de Joinville - Univille em parceria com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau aplicada nos maioresem 5 eventos ocorridos na cidade, em 2018. O objetivo da pesquisa é de identificar , através da aplicação de questionários, o perfil socioeconômico dos participantes de eventos na cidade e o impacto na economia local bem como a imagem do destino a partir do olhar do visitante. Para tanto, foi realizada uma abordagem mista (quali e quantitativa) aos participantes de eventos. A abordagem qualitativa se dará deu com a utilização de técnicas apropriadas, sendo estas a realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos atores diretamente envolvidos com a captação e organização de eventos no município, a análise documentos já existentes relacionados ao turismo e aos eventos do município e também a avaliação diagnóstica dos atrativos e equipamentos de Joinville (hospedagem, gastronomia, comércio, transporte urbano, serviço de táxi, sinalização, limpeza pública, atividade noturna, parques, praças e áreas naturais, museus e espaços históricos, entretenimento, local de realização do evento, parques temáticos e lazer). Para a análise do enfoque quantitativo, será foi aplicado um questionário composto de afirmações que busquem identificar os impactos socioeconômicos gerados pelos eventos, bem como o perfil dos participantes do evento no município, sendo aplicados 514 questionários com os participantes dos eventos. A partir da análise dos resultados preliminares da pesquisa, foi possível evidenciar uma maior necessidade de interação entre os participantes dos eventos com atrativos turísticos existentes no destino. Este fator se deu em razão da permanência da maioria dos participantes no local do evento durante toda a sua programação, não permitindo, com isso, que os turistas de eventos pudessem ter uma maior percepção da cidade. Tais observações, evidenciadas nesta pesquisa, são de extrema relevância para balizar o processo de desenvolvimento do segmento de turismo de negócios e eventos nos destinos, uma vez que os resultados de trabalhos de campo similares possibilitam uma maior legitimidade junto à formatação do produto turístico local.

Apoio / Parcerias: FAPESC

O uso de tecnologia educacional aberta para a aprendizagem e desenvolvimento do estudante em disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial.

  • Regiane Piontkewicz, MSc, rpiontkewicz@gmail.com
  • Leonardo Senem, Graduando, leonardo.senem@hotmail.com
  • Daniela Hiller, Graduando, dani.hiller29@gmail.com
  • Ana Paula Abilino, Graduando, anapaulaabilino1@gmail.com
  • Simone Lesnhak Willemann, Dr(a), simone.lesnhak@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Tecnologia educacional, Semipresencial, Aprendizagem

O projeto “O uso de tecnologia educacional aberta para a aprendizagem e desenvolvimento do estudante em disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial” - TEASEMI - tem como objeto o ensino semipresencial da UNIVILLE Campus São Bento do Sul, com foco no uso de tecnologias educacionais gratuitas. O objetivo geral consiste em avaliar a implementação de ferramentas de tecnologia educacional gratuita e metodologias ativas a fim de verificar a evolução na aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis. As etapas do projeto se dividem em: a) pesquisa bibliográfica sobre as metodologias ativas; b) pesquisa documental sobre as tecnologias educacionais gratuitas; c) planejamento das aulas inserindo as tecnologias educacionais gratuitas selecionadas e testadas; d) aplicação de tecnologias educacionais gratuitas em duas disciplinas do curso de Ciências Contábeis da UNIVILLE; e) aplicação de instrumento de avaliação da aprendizagem junto aos estudantes das turmas de primeiro ano do curso participante; f) observação e registro da aprendizagem por meio de diários de campo; h) análise qualitativa dos diários de campo. Com o levantamento e estudo das tecnologias educacionais gratuitas, foram selecionadas as seguintes, para implantação: Infogram, Mindomo, Lumen5, Gobrunch e StoryboardThat. Tais ferramentas foram aplicadas nas aulas online das disciplinas com carga horária semipresencial de Teoria da Contabilidade e Língua Portuguesa. Os resultados prévios sinalizam uma boa aceitação das ferramentas tecnológicas e aumento do interesse dos estudantes para desenvolvimento das atividades. No entanto, quando se trata da interação entre professor e estudantes ou da interação entre os estudantes, em trabalhos em equipe, existem ferramentas mais apropriadas para isso, ou seja, não são todas que promovem essa interação. Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas por si só não garante uma aprendizagem online eficaz, pois para isso é necessária a correta seleção dos materiais que subsidiarão a construção das atividades, como as leituras e vídeos. Adicionalmente, foi possível identificar avaliações bem diferentes entre os estudantes para uma mesma atividade, o que evidencia a importância da existência de competência digital do estudante para um melhor aproveitamento das aulas online.

Perfil de liderança e a influência na motivação dos colaboradores: um estudo de caso no setor de embalagem de empresa de grande porte do planalto norte catarinense

  • Ana Paula Abilino , Graduando, anapaulaabilino1@gmail.com
  • Tatiane Pscheidt, Graduando, tatiponyo@gmail.com
  • Andressa Ferreira Marks, Graduando, andressaferreiramarks@gmail.com
  • Larissa Roepke, Graduando, larissa_roepke@hotmail.com
  • Soraya Juliane da Silva, MSc, soraya.juliane@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Perfil do Líder, Motivação, Gestão de Pessoas

Para o bom funcionamento de uma organização, a maioria das empresas forma equipes, compostas pelos colaboradores e por uma figura de liderança. Esse líder fica responsável por coordenar as funções daquelas pessoas e mantê-las motivadas, sempre com o objetivo de alcançar as metas e bons resultados para empresa. Ser um líder de equipe em uma organização vai muito além do bom relacionamento com os colaboradores, pois existem diferentes perfis de funcionários e é preciso agir com muita percepção para conseguir desenvolver o potencial de cada integrante da sua equipe, a motivação para cada um deve ser trabalhada do jeito certo pelo líder, ele deve fazer com que o colaborador sinta-se importante dentro da organização, para que esse colaborador dê o seu máximo na realização das atividades e, dentre outros aspectos, produza mais. Assim, o objetivo deste artigo consiste em analisar de que forma o perfil do líder influencia a motivação dos colaboradores, tendo como contexto empírico o setor de embalagem de uma empresa de grande porte localizada no planalto norte catarinense. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo, fundamentado em dados quantificados, é descritiva e foi realizada a partir de um levantamento com 20 colaboradores do mencionado setor, que responderam a um questionário estruturado elaborado com base em Souza (2017). O instrumento de coleta de dados envolveu questões sobre o perfil do líder do setor em estudo (autocrático, democrático, liberal), bem como aspectos motivacionais dos respondentes. A análise dos dados evidenciou que o gestor da equipe apresenta características de um líder democrático, que delega funções, mas em contrapartida dá aos colaboradores o poder de o fazer de seu modo, desde que cheguem ao objetivo proposto. O líder gera também aos colaboradores um ambiente agradável, aonde os mesmos sentem-se ouvidos e valorizados, auxiliando assim na motivação. Desta forma destaca-se que um bom líder sabe explorar as potencialidades de cada colaborador e respeita as limitações de cada um gerando a satisfação profissional do indivíduo em relação ao ambiente de trabalho, seu bem-estar e qualidade de vida, assim é possível alcançar mais sucesso, deixando o ambiente de trabalho harmonioso no que diz respeito às relações humanas. Afinal as organizações podem ter líderes e chefes, sendo que neste sentido muitas pessoas pensam que os dois tem apenas o papel de mandar, mas o papel dos mesmos não se remete apenas a isso.

Prato Consciente - Otimização de recursos em cozinhas de unidades escolares para redução do desperdício de alimentos e estimulo de práticas alimentares saudáveis

  • Enzo Mendivil Meira, Graduando, enzo.mira.mendivil@gmail.com
  • Gabriella Natallia Correa Kerber, E, gabi.kerber@gmail.com
  • Mariana Falcão Leal Brotero Duprat, MSc, mariana.duprat@univille.br

Palavras-chave: Alimentação escolar, desperdício de alimentos, nutrição infantil

Embora nas últimas décadas o Brasil tenha feito avanços quanto a erradicação da fome, o atual contexto econômico é de retrocesso, apontando para o retorno do país ao Mapa da Fome (ONU BRASIL, 2015ª; GTSCA, 2017). Neste contexto, Políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visa garantir a segurança alimentar e nutricional a todos os estudantes do Brasil, devem ser fortalecidas (GUERRA et al., 2018). No entanto, os benefícios nutricionais resultantes da ingestão da merenda escolar nem sempre são garantidos, visto que o desperdício de alimentos pode ser elevado (MARTINS, 2014).
Diante do exposto, este projeto tem como objetivo promover a redução do desperdício de alimentos e estímulo de práticas alimentares saudáveis em centros de educação infantil de turno integral do município de Joinville. Para isso foram realizadas reuniões com as nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar que definiram, em conjunto à Secretaria da Educação do Município, unidades escolares que participariam do projeto e as merendeiras que seriam capacitadas. Também foi realizada reunião com os diretores das unidades escolares para apresentação do projeto. A fase inicial, de amostragem, ocorreu entre fevereiro e abril de 2019.

Entre os meses de maio e junho foram realizadas visitas nas cozinhas das unidades escolares para diagnóstico da situação de desperdício e da oferta de alimentos a crianças. A partir dos dados coletados foram planejadas oficinas de capacitação com as merendeiras, cujos nomes também foram encaminhados pela Secretaria da Educação de Joinville. Duas oficinas de capacitação, com carga horária total de 60 horas foram oferecidas nos meses de junho e agosto e há uma terceira turma em andamento no mês de setembro de 2019. A quarta e última turma do projeto será capacitada no mês de outubro. Nos meses de visitas para acompanhamento verificou-se que são realizadas modificações no cardápio proposto pela nutricionista, geralmente por falta de matéria prima. Estas modificações, no entanto, são sempre monitoradas pelas nutricionistas da Secretaria da Educação. As maiores modificações do período foram em relação às proteínas e às frutas. Os principais alimentos rejeitados pelos estudantes, de acordo com as merendeiras, são arroz integral, aveia, berinjela, canjica, lentilha e sucrilhos sem açúcar. Durante as oficinas de capacitação foram demonstradas receitas com a utilização destes ingredientes com o intuito de torná-los mais palatáveis, sem reduzir seu valor nutricional. Desta forma espera-se contribuir para a redução do desperdício nas unidades escolares e melhorar a ingesta de nutrientes dos estudantes.

Apoio / Parcerias: Secretaria da Educação de Joinville

PROJETO JOVENS COZINHEIROS COMO OPORTUNIDADE PROFISSIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Suéli Camargo, Graduando, suelic497@gmail.com
  • Mariana Falcão Leal Brotero Duprat , MSc, mariana.duprat@univille.br
  • Gabriella Natállia Correa Kerber, E, gabriella.kerber@univille.br
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br

Palavras-chave: qualificação profissional, gastronomia, ensino médio

A cada dia é mais crescente a exigência por competência e capacidade de aprendizado da sociedade como um todo. Onde antes era valorizado o simples domínio das habilidades e disposição de acatar ordens, hoje se busca uma ampla formação profissional. Ao trabalhador não é mais suficiente somente fazer; é preciso que passe a conhecer e, sobretudo, 'saber aprender', desenvolver o raciocínio lógico e a iniciativa, requisitos essenciais para o desempenho profissional no mercado de trabalho. Na área dos serviços de alimentação, no mundo observa-se desde o início dos anos 2000 a proliferação de escolas, faculdades, cursos técnicos dedicados a formação de profissionais do ramo. Isso se deve aos avanços tecnológicos do setor, à produção mais diversificada de alimentos e à sofisticação da distribuição, do armazenamento e da elaboração de pratos para um consumidor que, cada vez mais, vem realizando suas refeições fora de casa e exigindo maior qualidade nas mesmas. Segundo o, o trabalho educativo visa mobilizar todas as pessoas de uma comunidade para sua participação ativa e consciente na busca de soluções para os problemas que se fazem sentir. Diante da necessidade de pessoas mais capacitadas para o desempenho dessas atividades frente as demandas profissionais existentes no mercado, o projeto jovens cozinheiros objetiva organizar uma abordagem de introdução à formação de cozinheiro, qualificando-os para o mercado de trabalho, de forma que o jovens recém contratado tenha noção do que se faz na cozinha de um restaurante, além de ser um espaço para descoberta de habilidades na área gastronômica. Tal projeto possibilitará uma maior observação dos jovens de ensino médio quanto ao mercado profissional de gastronomia, servindo, desta forma, como meio de orientação vocacional para o setor da hospitalidade.O projeto também proporcionará aos acadêmicos bolsistas uma maior vivência prática dos conteúdos trabalhados no currículo do curso, além de promover as relações interpessoais dos discentes com o público externo envolvido no projeto. Projeto se caracteriza como uma importante ação para a formação de jovens matriculados no ensino médio de Joinville, integrando estes jovens ao mercado de trabalho, através da parceria estabelecida com o Sindicato patronal da área, bem como proporcionando-lhes uma formação de qualidade em um espaço universitário. A oportunidade do convívio dos estudantes do ensino médio em um ambiente universitário, da mesma forma, servirá como um estímulo à continuidade dos estudos no âmbito da graduação.

Apoio / Parcerias: ODS 08: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos

Satisfação dos colaboradores e Clima Organizacional: um estudo de caso em ambiente fabril metal mecânico

  • Alisson Naderer , Graduando, alissonnaderer@yahoo.com.br
  • Cleisson Bitencourt , Graduando, cleissonbitencourt@yahoo.com.br
  • Guilherme Eiselt , Graduando, guilherme.eiselt@hotmail.com
  • Vitor Ritzmann , Graduando, vitorritzmann99@gmail.com
  • Soraya Juliane da Silva, MSc, soraya.juliane@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Clima Organizacional, Condições de Trabalho, Gestão de Pessoas

A satisfação dos colaboradores, e suas influências para o clima organizacional, têm despertado o interesse de gestores e de pesquisadores, dada a relevância que o tema possui. Dentre os reflexos do clima organizacional, por exemplo, incluem-se questões como produtividade, rotatividade, engajamento e motivação (FERREIRA, 2003; ANDRADE, 2004; ROBBINS, 2006). Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o clima organizacional de uma empresa do ramo metal mecânico, a fim de identificar possibilidades de melhoria nos processos de gestão organizacional envolvidos. A pesquisa se configura como descritiva, com abordagem qualitativa fundamentada em dados quantificados. O instrumento de coleta de dados foi adaptado de Barbosa (2017), sendo composto por 38 questões a serem respondidas em escala Likert de cinco pontos, divididas em dez categorias de análise: (i) autonomia; (ii) quantidade e qualidade de trabalho; (iii) realização profissional; (iv) responsabilidade; (v) comunicação; (vi) remuneração e benefícios; (vii) relacionamento com a chefia e colegas; (viii) treinamento e desenvolvimento; (ix) imagem da empresa e (x) condições de trabalho. O questionário foi aplicado a um total de 42 colaboradores da empresa em estudo, caracterizando o estudo como censitário. Os dados coletados foram tabulados e analisados com o suporte de estatística descritiva, sobretudo por meio do cálculo da média dos itens e indicadores. A análise dos dados evidenciou como aspecto deficitário da empresa a baixa autonomia dos colaboradores, reforçada por problemas no fluxo de comunicação, constatando-se que os respondentes se sentem excluídos dos processos decisórios e também reconhecem falhas na interação direta com o líder e nos debates em equipe. Os participantes sinalizaram preocupações com a qualidade dos produtos que produzem, justificando tal apreensão por pretensões de construção de carreira e de acesso a cargos que envolvam maiores responsabilidades. Quanto à remuneração, os colaboradores indicaram valorizar os benefícios disponibilizados pela empresa, ao mesmo tempo em que consideraram baixo o salário pago para a função que exercem. Como fatores positivos do clima organizacional, o estudo evidenciou que os colaboradores reconhecem a importância do treinamento e desenvolvimento para o exercício de suas atividades. As condições do ambiente de trabalho foram consideradas satisfatórias, e destaca-se a estima e imagem positiva nutrida pelos respondentes em relação à empresa, algo que pode ser considerado altamente favorável ao cotidiano laboral. Desta forma, os resultados apontam para a importância da pesquisa de clima organizacional como ferramenta de gestão de pessoas, permitindo que aspectos favoráveis e deficitários sejam mapeados, subsidiando assim processos decisórios.

VALORIZAÇÃO DAS PROFISSÕES DA ÁREA DA HOSPITALIDADE: O CASO DO PROJETO A BOA MESA

  • Lucas Pereira da Costa, Graduando, miguel.ecogastronomia@gmail.com
  • Yoná da Silva Dalonso, Dr(a), yona.dalonso@univille.br
  • Miguel Leiria, E, miguel.ecogastronomia@gmail.com
  • José Luis de Oliveira, Graduando, joseluis.oliveira97@gmail.com
  • Henrique Budal Arins, MSc, henriquearins@univille.br

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Hospitalidade, Profissionalização, Garçom

No Brasil o setor que mais emprega analfabetos é o setor de serviços, mas existe uma tendência mundial de diminuição da oferta de trabalho para os analfabetos, principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico, a maior quantidade de pessoas empregadas em serviços é a que tem escolaridade até o 2º grau. Considerada uma das atividades que mais emprega no mundo, o turismo, apresenta o potencial de trazer o desenvolvimento sustentável às comunidades e países nos quais opera, apesar do turismo completamente sustentável ser um mito; o que é possível é torná-lo sustentável. Como visto, pelo fato do Brasil ser um país onde a natureza ainda é abundante, a preocupação com o meio ambiente existe, mas não é prioritária; já a preocupação em diminuir os desequilíbrios sociais, essa sim, torna-se prioritária. O problema social do país é complexo, então, o projeto promove condições do indivíduo em se integrar socialmente, melhorar sua condição de vida através de esforço próprio com melhor preparo e nível educacional e maior grau de empregabilidade. A educação, por si só, não gera emprego, mas é fundamental para fixar o indivíduo em seu local de trabalho e favorecer sua inserção social no mundo da produção. Neste sentido, o presente trabalho elucida as práticas de extensão universitária aplicada ao setor da hospitalidade da cidade de Joinville com o desenvolvimento do projeto “A Boa Mesa: formação continuada para garçons. Caracteriza-se como um meio qualificação no setor de serviços na cidade de Joinville, especificamente na função de garçom, uma vez que a grande parcela dos trabalhadores atuante na área possui um baixo nível de formação específica, haja vista que a mão-de-obra disponível na cidade para o setor da hospitalidade são profissionais remanescentes do setor industrial de Joinville, possuindo, assim, limitações no desempenho das funções específicas para a profissão, bem como nas relações interpessoais com os cliente. Por meio do desenvolvimento do projeto, é possível identificar a conduta hospitaleira em serviços nos garçons, desenvolver habilidades técnicas de serviços, bem como qualificar os garçons participantes do projeto para o serviço de Sala e Bar e suas modalidades, por meio da aplicação da metodologia proposta pelo projeto Como resultado, o projeto possibilita uma maior interação entre os trabalhadores e profissionais do segmento turístico com a comunidade acadêmica, através do desenvolvimento das atividades previstas no projeto, gerando, com isso, uma melhoria no processo de formação e qualificação profissional para a profissão de garçom.

Apoio / Parcerias: Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento de Joinville / CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville