Área 03 - Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes

Índice

  1. “AS NOVAS ALTERAÇÕES NA LEI PELÉ E SUAS IMPLICAÇÕES NO MEIO JUS-DESPORTIVO”
  2. "Se foi viajar, por que não volta?": A morte na Literatura Infantil Juvenil
  3. A 7a bienal do mercosul e o artista como ator social
  4. A evolução do setor metalmecânico na cidade de Joinville e sua relação com a inovação
  5. A jornada em “the wife’s lament”: do inglês antigo ao português
  6. A Pena de Morte no Cinema
  7. A produção de artigos científicos pelos professores da Univille campus São Bento do Sul
  8. A visão da imprensa em relação ao acesso à terra no nordeste catarinense no período Imperial
  9. Bienal Além da Crise: Discurso Curatorial
  10. Cineducação
  11. Educação ambiental e sensibilização para desvelar as representações do patrimônio histórico, sociocultural e ambiental: uma contribuição para o processo educativo
  12. Em busca do tempo ensinado: da prescrição à recontextualização do ensino de história em Joinville durante a Campanha de Nacionalização
  13. O conceito de espaço em Milton Santos e Maurice Halbwachs.
  14. O perfil do acadêmico de último ano dos cursos de licenciatura da univille
  15. O uso de diários de leitura em escolas
  16. Para além da alfabetização: reflexões a partir da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil
  17. Salas de apoio: sentidos atribuídos pela família
  18. Trajetórias de letramento na formação inicial de acadêmicos do curso de letras
  19. “Instrumentalização para professores da rede publica estadual de ensino em Joinville –SC acerca do Transtorno por Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”

Resumos

“AS NOVAS ALTERAÇÕES NA LEI PELÉ E SUAS IMPLICAÇÕES NO MEIO JUS-DESPORTIVO”

  • FELIPE BERTASSO TOBAR, Graduando, felipe.tobar@univille.br
  • Jaidette Farias Klug, MSc, jklug@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: DESPORTO, ATLETAS, CLUBES

Em setembro do ano passado entrou em vigor a Lei 12.395/2011, responsável pela alteração de 51% dos dispositivos originários da principal lex sportiva pátria, a Lei Pelé. Envolta de interesses, sobretudo dos grandes clubes do futebol brasileiro, a lei ainda carece de regulamentação, fator que vem causando enorme incerteza dentre os operadores jusdesportivos, os quais, por conseguinte, nos últimos dois anos, intensificaram a realização de congressos para discussão dos efeitos esperados. Nesse particular, como resultado imediato do presente projeto, contribui na condição de organizador e palestrante dos primeiros eventos de Direito Desportivo realizados nessa Universidade, respectivamente, o “I Seminário Catarinense de Direito Desportivo” e o “I Encontro de Direito Desportivo de Joinville” que juntos receberam a presença de mais de 350 pessoas entre acadêmicos e advogados. Destarte, inserido nesse cenário, com o apoio da mais balizada doutrina e da mais moderna jurisprudência, esse projeto pretendeu, a partir de um delineamento histórico da legislação esportiva no País, demonstrar ademais da importância da Lei Pelé na regulação das relações entre os sujeitos desportivos, as principais mudanças advindas com o diploma legal em questão. Nesse trilhar, denotou-se a inserção de pontos inéditos e controvertidos no vigente texto legal, tais como a criação das cláusulas indenizatórias e compensatórias desportivas nos contratos de trabalho dos atletas profissionais, em substituição à cláusula penal e à multa regulada pelo art. 479 da CLT; criação de seguro de vida para atletas; possibilidade de rescisão do contrato de empréstimo caso o clube cessionário atrase o pagamento salarial por mais de 2 meses; regulamentação do direito de arena reduzindo o percentual de 20% para 5% devido pelos clubes aos atletas; decretação da natureza jurídica indenizatória do direito de imagem além dos requisitos necessários para as entidades de prática desportiva receberem da Confederação Brasileira de Futebol a chancela de “clubes formadores”. Outrossim, foi possível perceber a grande influência do órgão máximo do futebol mundial (FIFA), notadamente no que se refere a criação de restrições às atividades dos agentes de futebol junto aos atletas em idade inferior à 18 anos, como também pelo acolhimento dos institutos denominados “mecanismo de solidariedade e compensação por formação” que existiam apenas para transferências internacionais. Por derradeiro, concluiu-se ser de fundamental importância a fiscalização por parte do Poder Público e das respectivas Confederações para efetiva aplicação de uma lei que certamente pretendeu contribuir para o maior avanço já visto na história da evolução esportiva nacional.

"Se foi viajar, por que não volta?": A morte na Literatura Infantil Juvenil

  • ANA PAULA KINAS TAVARES, G, anatavares@univille.br
  • Sueli de Souza Cagneti, Dr(a), brasil.italia@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Morte, Literatura Infantil Juvenil, Contemporaneidade

A morte ainda é um tabu, mesmo na sociedade contemporânea muitos dos adultos a temem e veem o assunto como algo negativo, repulsivo. Escondem das crianças ou respondem a suas dúvidas com subjetivas explicações de caráter eufêmico ou religioso. Sabe-se, no entanto, que lidar bem com a finitude de tudo que é vivo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a formação da personalidade do indivíduo. Sêneca na época de Cristo, já dizia “Vive mal quem não sabe morrer bem”; no século XVI, Montaigne foi além, defendia que saber morrer é uma forma de se libertar de toda sujeição e imposição. Este trabalho, portanto, apoia-se nesta necessidade humana – da qual a criança é bastante privada –, e, fundamentado em estudos de Clarice Lottermann, Wilma da Costa Torres, Vera Teixeira de Aguiar, entre outros teóricos da literatura e da psicologia, leva em consideração o desenvolvimento infantil e o processo histórico da literatura infantil para alcançar o propósito de divulgar as análises e a categorização dos exemplares contemporâneos da Literatura Infantil Juvenil mundial, entre as mais de 50 obras lidas, em que a morte finalmente ganha uma abordagem construtiva, a fim de que haja mais produções acerca deste importante tema, ainda pouco explorada. Acredita-se que são obras como: “Vó Nana”, “Vô, eu sei domar abelhas” e “Apenas um curumim”, em que personagens crianças buscam lidar com a finitude da vida ao vivenciar o falecimento de um idoso; ou “O meu amigo pintor” e “Branca como leite, vermelha como sangue” em que a compreensão da morte se dá a partir de um amigo; ou até mesmo da mãe, em “Andar duas luas”; que poderão auxiliar no favorecimento da naturalização e desmistificação da morte, especialmente para as crianças que tanto necessitam de uma boa (re)conceituação do acontecimento da morte, pois esta deve ser vista como parte constitutiva da vida e definidora da condição humana.

A 7a bienal do mercosul e o artista como ator social

  • ANA PAULA DE OLIVEIRA, Graduando, anapaulaoliveira@univille.br
  • Nadja de Carvalho Lamas , Dr(a), nadja.carvalho@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: curadoria , análise de discurso , bienal do mercosul

O presente texto trata de pesquisa vinculada ao projeto ARTEME Discurso Curatorial e as possíveis influências sobre a produção artística emergente em Joinville e Florianópolis que visa averiguar a repercussão das grandes bienais de arte do Sul do país sobre os trabalhos de artistas emergentes de Joinville e Florianópolis. A base teórica advêm da Análise de Discurso de M. Pêcheux e os textos de Eni P. Orlandi. A pesquisa tem como objetivo analisar os conceitos curadorias da 7ª bienal do Mercosul. Parte-se do pressuposto de que a proposta curatorial é que define a escolha das obras que serão expostas, o espaço de exposição e sua influência nas possíveis formas de leitura das mesmas. A Bienal do Mercosul é um evento de grande dimensão e é uma referência para artistas, professores de arte e alunos tanto do ensino fundamental como de níveis mais avançados. Esta amostra contribui também para a compreensão da arte contemporânea pelo público em geral. A pesquisa é de natureza bibliográfica e parte das teorias de análise de discurso com enfoque artístico, após o levantamento bibliográfico e virtual sobre a 7ª bienal do Mercosul, fez-se o embasamento teórico, quando então iniciou as análises, na qual estão sendo estudados os textos curatoriais da referida amostra. Em seguida será realizada uma análise comparativa dos discursos desta com os textos curatoriais da 8ª bienal do Mercosul. Em primeira instancia, verificou-se que os textos curatoriais da 7ª bienal do Mercosul “grito e escuta”, mostram o artista no contexto social urbano, ele é visto como “ator social” portanto, é aquele indivíduo que pratica uma ação, e que a faz na sociedade em que vive. Este é o principal ponto desta bienal o artista como “ator social”, ser que capta e interpreta seu tempo, sua sociedade e as vezes antecipa um futuro ou um tendência, meu objetivo a partir desta, é observar e analisar como os textos curatoriais mostram este “ator social”. A presente pesquisa se encontra em fase inicial, portanto ainda não se tem uma conclusão definitiva a pergunta a ser respondida posteriormente é: Como essas visões da arte contemporânea são compreendidas e qual influencia tem sobre os artistas emergentes? Os resultados serão transformados em artigos científicos e formarão a base para outra investigação.

A evolução do setor metalmecânico na cidade de Joinville e sua relação com a inovação

  • JAMES RUAN LANGE, Graduando, james.lange@univille.br
  • Gelta Madalena Jonck Pedroso, Dr(a), geltape@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Setor metalmecânico, inovação, aglomerados industriais

Estudo exploratório e descritivo tendo como foco o setor metalmecânico e sua relação com processos de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Joinville. Em 2010, com aproximadamente 515 mil habitantes, Joinville apresentava uma quantidade superior a 20 mil empresas que geraram um produto interno bruto na ordem de 13,3 bilhões de reais, ocupando a 32º posição no ranking nacional. Identificar a evolução ocorrida no setor metalmecânico e compreender a relação com o desenvolvimento de pesquisas que tenham originado inovações é o objetivo deste estudo. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se identificar inicialmente o aglomerado industrial existente na cidade e as várias denominações recebidas, como: polos industriais, clusters ou arranjos produtivos locais (APLs), aplicou-se o quociente locacional como forma de identificar algumas das características principais da estrutura industrial local. Na sequencia estabeleceu-se a relação dos aglomerados industriais e do grau de colaboração entre as empresas, os governos e as instituições de pesquisa com o desenvolvimento de inovações. Ainda em se tratando das inovações, buscou-se por meio de pesquisa bibliográfica enumerar as principais características dos produtos e processos inovadores, seus agentes e os indicadores utilizados para mensurá-la. Constatou-se que muitos termos técnicos são utilizados indistintamente para definir os aglomerados industriais, não levando em consideração os diversos níveis de colaboração entre os agentes, fator determinante para diferenciar os aglomerados. Observou-se também que, alguns autores criticam as duas principais formas de mensurar a inovação dentro das organizações: a contagem do número de criações intelectuais registradas – as patentes e, o percentual do faturamento investido em pesquisa e desenvolvimento. Diante dos dados levantados, conclui-se que a proximidade geográfica entre as firmas de uma determinada região acabam por criar interdependência entre elas. A compreensão desta relação e sua conexão com a formação profissional desenvolvida pelas universidades e cursos técnicos é fator determinante para o ganho de eficiência e competitividade das empresas e sua diferenciação em relação às localizadas nas demais regiões. Já a identificação dos principais aglomerados industriais auxiliará na definição de quais devem ser alvo de políticas governamentais voltadas ao desenvolvimento regional e assim atrair investimentos públicos e privados.

A jornada em “the wife’s lament”: do inglês antigo ao português

  • RAFAEL SILVA FOUTO, Graduando, rafael.fouto@univille.br
  • Marly Krüger de Pesce, MSc, marly.kruger@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Tradução, Inglês Antigo, Literatura

A literatura é uma das manifestações humanas que representa a cultura e a sociedade em que foi produzida, e ter acesso à produção literária de tempos remotos pode ajudar a compreender como nossa forma de organização social ocorreu. Esta pesquisa buscou produzir uma tradução do poema anglo-saxão “The Wife’s Lament” para o português. Este poema é sobre os sentimentos de uma mulher ao ver-se separada da pessoa que ama, narrando sua trajetória até o estado atual que se encontra. Para realizar a tradução, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, visando produzir uma tradução comentada do poema estudado. Através de diversas fontes, foi procurado o embasamento teórico e prático necessário para a produção dessa tradução, que perpassou aspectos históricos, sociais, métricos e semânticos do período em que foi criado. Realizou-se um levantamento e análise bibliográfica e digital das traduções em inglês feitas até o momento do poema, visando verificar de que maneira e com qual grau de variação foram realizadas as mesmas, possibilitando construir diferentes leituras da obra e compreensão maior da adaptação da mesma a uma língua moderna. Após essa análise, iniciou-se o processo de tradução para o português, que consistiu em duas etapas: inicialmente uma tradução semântica literal, produzindo a estrutura base para, em uma segunda etapa, ser feita uma adaptação estética, com o objetivo de reproduzir da maneira mais próxima possível as características do poema original e dar uma função comunicativa à tradução. Posteriormente, analisou-se os sentidos assumidos pelo poema, considerando o contexto histórico do poema. Este estágio da pesquisa mostrou-se de extrema relevância para a compreensão final, pois o poema “The Wife’s Lament” possui interpretações diversas devido a seu caráter ambíguo e polissêmico, pois além de ter sua base na oralidade é de autoria desconhecida. Concluiu-se que a intenção do autor ou autora era apresentar o conflito e angústia de uma mulher em uma sociedade patriarcal e guerreira, desenvolvendo seus sentimentos em relação a seu destino ao longo dos versos.

A Pena de Morte no Cinema

  • CARLA REGINA BELLO, Graduando, carla.bello@univille.br
  • NIELSON MODRO, MSc, nielson@modro.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: PENA DE MORTE, CINEMA, VIDA

A Pena de Morte é, sem dúvida, um assunto de extrema polêmica e diante deste tema encontram-se opiniões divergentes. Na busca da valorização da vida e dos direitos e garantias fundamentais do ser humano, construindo novos paradigmas, também a indústria cinematográfica tem produzido filmes relacionados a assuntos de suma importância e polêmicos como a pena capital, sem dúvida auxiliando a gerar discussões e questionamentos voltados à vida, à segurança, à liberdade, entre outros assuntos relacionados. O projeto Cineducação há anos busca oferecer suporte teórico a professores que queiram utilizar o cinema como recurso didático, e durante 2012 foi realizada uma pesquisa focada em filmes com a condenação à morte como tema principal. Sem dúvida, se utilizado e de forma correta, o cinema pode ser uma excelente ferramenta auxiliar para reflexões mais profundas. Sem a intenção de dar conta de finalizar a discussão sobre o assunto o estudo realizado focou o cinema inserido na perspectiva do mundo jurídico, mais precisamente no assunto da Pena de Morte, e buscou-se mostrar que a vida dos seres humanos é essencial e especial, e que muitas vezes podem ser cometidos erros e injustiças ao condenar uma pessoa à morte.

A produção de artigos científicos pelos professores da Univille campus São Bento do Sul

  • ALINE STANCHACK, Graduando, aline.stanchack@univille.br
  • Isabel Cristina Woehl, Graduando, isabel_woehl@hotmail.com
  • Jéssyca Iracema de Oliveira, Graduando, jessycaaa.io@hotmail.com
  • Simone Lesnhak , MSc, si.lk@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: artigo-científico, docentes, produção textual

O projeto de pesquisa Gêneros Acadêmicos: a criação de materiais orientativos sobre a leitura e produção de textos na Universidade tem por escopo, a partir da análise do gênero acadêmico-artigo científico, publicado pelos professores da Univille campus São Bento do Sul, desenvolver material didático de consulta ao aluno, professor e comunidade para a elaboração de artigos científicos. Observa-se a necessidade de ampliar a produção de artigo científico pelos docentes e incentivar os alunos a produzirem tal gênero, por isso a importância de criar ferramenta de orientação para essa tarefa. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto, primeiramente, procuramos identificar os professores que possuem produção de artigos científicos publicados em anais, revistas, revistas virtuais, etc., isto é, que já publicaram esse gênero. Essa etapa da pesquisa se deu pelo contato direto e por e-mail com os professores do Campus São Bento, leitura dos currículos Lattes cadastrados na Plataforma Lattes e visita à área de Assuntos Docentes da Univille em Joinville. Como segunda etapa, realizamos coleta de um artigo, pelo menos, publicados pelos professores, com a intenção de analisar a dimensão verbal explorada na textualização do gênero. Como terceira etapa, realizamos pesquisa bibliográfica para coletar livros, artigos, dissertações, teses etc., que tratassem sobre o gênero acadêmico artigo científico, suas características e orientações para a leitura e produção textual. Como resultado, obtivemos dados de que a produção científica pelos professores ainda é restrita, que a dimensão verbal utilizada segue estruturas estabilizadas na esfera acadêmica. Ainda sobre os resultados da pesquisa bibliográfica, constata-se que a publicação sobre o tema envolve principalmente características estruturais, textuais dos artigos científicos, explorando preferencialmente a dimensão verbal do gênero e poucas exploram a sua dimensão social. Acredita-se que a partir do trabalho a ser realizado, haverá possibilidade de constribuir mais diretamente para o exercício profissional do docente universitário, que exige não só atuação de qualidade em sala de aula para que auxilie seu aluno a produzir gêneros de divulgação científica, mas também na suas próprias atividades de pesquisa e de extensão que, por sua vez, precisam gerar divulgação científica de qualidade.

Apoio / Parcerias: Assuntos Docentes e professores da Univille

A visão da imprensa em relação ao acesso à terra no nordeste catarinense no período Imperial

  • MATEUS MÜLLER DE OLIVEIRA, Graduando, mateus.oliveira@univille.br
  • Eleide Abril Gordon Findlay, MSc, efindlay@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: representações, colonização, ocupação territorial

A pesquisa sobre a visão da imprensa acerca do acesso á terra no nordeste catarinense no século XIX está ancorada em um projeto mais amplo sobre as representações sociais acerca do acesso a terra e a modernização agrícola presentes nos discursos jornalísticos e literários no período imperial, sob a coordenação da Professora Eleide Findlay. A história fundiária da região da baia da Babitonga analisada sob a perspectiva da teoria das representações sociais contribui para a identificação da diversidade presente no discurso dos atores envolvidos no processo de ocupação territorial do litoral nordeste catarinense. As representações expressam as opiniões, imagens e ideologia dos grupos sociais ao quais os indivíduos pertencem. Como o objetivo proposto visava à identificação das representações sobre o acesso à terra presentes no discurso jornalístico do século XIX, o procedimento metodológico constituiu-se no levantamento dos periódicos existentes no Museu Histórico de São Francisco do Sul e Arquivo Histórico de Joinville- AHJ. A coleta de dados concentrou-se no AHJ, já que a instituição de São Francisco do Sul não conta com exemplares de periódicos do século XIX. O jornal a Gazeta de Joinville, do período de 1877 a 1879, se constituiu na principal fonte documental, em virtude da quantidade de artigos sobre a temática. Para atender aos objetivos da pesquisa, as informações restringiram-se a discussão sobre a colonização já que o jornal além de expor suas posições sobre o assunto, também, transcrevia artigos de jornais da capital do Império. Pode-se observar que ao identificar o escasso povoamento do território nacional como consequência da “raridade da população” enfatizava a necessidade de se recorrer à colonização estrangeira, espontânea, particular ou governamental. Em relação à representação acerca dos nacionais, forma como os lavradores eram denominados, encontrou-se afirmações que os identificavam como “um elemento negativo da prosperidade e progresso nacionais.” Dessa forma, o estimulo a colonização estrangeira era identificada como primordial também, e, principalmente para o progresso do Império. Diversos artigos discutiam o papel do Governo na promoção da colonização estrangeira, as despesas com a vinda dos estrangeiros e os resultados obtidos. As construções manifestadas através do discurso jornalístico sobre o processo de ocupação territorial indicaram uma forte influencia da visão elaborada por viajantes estrangeiros e, que ajudaram na construção do pensamento complexo na produção das representações veiculadas pelos periódicos e, portanto, como fonte para a produção das representações cotidianas a respeito dos diferentes grupos envolvidos no processo de povoamento.

Bienal Além da Crise: Discurso Curatorial

  • Alessandra Cristina Mello dos Passos, Graduando, dospassos.ale@gmail.com
  • Nadja de Carvalho Lamas, Dr(a), nlamas@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Análise do Discurso, Bienal VentoSul, Cultura

O presente resumo é resultado parcial da pesquisa Bienal VentoSul: Discurso Curatorial, este faz parte do projeto intitulado Discurso Curatorial e as possíveis influências sobre a produção artística emergente de Joinville e Florianópolis (ARTEME). Procura-se a partir da Análise do Discurso, levantar questionamentos, reflexões sobre a proposta curatorial. Como desdobramento, identificar possíveis influências da Bienal VentoSul sobre a produção artística emergente de Joinville e Florianópolis. A Análise do Discurso possui três filiações, a linguística, a psicanálise e o materialismo histórico, estas se articulam, sendo que a interpelação em sujeito advém da ideologia.Na medida em que o discurso é produzido, isto é, quando a palavra se coloca em ritual, estabelece-se o movimento de sentidos e os sujeitos se colocam em contato com a linguagem. Assim, o discurso adquire sentidos na medida em que é produzido, tornando-se sujeito a falhas, uma vez que é ritual. Em 2011, com o conceito curatorial Além da Crise, a Bienal VentoSul proporcionou a reflexão acerca da economia à cultura. No texto Más allá del arte, o curador Ticio Escobar inicia “El arte instala um punto de crisis dentro de la cultura”, isto significa, há um ponto de tensão dentro da cultura no diálogo com a arte. A cultura promove o desenvolvimento humano, a organização social e a preservação; enquanto a arte é o rompimento das coisas tal como são, é a ruptura, a liberdade e a exceção. A Bienal VentoSul é considerada um dos maiores eventos de arte contemporânea da América Latina, esta possui uma estrutura que legitima a arte. Desta forma, estabelece-se um problema, pois segundo Coelho “a cultura na verdade não pode favorecer o desenvolvimento da exceção (...) uma vez que a cultura é apenas a repetição da regra” (2008, p.104). Assim, a tensão entre cultura e arte ocasiona o ponto de crise. O que é estável e seguro se transforma em algo turbulento que demanda adaptação, uma vez que inaugura-se o novo, abre-se a porta para a criação. Desta forma, podemos refletir numa espécie de limite, no qual se traça uma linha tênue do que é arte e do que é cultura. Portanto, como são articulados os discursos entre arte e política cultural na montagem deste evento, levando em consideração que o espaço é institucional e os discursos são “autorizados” e legitimados como objetos culturais?

Cineducação

  • LUCAS DE CESARO CAVALER, Graduando, lucas.cavaler@univille.br
  • Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Animação, Design, Educação

O projeto de extensão Cineducação tem como objetivo sugerir filmes que possam ser utilizados didaticamente. Um dos desdobramentos do projeto é a publicação de livros dentre os quais se destaca o Cineducação em Quadrinhos (2006) com a teoria do projeto apresentada na forma de história em quadrinhos. Em 2011 foi iniciado o projeto de adaptar o livro para vídeo, transformando-o em um curta animado em 2D. Para isto toda a linguagem do livro precisou ser “retrabalhada”, partindo das imagens originais para através de recortes, remontagens e colorização ter material apropriado para o processo de animação gráfica. As páginas foram recortadas e coloridas digitalmente no Adobe Photoshop, editor de imagens, e posteriormente adaptadas parar passar no formato de tela mais recente “widescreen”, com a possibilidade de ser exibida até em telas de cinema, sem perdas na qualidade. A paleta de cores foi definida no início do projeto. Atualmente o vídeo se encontra na fase de execução, sendo animado por partes e transpondo a linguagem dos quadrinhos (livro/estática) para a linguagem audiovisual (filme/movimento).

Apoio / Parcerias: Viacom Digital

Educação ambiental e sensibilização para desvelar as representações do patrimônio histórico, sociocultural e ambiental: uma contribuição para o processo educativo

  • JOSÉ CAVALHEIRO NETO, Graduando, jose.cavalheiro@univille.br
  • Lidio Schiochet Junior, Graduando, lidio_sjr@hotmail.com
  • Amanda Carolina de Mello, Graduando, amandac.mello@yahoo.com.br
  • Joelias dos Santos, Graduando, joelias_19@hotmail.com
  • Elzira Maria Bagatin Munhoz, Dr(a), elzira.b@univille.br
  • Nelma Baldin, Dr(a), nelma.baldin@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, Patrimônio Histórico, Patrimônio Cultural

Os Projetos EduCA - ESENSI vêm trabalhando desde 2009 com pesquisas em comunidades de regiões urbanizadas localizadas em áreas de bacias hidrográficas: Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) em Joinville (SC). Em 2012, com o Projeto EASens deu-se continuidade ao projeto iniciado em 2011, sempre nas mesmas seis escolas da rede municipal das duas áreas estudadas. As ações da pesquisa foram embasadas nos fundamentos da Educação Ambiental, História Ambiental, Patrimônio Histórico e do Patrimônio Cultural. O objetivo geral da pesquisa foi promover um estudo da percepção e aprendizado das crianças (5º anos do ensino fundamental) enfatizando a educação e a sensibilização histórica ambiental, com vistas à percepção dos saberes representados no entendimento dos conceitos de Educação Ambiental e de Patrimônio Histórico Cultural. Esses temas foram trabalhados de diversas formas, variando entre as lúdicas e as pedagógicas. Enfim, buscou-se perceber a representação que as questões base do estudo têm para as crianças. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa – pesquisa ação de caráter intervencionista, com ênfase no formato etnográfico. Nesse sentido, foi importante o uso do caderno de campo, que permitiu o detalhamento das ações, ou seja a antropologia do desenvolvimento da pesquisa. Para o levantamento de informações, aplicou-se um questionário às crianças. O mesmo questionário foi aplicado no início das atividades da pesquisa e novamente no final das ações de conhecimento, com vistas à uma análise comparativa sobre o entendimento das questões trabalhadas em todas as atividades executadas durante o ano. Ainda, realizaram-se palestras com apresentações de figuras referentes aos assuntos tratados (em powerpoint), e para reforço, realizaram-se jogos (lúdicos e pedagógicos), chamados de “jogos ambientais” e “jogos patrimoniais”, com a participação das crianças e dos Bolsistas do projeto. Esses jogos foram momentos de congraçamento nas escolas, além de terem sido considerados “revisão” do conhecimento trabalhado. Nessas ações, percebeu-se o quanto a pesquisa foi importante e produtiva para as escolas e comunidades. As manifestações das crianças, observáveis na análise comparativa das respostas dos questionários, nas ações comportamentais e nas próprias expressões, são a evidência da importância e dos resultados positivos da pesquisa. E o ponto alto desses resultados foi a última ação aplicada (e que foi decorrente das sugestões das próprias crianças): a montagem de uma vermicomposteira em cada uma das escolas, com a participação das crianças e dos professores, sendo que também foram-lhes repassadas todas as orientações para a manutenção posterior.

Apoio / Parcerias: PIBIC/CNPq-Univille

Em busca do tempo ensinado: da prescrição à recontextualização do ensino de história em Joinville durante a Campanha de Nacionalização

  • ANDRÉ FELIPE MEYER, Graduando, andre.meyer@univille.br
  • Fernando Cesar Sossai, MSc, fernandosossai@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Joinville, ensino de história, campanha de nacionalização

Esta pesquisa investiga os arranjos curriculares relacionados com o ensino de história nas escolas teuto-brasileiras de Joinville durante a Campanha de Nacionalização no Brasil (1938-1945) a partir dos conteúdos manuseados por professores e alunos no espaço escolar. De modo esquemático, a pesquisa foi iniciada a partir de revisão bibliográfica acerca dos termos fundamentais que orientaram o estudo, quais sejam: história da educação, ensino e disciplina de história, campanha de nacionalização e o contexto escolar de Joinville e Santa Catarina, história oral. Em campo, a pesquisa foi começada com uma análise de fontes documentais no Arquivo Histórico de Joinville (relatórios e currículos escolares) e na Escola Reunida Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva (currículos, relatórios escolares, cadernos, diários de classe, livros didáticos, decretos e leis expedidos durante a campanha de nacionalização). Os conteúdos dessas fontes foram sistematizados por intermédio de uma ficha de leitura que, posteriormente, deu subsídio à escrita de textos acadêmicos sobre os objetos em análise. Houveram empecilhos na coleta de fontes que expressam o currículo prescrito do período, que acabaram se perdendo por uma série de fatores. Face a esses arranjos teórico-metodológicos percebeu-se a necessidade de análises que se atenham à produção do conhecimento escolar pela própria escola. O processo de recontextualização do currículo oficial durante a Campanha de Nacionalização não é resultado único das políticas de controle através da extensão burocrática legislativa do período Vargas sobre a educação. Os programas curriculares que surgiram e os decretos e leis joinvilenses de 1938 a 1945 alterando o funcionamento das escolas e pressionando os funcionários escolares deixam espaço para outra cultura escolar que se expressa nas dificuldades dos professores, de adaptação dos métodos didáticos e conteúdos selecionados, conforme expressam os relatórios escolares da inspetoria da época da nacionalização. Sem dúvidas há inter-relações e intenções entre o universo político e o funcionamento das disciplinas, mas o conhecimento escolar do ensino de história possui procedimento didático interno que lhe é próprio. Perceber que a produção de conhecimento histórico escolar em Joinville não se fez apenas à luz das intenções políticas, e que a disciplina de história possui autonomia em sua produção de conhecimento, é um ponto importante, pois oferecem vias para reflexões contemporâneas sobre o currículo de história praticado na cidade, suas permanências e particularidades em cada temporalidade.

O conceito de espaço em Milton Santos e Maurice Halbwachs.

  • André de Souza de Lima, Graduando, andre.lima@univille.br
  • Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Milton Santos, Maurice Halbwachs

O conceito de espaço é abrangente e transversal, pois é encontrado em discussões de diversas áreas do conhecimento. O objetivo da presente pesquisa foi realizar um comparativo interdisciplinar considerando a utilização do termo espaço na geografia e na história, tendo em vista que a presente pesquisa está vinculada ao projeto RITA e seu resultado é de grande importância ao grupo interdisciplinar que compõe o projeto. A análise teve base no trabalho de dois autores, respectivamente: Milton Santos, um reconhecido autor e referência na geografia por ter esclarecido qual o objeto de estudo da geografia: o espaço; e Maurice Halbwachs, um autor que apesar de não ser historiador, é referência a um grande número de historiadores por trabalhar com a memória e ter desenvolvido o conceito da memória coletiva. Em sua discussão é utilizado o conceito de espaço, com uma visão diferenciada à de Milton Santos, o que levou a realização da presente pesquisa. O conceito de espaço foi analisado levando em consideração as principais obras dos autores em questão realizando o apontamento de suas principais características e os relacionando, na busca de contradições e diferenças. Para Milton Santos o espaço é a relação indissociável entre fixos e fluxos, ou sistemas de objetos e sistemas de ações, ou seja, a relação entre os objetos geográficos, naturais e sociais à vida que os preenche ou a sociedade em sua dinamicidade. É importante que os fixos e os fluxos analisados não sejam considerados separadamente. Já na visão de Maurice Halbwachs, o espaço é considerado de maneira isolada em alguns aspectos onde o espaço é considerado a base para interações sociais e acontecimentos. Em algumas formações sociais, pode se dizer na maioria delas, tende a separar os homens do espaço, já que fazem abstração do lugar que eles ocupam e neles consideram apenas qualidades de outra ordem. A presente pesquisa identificou que o conceito de espaço foi utilizado de maneiras contraditórias pelos dois autores, as quais em uma discussão interdisciplinar devem ser consideradas e esclarecidas, devido a sua tamanha complexidade.

Apoio / Parcerias: FAP - Fundo de Apoio à Pesquisa

O perfil do acadêmico de último ano dos cursos de licenciatura da univille

  • JULIANA DO AMARAL ., Graduando, julianaamaral@univille.br
  • MARLY KRUGER DE PESCE, MSc, marly.kruger@univille.br

Palavras-chave: perfil, acadêmico , licenciatura

A constituição da identidade do professor, desde a escolha da profissão à formação acadêmica, está relacionada a diversos aspectos pessoais e sócio-históricos. Segundo Gatti (1996) no artigo Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade, a maioria dos professores são mulheres que provêm das camadas mais baixas, tentando ascensão social pela instrução e buscando sobrevivência e afirmação social. Esta proposta de investigação tem como objetivo analisar o perfil do acadêmico do último ano dos Cursos de Licenciatura da Univille e a expectativa dos respondentes em relação ao exercício da docência. Os cursos de licenciatura pesquisados foram: Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Esta investigação está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado “O movimento de constituição identitária do acadêmico de licenciatura da Univille, considerando a proposta de integração dos cursos”, portanto foram utilizadas as respostas das cinco perguntas iniciais do questionário elaborado no projeto ao qual está vinculada esta investigação. As perguntas estão relacionadas à identificação dos respondentes como curso, idade e sexo, além da experiência na docência. Após aplicação dos questionários, as respostas foram tabuladas separadamente por curso. Num segundo momento, os dados de cada curso foram agrupados com objetivo de relacionar e identificar uma tendência dos aspectos que caracterizam o licenciando dos últimos anos. Foram aplicados 158 questionários, sendo que 103 alunos responderam. A maioria dos respondentes são mulheres entre 20 e 25 anos, o que confirma a tendência feminina pela procura como profissão. Para Gatti (1996), esta escolha está relacionada ao estereótipo da mulher como cuidadora. A faixa etária também demonstra que há uma reposta da população às políticas governamentais de incentivo ao ingresso no ensino superior nessa idade.

O uso de diários de leitura em escolas

  • PHILIPE MACEDO PEREIRA, Graduando, philipe.pereira@univille.br
  • Taiza Mara Rauen Moraes, Dr(a), taiza.mara@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: literatura, educação, docência

O projeto “Diários de Leitura: Um Incentivo à Prática Leitora e de Escrita” partiu de reflexões sobre a necessidade de um espaço que promovesse a leitura e a escrita dos sujeitos-alunos, não dirigida exclusivamente às respostas sobre estrutura das obras, mas para um aprimoramento da leitura do literário. Muitas vezes as leituras são desviadas do foco analítico do texto para servir somente para discussões gramaticais. O fomento de uma prática de leitura e de escrita é uma forma de promover a conscientização de leitores acerca da leitura crítica, ampliando sua visão de mundo. O objetivo do projeto é, portanto, possibilitar aos indivíduos leitores a possibilidade de promover uma escrita livre, intimista, na forma de diários de leitura, tendo por base ações leitoras. A escrita em diários nas salas de aula permite ao sujeito como aluno experimentar escritas, uma vez que não está atado a normas rígidas de construção de texto, assim promove um diálogo consigo. Conforme Machado (2010), a autoria de diários de leitura posiciona, o narrador em diálogo com a realidade. Assim, o gênero, diário de leitura, promove uma interação de experimentação de leitura fazendo esse leitor partilhar de espaços íntimos do autor. O projeto está sendo desenvolvido em seis encontros na escola estadual Osvaldo Aranha, no município de Joinville, Santa Catarina,com um grupo de 22 alunos do nono ano. Em cada sessão,é selecionado um texto de gênero conto. A atividade inicia com uma leitura preparada pelo pesquisador, seguida de uma breve discussão mediada, como forma de orientar os sujeitos-alunos sem contudo, induzi-los à reprodução ou paráfrases textuais. Em cadernos destinados aos encontros, estudantes anotam suas impressões sobre cada conto lido nas sessões, após uma discussão mediada. As respostas registradas em diários, denominados "Diários de Leitura" demonstram graus diversos de leitura do grupo, do nível literal ao crítico, tanto registrando detalhes superficiais na escrita diarista como o enredo do texto, assim como opinando sobre os contos, expondo opiniões pessoais e realizando críticas positivas ou negativas. Os diários de leitura, portanto, viabilizam registros escritos das leituras partilhadas , estabelecendo assim, um movimento circular entre leitura e escrita reafirmando conceitos de que a prática leitora não é dissociada da prática da escrita, viabilizando um pacto de intimidade entre leitor e autor, tornando o leitor um co autor que se apropria e reconstrói a palavra numa dimensão mais humana.

Apoio / Parcerias: Escola de Ensino Básico Osvaldo Aranha

Para além da alfabetização: reflexões a partir da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

  • EDUARDO SILVEIRA, Graduando, edusilveira90@hotmail.com
  • Rosana Mara Koerner, Dr(a), rosanamk@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Leitura, Alfabetização, Letramento

O presente trabalho analisa a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, elaborada pelo Instituto Pró Livro, publicada em 2012. A pesquisa registra, por meio de diversos indicadores, o comportamento leitor do povo brasileiro. O objetivo principal da análise foi identificar características da leitura no país, enfatizando a relação entre os processos de alfabetização, letramento e escolarização. Uma vez que a pesquisa foi composta basicamente por gráficos, a metodologia adotada foi a da análise comparativa, na qual diferentes dados são organizados e cruzados, a fim de serem identificadas tendências, transformações ou contradições. Considerando o enorme volume de dados da pesquisa e o objetivo geral de analisar dados que possibilitassem o estabelecimento de uma relação entre os processos de alfabetização, letramento e escolarização, a presente análise foi feita a partir de um recorte, no qual gráficos sobre aquisição das tecnologias de escrita e leitura e uso dessas tecnologias em práticas sociais tivessem espaço central, em detrimento de outras questões classificadas como secundárias dados os objetivos da pesquisa. Partindo do objetivo central, procurou-se investigar de formas mais específicas a relação entre os três processos citados. Uma das formas adotadas foi a análise dos hábitos de leitura dos brasileiros durante e após o período de escolarização, a fim de verificar indícios da interferência da escolarização nas escolhas feitas pelos leitores no restante de suas vidas. Concluiu-se que alguns tipos de materiais adotados e divulgados pela escola continuam sendo lidos pelos que a deixam. No entanto, também se notou que os brasileiros que terminaram os estudos possuem, entre suas leituras principais, materiais pouco divulgados pelo ambiente escolar, o que configuram indícios de autonomia dos leitores em suas escolhas. Verificaram-se, também, possíveis coincidências entre as práticas de leitura trabalhadas na escola e aquelas mais adotadas no cotidiano dos indivíduos já escolarizados. Tal questionamento se baseou na idéia corrente de que a escola tem priorizado em seu currículo a produção de gêneros textuais diversos. Ou ainda, a verificação da imagem das bibliotecas na visão dos entrevistados, bem como o apontamento de suas utilidades. Cada um desses questionamentos gerou contribuições à questão central, ou seja, à definição de ligações entre os processos de alfabetização e letramento com o período cursado na escola pelos brasileiros. Tal ligação mostrou-se vital, visto que a escola é a principal responsável pelos processos de alfabetização e letramento dos cidadãos, porém passível de críticas e questionamentos quanto às direções seguidas atualmente.

Salas de apoio: sentidos atribuídos pela família

  • HELOIZA IRACEMA LUCKOW, Graduando, helo_luckow@hotmail.com
  • Mariana Datria Schulze, E, marianad.schulze@gmail.com
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Dr(a), aliciene_machado@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Salas de apoio pedagógico, Relação família-escola, Educação

A família e a escola são instituições responsáveis pelo processo de desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social dos estudantes, de forma que ambas possuem atribuições específicas designadas pela sociedade. Contudo, muitas vezes, o relacionamento entre família e escola é permeado de situações conflituosas, estando o desempenho escolar no centro dessa relação. Para lidar com as dificuldades no processo de escolarização, uma das estratégias utilizadas são as Salas de Apoio Pedagógico (SAP’s), que surgem com a proposta de melhorar a qualidade de ensino e favorecer a inclusão. Nesse contexto, o atual estudo buscou apreender os sentidos atribuídos por pais à frequência de seu filho à Sala de Apoio Pedagógico. Para tanto, foram realizadas 10 entrevistas com mães, indicadas pelas próprias escolas, as quais tiveram seu filho encaminhado para a SAP. Esta pesquisa busca então apreender a concepção dos pais sobre a função da escola e da SAP, assim como entender como foi realizado o encaminhamento e o sentido atribuído a ele. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). Durante todo o processo da pesquisa (contatos com a escola, família e a entrevista em si) percebeu-se como as relações entre as duas instituições são estabelecidas. Como resultados constatou-se que a escola tem a expectativa de um modelo ideal de família, no qual há papéis designados social e historicamente à seus membros, entretanto nem sempre é possível responder da maneira esperada, o que acaba sendo frequentemente um fator que estigmatiza o processo de escolarização da criança. Outro aspecto observado é que a família atribui à escola função essencial para o futuro dos estudantes. As mães trouxeram uma visão pragmática da aprendizagem, principalmente da leitura e escrita, isto é, com foco na decodificação do código escrito. O papel da mãe demonstrou ser socialmente mais carregado de responsabilidade com relação à educação escolar de seus filhos. Percebeu-se também que o encaminhamento dos alunos é entendido como forma de suprir “deficiências” da família ou da própria criança. Esse fato demonstra que o pensamento da família é carregado de definições impostas por um sistema que tenta disfarçar seus problemas sociopedagógicos através da culpabilização.

Apoio / Parcerias: PIBIC/CNPq; Secretaria Municipal da Educação de Joinville.

Trajetórias de letramento na formação inicial de acadêmicos do curso de letras

  • MARCELE KIRSCHBAUER, Graduando, marcele.kirschbauer@univille.br
  • Rosana Mara Koerner, Dr(a), rosanamk@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: acadêmicos, práticas de leitura e escrita, experiências de leitura e escrita

O objetivo do presente artigo é apresentar alguns resultados de uma pesquisa intitulada "Trajetórias de letramento na formação inicial de acadêmicos do curso de Letras", realizada com acadêmicos do curso de Letras da Univille, a respeito de suas práticas de leitura e escrita. Foram 31 participantes, estudantes do 1º ano do Curso de Letras, os quais responderam a um questionário, caracterizando a pesquisa como do tipo survey. Neste artigo serão apresentados os dados referentes a cinco questões, as quais são voltadas para as experiências de leitura e escrita e as dificuldades originadas destas duas habilidades linguísticas. Os resultados revelaram que os acadêmicos preferem escrever manifestações de um estilo próprio, como poesias, crônicas e pensamentos, sendo que cerca de 20% dos entrevistados não demonstraram interesse por esta prática. Em relação às dificuldades durante a escrita, as questões gramatical e estrutural de um texto, como a acentuação, organização e conclusão de ideias, prevaleceram entre a maioria dos acadêmicos. Sobre as experiências com a leitura, romance e ficção se destacaram como preferência de leitura e em casa, no ônibus, antes de dormir e no tempo livre foram as principais respostas apontadas pelos acadêmicos para quando a leitura costuma ser praticada.

“Instrumentalização para professores da rede publica estadual de ensino em Joinville –SC acerca do Transtorno por Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”

  • PRISCILA PAULA BERTOL, Graduando, priscila.bertol@univille.br
  • Keila Rosiana Oliveira, Graduando, keilarosiana@gmail.com
  • Valeria Cristina Rufo Vetorazzi, MSc, valeriac.rufo@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Desatenção, Hiperatividade, Docência

O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma alteração neurobiológica que, assim como outras tantas alterações, pode trazer dificuldades de aprendizagem ao seu portador. As dificuldades de aprendizagem são temas bastante discutidos por pais, psicólogos e educadores, e esse fenômeno tem sido alvo de investigações, tanto de suas possíveis causas quanto de soluções. Desta forma, o presente trabalho teve em um dos seus objetivos a realização de palestra sobre o TDAH, visando instrumentalizar professores do ensino fundamental e médio a respeito deste transtorno e confecção de apostila sobre o manejo que os profissionais da educação, principalmente professores, possam aplicar durante o ano letivo com a finalidade de melhorar a relação professor/aluno. A palestra foi realizada em julho, com a participação de cinco escolas da rede estadual de ensino de Joinville, SC. Conforme gerência de educação, estas escolas possuíam alunos com diagnóstico de TDAH. De um total de 120 professores lotados nestas escolas, 110 participaram da palestra realizada nas dependências da UNIVILLE. Após a palestra sobre vários aspectos do TDAH, foram esclarecidas as dúvidas, apresentadas pelos professores, no convívio com estes alunos e ficou claro a resistência por parte de alguns profissionais da educação em adequar sua forma de trabalho com as formas de manejo sugeridas pelo grupo. Constatou-se, a partir dessas informações, que o olhar sobre a criança com transtorno é ainda restrita no âmbito escolar, em que crianças com transtornos causam desconforto aos educadores, e para muitos ainda são vistas como “crianças problema” e, para que se tenha uma visão crítica em torno da criança com TDAH e qualquer outra queixa escolar, é preciso, em primeiro lugar, ter a ideia que o processo de ensino aprendizagem é um processo dialético entre o aluno e o professor, não culpabilizando a criança por não aprender, mas alternando a forma de ensinar a fim de auxilia-las no estabelecimento de um melhor desempenho acadêmico.