Área 03 - Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes
Índice
- A ausência de materiais pedagógicos em exposições de arte
- A comunicação nas exposições de arte: contribuições do design gráfico
- A constituição da profissionalidade docente do egresso dos cursos de Licenciatura da Univille: considerações iniciais
- A Cultura ferroviária nas memórias dos trabalhadores ferroviários de Joinville
- A Gravura Contemporânea com ênfase ao sul do Brasil
- A inclusão digital do idoso.
- A leitura literária no espaço escolar
- A ocupação do território de São Francisco do Sul vista pela Câmara de Vereadores
- Analise do perfil dos recém nascidos na
- Análise das características Paleoclimatológicas dos depósitos Quaternários da Ilha de São Francisco do Sul
- Análise estatística e sedimentológica das áreas adjacentes a Ilha de São Francisco do Sul
- Aproximando o formal e o informal: A educação escolar mais significativa para a vida
- As atuais práticas de leitura dos futuros docentes
- As exposições de arte na perspectiva das políticas culturais
- As respostas dos professores sobre a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos
- Cantorias em momentos de silêncio: a banda treml durante a campanha de nacionalização
- Cartografia Histórica da Região Nordeste de Santa Catarina
- Contribuições do uso do Cabri Géomètre II tendo como base o método de Van Hiele no processo ensino-aprendizagem da geometria plana euclidiana.
- Culinária, identidades e patrimônio cultural
- Desevolvimento de pictogramas para uso em materiais lúdicos de ensino e aprendizagem da linguagem de libras
- Ecobanner
- Educação ambiental e sensibilização: o lúdico e o pedagógico para levantar as percepções de alunos das séries Iniciais na rede pública de ensino.
- Exploração e introdução da arte da gravura contemporânea presente no contexto da região sul do Brasil
- Festas, culinária e a Estrada Mildau
- Gerenciamento de imagens no Projeto de Extensão Geração de Renda: Mulher Sempreviva
- Gêneros acadêmicos e a formação do professor para a orientação da leitura e produção pelos universitários
- História da Arte e as Tecnologias de Informação e Comunicação: uma nova forma de ensinar arte no ensino fundamental
- Identificação de referências documentais ou bibliográficas, sobre sítios arqueológicos na região da baía da Babitonga
- Identificação de Sítios Arqueológicos da Baía da Babitonga - revisão bibliográfica
- Materiais pedagógicos: sua importância para o professor de arte
- Mediação para solução de conflitos
- O entendimento dos profissionais da educação sobre Feiras de Ciências – uma avaliação preliminar
- O letramento digital como forma de inclusão do idoso
- O letramento digital como forma de inclusão do idoso
- O letramento digital como forma de inclusão do Idoso
- OCUPACAO DO TERRITORIO DE ITAPOÁ
- OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DE BALNEÁRIO BARRA DO SUL – SC
- Pesquisa teórica e prática com fibras de bananeira para confecção de amostras e novos padrões para a confecção de tapetes.
- Relação Educação e Sensibilização: Auxílio na análise de dados e informações já coletadas quanto à história, ao patrimônio e ao meio ambiente. Estudo comparativo das áreas urbanizadas da Bacia do Rio do Braço (Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Vila Nova)
- Sensibilização e educação ambiental: identificando atores sociais – lideranças escolares e comunitárias - associadas à ações de políticas públicas, sociais e ambientais das comunidades de vila nova e pirabeiraba – município de joinville/sc
- Uma Investigação Acerca da Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE; Uma Investigação Acerca do Projeto Editorial como Ferramenta de Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE
Resumos
A ausência de materiais pedagógicos em exposições de arte
- ROSANGELA FERNANDES KLEIN, Graduando, rosangela.klein@univille.br
- Alena Rizi Marmo, MSc, lemarmo@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: ação educativa, mediação, material pedagógico
A pesquisa ARTCULT - Arte e Cultura: exposições, curadorias e políticas culturais, tem como um dos focos de investigação a mediação nas exposições de arte, a observação da existência de ação educativa e procura identificar quais são os instrumentos por ela utilizados. Estudou-se os materiais pedagógicos das exposições visitadas, tanto impressos como virtuais e a bibliografia relacionada à teoria destes. Foram realizados estudos sobre as concepções teóricas do ensino da arte na contemporaneidade e sobre a ação educativa, que serviram como embasamento teórico para a pesquisa. Por meio das visitas in loco, percebeu-se a quase ausência de materiais educativos e as dificuldades encontradas pela mediação feita por monitores. Diante de algumas dificuldades encontradas por professores em conseguir materiais para uso em sala de aula, conforme pesquisa da equipe de Miriam Celeste Martins, abordado no livro Mediação: Provocações Estéticas (2005), estes recorrem aos materiais fornecidos por instituições culturais, que tem oferecido material de apoio ligados à uma determinada exposição ou como suporte ao professor. A partir do relato da monitoria, percebeu-se a falta de preparo prévio de alunos para visita à exposição de arte em instituições culturais e museus. A pesquisa aponta que esses materiais servem como suporte para a mediação feita por professores. Parte destes têm como proposta auxiliar no preparo dos alunos antes e durante, bem como no trabalho contínuo à partir da exposição de arte. Constata-se então, que os catálogos de exposições são importantes formas de registro para o museu e instituição cultural, servem como fonte de informação para os visitantes de exposições de Arte, currículo do artista, mas também para o professor. Dada a relevância deste assunto, buscou-se também referência em Cristina Freire, através de seu livro: “Poéticas do Processo: Arte conceitual no Museu” (1999). Não existe um modelo padrão para a elaboração dos materiais pedagógicos, mas sim o que esses materiais podem oferecer como contribuição para a mediação e construção de conhecimentos em arte e que possam ser trabalhados antes, durante e depois do término da mostra.
Apoio / Parcerias: Apoio/ Parcerias: Artigo 171
A comunicação nas exposições de arte: contribuições do design gráfico
- Larissa Miiller da Silva, Graduando, larissa.miiller89@gmail.com
- Nadja de Carvalho Lamas, Dr(a), nlamas@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Comunicação, Exposição, Design gráfico
A construção do presente artigo partiu de uma problemática encontrada em algumas exposições de arte em relação a sua comunicação visual. Os problemas verificados com maior freqüência foram, por exemplo: texto com diagramação não adequada para leitura, etiquetas com fontes muito pequenas e com ergonomia visual não apropriada, falta de banner, texto e identificação de curadoria entre outros. Isto nos faz refletir se existe preocupação por parte das instituições com relação a esses aspectos levantados. Os espaços expositivos possuem política de comunicação? Qual a importância de se tê-los? A partir desses problemas identificados verificou-se a importância da presença de um profissional de comunicação visual na montagem das exposições, uma vez que sua organização deveria decorrer de uma equipe multidisciplinar. Que equipe então seria necessária para a montagem de uma exposição? Um designer gráfico poderia contribuir? Sem dúvida, aliado ao conceito pré estabelecido pelo curador a exposição ganharia muito com o olhar deste profissional porque mesmo o curador sendo também um agente de comunicação, será que este tem a obrigação de ter conhecimento sobre diagramação de texto, ergonomia visual e todos estes aspectos que foram levantados? Com relação às etiquetas o designer poderia estudar qual o tamanho e qual a fonte mais adequada, que daria identidade a exposição. Assim como pensar na altura das etiquetas e levar em conta à diversidade de público freqüentador de museus. Poderia também contribuir para utilização de outras fontes além da arial, pois esta é uma fonte utilizada com muita frequência, geralmente como uma fórmula que não tem erro, no entanto não se tem inovação, ou seja, a tipografia não é pensada como um elemento que também comunica algo. E em decorrência disso detectou-se também que geralmente as exposições não possuem identidade visual. O convite que é o chamariz da exposição, o catálogo que é um meio de registro, em sua grande maioria é produzido por empresas terceirizadas e este distanciamento geralmente provoca ruídos. E não se pode esquecer que a exposição de arte é um espaço de fruição estética, e para isto é fundamental informações claras aos visitantes
A constituição da profissionalidade docente do egresso dos cursos de Licenciatura da Univille: considerações iniciais
- ANDERSON DA SILVA, Graduando, andysilvaa@yahoo.com.br
- Fabíola Possamai, Dr(a), fabíola.possamai@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Profissionalidade docente, Licenciaturas, Formação inicial
As discussões atuais sobre políticas de formação de professores com suas contradições e possibilidades, impulsionam as universidades a um posicionamento frente a essa demanda. Assim, ao se considerar a formação inicial – no nível de graduação – de suma importância para o processo de constituição da profissionalidade docente, visto que, esse é um momento ímpar para aprofundamentos diversos, tanto os específicos de área, quanto os voltados para discussões mais amplas sobre concepções de mundo, de educação e a universidade é um locus privilegiado para o desenvolvimento dessa formação. Tratar-se-ia esta pesquisa, especificamente, a indagação sobre como a profissionalidade docente dos egressos dos cursos de licenciatura da UNIVILLE é constituída. Esta se limita a apenas considerações iniciais por ramificar-se do projeto principal: A INFLUÊNCIA DO TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA – PROFIS. Tal projeto tem o objetivo de um estudo mais amplo e profundo sobre o tema, fazendo desta pesquisa uma das muitas reflexões necessárias para o resultado final almejado. Através de uma abordagem qualitativa na análise inicial de 5 entrevistas semi-estruturadas realizadas com egressos dos cursos de licenciaturas, pretende-se identificar os aspectos que constituem a profissionalidade docente, instituída com base nas diversas experiências de vida do docente, entre as quais tem peso as acadêmicas e profissionais.
A Cultura ferroviária nas memórias dos trabalhadores ferroviários de Joinville
- TEREZINHA BARBOSA ROCHA, Graduando, terezinha.barbosa@univille.br
- Jeisa Rech Casagrande, MSc, jeisarech@yahoo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Ferrovia, Joinville, Memória
A antiga Estação Ferroviária de Joinville, hoje Estação da Memória, pode ser considerada um marco no processo de modernização da cidade. Sua inauguração em 1906 trouxe inúmeras possibilidades para o transporte da cidade, mudou a forma das indústrias escoarem seus produtos e das pessoas transitarem para as cidades vizinhas, proporcionando também o crescimento da região e a introdução de novas técnicas e relações de trabalho.O projeto teve como objetivo perceber a importância da cultura ferroviária para os funcionários da Estação Ferroviária de Joinville, através das memórias desses trabalhadores. A metodologia usada na primeira fase do projeto foi a revisão da literatura, que proporcionou uma maior reflexão acerca dos temas propostos pela pesquisa: memória, identidade e cultura. Também foram lidas obras sobre o trabalho ferroviário, sobre as técnicas de entrevista oral e análise de documentos. O segundo momento foi de análise de documentos doados pelos antigos ferroviários para Estação da Memória, seguida de entrevistas orais com antigos trabalhadores, filhos e esposas. O recorte temporal escolhido foi entre 1950, ano em que a maioria dos entrevistados ingressou na rede, e 1985, quando esses mesmos trabalhadores ganharam sua aposentadoria. Diante disso foi possível perceber que a empresa ferroviária teve um papel de destaque para a elaboração e execução de novas relações de trabalho, sendo um local de resistências, solidariedades e enfrentamentos. A ideia da ferrovia como uma grande família deixou marcas na memória desses trabalhadores que viram a função que exerceram por tantos anos desaparecer. Hoje o cargo de maquinista, telegrafista, guarda freios e agente de estação já não existem mais, sendo assim, restou apenas à memória de um grupo de trabalhadores, que presenciaram dois momentos distintos: o surgimento de técnicas e relações de trabalho consideradas modernas, e posteriormente a transformação dessa “modernização” que eles tanto se orgulhavam: a Maria Fumaça se tornou obsoleta e o telégrafo foi ultrapassado, restando a esses trabalhadores a força da memória do grupo em que se apóiam.
A Gravura Contemporânea com ênfase ao sul do Brasil
- EVELIZE HOFELMANN BACHMANN, Graduando, evelize.hofelmann@univille.br
- Júlia Nogara Loss, Graduando, ju_nogara@hotmail.com
- Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- Rita Ines Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
- José Franciso Pelegrino Xavier , MSc, chicolam@gmail.com
Palavras-chave: Técnicas, Gravura, Sul do Brasil
O resumo, aqui apresentado, refere-se ao desenvolvimento da pesquisa “A Gravura Contemporânea com ênfase no sul do Brasil”. Trata-se de investigação vinculada ao projeto GRA, em sua terceira fase de desenvolvimento. Nesta etapa, focaliza-se a Gravura Contemporânea do Sul do Brasil. O objetivo da pesquisa, ora relatada, é apoiar a realização de investigações, registro e desenvolvimento de material virtual referente às pesquisas desenvolvidas pelo projeto GRA. A metodologia aplicada divide-se em 3 etapas: 1. pesquisa bibliográfica com ênfase nos 3 clubes de gravura da região sul do Brasil (Solar do Barão, no Paraná, Museu do trabalho no Rio Grande do Sul, e Clube da Gravura vinculado a Udesc em Santa Catarina); 2. coleta de imagens representativas do acervo dos referidos clubes de gravura; 3. desenvolvimento de animação gráfica a partir dos dados coletados. Os resultados obtidos até o momento referem-se à revisão bibliográfica e ao desenvolvimento de catálogo virtual contendo imagens dos acervos de gravura das três instituições. Ao término da pesquisa, todos os resultados serão hospedados no blog do projeto GRA
A inclusão digital do idoso.
- JORGE RAFAEL MATOS, Graduando, matos-jorge@uol.com.br
- Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br
Palavras-chave: Letramento Digital, Tecnologia de Informação e Comunicação, Educação do Idoso
O projeto IDOS, que está em desenvolvimento na UNIVILLE, campus São Bento do Sul, tem como objetivo promover o conhecimento dos idosos na utilização do computador como forma de entretenimento, conhecimento intelectual e funcional. Visa melhorar as oportunidades de inclusão social e estimular a saúde mental dessa parte específica da população. Para tanto oportunizou-se que os idosos venham à universidade e possam ter uma maior compreensão do mundo da informática. Dessa forma, se poderá avaliar o desempenho do público alvo nas aulas; identificar as necessidades dos cursistas; proporcionar aulas estimuladoras; ampliar o conhecimento dos idosos frente ao uso dos computadores. Para haver o devido preparo para as aulas foram feitas pesquisas bibliográficas e de campo, questionário e entrevistas. A observação sistemática será usada, a fim de controlar variáveis relacionadas à desenvoltura, domínio, acesso e leitura dos idosos. Para a seleção dos cursistas, houve contato com todos os grupos da terceira idade coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de São Bento do Sul. Nessa oportunidade, foi perguntado aos participantes, entre outras coisas, qual o grau de contato que já tem/tiveram com computadores e os locais onde isso ocorreu (em casa, banco, etc.). Com isso, já se identificaram as áreas onde a UNIVILLE e a Prefeitura Municipal, em conjunto, poderão atuar para promover temas relacionados às políticas públicas de informação e comunicação voltadas à terceira idade, assim como atividades econômicas e culturais, um dos essenciais resultados obtidos até o momento, haja vista as atividades estarem em andamento.
A leitura literária no espaço escolar
- ÍTALO PUCCINI, Graduando, italo.puccini@univille.br
- Taiza Mara Rauen Moraes, Dr(a), taiza.mara@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Escola, Leitura, Literatura
Apoio / Parcerias: CNPq
A ocupação do território de São Francisco do Sul vista pela Câmara de Vereadores
- MARDJURY LUCOLI WINDMILLER, Graduando, mardjury.lucoli@univille.br
- Sandra P.L. de Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: São Francisco do Sul, Território, Atas
Analise do perfil dos recém nascidos na
- CLAUDIO APARECIDO SALLES, Graduando, claudiosalles2009@hotmail.com
- Jose Dionicio Kunze, MSc, dkunze@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: maternidade, recen-nascidos, analise
Analisar os dados coletados do número de recem nascidos de uma determinada região nesse caso a cidade de Joinville tem a importância de estudar por meio de pesquisas quais serão as classes sociais que mais sofrerão com as desigualdades socio-ambientais,se tornando assim uma fonte importante de pesquisa para toda a comunidade Joinvilense. A pesquisa se utiliza dos dados coletados na Maternidade Darci Vargas dos recem nascidos durante o ano de 2009, se utilizando também dos dados das condições sociais e ecônomicas das mães,tendo como objetivos analisar os dados dos nascimentos de acordo com o sexo, verificar o tipo de parto utilizado, averiguar o local de origem dos pais, entender a situação socio ecõnomica da famiíia dos recem nascidos, analisar a idade das mães que procuram a MDV,se utilizando para isso as metodologias de pesquisas como organizar todos os dados coletados,e suas fontes de pesquisas, analisar,c omparar, entre outras metodologias aplicaveis a pesquisas propostas,a proposta de pesquisa tem como objetivo principal estudar o perfil dos nascidos na MDV,por meio de pesquisas,sendo de muita importância para sociedade pois teremos condições se possivel de planejar várias medidas sociais e de saúde para melhor atender a população local e se possivel ver a taxa de mortalidade da MDV,e compará-la com os dados de Joinville.
Análise das características Paleoclimatológicas dos depósitos Quaternários da Ilha de São Francisco do Sul
- RODRIGO FELIPE QUINTANA, Graduando, rodrigo.quintana@univille.br
- Celso Voos Vieira, MSc, celso.v@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Ilha de São Francisco do Sul, depósitos eólicos, paleoclimatologia
O presente trabalho teve como objetivo o estudo das características e do significado paleoclimatológico dos depósitos eólicos da ilha de São Francisco do Sul, na região nordeste do Estado de Santa Catarina. Foram analisados os aspectos morfológicos de ocorrência dos depósitos eólicos costeiros, a sua orientação em relação aos ventos predominantes e comparados com os principais depósitos eólicos costeiros na região sul do Brasil. De maneira geral que na região costeira do sul do Brasil, os campos dunas costeiros ativos possuem em sua maior parte orientação NE/SW, como visualizado nos extensos campos de dunas no sul do Estado de Santa Catarina, na região de Jaguaruna e Imbituba. Entretanto, o campo de dunas situado na Praia Grande no nordeste da ilha de São Francisco do Sul, caracteriza-se principalmente por dunas parabólicas vegetadas, desta maneira não ativas, com orientação SE/NW. Deste modo, o campo de dunas da ilha de São Francisco, além de representar o último campo de dunas no norte do Estado de Santa Catarina esta região, conforme ilustrado na presente pesquisa representa um importante aspecto geológico de mudança paleoclimática durante o Holoceno. De 1939 a 1983, de acordo com dados da estação meteorológica do município de São Francisco do sul, os ventos predominantes na ilha de São Francisco do Sul possuem sentido NE/SW, concordante com a orientação das dunas ativas no Estado de Santa Catarina. Desta maneira, a orientação SE/NW dos depósitos eólicos formados no Pleistoceno superior e durante o Holoceno na ilha de São Francisco do Sul indicam um padrão climático distinto da formação dos depósitos eólicos atuais. Atualmente apesar dos ventos S/SE possuírem maior competência para o transporte dos grãos, as massas de ar polares quase sempre vem acompanhadas de precipitação, o que não permite o transporte dos sedimentos e a efetiva ação eólica. Deste modo, podemos concluir que provavelmente ocorreram significativas alterações na dinâmica climática na América do Sul durante o Holoceno, com a alteração do padrão de precipitação e sentido de ventos.
Análise estatística e sedimentológica das áreas adjacentes a Ilha de São Francisco do Sul
- MATHEUS EDUARDO LEITE GOMES, Graduando, matheus.gomes@univille.br
- Celso Voos Vieira, MSc, celso.v@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Estatistica Multivariada, Granulometria, Geologia Costeira
O estudo e o conhecimento do meio físico apresenta-se como um tema de grande importância nos dias de hoje, tanto para o enriquecimento intelectual e de estudos acadêmicos à serem realizados, quanto para a obtenção de informações que contribuam para uma melhor organização do espaço e um bom planejamento urbano. Dentro deste contexto podemos encontrar diversas literaturas de diferentes autores com o objetivo de retratar características específicas do meio físico de uma determinada região, podemos citar dentre estes (BIGARELLA et al., 1954; SUGUIO et al, 1985; MARTIN et al, 1988; HORN FILHO, 1997; OLIVEIRA, 2000; SOUZA, 1999, 2005; VIEIRA, 2008) que utilizam diferentes metodologias de análise e abordam diversos temas para discussão afim de evoluir os estudos do meio físico. Frente a crescente ocupação e exploração de regiões costeiras do nordeste de Santa Catarina, cresce também a nessecidade de aprofundamento tanto dos estudos realizados nestas regiões quanto dos métodos utilizados nestes, e de uma abordagem de angulo geológico e geomorfológico tendo em vista de que a base para um estudo consistente encontra-se na discussão do método aplicado. O principal objetivo do projeto de pesquisa aqui mencionado, visa analisar os aspectos sedimentológicos das áreas continentais abrangendo os municípios adjacentes ao sul da Ilha de São Francisco do Sul, na porção nordeste do estado de Santa Catarina, com o subsídio da estatística multivariada. Desta maneira, foi realizada uma revisão bibliográfica, passando pelos autores que trabalham dentro desta área e linha de estudo, bem como dos mapeamentos existentes para a região. Os dados utilizados para as análises provêm de fontes pré-existentes, retirados da tese de doutorado de Horn Filho (1997) e das amostras coletadas na presente pesquisa, que atualmente encontram-se em processo final de análise no laboratório de Mecânica dos Solos na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Os dados obtidos em laboratório, somados aos dados pré-existentes, darão subsídio para que sejam levantadas as discussões a cerca dos depósitos existentes na área de estudo, e montar uma divisão de ambientes, através com a análise de clusters através dos dados de granulometria. Através da estatística multivariada e da analise de agrupamento, serão analisados alguns aspectos associados à sedimentologia dos depósitos costeiros como: Tamanho médio, Mediana, Grau de Seleção, Assimetria, Curtose e a porcentagem de matéria orgânica, com o objetivo de identificar possíveis correlações ou diferenciações entre os depósitos mapeados em mapeamentos geológicos pretéritos, assim como o da presente pesquisa.
Aproximando o formal e o informal: A educação escolar mais significativa para a vida
- DENISE POLLNOW HEINZ, Graduando, denise.pollnow@univille.br
- Fabíola Possamai, Dr(a), fabiola.possamai@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Educação formal, Educação informal, Aprendizagem
As sociedades mais antigas já possuíam algum tipo de educação, muitas vezes transmitida de forma espontânea e não organizada, de pais para filhos ou entre os membros de grupos que coexistiam. Com a evolução das sociedades, surge a educação formal e a sistematização e potencialização dos conhecimentos. Contudo, as relações da educação escolar com o entorno demonstram fragilidade, pois as aprendizagens mais significativas para a atuação profissional ou social para muitos indivíduos ainda advém da prática, das experiências e da vivência. O crescente número de informações que chegam de maneira informal, além da família e comunidade, pelos meios de comunicação, também fazem com que seja necessária maior reflexão sobre a informalidade a institucionalização da educação. Sendo assim, um estudo que visa aproximar o cotidiano e a educação escolar é de extrema relevância para a sociedade em geral e para os educadores, que posteriormente poderão vir a ser beneficiados no que diz respeito a um ensino mais relevante e significativo para os aprendizes. A presente pesquisa discorre sobre a importância de aproximar educação formal com a vida, analisando as relações entre a educação escolar e o meio social. Através da observação das representações que os sujeitos constroem para compreender o mundo e a realidade que vivem e a significação da educação escolar no cotidiano, foi possível contribuir com dados teóricos para tornar o conhecimento escolar mais aproximado da vida, e assim mais efetivo. Após aprofundamento teórico em bibliografia específica, foram realizadas entrevistas, no ambiente da Universidade, com apóio de questionário semi-estruturado. A análise dos dados foi de forma descritiva e qualitativa, com base na bibliografia e na abordagem fenomenológica.
As atuais práticas de leitura dos futuros docentes
- MARÍLIA GARCIA BOLDORINI, Graduando, marilia.garcia@univille.br
- Rosana Mara Koerner, Dr(a), rosanamk@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Prática de leitura, Cursos de licenciatura, Formação docente
As exposições de arte na perspectiva das políticas culturais
- LAUZE MARIA ONOFRE, Graduando, lauze.maria@gmail.com
- Alena Rizi Marmo, MSc, lemarmo@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Exposição de arte, Espaço expositivo, Política Cultural
O resumo aborda a qualificação dos espaços expositivos a partir da contribuição das políticas culturais. Nas observações in loco foi possível identificar mudanças na estrutura física dos espaços, que contribuíram para a qualidade das exposições de arte, no que diz respeito à iluminação e à cenografia. Em Joinville (2009) foram analisadas três exposições: “Projeto
As respostas dos professores sobre a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos
- DANIELLE CRISTINA RAIMONDI, Graduando, danielle.cristina@univille.br
- Rosana Mara Koerner, Dr(a), rosanamk@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Professores, Ensino Fundamental, Formação
Este projeto intitulado, "As respostas dos professores sobre a implementação do Ensino Fundamental" está vinculado ao projeto: "Os professores e a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos ". O referido projeto tem como objetivo compreender como se deu a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos a partir do dizer de um de seus principais envolvidos: os professores. A intenção é verificar, mediante a aplicação de questionários a professores das duas séries iniciais, quais as suas espectativas e dúvidas quanto a conteúdos e procedimentos a serem adotados em cada um dos anos. Foram envolvidos os professores das redes Estadual e Municipal, totalizando 189 questionários devolvidos, ou seja, cerca de 35% do total entregue. Para esta apresentação serão expostos os resultados de duas questões, relativas a alguma orientação recebida pelo professor e a dúvidas que permanecem. A análise das respostas indicou que na Rede Estadual as orientações foram dadas por meio de encontros, cursos e palestras que favorecem o esclarecimento de das dúvidas e na Rede Municipal por maio de documentos escritos e repasse de informações feito pela supervisão/direção da escola. Com relação as dúvidas permanecem aquelas relacionadas ao conteúdo, à avaliação e a obrigatoriedade ou não de alfabetizar no 1º ano.
Cantorias em momentos de silêncio: a banda treml durante a campanha de nacionalização
- ELIANA MOREIRA, Graduando, nirvana-pop@hotmail.com
- Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Campanha de Nacionalização, Banda treml, música
Cartografia Histórica da Região Nordeste de Santa Catarina
- André de Souza de Lima, Graduando, andre.lima@univille.br
- Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Cartografia, História, Região Nordeste de Santa Catarina
A proposta de pesquisa está vinculada ao projeto “Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga”, que tem como principal objetivo levantar e cartografar dados historiográficos sobre os seis municípios que compõem a região: Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul. O projeto de pesquisa propõe transpor os dados tabulares e cartográficos de mapeamentos e documentos pretéritos em uma base digital atual e georreferenciada para a elaboração de mapas temáticos, bem como transpor conteúdos de textos históricos referentes principalmente às sesmarias da região pesquisados e selecionados pela equipe do projeto Atlas para uma base cartográfica georreferenciada. Dentre as várias etapas que compõem o desenvolvimento do projeto “Atlas histórico da Região da Baía da Babitonga”, ao qual este projeto está vinculado, inclui-se a de localizar, selecionar e fotografar mapas históricos relativos à região
Apoio / Parcerias: CNPq
Contribuições do uso do Cabri Géomètre II tendo como base o método de Van Hiele no processo ensino-aprendizagem da geometria plana euclidiana.
- VANESSA REGINA JARDIM, Graduando, vanessa.jardim@univille.br
- Jane Mery Voigt, MSc, janevoigt@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Geometria , Cabri Geometre II, Van Hiele
No processo de ensino-aprendizagem da matemática, em especial da Geometria, observa-se, muitas vezes, que os conceitos decorados e não compreendidos são esquecidos e, portanto, não são assimilados pelos alunos, criando barreiras no estudo de conteúdos mais avançados da vida acadêmica. As pesquisas mostram que programas de geometria dinâmica, como o Cabri-Géomètre II, abriram novas possibilidades no âmbito da geometria escolar. Encontramos na literatura o modelo Van Hiele, que oferece ferramentas para identificar o nível de raciocínio lógico em geometria por meio de níveis. Para os autores, o desenvolvimento de um aluno em Geometria é o resultado da passagem pelos níveis anteriores de compreensão de conceitos, por meio da vivência de atividades adequadas e organizadas pelo professor. Assim, o aluno passa sucessivamente por níveis distintos denominados: reconhecimento, análise, abstração, dedução e rigor, nessa ordem. Portanto, o objetivo desta pesquisa é descrever as contribuições do uso do Cabri-Géomètre II tomando como base o método de Van Hiele no processo ensino-aprendizagem da geometria plana euclidiana. Os sujeitos desta pesquisa são alunos da 6ª série (ou 7º ano) do ensino fundamental de uma instituição de ensino que possui um laboratório de informática e que tenha instalado o software Cabri-Géomètre II. As etapas da pesquisa consistem em: aprofundamento do referencial teórico; contato com a instituição de ensino de educação básica; seleção e análise das atividades com o Cabri-Géomètre II; elaboração do questionário da pesquisa e organização do teste de Van Hiele; aplicação do primeiro teste de Van Hiele; aplicação e acompanhamento atividades com o Cabri-Géomètre II, aplicação do questionário e de segundo teste de Van Hiele; organização e análise de dados; elaboração de um artigo científico. A partir da análise do material coletado por meio de questionário e do Teste de Van Hiele, pretende-se realizar uma síntese da contribuição dessas atividades para o ensino-aprendizagem da geometria mediante as seguintes categorias: a) facilidades que o aluno encontrou durante as aulas; b) dificuldades do aluno em relação ao conteúdo e ao uso do Cabri-Géomètre II; c) sugestões em relação ao que poderia ser diferente durante as aulas; d) avanços do conhecimento sobre geometria plana; e) relação entre os resultados do teste com as contribuições e dificuldades apontadas no questionário. Com a apresentação dos resultados esperamos contribuir para a prática de ensino dos professores de matemática.
Culinária, identidades e patrimônio cultural
- KARINA ZUGE, Graduando, karina.zuge@univille.br
- Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Culinária, Patrimônio Cultural, Estrada Mildau
A pesquisa de iniciação científica que está sendo desenvolvida objetiva discutir e problematizar, especialmente a partir de memórias femininas, e com a análise dos discursos veiculados pela imprensa local, como a culinária da Estrada Mildau e a criação da Festa do Cará (re)significa a história e o patrimônio cultural daquela região, dando ênfase à questão da identidade, ampliando os estudos do Grupo de Pesquisa “Gênero e Memória” da UNIVILLE e contribuindo com a historiografia local e com o Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da instituição. Alguns dos objetivos desta pesquisa são: compreender diferentes aspectos do patrimônio cultural da região rural da cidade de Joinville denominada Estrada Mildau; problematizar como diferentes mulheres narram as transformações ocorridas na cidade no final do século XX, especialmente a partir da criação da Festa do Cará, que já está em sua 18ª edição; perceber como são tematizados “os modos de criar, fazer e viver” da vida cotidiana, sobretudo relacionados com a alimentação e as receitas com cará, bem como, se as pessoas entrevistadas entendem tais práticas como parte integrantes da memória, da identidade e da cultura da cidade e compreender como a Festa do Cará é tematizada pela imprensa local e pelos discursos vinculados ao turismo rural. A pesquisa se iniciou com a revisão e análise da bibliografia referente à teoria e metodologia da história, história da cidade de Joinville, teorias referentes à constituição dos espaços urbanos, relações de gênero na pesquisa história, memória e história oral, identidades, cultura e patrimônio cultural. Em seguida foram elaborados os instrumentos de pesquisa com as temáticas discutidas que estão orientando as entrevistas orais. Foram também estabelecidos os contatos com as pessoas a serem entrevistadas, principalmente mulheres, preferencialmente nascidas antes de 1950, que viveram na região rural de Joinville e que se disponibilizem a compartilhar histórias sobre a cidade e sobre suas vivências. Este projeto está vinculado ao projeto de pesquisa Estrada Mildau e a Festa do Cará: (re)significando memórias e identidades.
Desevolvimento de pictogramas para uso em materiais lúdicos de ensino e aprendizagem da linguagem de libras
- MELANIE POERNER LOUREIRO, Graduando, melanie.loureiro@univille.br
- Juliana Silveira Anselmo, MSc, juliana.anselmo@univille.br
- Ivan Luiz de Medeiros, E, ivan.medeiros@univille.br
- Sônia Terezinha Serpa de Oliveira, E, soniaserpa@terra.com.br
- Rita Inês Petrykowski Peixe , MSc, ritapeixe@hotmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Libras, Jogo, Interação
Ecobanner
- SILVANA SILVA DE SOUZA, Graduando, silvana_silva_souza@hotmail.com
- Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Reaproveitamento, Banners, Renda
Educação ambiental e sensibilização: o lúdico e o pedagógico para levantar as percepções de alunos das séries Iniciais na rede pública de ensino.
- JULIA FERNANDA HOFFMANN, G, jujulia_fernanda@hotmail.com
- Nelma Baldin, Dr(a), nelma.baldin@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Educação Ambiental, Pedagogia lúdica, Jogos Ambientais
Exploração e introdução da arte da gravura contemporânea presente no contexto da região sul do Brasil
- JÚLIA NOGARA LOSS, Graduando, julia.loss@univille.br
- Elenir Carmem Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- Evelize Hofelmann Bachmann, Graduando, evelize.hofelmann@univille.br
- Rita Inês Petrykowski Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
- José Francisco Pelegrino Xavier, MSc, chicolam@caranguejo.com
Palavras-chave: material educativo virtual, gravura, técnicas
Este projeto tem como objetivo apoiar a divulgação do meio de representação artístico chamado gravura. O termo gravura denota as técnicas de reproduzir mais de uma vez uma obra de arte a partir de uma matriz desenvolvida pelo artista gravador. Este ano, dando continuidade aos projetos registrados em 2007 e 2009 o foco do projeto pauta-se na construção de vínculos com os principais núcleos de gravura do Sul do Brasil, fortalecendo e difundindo a linguagem da gravura. As 3 principais etapas apoiadas são: 1- pesquisa teórica, com base nos 3 clubes de gravura da região sul do Brasil, elegendo-se o acervo do Solar do Barão, no estado do Paraná, Museu do trabalho no estado do Rio Grande do Sul, e o Clube da Gravura vinculado a Udesc no estado de Santa Catarina. Tais estados reúnem em seus espaços gravadores de sua região, bem como professores e interessados proporcionando formação continuada, e aperfeiçoamento no conhecimento desta linguagem. 2 - pesquisa empírica de acordo com a experiência artística em gravura; e, desenvolvimento de material educativo virtual relativo à pesquisa teórica e empírica desenvolvidas durante o projeto. 3- Pesquisa prática com a intenção de manipulação de materiais que reduzam o impacto ambiental através da organização de uma oficina de gravura para experiências artísticas na linguagem gravura, com estimulo para uso de materiais ambientalmente amigáveis. Com a conclusão de todas as etapas do projeto, a expectativa é de proporcionará a expansão dos referenciais e dados para organização do acervo histórico relativas às técnicas e aspectos estéticos da gravura contemporânea (que vem sendo, ao longo de dois anos, organizado pelo projeto GRA); novas possibilidades de produção artística, na linguagem gravura, referentes aos aspectos ecológicos e, minimização do impacto ambiental; desenvolvimento de um catálogo virtual contendo imagens dos acervos de gravura das três instituições contatadas; ampliação de dados hospedados no Blog do projeto GRA, possibilitando acesso online a pesquisadores, artistas e demais interessados na linguagem gravura.
Festas, culinária e a Estrada Mildau
- DANIELA PEREIRA, Graduando, dany_jlle@hotmail.com
- Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Festas, Genêro, Região Rural
A Festa do Cará, realizada esse ano em agosto, é um espaço de sociabilidades entre várias pessoas, promovendo as manifestações e afirmações culturais da culinária, da dança, do vestuário, dentre outros. Observa-se uma ambigüidade das características de representatividade da mulher, de características consideradas rurais, sua propriedade do saber fazer, com usos e saberes da culinária “típica” da região, utilizando o cará. Assim como ao mesmo tempo a mulher “moderna” manifesta-se nos modos de dançar, de falar, de agir e se vestir, que demonstram um hibridismo entre as manifestações consideradas rurais e as urbanas. A presente pesquisa, consiste em problematizar, utilizando a categoria analise gênero, como a Festa do Cará, localizada na Estrada Mildau na região rural de Joinville, se (re) significa e se apropria da história e do patrimônio cultural, para manifestação de suas identidades. Para tanto, foram realizadas pesquisas sobre a Festa em fontes midiáticas impressas, produzidas em Joinville. Assim como a utilização de narrativas orais, possibilitando problematizar as histórias sobre os saberes femininos, suas apropriações culturais, suas memórias e identidades culturais.
Gerenciamento de imagens no Projeto de Extensão Geração de Renda: Mulher Sempreviva
- MARIANNA PEREIRA RAPOUSO, Graduando, raposinhahh_@hotmail.com
- Rita Inês Petrykowski Peixe, Dr(a), ritapeixe@hotmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: gerenciamento de imagens, projeto Mulher Sempreviva, geração de renda
Gêneros acadêmicos e a formação do professor para a orientação da leitura e produção pelos universitários
- JENIFFER CRISTINY SIQUEIRA, Graduando, jsiqueira@univille.br
- Simone Lesnhak Kruger, MSc, skruger@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Leitura, Textos, Universidade
História da Arte e as Tecnologias de Informação e Comunicação: uma nova forma de ensinar arte no ensino fundamental
- Luiz Carlos Bitencourt Junior, G, elenir.m@gmail.com
- Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: História da arte; , Ensino;, Tecnologias de Informação e Comunicação.
Este artigo apresenta parte da investigação desenvolvida pelo projeto de iniciação científica “História da Arte e as Tecnologias de Informação e Comunicação: uma nova forma de ensinar arte no ensino fundamental”, desenvolvido durante o ano letivo de 2009, na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. A referida pesquisa objetivou investigar a viabilidade de aprendizagem da História da Arte, no ensino fundamental, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A metodologia empregada, no percurso investigativo, priorizou investigação bibliográfica relacionada ao Ensino da História da Arte no Brasil e identificação das TIC’s oferecidas pela UNIVILLE para o desenvolvimento das aulas. Os principais resultados referiram-se à produção e publicação científica e à contribuição teórica junto ao colégio da Univille e ao departamento de Design da UNIVILLE. O presente artigo prioriza as questões teóricas, abordadas pela pesquisa, no tangente ao ensino da arte e possibilidades de integração das TICs.
Identificação de referências documentais ou bibliográficas, sobre sítios arqueológicos na região da baía da Babitonga
- ODAIR JOSÉ KREUSCH LOPES, Graduando, odairlopes@univille.br
- Dione da Rocha Bandeira, Dr(a), dione_bandeira@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Referências, Sitios Arqueológicos, Baia da Babitonga
Está em desenvolvimento na Univille, projeto que tem como objetivo formular um Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga, cujo objetivo é fazer uma análise do processo de formação territorial dos municípios de Araquari, Balneário de Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do sul. Neste Atlas sítios arqueológicos pré-coloniais e pré-históricos deverão estar mapeados. O subprojeto em desenvolvendo intitulado Identificação de referências documentais ou bibliográficas sobre sítios arqueológicos na região da Baía da Babitonga, está vinculado ao projeto e visa contribuir com a identificação de sítios arqueológicos a serem nele inseridos. A metodologia que está sendo utilizada tem como base a leitura e revisão de artigos e recortes de jornais do município de Joinville, e das entrevistas orais que se encontram no acervo do laboratório de História Oral da Univille. Além disso, pretende-se, com o avanço das pesquisas, realizar algumas saídas de campo para localização dos sítios arqueológicos, que sejam identificados nas referências. Os resultados das pesquisas até o momento são negativos no que tange a identificação das referências sobre os sítios arqueológicos históricos e pré-coloniais. Interpretações preliminares destes, resultam e indicam que as dificuldades devem-se ao fato dos artigos se concentrarem sempre nos mesmos assuntos, e se tornarem repetitivos na imprensa escrita de Joinville. Percebe-se uma falta de interesse em se propagar novas pesquisas, novos levantamentos ou artigos sobre novos sítios. Existe uma política, que está centrada na preservação dos sítios já existentes sem a perspectiva de recolher e disseminar informações sobre os sítios que ainda necessitam vir á tona e estão espalhados pela região. Também a falta de um foco específico sobre os sítios arqueológicos nas entrevistas orais, hora pelo entrevistador e quase sempre por falta de conhecimento do entrevistado, nos remete ao quanto ainda devemos avançar nas pesquisas através das leituras e coletas destas referências. E quanto ainda deve-se ampliar as fontes para como verdadeiros arqueólogos escavarmos a literatura documental e bibliográfica para as identificações de sítios arqueológicos. Observou-se o quanto é importante os detalhes e o afinco que um pesquisador deve construir durante a sua ambientalização com as problemáticas que surgem durante as pesquisas.
Apoio / Parcerias: CNPQ
Identificação de Sítios Arqueológicos da Baía da Babitonga - revisão bibliográfica
- TAÍSE VALIN, Graduando, taise.valin@univille.br
- Dione da Rocha Bandeira, Dr(a), dione_bandeira@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Sítios arqueológicos, Vestígios de ocupações humanas históricas e pré-históricas, Publicação de atlas histórico
O presente projeto de pesquisa está associado ao projeto Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga - ATLAS, que através de levantamento documental e bibliográfico sobre as seis cidades que circundam a baía da Babitonga: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva e Itapoá, resultará numa publicação que deverá cobrir uma deficiência historiográfica não só desses seis municípios envolvidos, mas do estado de Santa Catarina, além de fornecer material didático a professores e estudantes de toda a região e também ajudar em futuras pesquisas. O atlas contemplará desde as ocupações pré-coloniais até as movimentações populacionais mais recentes, sendo que para algumas dessas fases podemos contar com uma vasta bibliografia e para outras praticamente nada. O foco do nosso projeto intitulado Identificação de sítios arqueológicos da baía da Babitonga - revisão bibliográfica, está na leitura de relatórios de diagnósticos arqueológicos referentes a licenciamentos ambientais na região. Também se pretende realizar atividades de campo para identificar sítios mencionados nestas fontes. Até o momento, como resultados preliminares obtidos nos relatórios de diagnósticos lidos, cuja metodologia baseou-se em prospecções de campo e entrevistas, identificaram-se menções a vestígios de ocupações humanas históricas e pré-históricas, tais como: fragmentos de artefatos como louça branca, estruturas de combustão com restos de carvão e cinzas, ossos de peixes e moluscos (berbigão e marisco), depressões circulares, montículos de cinzas, alinhamento de plantas, entre outros, que provavelmente indicam presença de sítios arqueológicos. Com isso pode-se constatar que este material consultado é uma excelente fonte de pesquisa para este tipo de informação.
Apoio / Parcerias: PIBIC; CNPq.
Materiais pedagógicos: sua importância para o professor de arte
- ANA CLAUDIA MORAES MOREIRA ARTIOLI, Graduando, anaclaudia.art@gmail.com
- ALENA RIZI MARMO, MSc, lemarmo@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: materiais pedagógicos, ensino, arte
O presente texto faz parte de uma pesquisa que objetiva estudar materiais pedagógicos desenvolvidos por diversas instituições, podendo ser vinculados ou não à exposições de arte. Buscou-se avaliar qual a contribuição dos mesmos à partir de suas possibilidades e seu uso na sala de aula.Qual a importância do material educativo? Como o professor poderá utilizar esse recurso? Por meio das análises verificou-se os aspectos que envolvem sua criação (forma, qualidade, conteúdo, propostas) e o pensamento que os embasam, constatando-se que em sua maioria foram construídos à partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. Identificou-se que os materiais que abordam arte contemporânea, como os elaborados pelas Bienais, trazem propostas abertas possibilitando amplas formas de utilização pelo professor, que poderá criar relações entre a potência expressiva destes e a obra visitada, ou à partir do contexto que estiver trabalhando em aula. O professor ainda poderá propor uma incursão pela arte contemporânea, na qual ele próprio será o mediador, por meio da obra de determinados artistas e sua produção; instigar os alunos a criar relações entre os textos e as imagens gerando novas reflexões sobre a materialização das idéias, construindo novo pensamento. Os resultados parciais indicam a importância de elaborar materiais de qualidade, pois trata-se de um recurso importante uma vez que possibilita a discussão em torno dos “terrenos fronteiriços” da arte na atualidade, quais seus limites, de que formas os materiais podem expressar as idéias e pensamentos que embasam a visualidade material. Na literatura que fundamenta essa pesquisa verificou-se que um material pedagógico bem elaborado por uma instituição e bem explorado pelo professor, estimula o aluno despertando sua curiosidade, levando-o a suas próprias conclusões à partir das imagens que lhes são oferecidas. Torna-se uma ferramenta que orienta e informa, servindo como suporte antes, ou desdobramento após a visita à exposição, sem pretender jamais substituir a relação da fruição com a obra original. E na impossibilidade da visita à exposição, será um recurso para informar sobre o artista, sua obra e seu contexto. De uma maneira geral percebe-se também a sua importância na construção de um repertório visual para os alunos e no desenvolvimento de um pensamento crítico, uma vez que não oferece respostas prontas, mas provocações entre as obras e os alunos, contribuindo para ampliar seu conhecimento em arte.
Mediação para solução de conflitos
- DANIEL FELIPE ROSSATO, Graduando, daniel.rossato@univille.br
- Loacir Gschwendtner, MSc, loacir@creativenet.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Mediação, Solução, Conflitos
A mediação como forma alternativa de solução de conflitos, assume a cada dia um importância maior. A primeira manifestação a respeito da conciliação no Brasil surgiu com as Ordenações Filipinas, quando se reconheceu a atuação dos juizes de paz. Em nosso sistema jurídico mais recente, o marco ocorreu com a reforma do Código de Processo Civil de 1994 com a implantação das audiências de conciliação prévia e posteriormente com o advento dos Juizados Especiais através da Lei n. 9099/95. Na grande maioria das disputas judiciais, as partes acabam por contrair sentimentos negativos em relação a outra. Esse fato ocorre mesmo entre familiares ou amigos de longa data. Começa-se a constatar atualmente, que esse é um ponto onde os resultados da mediação são muito favoráveis, por ser um processo autocompositivo. Obter Justiça não se confunde com acesso ao Judiciário, nada obsta que cidadãos se autoregulem dentro dos ditames legais. No contexto atual se faz necessário uma nova concepção do jurisdicionado. O verdadeiro acesso à Justiça abrange não apenas a prevenção e reparação de direitos, mas a realização de soluções negociadas e o fomento da mobilização da sociedade para que possa participar ativamente dos procedimentos de resolução de disputas. Essa nova realidade que busca solidificar-se no universo jurídico favorece as partes do processo e sociedade. A quem litiga é constituído um meio mais célere para solucionarem suas disputas, ao Poder Judiciário propicia um desafogamento diante do mar de processos a que é provocado e para sociedade ao gerar economia de ordem financeira e potenclializar a atuação dos servidores públicos. A mediação pode ocorrer antes ou durante um processo judicial. Se a mediação for extraprocessual e ocorrer sem qualquer interferência do Judiciário, por analogia seu valor será o de um título executivo extrajudicial aplicando-se a regra do artigo 585, II do Código de Processo Civil. O acordo terá que se realizado com todas as cautelas sob as orientações de técnicos e, portanto, terá o poder de pacificar, gerando direitos e obrigações. Conferirá certeza e segurança, mas não imutabilidade à solução alcançada. Para isso as partes precisam da homologação judicial, que pode ser obtida facilmente, pois há permissivo legal.Baseado nos estudos acima expostos, torna-se cristalina o direcionamento do futuro da resolução de conflitos para o sentido mediático. Caberá aos profissionais do ramo do Direito estudo e pesquisa para que se adaptem a essa tendência contemporânea.
O entendimento dos profissionais da educação sobre Feiras de Ciências – uma avaliação preliminar
- TAMIRES LIPINSKI, Graduando, tamires_li@terra.com.br
- Cynthia C. Rinnert, MSc, crinnert@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: feira de ciências, pesquisa, aluno pesquisador
Apoio / Parcerias: Colégio da Univille
O letramento digital como forma de inclusão do idoso
- MICHELE HACKBARTH CARLINI, Graduando, mi.carlini@hotmail.com
- Thamires Roberta Lesnhak, Graduando, thamisbs@yahoo.com.br
- Évelin Cristian Weigle da Silva, Graduando, eveweigle@bol.com.br
- Jorge Rafael Matos, Graduando, matos-jorge@uol.com.br
- Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Letramento digital, Tecnologia de comunicação e informação, Educação do idoso
O uso das tecnologias torna-se recorrente e indispensável para o nosso dia-a-dia. Tal fato levou ao surgimento de um novo tipo de letramento, o letramento digital. Esse novo letramento, segundo os estudiosos, requer dos indivíduos a habilidade de dominarem um conjunto de informações, deixando-as capacitadas para lidar com as máquinas eletrônicas e digitais que nos cercam. Nossa sociedade se caracteriza por ser eternamente aprendente, isso inclui também as pessoas que já saíram do banco escolar. O dinamismo do novo milênio se caracteriza por não admitir cidadãos que não se encaixam histórica e socialmente, abrangendo toadas as faixas etárias. Diante dessa situação nasce a necessidade de incluir digitalmente esses que estão fora da escola, e sem deixar para trás os idosos. O projeto de pesquisa O Letramento Digital como Forma de Inclusão do Idoso tem como objetivo verificar se os idosos ditos “incluídos digitalmente” utilizam o computador e se podem ser considerados letrados digitalmente. O desenvolvimento desse projeto previu etapas a serem desenvolvidas: a) pesquisa bibliográfica, aprofundando o tema Psicolinguística e o letramento digital, b) aplicação de formulário de cadastro dos idosos inseridos nos grupos coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de São Bento do Sul e as suas condições de uso do computador; c) realização de encontros para letramento digital com idosos participantes de etapa preparatório; d) acompanhamento dos encontros; e) observação dos grupos para coleta de dados e dos resultados. Os principais resultados obtidos com as primeiras etapas da pesquisa apontam que a Univille e a Prefeitura Municipal, em conjunto, poderão promover atividades relacionados com as políticas públicas de informação e comunicação destinadas à terceira idade, nos âmbitos econômicos e culturais.
Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul
O letramento digital como forma de inclusão do idoso
- THAMIRES ROBERTA LESNHAK, Graduando, thamires.roberta@univille.br
- Jorge Rafael Matos, Graduando, jorge-matos@uol.com.br
- Michele Hackbarth Carlini, Graduando, mi.carlini@hotmail.com
- Évelin Cristian Weigle da Silva, Graduando, eveweigle@bol.com.br
- Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Letramento digital, Tecnologia de comunicação e informação, Educação do idoso
“O letramento digital como forma de inclusão do idoso” é resultado da junção de vários projetos que ocorrem no campus de São Bento do Sul desde o ano de 2008, na área de pesquisa e extensão. O letramento digital implica na capacidade que o individuo tem de responder adequadamente às demandas que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos, a escrita no meio digital, a capacidade de filtrar, localizar e avaliar informações que são disponibilizadas eletronicamente. É necessário o conhecimento do uso do computador, e importante o letramento no mesmo, trabalhando com diferentes públicos- alvos. Apesar do processo de letramento digital estar presente na sociedade, encontra-se na terceira idade uma necessidade da inclusão digital, o que vem sendo promovido pela Univille, em São Bento do Sul desde o ano de 2008. O objetivo do projeto é incluir os idosos nessa era digital e identificar se este mesmo público-alvo vem fazendo uso das tecnologias e como aproveitam os conhecimentos dos cursos oferecidos pela Universidade e pelas instituições participantes do programa em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Comunitário do município de São Bento do Sul. As fases da pesquisa se deram da seguinte forma: a) pesquisa bibliográfica como tema Psicolinguística e letramento digital; b) com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e da Prefeitura de São Bento do Sul será aplicado formulário de cadastros com os idosos e verificar suas condições do uso do computador; c) encontros com os idosos para aulas de letramento digital que atuaram na fase preparatória; d) acompanhamento dos encontros; e) coleta de dados para resultados a partir da observação dos idosos em prática. Analisando as primeiras etapas do projeto, os resultados obtidos mostram que a Univille e a Prefeitura Municipal, juntas, conseguirão promover atividades que estejam ligadas com as políticas públicas de informação e comunicação nos campos econômicos e culturais, voltado para a terceira idade.
Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul
O letramento digital como forma de inclusão do Idoso
- ÉVELIN CRISTIAN WEIGLE DA SILVA, Graduando, evelin.silva@univille.br
- Jorge Rafael Matos, Graduando, matos-jorge@uol.com.br
- Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: letramento digital, tecnologias de comunicação e informação, educação do idoso
"O projeto IDOS, que é desenvolvido na UNIVILLE, campus São Bento do Sul, tem o objetivo de promover o conhecimento dos idosos com a utilização do computador promovendo entretenimento, agregando conhecimento intelectual e funcional. Propende a melhora das oportunidades de inclusão social, com aumento da saúde mental dessa população. Para isto se incentivou que os idosos venham à universidade, momento que será avaliado o desempenho do público alvo nas aulas, identificando as necessidades dos cursistas; proporcionando aulas estimulantes; ampliando o conhecimento dos idosos frente ao uso dos computadores. Com o intuito de se obter o devido preparo para as aulas foram feitas pesquisas bibliográficas e de campo, questionários e entrevistas. A observação sistemática será aproveitada, a fim de controlar variáveis relacionadas à desenvoltura, domínio, acesso e leitura dos idosos. Para a seleção dos cursistas, o contato com todos os grupos da terceira idade coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de São Bento do Sul foi realizado. Oportunidade, que foi perguntado aos participantes, entre outras coisas, qual o grau de contato que já tem/tiveram com computadores e os locais onde isso ocorreu (em casa, banco, etc.). Identificando as áreas onde a UNIVILLE e a Prefeitura Municipal, em conjunto, poderão atuar para promover temas relacionados às políticas públicas de informação e comunicação voltadas à terceira idade, assim como atividades econômicas e culturais, um dos fundamentais resultados obtidos até o presente, entretanto as atividades ainda estão sendo encaminhadas."
Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul
OCUPACAO DO TERRITORIO DE ITAPOÁ
- LUIZ MARTINS JUNIOR, Graduando, luizjunior@univille.br
- Sandra P.L.Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.com.br
Palavras-chave: OCUPACAO, TERRITORIO , ITAPOA
O projeto “Ocupação do território de Itapoá” está ligado ao projeto ATLAS, que visa investigar, socializar e compreender o processo da ocupação nos municípios circunvizinhos à baía da Babitonga, Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva e Itapoá. Por volta de 1962 Itapoá é elevado a categoria de distrito de Garuva, conseqüentemente o município foi se estruturando e construindo caminhos para sua própria independência, sendo elevado á município em 26 de abril de 1989. O método adotado foi o quali-quantitativo que buscou informações básicas da comunidade local através da aplicação de um formulário em trinta dos mais antigos moradores da cidade. Dentre as perguntas feitas, destaca-se: quantos anos moram em Itapoá, o que conhece da historia de Itapoá, se tem conhecimento sobre vestígios indígenas, sambaquis, quilombos ou escravos, dentre outras. Os resultados, preliminares mostram que a comunidade conhece e até mesmo trabalhou em sambaquis tirando cascalho para aterrar as ruas e plantação de feijão, foi presenciado em roça e casqueiros panelas de barro, pontas de flechas e inclusive moedas e canecas, mas que, segundo os depoentes, se perderam com o tempo. Os entrevistados citaram, ainda, que a beira mar, existiam entre 8 e 30 casas por volta de 1940 e que Itapoá também tinha dois quilombos, localizados para o outro lado do rio Sai - Mirim chamados de quilombo “de baixo” e o de “cima”. Os registros orais são fundamentais para a identificação das comunidades pretéritas desta região, já que a documentação escrita é praticamente inexistente.
OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DE BALNEÁRIO BARRA DO SUL – SC
- CINTIA MARCHI, Graduando, cintia.marchi@univille.br
- Sandra P. L. de Camargo Guedes, Dr(a), sandra.guedes@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Ocupação, Balneário Barra do Sul-SC, Baía da Babitonga
A pesquisa de iniciação científica apresentada é um recorte do projeto ATLAS – Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga, que tem como objetivo de entender a ocupação dos seis municípios que circundam a baía da Babitonga – Joinville, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Araquari e Garuva. O objetivo principal da pesquisa em questão é entender como se deu a ocupação territorial do município de Balneário Barra do Sul/SC. Para tanto, fez-se necessário realizar uma revisão de literatura priorizando informações referentes ao município estudado, em seguida realizou-se trabalho de campo que constou da aplicação de entrevistas estruturadas, na forma de um formulário, junto a 30 moradores mais antigos do município Terminada a etapa das entrevistas foi realizada uma tabulação com os dados coletados com o objetivo de identificar novas informações ao que se refere ao início do povoamento do município em estudo. Os resultados obtidos até o momento indicam notadamente que a ocupação do território iniciou a partir de uma determinada região do município denominada Ilhota. O próximo passo será registrar os locais indicados nas entrevistas e aqueles já citados na bibliografia existente e em mapas.
Pesquisa teórica e prática com fibras de bananeira para confecção de amostras e novos padrões para a confecção de tapetes.
- DANIANI SCHONS, Graduando, daniani.schons@univille.br
- Célia Ceschinn Silva Pereira, MSc, celiaceschin@hotmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Amostras têxtil, fibras, tapetes
O projeto teve como objetivo pesquisar a historia, técnica e estética, referente a linguagem da tecelagem com fibras da bananeira com a finalidade de criar novos padrões para tapetes. Realizou-se uma ampla pesquisa em sites, livros, catálogos e lojas de artesanato para verificas as tendências e as novas pesquisas já realizadas nesta área. Verificou-se que fibras já vem beneficiada mas totalmente crua, por isso permite uma ampla pesquisa técnica para que estas fibras se adaptem aos teares.. Com as fibra de banana como recurso natural, foi possível criar produtos artísticos, que a partir de então, foi organizado em um banco de imagens com amostra para tapetes. Como resultado destas amostras criou-se novos padrões estéticos, para a confecção de tapetes
Relação Educação e Sensibilização: Auxílio na análise de dados e informações já coletadas quanto à história, ao patrimônio e ao meio ambiente. Estudo comparativo das áreas urbanizadas da Bacia do Rio do Braço (Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Vila Nova)
- THAISE JULIANE CORRÊA, Graduando, thaise.juliane@univille.br
- NELMA BALDIN, Dr(a), nelma@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Sensibilização ambiental, Educação Ambiental, Meio Ambiente
Sensibilização e educação ambiental: identificando atores sociais – lideranças escolares e comunitárias - associadas à ações de políticas públicas, sociais e ambientais das comunidades de vila nova e pirabeiraba – município de joinville/sc
- FATIMA IRENE DOS SANTOS MOSER, Graduando, fatima.moser@univille.br
- Nelma Baldin, Dr(a), nelma.baldin@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Educação ambiental, Sensibilização ambiental, Atores sociais
Uma Investigação Acerca da Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE; Uma Investigação Acerca do Projeto Editorial como Ferramenta de Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE
- LEONARDO OLIVEIRA VIEIRA, Graduando, lecovieira@gmail.com
- Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: imagem, registro, gestão
O projeto “Uma Investigação Acerca da Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE; Uma Investigação Acerca do Projeto Editorial como Ferramenta de Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE” tem como objetivos: Investigar possibilidades gráfico-visuais para o desenvolvimento de um projeto editorial que expresse a essência do projeto ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’ e contribua para o gerenciamento de sua imagem. Através do levantamento de informações textuais e imagéticas produzidas pelo grupo, verificando diretrizes conceituais para a organização editorial dos textos e imagens produzidos pelo programa ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’. Em todos os encontros, são feitos registros sistemáticos dos grupos, estas imagens são selecionadas, tratadas e catalogadas conforme o dia e atividade desenvolvida, preservando a imagem, o conceito e reforçando assim a marca do programa ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’. Identificou-se os pontos fortes e fracos do programa ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’, assim podemos visualizar o que devemos melhorar, e assim, desenvolver um planejamento para ajustar o programa de forma adequada, sempre visando o crescimento e a qualidade oferecida aos alunos e a instituição como um todo. Além disso investigamos possibilidades gráfico-visuais e definimos requisitos para desenvolvimento do projeto editorial, que é nosso objetivo final. Desta forma, o trabalho visou desenvolver um sistema de gestão da imagem, bem como o projeto editorial, assim sendo, o programa ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’ ficará mais organisado, preservando sua memória e o trabalho prestado para a comunidade de Joinville e região.