Área 03 - Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes

Índice

  1. A ausência de materiais pedagógicos em exposições de arte
  2. A comunicação nas exposições de arte: contribuições do design gráfico
  3. A constituição da profissionalidade docente do egresso dos cursos de Licenciatura da Univille: considerações iniciais
  4. A Cultura ferroviária nas memórias dos trabalhadores ferroviários de Joinville
  5. A Gravura Contemporânea com ênfase ao sul do Brasil
  6. A inclusão digital do idoso.
  7. A leitura literária no espaço escolar
  8. A ocupação do território de São Francisco do Sul vista pela Câmara de Vereadores
  9. Analise do perfil dos recém nascidos na
  10. Análise das características Paleoclimatológicas dos depósitos Quaternários da Ilha de São Francisco do Sul
  11. Análise estatística e sedimentológica das áreas adjacentes a Ilha de São Francisco do Sul
  12. Aproximando o formal e o informal: A educação escolar mais significativa para a vida
  13. As atuais práticas de leitura dos futuros docentes
  14. As exposições de arte na perspectiva das políticas culturais
  15. As respostas dos professores sobre a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos
  16. Cantorias em momentos de silêncio: a banda treml durante a campanha de nacionalização
  17. Cartografia Histórica da Região Nordeste de Santa Catarina
  18. Contribuições do uso do Cabri Géomètre II tendo como base o método de Van Hiele no processo ensino-aprendizagem da geometria plana euclidiana.
  19. Culinária, identidades e patrimônio cultural
  20. Desevolvimento de pictogramas para uso em materiais lúdicos de ensino e aprendizagem da linguagem de libras
  21. Ecobanner
  22. Educação ambiental e sensibilização: o lúdico e o pedagógico para levantar as percepções de alunos das séries Iniciais na rede pública de ensino.
  23. Exploração e introdução da arte da gravura contemporânea presente no contexto da região sul do Brasil
  24. Festas, culinária e a Estrada Mildau
  25. Gerenciamento de imagens no Projeto de Extensão Geração de Renda: Mulher Sempreviva
  26. Gêneros acadêmicos e a formação do professor para a orientação da leitura e produção pelos universitários
  27. História da Arte e as Tecnologias de Informação e Comunicação: uma nova forma de ensinar arte no ensino fundamental
  28. Identificação de referências documentais ou bibliográficas, sobre sítios arqueológicos na região da baía da Babitonga
  29. Identificação de Sítios Arqueológicos da Baía da Babitonga - revisão bibliográfica
  30. Materiais pedagógicos: sua importância para o professor de arte
  31. Mediação para solução de conflitos
  32. O entendimento dos profissionais da educação sobre Feiras de Ciências – uma avaliação preliminar
  33. O letramento digital como forma de inclusão do idoso
  34. O letramento digital como forma de inclusão do idoso
  35. O letramento digital como forma de inclusão do Idoso
  36. OCUPACAO DO TERRITORIO DE ITAPOÁ
  37. OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DE BALNEÁRIO BARRA DO SUL – SC
  38. Pesquisa teórica e prática com fibras de bananeira para confecção de amostras e novos padrões para a confecção de tapetes.
  39. Relação Educação e Sensibilização: Auxílio na análise de dados e informações já coletadas quanto à história, ao patrimônio e ao meio ambiente. Estudo comparativo das áreas urbanizadas da Bacia do Rio do Braço (Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Vila Nova)
  40. Sensibilização e educação ambiental: identificando atores sociais – lideranças escolares e comunitárias - associadas à ações de políticas públicas, sociais e ambientais das comunidades de vila nova e pirabeiraba – município de joinville/sc
  41. Uma Investigação Acerca da Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE; Uma Investigação Acerca do Projeto Editorial como Ferramenta de Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE

Resumos

A ausência de materiais pedagógicos em exposições de arte

  • ROSANGELA FERNANDES KLEIN, Graduando, rosangela.klein@univille.br
  • Alena Rizi Marmo, MSc, lemarmo@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: ação educativa, mediação, material pedagógico

A pesquisa ARTCULT - Arte e Cultura: exposições, curadorias e políticas culturais, tem como um dos focos de investigação a mediação nas exposições de arte, a observação da existência de ação educativa e procura identificar quais são os instrumentos por ela utilizados. Estudou-se os materiais pedagógicos das exposições visitadas, tanto impressos como virtuais e a bibliografia relacionada à teoria destes. Foram realizados estudos sobre as concepções teóricas do ensino da arte na contemporaneidade e sobre a ação educativa, que serviram como embasamento teórico para a pesquisa. Por meio das visitas in loco, percebeu-se a quase ausência de materiais educativos e as dificuldades encontradas pela mediação feita por monitores. Diante de algumas dificuldades encontradas por professores em conseguir materiais para uso em sala de aula, conforme pesquisa da equipe de Miriam Celeste Martins, abordado no livro Mediação: Provocações Estéticas (2005), estes recorrem aos materiais fornecidos por instituições culturais, que tem oferecido material de apoio ligados à uma determinada exposição ou como suporte ao professor. A partir do relato da monitoria, percebeu-se a falta de preparo prévio de alunos para visita à exposição de arte em instituições culturais e museus. A pesquisa aponta que esses materiais servem como suporte para a mediação feita por professores. Parte destes têm como proposta auxiliar no preparo dos alunos antes e durante, bem como no trabalho contínuo à partir da exposição de arte. Constata-se então, que os catálogos de exposições são importantes formas de registro para o museu e instituição cultural, servem como fonte de informação para os visitantes de exposições de Arte, currículo do artista, mas também para o professor. Dada a relevância deste assunto, buscou-se também referência em Cristina Freire, através de seu livro: “Poéticas do Processo: Arte conceitual no Museu” (1999). Não existe um modelo padrão para a elaboração dos materiais pedagógicos, mas sim o que esses materiais podem oferecer como contribuição para a mediação e construção de conhecimentos em arte e que possam ser trabalhados antes, durante e depois do término da mostra.

Apoio / Parcerias: Apoio/ Parcerias: Artigo 171

A comunicação nas exposições de arte: contribuições do design gráfico

  • Larissa Miiller da Silva, Graduando, larissa.miiller89@gmail.com
  • Nadja de Carvalho Lamas, Dr(a), nlamas@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Comunicação, Exposição, Design gráfico

A construção do presente artigo partiu de uma problemática encontrada em algumas exposições de arte em relação a sua comunicação visual. Os problemas verificados com maior freqüência foram, por exemplo: texto com diagramação não adequada para leitura, etiquetas com fontes muito pequenas e com ergonomia visual não apropriada, falta de banner, texto e identificação de curadoria entre outros. Isto nos faz refletir se existe preocupação por parte das instituições com relação a esses aspectos levantados. Os espaços expositivos possuem política de comunicação? Qual a importância de se tê-los? A partir desses problemas identificados verificou-se a importância da presença de um profissional de comunicação visual na montagem das exposições, uma vez que sua organização deveria decorrer de uma equipe multidisciplinar. Que equipe então seria necessária para a montagem de uma exposição? Um designer gráfico poderia contribuir? Sem dúvida, aliado ao conceito pré estabelecido pelo curador a exposição ganharia muito com o olhar deste profissional porque mesmo o curador sendo também um agente de comunicação, será que este tem a obrigação de ter conhecimento sobre diagramação de texto, ergonomia visual e todos estes aspectos que foram levantados? Com relação às etiquetas o designer poderia estudar qual o tamanho e qual a fonte mais adequada, que daria identidade a exposição. Assim como pensar na altura das etiquetas e levar em conta à diversidade de público freqüentador de museus. Poderia também contribuir para utilização de outras fontes além da arial, pois esta é uma fonte utilizada com muita frequência, geralmente como uma fórmula que não tem erro, no entanto não se tem inovação, ou seja, a tipografia não é pensada como um elemento que também comunica algo. E em decorrência disso detectou-se também que geralmente as exposições não possuem identidade visual. O convite que é o chamariz da exposição, o catálogo que é um meio de registro, em sua grande maioria é produzido por empresas terceirizadas e este distanciamento geralmente provoca ruídos. E não se pode esquecer que a exposição de arte é um espaço de fruição estética, e para isto é fundamental informações claras aos visitantes


A constituição da profissionalidade docente do egresso dos cursos de Licenciatura da Univille: considerações iniciais

  • ANDERSON DA SILVA, Graduando, andysilvaa@yahoo.com.br
  • Fabíola Possamai, Dr(a), fabíola.possamai@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Profissionalidade docente, Licenciaturas, Formação inicial

As discussões atuais sobre políticas de formação de professores com suas contradições e possibilidades, impulsionam as universidades a um posicionamento frente a essa demanda. Assim, ao se considerar a formação inicial – no nível de graduação – de suma importância para o processo de constituição da profissionalidade docente, visto que, esse é um momento ímpar para aprofundamentos diversos, tanto os específicos de área, quanto os voltados para discussões mais amplas sobre concepções de mundo, de educação e a universidade é um locus privilegiado para o desenvolvimento dessa formação. Tratar-se-ia esta pesquisa, especificamente, a indagação sobre como a profissionalidade docente dos egressos dos cursos de licenciatura da UNIVILLE é constituída. Esta se limita a apenas considerações iniciais por ramificar-se do projeto principal: A INFLUÊNCIA DO TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA – PROFIS. Tal projeto tem o objetivo de um estudo mais amplo e profundo sobre o tema, fazendo desta pesquisa uma das muitas reflexões necessárias para o resultado final almejado. Através de uma abordagem qualitativa na análise inicial de 5 entrevistas semi-estruturadas realizadas com egressos dos cursos de licenciaturas, pretende-se identificar os aspectos que constituem a profissionalidade docente, instituída com base nas diversas experiências de vida do docente, entre as quais tem peso as acadêmicas e profissionais.

A Cultura ferroviária nas memórias dos trabalhadores ferroviários de Joinville

  • TEREZINHA BARBOSA ROCHA, Graduando, terezinha.barbosa@univille.br
  • Jeisa Rech Casagrande, MSc, jeisarech@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Ferrovia, Joinville, Memória

A antiga Estação Ferroviária de Joinville, hoje Estação da Memória, pode ser considerada um marco no processo de modernização da cidade. Sua inauguração em 1906 trouxe inúmeras possibilidades para o transporte da cidade, mudou a forma das indústrias escoarem seus produtos e das pessoas transitarem para as cidades vizinhas, proporcionando também o crescimento da região e a introdução de novas técnicas e relações de trabalho.O projeto teve como objetivo perceber a importância da cultura ferroviária para os funcionários da Estação Ferroviária de Joinville, através das memórias desses trabalhadores. A metodologia usada na primeira fase do projeto foi a revisão da literatura, que proporcionou uma maior reflexão acerca dos temas propostos pela pesquisa: memória, identidade e cultura. Também foram lidas obras sobre o trabalho ferroviário, sobre as técnicas de entrevista oral e análise de documentos. O segundo momento foi de análise de documentos doados pelos antigos ferroviários para Estação da Memória, seguida de entrevistas orais com antigos trabalhadores, filhos e esposas. O recorte temporal escolhido foi entre 1950, ano em que a maioria dos entrevistados ingressou na rede, e 1985, quando esses mesmos trabalhadores ganharam sua aposentadoria. Diante disso foi possível perceber que a empresa ferroviária teve um papel de destaque para a elaboração e execução de novas relações de trabalho, sendo um local de resistências, solidariedades e enfrentamentos. A ideia da ferrovia como uma grande família deixou marcas na memória desses trabalhadores que viram a função que exerceram por tantos anos desaparecer. Hoje o cargo de maquinista, telegrafista, guarda freios e agente de estação já não existem mais, sendo assim, restou apenas à memória de um grupo de trabalhadores, que presenciaram dois momentos distintos: o surgimento de técnicas e relações de trabalho consideradas modernas, e posteriormente a transformação dessa “modernização” que eles tanto se orgulhavam: a Maria Fumaça se tornou obsoleta e o telégrafo foi ultrapassado, restando a esses trabalhadores a força da memória do grupo em que se apóiam.

A Gravura Contemporânea com ênfase ao sul do Brasil

  • EVELIZE HOFELMANN BACHMANN, Graduando, evelize.hofelmann@univille.br
  • Júlia Nogara Loss, Graduando, ju_nogara@hotmail.com
  • Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
  • Rita Ines Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
  • José Franciso Pelegrino Xavier , MSc, chicolam@gmail.com

Palavras-chave: Técnicas, Gravura, Sul do Brasil

O resumo, aqui apresentado, refere-se ao desenvolvimento da pesquisa “A Gravura Contemporânea com ênfase no sul do Brasil”. Trata-se de investigação vinculada ao projeto GRA, em sua terceira fase de desenvolvimento. Nesta etapa, focaliza-se a Gravura Contemporânea do Sul do Brasil. O objetivo da pesquisa, ora relatada, é apoiar a realização de investigações, registro e desenvolvimento de material virtual referente às pesquisas desenvolvidas pelo projeto GRA. A metodologia aplicada divide-se em 3 etapas: 1. pesquisa bibliográfica com ênfase nos 3 clubes de gravura da região sul do Brasil (Solar do Barão, no Paraná, Museu do trabalho no Rio Grande do Sul, e Clube da Gravura vinculado a Udesc em Santa Catarina); 2. coleta de imagens representativas do acervo dos referidos clubes de gravura; 3. desenvolvimento de animação gráfica a partir dos dados coletados. Os resultados obtidos até o momento referem-se à revisão bibliográfica e ao desenvolvimento de catálogo virtual contendo imagens dos acervos de gravura das três instituições. Ao término da pesquisa, todos os resultados serão hospedados no blog do projeto GRA

A inclusão digital do idoso.

  • JORGE RAFAEL MATOS, Graduando, matos-jorge@uol.com.br
  • Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br

Palavras-chave: Letramento Digital, Tecnologia de Informação e Comunicação, Educação do Idoso

O projeto IDOS, que está em desenvolvimento na UNIVILLE, campus São Bento do Sul, tem como objetivo promover o conhecimento dos idosos na utilização do computador como forma de entretenimento, conhecimento intelectual e funcional. Visa melhorar as oportunidades de inclusão social e estimular a saúde mental dessa parte específica da população. Para tanto oportunizou-se que os idosos venham à universidade e possam ter uma maior compreensão do mundo da informática. Dessa forma, se poderá avaliar o desempenho do público alvo nas aulas; identificar as necessidades dos cursistas; proporcionar aulas estimuladoras; ampliar o conhecimento dos idosos frente ao uso dos computadores. Para haver o devido preparo para as aulas foram feitas pesquisas bibliográficas e de campo, questionário e entrevistas. A observação sistemática será usada, a fim de controlar variáveis relacionadas à desenvoltura, domínio, acesso e leitura dos idosos. Para a seleção dos cursistas, houve contato com todos os grupos da terceira idade coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de São Bento do Sul. Nessa oportunidade, foi perguntado aos participantes, entre outras coisas, qual o grau de contato que já tem/tiveram com computadores e os locais onde isso ocorreu (em casa, banco, etc.). Com isso, já se identificaram as áreas onde a UNIVILLE e a Prefeitura Municipal, em conjunto, poderão atuar para promover temas relacionados às políticas públicas de informação e comunicação voltadas à terceira idade, assim como atividades econômicas e culturais, um dos essenciais resultados obtidos até o momento, haja vista as atividades estarem em andamento.

A leitura literária no espaço escolar

  • ÍTALO PUCCINI, Graduando, italo.puccini@univille.br
  • Taiza Mara Rauen Moraes, Dr(a), taiza.mara@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Escola, Leitura, Literatura

É sabido que o ato de ler está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência do ser humano como cidadão participante de uma sociedade, e que o influencia na maneira de pensar e agir. Ao adotar a leitura como atividade de prática constante em sua vida, o ser humano passa a melhor conhecer-se e a compreender-se, assim como a compreender o mundo e o que realmente significa esse ato de ler. A leitura do texto literário justifica sua importância no contexto escolar por proporcionar ao sujeito-leitor esse desenvolvimento crítico referenciado acima. Ana Maria Machado (2007, pp. 62-63) destaca a importância que a literatura adquire na formação humana e social de qualquer pessoa ao afirmar que “As obras literárias nos convidam a um exercício de liberdade de interpretação e de respeito pelas diferenças. Colocam diante de nós o desafio de enveredar por um discurso que oferece diversos planos de leitura, numa linguagem rica em potencialidades inesperadas, cheia de ambigüidades. Como a vida”. A presente pesquisa apresentou como hipótese o trabalho com Círculos de Leitura para propiciar a reconstrução do olhar do aluno sobre o texto literário devido a sistematização de leituras do gênero. O objetivo geral foi o de despertar a sensibilidade crítica do aluno de Ensino Médio para a multiplicidade de sentidos do texto literário, focando diferentes formas de leitura e posteriormente a produção de um memorial pelos alunos envolvidos no projeto, pois a leitura só faz sentido a partir das experiências de vida, conscientes e inconscientes, atribuindo ao lido marcas da memória, intelectual e emocional. Assim, a presente pesquisa se justificou pela necessidade de ampliar o espaço da leitura do texto literário no contexto escolar, porque as obras literárias, sendo arte, constituem-se como ferramentas para a formação ética e social ao proporcionar ao sujeito-leitor a possibilidade de reavaliar visões de mundo.

Apoio / Parcerias: CNPq

A ocupação do território de São Francisco do Sul vista pela Câmara de Vereadores

  • MARDJURY LUCOLI WINDMILLER, Graduando, mardjury.lucoli@univille.br
  • Sandra P.L. de Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: São Francisco do Sul, Território, Atas

O Projeto “A ocupação do território de São Francisco do Sul vista pela Câmara de Vereadores” tem por norte a análise das Atas da Câmara de São Francisco do Sul, nos séculos XIX e XX, com o objetivo de encontrar informações registradas à época nestes documentos. As informações objetos da pesquisa pairaram sobre a ocupação do território, escravos, orçamentos, eleições, terras e abertura de estradas. Todas essas informações foram obtidas através das Atas de Reunião da Câmara de São Francisco do Sul, localizadas no arquivo da própria Câmara e fotografadas pela equipe do projeto Atlas Histórico da baía da Babitonga, ao qual esta pesquisa está vinculada. Nota-se a partir das análises que todas as mudanças feitas no território, bem como determinações, eram supervisionadas pela Câmara, de forma a serem transcritas nas Atas, figurando esta como uma espécie de órgão fiscalizador dos acontecimentos da região. Nota-se uma grande diferença entre os assuntos discutidos entre o século XIX e o século XX. No século XIX, mais precisamente entre os anos de 1876 a 1880, as questões mais discutidas eram em relação aos escravos. Já no início do XX, o foco de atenção as reuniões passaram a ser, principalmente, os orçamentos, as eleições, e questões sobre terras. Para entender a aplicação do Direito hoje, precisamos ter uma base de sua aplicação no passado, bem como, quais as circunstâncias que fizeram certas posturas legislativas serem tomadas. Assim, o projeto em desenvolvimento, está possibilitando um esclarecimento quanto a forma de aplicação da lei no século XIX, sem o Estado Democrático de Direito regulamentador que passou a ser empregado na forma de governo pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Analise do perfil dos recém nascidos na

  • CLAUDIO APARECIDO SALLES, Graduando, claudiosalles2009@hotmail.com
  • Jose Dionicio Kunze, MSc, dkunze@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: maternidade, recen-nascidos, analise

Analisar os dados coletados do número de recem nascidos de uma determinada região nesse caso a cidade de Joinville tem a importância de estudar por meio de pesquisas quais serão as classes sociais que mais sofrerão com as desigualdades socio-ambientais,se tornando assim uma fonte importante de pesquisa para toda a comunidade Joinvilense. A pesquisa se utiliza dos dados coletados na Maternidade Darci Vargas dos recem nascidos durante o ano de 2009, se utilizando também dos dados das condições sociais e ecônomicas das mães,tendo como objetivos analisar os dados dos nascimentos de acordo com o sexo, verificar o tipo de parto utilizado, averiguar o local de origem dos pais, entender a situação socio ecõnomica da famiíia dos recem nascidos, analisar a idade das mães que procuram a MDV,se utilizando para isso as metodologias de pesquisas como organizar todos os dados coletados,e suas fontes de pesquisas, analisar,c omparar, entre outras metodologias aplicaveis a pesquisas propostas,a proposta de pesquisa tem como objetivo principal estudar o perfil dos nascidos na MDV,por meio de pesquisas,sendo de muita importância para sociedade pois teremos condições se possivel de planejar várias medidas sociais e de saúde para melhor atender a população local e se possivel ver a taxa de mortalidade da MDV,e compará-la com os dados de Joinville.

Análise das características Paleoclimatológicas dos depósitos Quaternários da Ilha de São Francisco do Sul

  • RODRIGO FELIPE QUINTANA, Graduando, rodrigo.quintana@univille.br
  • Celso Voos Vieira, MSc, celso.v@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Ilha de São Francisco do Sul, depósitos eólicos, paleoclimatologia

O presente trabalho teve como objetivo o estudo das características e do significado paleoclimatológico dos depósitos eólicos da ilha de São Francisco do Sul, na região nordeste do Estado de Santa Catarina. Foram analisados os aspectos morfológicos de ocorrência dos depósitos eólicos costeiros, a sua orientação em relação aos ventos predominantes e comparados com os principais depósitos eólicos costeiros na região sul do Brasil. De maneira geral que na região costeira do sul do Brasil, os campos dunas costeiros ativos possuem em sua maior parte orientação NE/SW, como visualizado nos extensos campos de dunas no sul do Estado de Santa Catarina, na região de Jaguaruna e Imbituba. Entretanto, o campo de dunas situado na Praia Grande no nordeste da ilha de São Francisco do Sul, caracteriza-se principalmente por dunas parabólicas vegetadas, desta maneira não ativas, com orientação SE/NW. Deste modo, o campo de dunas da ilha de São Francisco, além de representar o último campo de dunas no norte do Estado de Santa Catarina esta região, conforme ilustrado na presente pesquisa representa um importante aspecto geológico de mudança paleoclimática durante o Holoceno. De 1939 a 1983, de acordo com dados da estação meteorológica do município de São Francisco do sul, os ventos predominantes na ilha de São Francisco do Sul possuem sentido NE/SW, concordante com a orientação das dunas ativas no Estado de Santa Catarina. Desta maneira, a orientação SE/NW dos depósitos eólicos formados no Pleistoceno superior e durante o Holoceno na ilha de São Francisco do Sul indicam um padrão climático distinto da formação dos depósitos eólicos atuais. Atualmente apesar dos ventos S/SE possuírem maior competência para o transporte dos grãos, as massas de ar polares quase sempre vem acompanhadas de precipitação, o que não permite o transporte dos sedimentos e a efetiva ação eólica. Deste modo, podemos concluir que provavelmente ocorreram significativas alterações na dinâmica climática na América do Sul durante o Holoceno, com a alteração do padrão de precipitação e sentido de ventos.

Análise estatística e sedimentológica das áreas adjacentes a Ilha de São Francisco do Sul

  • MATHEUS EDUARDO LEITE GOMES, Graduando, matheus.gomes@univille.br
  • Celso Voos Vieira, MSc, celso.v@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Estatistica Multivariada, Granulometria, Geologia Costeira

O estudo e o conhecimento do meio físico apresenta-se como um tema de grande importância nos dias de hoje, tanto para o enriquecimento intelectual e de estudos acadêmicos à serem realizados, quanto para a obtenção de informações que contribuam para uma melhor organização do espaço e um bom planejamento urbano. Dentro deste contexto podemos encontrar diversas literaturas de diferentes autores com o objetivo de retratar características específicas do meio físico de uma determinada região, podemos citar dentre estes (BIGARELLA et al., 1954; SUGUIO et al, 1985; MARTIN et al, 1988; HORN FILHO, 1997; OLIVEIRA, 2000; SOUZA, 1999, 2005; VIEIRA, 2008) que utilizam diferentes metodologias de análise e abordam diversos temas para discussão afim de evoluir os estudos do meio físico. Frente a crescente ocupação e exploração de regiões costeiras do nordeste de Santa Catarina, cresce também a nessecidade de aprofundamento tanto dos estudos realizados nestas regiões quanto dos métodos utilizados nestes, e de uma abordagem de angulo geológico e geomorfológico tendo em vista de que a base para um estudo consistente encontra-se na discussão do método aplicado. O principal objetivo do projeto de pesquisa aqui mencionado, visa analisar os aspectos sedimentológicos das áreas continentais abrangendo os municípios adjacentes ao sul da Ilha de São Francisco do Sul, na porção nordeste do estado de Santa Catarina, com o subsídio da estatística multivariada. Desta maneira, foi realizada uma revisão bibliográfica, passando pelos autores que trabalham dentro desta área e linha de estudo, bem como dos mapeamentos existentes para a região. Os dados utilizados para as análises provêm de fontes pré-existentes, retirados da tese de doutorado de Horn Filho (1997) e das amostras coletadas na presente pesquisa, que atualmente encontram-se em processo final de análise no laboratório de Mecânica dos Solos na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Os dados obtidos em laboratório, somados aos dados pré-existentes, darão subsídio para que sejam levantadas as discussões a cerca dos depósitos existentes na área de estudo, e montar uma divisão de ambientes, através com a análise de clusters através dos dados de granulometria. Através da estatística multivariada e da analise de agrupamento, serão analisados alguns aspectos associados à sedimentologia dos depósitos costeiros como: Tamanho médio, Mediana, Grau de Seleção, Assimetria, Curtose e a porcentagem de matéria orgânica, com o objetivo de identificar possíveis correlações ou diferenciações entre os depósitos mapeados em mapeamentos geológicos pretéritos, assim como o da presente pesquisa.

Aproximando o formal e o informal: A educação escolar mais significativa para a vida

  • DENISE POLLNOW HEINZ, Graduando, denise.pollnow@univille.br
  • Fabíola Possamai, Dr(a), fabiola.possamai@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação formal, Educação informal, Aprendizagem

As sociedades mais antigas já possuíam algum tipo de educação, muitas vezes transmitida de forma espontânea e não organizada, de pais para filhos ou entre os membros de grupos que coexistiam. Com a evolução das sociedades, surge a educação formal e a sistematização e potencialização dos conhecimentos. Contudo, as relações da educação escolar com o entorno demonstram fragilidade, pois as aprendizagens mais significativas para a atuação profissional ou social para muitos indivíduos ainda advém da prática, das experiências e da vivência. O crescente número de informações que chegam de maneira informal, além da família e comunidade, pelos meios de comunicação, também fazem com que seja necessária maior reflexão sobre a informalidade a institucionalização da educação. Sendo assim, um estudo que visa aproximar o cotidiano e a educação escolar é de extrema relevância para a sociedade em geral e para os educadores, que posteriormente poderão vir a ser beneficiados no que diz respeito a um ensino mais relevante e significativo para os aprendizes. A presente pesquisa discorre sobre a importância de aproximar educação formal com a vida, analisando as relações entre a educação escolar e o meio social. Através da observação das representações que os sujeitos constroem para compreender o mundo e a realidade que vivem e a significação da educação escolar no cotidiano, foi possível contribuir com dados teóricos para tornar o conhecimento escolar mais aproximado da vida, e assim mais efetivo. Após aprofundamento teórico em bibliografia específica, foram realizadas entrevistas, no ambiente da Universidade, com apóio de questionário semi-estruturado. A análise dos dados foi de forma descritiva e qualitativa, com base na bibliografia e na abordagem fenomenológica.

As atuais práticas de leitura dos futuros docentes

  • MARÍLIA GARCIA BOLDORINI, Graduando, marilia.garcia@univille.br
  • Rosana Mara Koerner, Dr(a), rosanamk@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Prática de leitura, Cursos de licenciatura, Formação docente

O projeto de iniciação científica intitulado “As atuais práticas de leitura dos futuros docentes” propõe uma investigação qualitativa e quantitativa com os alunos dos cursos de licenciatura de Letras e Pedagogia oferecidos pela Universidade da Região de Joinville (Univille), sede da pesquisa, onde se fez um levantamento das práticas de leitura dos acadêmicos, pois se acredita que elas podem influenciar positiva ou negativamente a práxis educacional dos futuros professores em sala de aula. Assim, o trabalho teve como objetivo principal contribuir para as reflexões acerca do processo de formação de profissionais da área da educação no que se refere a seu hábito leitor. Como população-alvo, foram escolhidos os graduandos de Pedagogia, já que o curso deveria garantir a competência dos profissionais que lecionam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, de modo a preparar a base da formação escolar nas crianças, e os de Letras, ou seja, os futuros professores socialmente responsáveis pelas práticas de leitura e escrita de seus alunos quando eles passarem a frequentar as séries finais do ensino fundamental e todo o ensino médio, de maneira a prepará-los à universidade e ao mercado de trabalho. O projeto foi aplicado em todas as turmas de ambos os cursos por meio de um questionário elaborado com perguntas objetivas e descritivas tendo em mente os objetivos que se pretendiam atingir. A pesquisa foi respondida individualmente pelos acadêmicos que demonstraram interesse em fazê-lo. Com a conclusão da pesquisa, obtiveram-se subsídios suficientes para a verificação das práticas de leitura dos alunos de Letras e de Pedagogia. Foi constatado que a grande maioria se considera leitora, porém houve uma diferença significativa entre os dois cursos, principalmente no que se refere a títulos e autores, o que certamente refletirá no trabalho em sala de aula. Além disso, foi clara a influência do curso na preferência dos acadêmicos. Escritores infantis, por exemplo, são os preferidos dos graduandos de Pedagogia, enquanto cânones literários foram os mais citados pelos de Letras. Espera-se que de alguma forma o levantamento de dados quanto às práticas de leitura dos futuros professores os despertem para uma autorreflexão e autocrítica, fazendo com que eles analisem as modalidades de leitura feitas e as qualifiquem para sua realidade profissional e pessoal.

As exposições de arte na perspectiva das políticas culturais

  • LAUZE MARIA ONOFRE, Graduando, lauze.maria@gmail.com
  • Alena Rizi Marmo, MSc, lemarmo@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Exposição de arte, Espaço expositivo, Política Cultural

O resumo aborda a qualificação dos espaços expositivos a partir da contribuição das políticas culturais. Nas observações in loco foi possível identificar mudanças na estrutura física dos espaços, que contribuíram para a qualidade das exposições de arte, no que diz respeito à iluminação e à cenografia. Em Joinville (2009) foram analisadas três exposições: “Projeto 365”, ”Impressões lúdicas” e "Abstrações: um reflexo plástico do comportamento humano frente ao mundo", realizadas no Anexo I, do Museu de Arte de Joinville – MAJ, no qual observou-se que os trabalhos sofriam influência de iluminação externa, do alto das janelas. Em 2010 na análise da mostra: “14º Salão dos novos de Joinville - Arte e Tecnologias acessíveis”, realizada no mesmo local, percebeu-se o quanto o investimento da instituição (MAJ 2009) para vedar a entrada de luz, foi significativo para o espaço e para os trabalhos como vídeo projeção, uma vez que a iluminação externa disputava com os trabalhos. Outra melhoria identificada foi com relação à cenografia. Isso ocorreu devido ao edital/2009 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura - SIMDEC. Projeto encaminhado e aprovado via mecenato, no mesmo ano, e que fomentou, em 2010, essa exposição, cuja realização é da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew. Esse recurso viabilizou a aquisição de painéis que criaram outras dinâmicas e cenografias no espaço, durante e após essa exposição. Tal possibilidade está sinalizada no regulamento deste sistema e enfatizada na 2ª Conferência Municipal de Cultura de Joinville, no ano 2010. Conforme relatório final deste evento, no eixo quatro – cultura e economia criativa, no sub-eixo 4.1 – financiamento da cultura, no décimo primeiro parágrafo: “Garantir aos projetos contemplados pelo Simdec a possibilidade de aquisição de equipamentos e bens duráveis, desde que os mesmos sejam posteriormente doados para instituições culturais [...]”. Assim, esta pesquisa possibilita refletir sobre questões relativas às políticas culturais do município, com relação às formas de expor as obras de arte.


As respostas dos professores sobre a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos

  • DANIELLE CRISTINA RAIMONDI, Graduando, danielle.cristina@univille.br
  • Rosana Mara Koerner, Dr(a), rosanamk@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Professores, Ensino Fundamental, Formação

Este projeto intitulado, "As respostas dos professores sobre a implementação do Ensino Fundamental" está vinculado ao projeto: "Os professores e a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos ". O referido projeto tem como objetivo compreender como se deu a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos a partir do dizer de um de seus principais envolvidos: os professores. A intenção é verificar, mediante a aplicação de questionários a professores das duas séries iniciais, quais as suas espectativas e dúvidas quanto a conteúdos e procedimentos a serem adotados em cada um dos anos. Foram envolvidos os professores das redes Estadual e Municipal, totalizando 189 questionários devolvidos, ou seja, cerca de 35% do total entregue. Para esta apresentação serão expostos os resultados de duas questões, relativas a alguma orientação recebida pelo professor e a dúvidas que permanecem. A análise das respostas indicou que na Rede Estadual as orientações foram dadas por meio de encontros, cursos e palestras que favorecem o esclarecimento de das dúvidas e na Rede Municipal por maio de documentos escritos e repasse de informações feito pela supervisão/direção da escola. Com relação as dúvidas permanecem aquelas relacionadas ao conteúdo, à avaliação e a obrigatoriedade ou não de alfabetizar no 1º ano.

Cantorias em momentos de silêncio: a banda treml durante a campanha de nacionalização

  • ELIANA MOREIRA, Graduando, nirvana-pop@hotmail.com
  • Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Campanha de Nacionalização, Banda treml, música

O principal objetivo da pesquisa desenvolvida é problematizar, a partir da metodologia da História Oral, as memórias e as atividades da Banda Treml nas décadas de 1930 e 1940, analisando os reflexos da Campanha de Nacionalização na cidade de São Bento do Sul/SC. Destaca-se que as práticas cotidianas como a música, silenciada neste momento surge como forma de resistência à imposição que proibia o uso do idioma alemão. A Banda Treml foi fundada em 1913 por João Treml que juntamente com familiares e grupo de amigos executavam músicas típicas de seus países de origem como a Polônia, Bavária, e outros países vizinhos e reviviam na música, aspectos culturais e afirmavam sua identidade de imigrantes germânicos em terras brasileiras. A banda, desde sua fundação trazia em seu repertório uma grande influência do idioma alemão, pois as músicas que executavam estavam diretamente ligadas às músicas folclóricas de seus países de origem, pois os vários integrantes possuem ascendência germânica, o que acarretou em uma predominância do idioma alemão. Durante a proibição do uso do idioma alemão com a Campanha de Nacionalização, na década de 1930, temos a banda Treml que mesmo com a represália ao uso do mesmo dá continuidade as suas atividades, criando, por exemplo, em 1940, as Retretas de Verão, assim como a gravação de músicas durante o mesmo período. Para a pesquisa a metodologia da História Oral foi muito importante, pois permite que por meio de diferentes relatos sejam possíveis outras análises sobre o período e sobre a história da cidade. Os resultados alcançados inicialmente revelam a importância da pesquisa histórica para compreensão das vivências durante o período estudado, que extrapola a documentação e fontes oficiais, pois a memória dos integrantes da banda permite visualizar outro discurso e vivências acerca do período. A pesquisa contribuiu para análise de outras perspectivas de discurso da época acerca da proibição do idioma alemão, permitindo visualizar resistências à legislação daquele momento, além de estimular e proporcionar novas possibilidades de estudo.

Cartografia Histórica da Região Nordeste de Santa Catarina

  • André de Souza de Lima, Graduando, andre.lima@univille.br
  • Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Cartografia, História, Região Nordeste de Santa Catarina

A proposta de pesquisa está vinculada ao projeto “Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga”, que tem como principal objetivo levantar e cartografar dados historiográficos sobre os seis municípios que compõem a região: Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul. O projeto de pesquisa propõe transpor os dados tabulares e cartográficos de mapeamentos e documentos pretéritos em uma base digital atual e georreferenciada para a elaboração de mapas temáticos, bem como transpor conteúdos de textos históricos referentes principalmente às sesmarias da região pesquisados e selecionados pela equipe do projeto Atlas para uma base cartográfica georreferenciada. Dentre as várias etapas que compõem o desenvolvimento do projeto “Atlas histórico da Região da Baía da Babitonga”, ao qual este projeto está vinculado, inclui-se a de localizar, selecionar e fotografar mapas históricos relativos à região em estudo. Foram fotografados aproximadamente 65 mapas históricos que se encontravam disponíveis na Biblioteca Nacional, no Arquivo Nacional e na Mapoteca do Itamaraty, todos localizados no Rio de Janeiro, assim como no Arquivo Histórico de Joinville. Dos textos selecionados foram extraídas e compiladas informações as quais continham dados de ocupação dos séculos XVII, XVIII e XIX. A conclusão do estudo resultou num banco de dados digital que possibilita resgatar dados importantes de cada mapa utilizado na pesquisa. Muitos dos mapas utilizados estão em péssimo estado de conservação, rasgados ou com partes faltando, o que dá ainda mais valor ao trabalho, que deixará informações importantes do passado para a posteridade. Cerca de 25% das sesmarias cedidas no século XIX, localizadas pela equipe de pesquisadores, foram espacializadas em forma de mapa. As demais sesmarias não foram possíveis localizar em mapa, pois os documentos não possuíam informações suficientes para que isso fosse feito. Foi realizado também o estudo do crescimento da mancha urbana do município de Joinville. O primeiro levantamento considerado no mapa, aconteceu no ano de 1886, quando a área total do município já contava aproximadamente 2.505.311,79 m². O maior salto de crescimento da cidade ocorre entre as décadas de 70 e 80, quando num intervalo de um pouco mais de dez anos a mancha urbana de Joinville cresce mais de 70 milhões de m². O projeto “Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga” reúne e espacializa através da cartografia informações históricas até então dispersas ou misturadas.

Apoio / Parcerias: CNPq

Contribuições do uso do Cabri Géomètre II tendo como base o método de Van Hiele no processo ensino-aprendizagem da geometria plana euclidiana.

  • VANESSA REGINA JARDIM, Graduando, vanessa.jardim@univille.br
  • Jane Mery Voigt, MSc, janevoigt@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Geometria , Cabri Geometre II, Van Hiele

No processo de ensino-aprendizagem da matemática, em especial da Geometria, observa-se, muitas vezes, que os conceitos decorados e não compreendidos são esquecidos e, portanto, não são assimilados pelos alunos, criando barreiras no estudo de conteúdos mais avançados da vida acadêmica. As pesquisas mostram que programas de geometria dinâmica, como o Cabri-Géomètre II, abriram novas possibilidades no âmbito da geometria escolar. Encontramos na literatura o modelo Van Hiele, que oferece ferramentas para identificar o nível de raciocínio lógico em geometria por meio de níveis. Para os autores, o desenvolvimento de um aluno em Geometria é o resultado da passagem pelos níveis anteriores de compreensão de conceitos, por meio da vivência de atividades adequadas e organizadas pelo professor. Assim, o aluno passa sucessivamente por níveis distintos denominados: reconhecimento, análise, abstração, dedução e rigor, nessa ordem. Portanto, o objetivo desta pesquisa é descrever as contribuições do uso do Cabri-Géomètre II tomando como base o método de Van Hiele no processo ensino-aprendizagem da geometria plana euclidiana. Os sujeitos desta pesquisa são alunos da 6ª série (ou 7º ano) do ensino fundamental de uma instituição de ensino que possui um laboratório de informática e que tenha instalado o software Cabri-Géomètre II. As etapas da pesquisa consistem em: aprofundamento do referencial teórico; contato com a instituição de ensino de educação básica; seleção e análise das atividades com o Cabri-Géomètre II; elaboração do questionário da pesquisa e organização do teste de Van Hiele; aplicação do primeiro teste de Van Hiele; aplicação e acompanhamento atividades com o Cabri-Géomètre II, aplicação do questionário e de segundo teste de Van Hiele; organização e análise de dados; elaboração de um artigo científico. A partir da análise do material coletado por meio de questionário e do Teste de Van Hiele, pretende-se realizar uma síntese da contribuição dessas atividades para o ensino-aprendizagem da geometria mediante as seguintes categorias: a) facilidades que o aluno encontrou durante as aulas; b) dificuldades do aluno em relação ao conteúdo e ao uso do Cabri-Géomètre II; c) sugestões em relação ao que poderia ser diferente durante as aulas; d) avanços do conhecimento sobre geometria plana; e) relação entre os resultados do teste com as contribuições e dificuldades apontadas no questionário. Com a apresentação dos resultados esperamos contribuir para a prática de ensino dos professores de matemática.

Culinária, identidades e patrimônio cultural

  • KARINA ZUGE, Graduando, karina.zuge@univille.br
  • Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Culinária, Patrimônio Cultural, Estrada Mildau

A pesquisa de iniciação científica que está sendo desenvolvida objetiva discutir e problematizar, especialmente a partir de memórias femininas, e com a análise dos discursos veiculados pela imprensa local, como a culinária da Estrada Mildau e a criação da Festa do Cará (re)significa a história e o patrimônio cultural daquela região, dando ênfase à questão da identidade, ampliando os estudos do Grupo de Pesquisa “Gênero e Memória” da UNIVILLE e contribuindo com a historiografia local e com o Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da instituição. Alguns dos objetivos desta pesquisa são: compreender diferentes aspectos do patrimônio cultural da região rural da cidade de Joinville denominada Estrada Mildau; problematizar como diferentes mulheres narram as transformações ocorridas na cidade no final do século XX, especialmente a partir da criação da Festa do Cará, que já está em sua 18ª edição; perceber como são tematizados “os modos de criar, fazer e viver” da vida cotidiana, sobretudo relacionados com a alimentação e as receitas com cará, bem como, se as pessoas entrevistadas entendem tais práticas como parte integrantes da memória, da identidade e da cultura da cidade e compreender como a Festa do Cará é tematizada pela imprensa local e pelos discursos vinculados ao turismo rural. A pesquisa se iniciou com a revisão e análise da bibliografia referente à teoria e metodologia da história, história da cidade de Joinville, teorias referentes à constituição dos espaços urbanos, relações de gênero na pesquisa história, memória e história oral, identidades, cultura e patrimônio cultural. Em seguida foram elaborados os instrumentos de pesquisa com as temáticas discutidas que estão orientando as entrevistas orais. Foram também estabelecidos os contatos com as pessoas a serem entrevistadas, principalmente mulheres, preferencialmente nascidas antes de 1950, que viveram na região rural de Joinville e que se disponibilizem a compartilhar histórias sobre a cidade e sobre suas vivências. Este projeto está vinculado ao projeto de pesquisa Estrada Mildau e a Festa do Cará: (re)significando memórias e identidades.

Desevolvimento de pictogramas para uso em materiais lúdicos de ensino e aprendizagem da linguagem de libras

  • MELANIE POERNER LOUREIRO, Graduando, melanie.loureiro@univille.br
  • Juliana Silveira Anselmo, MSc, juliana.anselmo@univille.br
  • Ivan Luiz de Medeiros, E, ivan.medeiros@univille.br
  • Sônia Terezinha Serpa de Oliveira, E, soniaserpa@terra.com.br
  • Rita Inês Petrykowski Peixe , MSc, ritapeixe@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Libras, Jogo, Interação

O projeto DLibra tem como proposição minimizar a diferença entre o surdo e o ouvinte e estimular o contato entre ambos, através de uma proposta para desenvolvimento de um jogo para crianças de 10 a 16 anos. O referido material lúdico precisa ter como requisito básico lidar com situações às quais o surdo não tem muito contato, tendo como resultado a ampliação do seu vocabulário, o que muito poderá auxiliar no cotidiano fora da escola, uma vez que lá o intérprete não está presente. O jogo buscará estimular o raciocínio, a independência e opinião própria, além de ser altamente interativo. Importante considerar que a falta de orientação dos pais e conhecidos faz com que seja facilitado por eles o universo dialógico do surdo, bem como as suas escolhas. Isto dificulta a comunicação e a compreensão por parte do surdo. Outro requisito será o de apresentar um custo reduzido, para que atinja o maior número de crianças e incentivar a aquisição pelas instituições de ensino. O propósito é que ele não seja jogado somente nas escolas, como a proposta inicial, mas também em casa com amigos, irmãos e pais. Houve o acompanhamento da equipe de pesquisa junto à Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa para observação das dificuldades e da rotina dos alunos, tanto surdos quanto ouvintes e a interação entre eles. Nesta mesma escola, foi realizada uma pesquisa com os alunos entre 11 e 16 anos, tanto surdos quanto ouvintes, questionando os desenhos animados que mais gostam, tendo como objetivo uma aproximação maior com relação ao enredo e pictogramas que mais atraem o público que fará uso do jogo a ser projetado. De posse de tais dados, será possível aplicar corretamente os resultados no objeto para o qual a investigação está voltada, ou seja, o jogo. A pesquisa consistia em um formulário entregue aos alunos, o qual continha a imagem do desenho e as opções sobre o gosto da criança para que fossem assinaladas. Os desenhos com formas e histórias mais complexas foram os que menos agradaram ao público. Acredita-se que isso se dê por necessitarem de som e entendimento de diálogo para compreender o enredo. Os desenhos, tanto caricaturados e estilizados quanto os reais, que conseguem ser compreendidos sem necessariamente o uso do som, foram os que mais se destacaram, provavelmente por haver expressões faciais e corporais mais significativas.

Ecobanner

  • SILVANA SILVA DE SOUZA, Graduando, silvana_silva_souza@hotmail.com
  • Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Reaproveitamento, Banners, Renda

O presente resumo refere ao desenvolvimento do Projeto EcoBanner, que encontra-se em andamento. O projeto foi idealizado com a finalidade de encontrar um fim adequado aos banners utilizados pela universidade, os quais são descartados após o uso. Conseqüentemente as investigações desenvolvidas (materiais e técnicas) serão aplicadas junto ao Projeto de Extensão: Ama Viva Sênior, possibilitando surgimento de novos produtos (com vistas à preservação do meio ambiente e geração de renda), agregando saberes e técnicas oriundas do campo do Design. No primeiro semestre de 2010, foram feitas pesquisas para saber que outros meios poderiam ser utilizados para juntar as lonas, para dar aderência entre uma e outra (cola, costura, entre outros) e foram desenvolvidos alguns produtos, os quais serão produzidos pelas integrantes do Ama Viva Sênior. No desenvolvimento deste, foram utilizadas ferramentas do Design, indispensáveis para criação de um objeto original e de boa qualidade. Para a aplicação de serigrafia, utilizamos tintas à base de água, pois as acrílicas, por serem à base de solventes fortes, podem ocasionar reações alérgicas. Após todas as etapas de projeto e os testes realizados, foram preparados modelos de avental, lixo para carro, nécessaire e penal. O próximo passo é a explanação, junto ao grupo Ama Viva Sênior do produto a ser gerado, mostrando cada fase empregada na confecção do mesmo, seguido de modelagem e corte das lonas vinílicas; escolha da arte gráfica e local de aplicação da serigrafia. Logo após, a finalização, que será a costura e os acabamentos, dando um toque peculiar ao material confeccionado. Os produtos serão vendidos em feiras e expostos em eventos da UNIVILLE. A verba arrecadada é dividida igualmente entre as alunas do projeto. De acordo com os referenciais estudados, com base na estrutura do projeto e tendo em vista que os objetivos do mesmo foram alcançados, concluímos que foi de grande valia para as mulheres do Ama Viva Sênior participarem do Projeto EcoBanner, obtendo mais este meio de geração de renda a partir de uma sustentabilidade consciente, em harmonia com o meio ambiente. Estaremos também amenizando a visível preocupação da UNIVILLE quanto à busca de alternativas plausíveis para o descarte de banners utilizados como meio de divulgação e comunicação. Acreditamos que iniciativas como esta contribuem para o despertar da consciência ambiental, tendo ainda como conseqüência a geração de renda e a valorização das pessoas envolvidas.

Educação ambiental e sensibilização: o lúdico e o pedagógico para levantar as percepções de alunos das séries Iniciais na rede pública de ensino.

  • JULIA FERNANDA HOFFMANN, G, jujulia_fernanda@hotmail.com
  • Nelma Baldin, Dr(a), nelma.baldin@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Educação Ambiental, Pedagogia lúdica, Jogos Ambientais

Os problemas ambientais no mundo, hoje, estão cada vez mais acelerados e há necessidade de ações eficientes para amenizar essas questões. O projeto de pesquisa aqui em evidência destaca tais situações e buscou, como objetivo geral, “sensibilizar as crianças, alertando-as sobre a importância do meio ambiente e incentivando-as a proteger e preservar a natureza por meio de atividades pedagógicas e lúdicas num esforço, conjunto, enfatizando a importância dos jogos como uma maneira eficiente de sensibilização”. Para a execução desse estudo foram aplicadas atividades com crianças de 1as. e 4as. séries da Escola de Educação Básica Professor “Rudolfo Meyer”, situada no bairro Floresta, no município de Joinville/SC. Na realização da pesquisa, aplicou-se, primeiramente, um “Roteiro de Questões” com as crianças com o objetivo de levantar as informações que essas e, indiretamente seus familiares, tinham em relação às questões ambientais. O “Roteiro de Questões” foi elaborado com perguntas que estiveram focadas, principalmente, nos temas “água” e “lixo”, sendo, esses termos, relacionados às temáticas da vida cotidiana, como: reciclagem; coleta seletiva; reaproveitamento de água da chuva; desmatamento; saneamento básico; resíduos; meio ambiente. Após a aplicação do “Roteiro de Questões” e estudados os resultados obtidos, foram aplicados jogos lúdicos e pedagógicos, que chamou-se “jogos ambientais”: Tabuleiro Ambiental; Jogo da Memória Gigante; Jogo Quebra Cabeças e palestras educativas, além de atividades de pintura de desenhos relacionados ao meio ambiente. Ainda, como um adicional, aplicou-se, numa segunda vez, o mesmo “Roteiro de Questões” aplicado antes do início das atividades lúdicas e pedagógicas com o objetivo de realizar uma comparação entre o entendimento das crianças no “antes” e no “depois” da execução dessas atividades. A partir da aplicação do segundo “Roteiro de Questões” observou-se que os resultados foram significativos nas questões mais importantes, demonstrando-se o quanto é motivador o uso de atividades pedagógicas e lúdicas no meio escolar.

Exploração e introdução da arte da gravura contemporânea presente no contexto da região sul do Brasil

  • JÚLIA NOGARA LOSS, Graduando, julia.loss@univille.br
  • Elenir Carmem Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
  • Evelize Hofelmann Bachmann, Graduando, evelize.hofelmann@univille.br
  • Rita Inês Petrykowski Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
  • José Francisco Pelegrino Xavier, MSc, chicolam@caranguejo.com

Palavras-chave: material educativo virtual, gravura, técnicas

Este projeto tem como objetivo apoiar a divulgação do meio de representação artístico chamado gravura. O termo gravura denota as técnicas de reproduzir mais de uma vez uma obra de arte a partir de uma matriz desenvolvida pelo artista gravador. Este ano, dando continuidade aos projetos registrados em 2007 e 2009 o foco do projeto pauta-se na construção de vínculos com os principais núcleos de gravura do Sul do Brasil, fortalecendo e difundindo a linguagem da gravura. As 3 principais etapas apoiadas são: 1- pesquisa teórica, com base nos 3 clubes de gravura da região sul do Brasil, elegendo-se o acervo do Solar do Barão, no estado do Paraná, Museu do trabalho no estado do Rio Grande do Sul, e o Clube da Gravura vinculado a Udesc no estado de Santa Catarina. Tais estados reúnem em seus espaços gravadores de sua região, bem como professores e interessados proporcionando formação continuada, e aperfeiçoamento no conhecimento desta linguagem. 2 - pesquisa empírica de acordo com a experiência artística em gravura; e, desenvolvimento de material educativo virtual relativo à pesquisa teórica e empírica desenvolvidas durante o projeto. 3- Pesquisa prática com a intenção de manipulação de materiais que reduzam o impacto ambiental através da organização de uma oficina de gravura para experiências artísticas na linguagem gravura, com estimulo para uso de materiais ambientalmente amigáveis. Com a conclusão de todas as etapas do projeto, a expectativa é de proporcionará a expansão dos referenciais e dados para organização do acervo histórico relativas às técnicas e aspectos estéticos da gravura contemporânea (que vem sendo, ao longo de dois anos, organizado pelo projeto GRA); novas possibilidades de produção artística, na linguagem gravura, referentes aos aspectos ecológicos e, minimização do impacto ambiental; desenvolvimento de um catálogo virtual contendo imagens dos acervos de gravura das três instituições contatadas; ampliação de dados hospedados no Blog do projeto GRA, possibilitando acesso online a pesquisadores, artistas e demais interessados na linguagem gravura.

Festas, culinária e a Estrada Mildau

  • DANIELA PEREIRA, Graduando, dany_jlle@hotmail.com
  • Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Festas, Genêro, Região Rural

A Festa do Cará, realizada esse ano em agosto, é um espaço de sociabilidades entre várias pessoas, promovendo as manifestações e afirmações culturais da culinária, da dança, do vestuário, dentre outros. Observa-se uma ambigüidade das características de representatividade da mulher, de características consideradas rurais, sua propriedade do saber fazer, com usos e saberes da culinária “típica” da região, utilizando o cará. Assim como ao mesmo tempo a mulher “moderna” manifesta-se nos modos de dançar, de falar, de agir e se vestir, que demonstram um hibridismo entre as manifestações consideradas rurais e as urbanas. A presente pesquisa, consiste em problematizar, utilizando a categoria analise gênero, como a Festa do Cará, localizada na Estrada Mildau na região rural de Joinville, se (re) significa e se apropria da história e do patrimônio cultural, para manifestação de suas identidades. Para tanto, foram realizadas pesquisas sobre a Festa em fontes midiáticas impressas, produzidas em Joinville. Assim como a utilização de narrativas orais, possibilitando problematizar as histórias sobre os saberes femininos, suas apropriações culturais, suas memórias e identidades culturais.

Gerenciamento de imagens no Projeto de Extensão Geração de Renda: Mulher Sempreviva

  • MARIANNA PEREIRA RAPOUSO, Graduando, raposinhahh_@hotmail.com
  • Rita Inês Petrykowski Peixe, Dr(a), ritapeixe@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: gerenciamento de imagens, projeto Mulher Sempreviva, geração de renda

Nos últimos tempos, a fotografia deixou definitivamente de ser um mero instrumento ilustrativo da pesquisa para assumir o status de documento, uma matéria-prima fundamental na produção do conhecimento sobre determinados períodos da história, acontecimentos e grupos sociais. Se, por um lado, a fotografia foi e ainda é utilizada como janela para o passado, fornecendo, portanto, dados que os documentos textuais não registraram, por outro, a compreensão da fotografia como uma forma de representação abriu inúmeras possibilidades de análise de problemas históricos associados à construção de imagem. Essas novas abordagens valorizam duplamente a fotografia porque dão ênfase, não somente aos temas que nela aparecem retratados, mas à forma como esses temas são constituídos. Assim, os atributos técnicos e formais de imagem fotográfica assumem um papel relevante no entendimento de questões ligadas a conteúdos mais recorrentes da nossa sociedade. É o caso do presente projeto, cuja investigação se dá a partir da captura de imagens. Sendo responsável por qualificar mulheres dos 18 aos 60 anos de idade, o Projeto de extensão “Geração de Renda: Mulher Sempreviva” busca, através do artesanato, de conhecimentos técnicos e estéticos, desenvolver produtos tendo como referência aspectos do design. Atualmente, o grupo é composto por 35 mulheres, todas cadastradas junto à Secretaria de Ação Social de Joinville. O maior objetivo deste projeto é fornecer acesso a conhecimentos em Projeto de Produto, Marketing e Vendas, Serigrafia, Projeto de Programação Visual, Patchwork, Costura, Modelagem, com a aplicação das metodologias de Design, a fim de que tudo isto possa gerar e incrementar a renda familiar. A presente proposta para este Projeto de Pesquisa tem como desafio gerar imagens através de fotografias. São estas imagens que auxiliam na divulgação do projeto e na captação de recursos externos, já que os materiais utilizados pelo grupo são provenientes de doações, bem como na elaboração das aulas ministradas pelos professores. A proposta em questão avança, no sentido de sugerir ideias úteis para que o Programa Geração de Emprego e Renda Mulher Sempreviva torne-se conhecido pelo público-alvo, pelos acadêmicos e pela população em geral, por meio da divulgação de imagens geradas, ou seja, o registro sistemático de todo o trabalho desenvolvido e dos ensinamentos adquiridos nos encontros. As imagens geradas e gerenciadas têm possibilitado mecanismos melhor estruturados de garantia de divulgação e comunicabilidade do projeto, assegurando também a continuidade nas investigações às quais estamos nos propondo.

Gêneros acadêmicos e a formação do professor para a orientação da leitura e produção pelos universitários

  • JENIFFER CRISTINY SIQUEIRA, Graduando, jsiqueira@univille.br
  • Simone Lesnhak Kruger, MSc, skruger@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Leitura, Textos, Universidade

Em 2008, foi desenvolvido, na Univille Campus SBS, o projeto Gêneros acadêmicos, a formação do professor para o ensino e a leitura e produção pelos universitários, que tinha como objetivo analisar o trabalho docente e dos alunos em relação à leitura e produção de gêneros acadêmicos. Os dados levantados mostraram que o trabalho de leitura e produção de textos na Univille pelos professores mostrou-se restrito especialmente em razão da falta de compreensão sobre as especificidades dos gêneros e sobre como dirigir as solicitações de produção de textos pelos alunos. A insuficiência na compreensão dos gêneros acadêmicos resulta na aprendizagem defasada dos alunos. A partir desses resultados, elaborou-se um projeto de pesquisa, cujo objetivo foi analisar a fundo a ação didático-pedagógica para a leitura e produção de textos na Univille SBS. Através de um questionário aplicado aos professores dos cursos de Direito, será possível identificar qual o nível de conhecimento e as formas de trabalho quanto aos gêneros acadêmicos pelos docentes e oferecer orientação para um ensino eficaz de leitura e produção de gêneros acadêmicos na UNIVILLE para os professores.

História da Arte e as Tecnologias de Informação e Comunicação: uma nova forma de ensinar arte no ensino fundamental

  • Luiz Carlos Bitencourt Junior, G, elenir.m@gmail.com
  • Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: História da arte; , Ensino;, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Este artigo apresenta parte da investigação desenvolvida pelo projeto de iniciação científica “História da Arte e as Tecnologias de Informação e Comunicação: uma nova forma de ensinar arte no ensino fundamental”, desenvolvido durante o ano letivo de 2009, na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. A referida pesquisa objetivou investigar a viabilidade de aprendizagem da História da Arte, no ensino fundamental, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A metodologia empregada, no percurso investigativo, priorizou investigação bibliográfica relacionada ao Ensino da História da Arte no Brasil e identificação das TIC’s oferecidas pela UNIVILLE para o desenvolvimento das aulas. Os principais resultados referiram-se à produção e publicação científica e à contribuição teórica junto ao colégio da Univille e ao departamento de Design da UNIVILLE. O presente artigo prioriza as questões teóricas, abordadas pela pesquisa, no tangente ao ensino da arte e possibilidades de integração das TICs.

Identificação de referências documentais ou bibliográficas, sobre sítios arqueológicos na região da baía da Babitonga

  • ODAIR JOSÉ KREUSCH LOPES, Graduando, odairlopes@univille.br
  • Dione da Rocha Bandeira, Dr(a), dione_bandeira@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Referências, Sitios Arqueológicos, Baia da Babitonga

Está em desenvolvimento na Univille, projeto que tem como objetivo formular um Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga, cujo objetivo é fazer uma análise do processo de formação territorial dos municípios de Araquari, Balneário de Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do sul. Neste Atlas sítios arqueológicos pré-coloniais e pré-históricos deverão estar mapeados. O subprojeto em desenvolvendo intitulado Identificação de referências documentais ou bibliográficas sobre sítios arqueológicos na região da Baía da Babitonga, está vinculado ao projeto e visa contribuir com a identificação de sítios arqueológicos a serem nele inseridos. A metodologia que está sendo utilizada tem como base a leitura e revisão de artigos e recortes de jornais do município de Joinville, e das entrevistas orais que se encontram no acervo do laboratório de História Oral da Univille. Além disso, pretende-se, com o avanço das pesquisas, realizar algumas saídas de campo para localização dos sítios arqueológicos, que sejam identificados nas referências. Os resultados das pesquisas até o momento são negativos no que tange a identificação das referências sobre os sítios arqueológicos históricos e pré-coloniais. Interpretações preliminares destes, resultam e indicam que as dificuldades devem-se ao fato dos artigos se concentrarem sempre nos mesmos assuntos, e se tornarem repetitivos na imprensa escrita de Joinville. Percebe-se uma falta de interesse em se propagar novas pesquisas, novos levantamentos ou artigos sobre novos sítios. Existe uma política, que está centrada na preservação dos sítios já existentes sem a perspectiva de recolher e disseminar informações sobre os sítios que ainda necessitam vir á tona e estão espalhados pela região. Também a falta de um foco específico sobre os sítios arqueológicos nas entrevistas orais, hora pelo entrevistador e quase sempre por falta de conhecimento do entrevistado, nos remete ao quanto ainda devemos avançar nas pesquisas através das leituras e coletas destas referências. E quanto ainda deve-se ampliar as fontes para como verdadeiros arqueólogos escavarmos a literatura documental e bibliográfica para as identificações de sítios arqueológicos. Observou-se o quanto é importante os detalhes e o afinco que um pesquisador deve construir durante a sua ambientalização com as problemáticas que surgem durante as pesquisas.

Apoio / Parcerias: CNPQ

Identificação de Sítios Arqueológicos da Baía da Babitonga - revisão bibliográfica

  • TAÍSE VALIN, Graduando, taise.valin@univille.br
  • Dione da Rocha Bandeira, Dr(a), dione_bandeira@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Sítios arqueológicos, Vestígios de ocupações humanas históricas e pré-históricas, Publicação de atlas histórico

O presente projeto de pesquisa está associado ao projeto Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga - ATLAS, que através de levantamento documental e bibliográfico sobre as seis cidades que circundam a baía da Babitonga: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva e Itapoá, resultará numa publicação que deverá cobrir uma deficiência historiográfica não só desses seis municípios envolvidos, mas do estado de Santa Catarina, além de fornecer material didático a professores e estudantes de toda a região e também ajudar em futuras pesquisas. O atlas contemplará desde as ocupações pré-coloniais até as movimentações populacionais mais recentes, sendo que para algumas dessas fases podemos contar com uma vasta bibliografia e para outras praticamente nada. O foco do nosso projeto intitulado Identificação de sítios arqueológicos da baía da Babitonga - revisão bibliográfica, está na leitura de relatórios de diagnósticos arqueológicos referentes a licenciamentos ambientais na região. Também se pretende realizar atividades de campo para identificar sítios mencionados nestas fontes. Até o momento, como resultados preliminares obtidos nos relatórios de diagnósticos lidos, cuja metodologia baseou-se em prospecções de campo e entrevistas, identificaram-se menções a vestígios de ocupações humanas históricas e pré-históricas, tais como: fragmentos de artefatos como louça branca, estruturas de combustão com restos de carvão e cinzas, ossos de peixes e moluscos (berbigão e marisco), depressões circulares, montículos de cinzas, alinhamento de plantas, entre outros, que provavelmente indicam presença de sítios arqueológicos. Com isso pode-se constatar que este material consultado é uma excelente fonte de pesquisa para este tipo de informação.

Apoio / Parcerias: PIBIC; CNPq.

Materiais pedagógicos: sua importância para o professor de arte

  • ANA CLAUDIA MORAES MOREIRA ARTIOLI, Graduando, anaclaudia.art@gmail.com
  • ALENA RIZI MARMO, MSc, lemarmo@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: materiais pedagógicos, ensino, arte

O presente texto faz parte de uma pesquisa que objetiva estudar materiais pedagógicos desenvolvidos por diversas instituições, podendo ser vinculados ou não à exposições de arte. Buscou-se avaliar qual a contribuição dos mesmos à partir de suas possibilidades e seu uso na sala de aula.Qual a importância do material educativo? Como o professor poderá utilizar esse recurso? Por meio das análises verificou-se os aspectos que envolvem sua criação (forma, qualidade, conteúdo, propostas) e o pensamento que os embasam, constatando-se que em sua maioria foram construídos à partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. Identificou-se que os materiais que abordam arte contemporânea, como os elaborados pelas Bienais, trazem propostas abertas possibilitando amplas formas de utilização pelo professor, que poderá criar relações entre a potência expressiva destes e a obra visitada, ou à partir do contexto que estiver trabalhando em aula. O professor ainda poderá propor uma incursão pela arte contemporânea, na qual ele próprio será o mediador, por meio da obra de determinados artistas e sua produção; instigar os alunos a criar relações entre os textos e as imagens gerando novas reflexões sobre a materialização das idéias, construindo novo pensamento. Os resultados parciais indicam a importância de elaborar materiais de qualidade, pois trata-se de um recurso importante uma vez que possibilita a discussão em torno dos “terrenos fronteiriços” da arte na atualidade, quais seus limites, de que formas os materiais podem expressar as idéias e pensamentos que embasam a visualidade material. Na literatura que fundamenta essa pesquisa verificou-se que um material pedagógico bem elaborado por uma instituição e bem explorado pelo professor, estimula o aluno despertando sua curiosidade, levando-o a suas próprias conclusões à partir das imagens que lhes são oferecidas. Torna-se uma ferramenta que orienta e informa, servindo como suporte antes, ou desdobramento após a visita à exposição, sem pretender jamais substituir a relação da fruição com a obra original. E na impossibilidade da visita à exposição, será um recurso para informar sobre o artista, sua obra e seu contexto. De uma maneira geral percebe-se também a sua importância na construção de um repertório visual para os alunos e no desenvolvimento de um pensamento crítico, uma vez que não oferece respostas prontas, mas provocações entre as obras e os alunos, contribuindo para ampliar seu conhecimento em arte.

Mediação para solução de conflitos

  • DANIEL FELIPE ROSSATO, Graduando, daniel.rossato@univille.br
  • Loacir Gschwendtner, MSc, loacir@creativenet.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Mediação, Solução, Conflitos

A mediação como forma alternativa de solução de conflitos, assume a cada dia um importância maior. A primeira manifestação a respeito da conciliação no Brasil surgiu com as Ordenações Filipinas, quando se reconheceu a atuação dos juizes de paz. Em nosso sistema jurídico mais recente, o marco ocorreu com a reforma do Código de Processo Civil de 1994 com a implantação das audiências de conciliação prévia e posteriormente com o advento dos Juizados Especiais através da Lei n. 9099/95. Na grande maioria das disputas judiciais, as partes acabam por contrair sentimentos negativos em relação a outra. Esse fato ocorre mesmo entre familiares ou amigos de longa data. Começa-se a constatar atualmente, que esse é um ponto onde os resultados da mediação são muito favoráveis, por ser um processo autocompositivo. Obter Justiça não se confunde com acesso ao Judiciário, nada obsta que cidadãos se autoregulem dentro dos ditames legais. No contexto atual se faz necessário uma nova concepção do jurisdicionado. O verdadeiro acesso à Justiça abrange não apenas a prevenção e reparação de direitos, mas a realização de soluções negociadas e o fomento da mobilização da sociedade para que possa participar ativamente dos procedimentos de resolução de disputas. Essa nova realidade que busca solidificar-se no universo jurídico favorece as partes do processo e sociedade. A quem litiga é constituído um meio mais célere para solucionarem suas disputas, ao Poder Judiciário propicia um desafogamento diante do mar de processos a que é provocado e para sociedade ao gerar economia de ordem financeira e potenclializar a atuação dos servidores públicos. A mediação pode ocorrer antes ou durante um processo judicial. Se a mediação for extraprocessual e ocorrer sem qualquer interferência do Judiciário, por analogia seu valor será o de um título executivo extrajudicial aplicando-se a regra do artigo 585, II do Código de Processo Civil. O acordo terá que se realizado com todas as cautelas sob as orientações de técnicos e, portanto, terá o poder de pacificar, gerando direitos e obrigações. Conferirá certeza e segurança, mas não imutabilidade à solução alcançada. Para isso as partes precisam da homologação judicial, que pode ser obtida facilmente, pois há permissivo legal.Baseado nos estudos acima expostos, torna-se cristalina o direcionamento do futuro da resolução de conflitos para o sentido mediático. Caberá aos profissionais do ramo do Direito estudo e pesquisa para que se adaptem a essa tendência contemporânea.

O entendimento dos profissionais da educação sobre Feiras de Ciências – uma avaliação preliminar

  • TAMIRES LIPINSKI, Graduando, tamires_li@terra.com.br
  • Cynthia C. Rinnert, MSc, crinnert@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: feira de ciências, pesquisa, aluno pesquisador

Em muitas instituições de ensino, públicas ou privadas, são realizadas feiras de Ciências, para as quais muitos alunos se preparam o ano todo, juntamente com seus professores. Entretanto questiona-se se esta atividade está proporcionando aprendizado, ou se os aprendentes apenas estão copiando experiências já prontas e as realizando sem fundamento adequado. Muitos profissionais da educação ainda possuem uma visão equivocada em relação à feira de Ciências, pois lhes parece que esse evento está apenas delimitado à realização de “experiências”. Só haverá aprendizado quando o aluno estiver envolvido na pesquisa, em qualquer área do conhecimento, pois a partir do momento em que o estudante for o pesquisador e demonstrar os resultados de seu trabalho, estará realmente apto a participar de uma feira de Ciências, cujo objetivo é mostrar o conhecimento construído. Este trabalho buscou verificar entre profissionais da educação de diversas áreas do conhecimento de duas escolas do município de Joinville, qual seu entendimento sobre o tema “Feira de Ciências”. Foi realizado contato com uma escola municipal e outra particular quando da elaboração do projeto, as quais concordaram em participar de sua execução. Entretanto, no início das atividades de pesquisa, a escola municipal desistiu da participação, alegando estar com a agenda repleta de programações, não restando tempo para o desenvolvimento das atividades desse projeto. A pesquisa de campo na escola particular foi realizada por meio da aplicação de um questionário aos professores dos ensinos fundamental e médio sob a forma de questões abertas. A análise das respostas obtidas mostrou que diversos profissionais ainda não compreendem adequadamente a que se destina uma Feira de Ciências e como tornar seus alunos pesquisadores. Em seguida, os professores participantes foram convidados a receber uma capacitação, à qual compareceram apenas 11 pessoas. Nesse momento foram apresentados os objetivos de uma feira de Ciências e os educadores foram desafiados a transformarem seus alunos em pesquisadores. Verificou-se, através dos relatos dos professores, que estes realizam atividades de pesquisa com seus educandos, mas não o percebem. Diversos conteúdos são trabalhados de modo a conduzir os estudantes a pesquisar e a relacionar a teoria com o meio em que vivem. A execução desse projeto esbarrou em problemas relacionados à falta de tempo e de interesse dos profissionais convidados a participarem da pesquisa. Embora os professores envolvidos tenham mostrado conhecer os objetivos de uma feira de Ciências, devido à baixa adesão, não se pode ter um resultado claro sobre o assunto.

Apoio / Parcerias: Colégio da Univille

O letramento digital como forma de inclusão do idoso

  • MICHELE HACKBARTH CARLINI, Graduando, mi.carlini@hotmail.com
  • Thamires Roberta Lesnhak, Graduando, thamisbs@yahoo.com.br
  • Évelin Cristian Weigle da Silva, Graduando, eveweigle@bol.com.br
  • Jorge Rafael Matos, Graduando, matos-jorge@uol.com.br
  • Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Letramento digital, Tecnologia de comunicação e informação, Educação do idoso

O uso das tecnologias torna-se recorrente e indispensável para o nosso dia-a-dia. Tal fato levou ao surgimento de um novo tipo de letramento, o letramento digital. Esse novo letramento, segundo os estudiosos, requer dos indivíduos a habilidade de dominarem um conjunto de informações, deixando-as capacitadas para lidar com as máquinas eletrônicas e digitais que nos cercam. Nossa sociedade se caracteriza por ser eternamente aprendente, isso inclui também as pessoas que já saíram do banco escolar. O dinamismo do novo milênio se caracteriza por não admitir cidadãos que não se encaixam histórica e socialmente, abrangendo toadas as faixas etárias. Diante dessa situação nasce a necessidade de incluir digitalmente esses que estão fora da escola, e sem deixar para trás os idosos. O projeto de pesquisa O Letramento Digital como Forma de Inclusão do Idoso tem como objetivo verificar se os idosos ditos “incluídos digitalmente” utilizam o computador e se podem ser considerados letrados digitalmente. O desenvolvimento desse projeto previu etapas a serem desenvolvidas: a) pesquisa bibliográfica, aprofundando o tema Psicolinguística e o letramento digital, b) aplicação de formulário de cadastro dos idosos inseridos nos grupos coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de São Bento do Sul e as suas condições de uso do computador; c) realização de encontros para letramento digital com idosos participantes de etapa preparatório; d) acompanhamento dos encontros; e) observação dos grupos para coleta de dados e dos resultados. Os principais resultados obtidos com as primeiras etapas da pesquisa apontam que a Univille e a Prefeitura Municipal, em conjunto, poderão promover atividades relacionados com as políticas públicas de informação e comunicação destinadas à terceira idade, nos âmbitos econômicos e culturais.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul

O letramento digital como forma de inclusão do idoso

  • THAMIRES ROBERTA LESNHAK, Graduando, thamires.roberta@univille.br
  • Jorge Rafael Matos, Graduando, jorge-matos@uol.com.br
  • Michele Hackbarth Carlini, Graduando, mi.carlini@hotmail.com
  • Évelin Cristian Weigle da Silva, Graduando, eveweigle@bol.com.br
  • Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Letramento digital, Tecnologia de comunicação e informação, Educação do idoso

“O letramento digital como forma de inclusão do idoso” é resultado da junção de vários projetos que ocorrem no campus de São Bento do Sul desde o ano de 2008, na área de pesquisa e extensão. O letramento digital implica na capacidade que o individuo tem de responder adequadamente às demandas que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos, a escrita no meio digital, a capacidade de filtrar, localizar e avaliar informações que são disponibilizadas eletronicamente. É necessário o conhecimento do uso do computador, e importante o letramento no mesmo, trabalhando com diferentes públicos- alvos. Apesar do processo de letramento digital estar presente na sociedade, encontra-se na terceira idade uma necessidade da inclusão digital, o que vem sendo promovido pela Univille, em São Bento do Sul desde o ano de 2008. O objetivo do projeto é incluir os idosos nessa era digital e identificar se este mesmo público-alvo vem fazendo uso das tecnologias e como aproveitam os conhecimentos dos cursos oferecidos pela Universidade e pelas instituições participantes do programa em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Comunitário do município de São Bento do Sul. As fases da pesquisa se deram da seguinte forma: a) pesquisa bibliográfica como tema Psicolinguística e letramento digital; b) com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e da Prefeitura de São Bento do Sul será aplicado formulário de cadastros com os idosos e verificar suas condições do uso do computador; c) encontros com os idosos para aulas de letramento digital que atuaram na fase preparatória; d) acompanhamento dos encontros; e) coleta de dados para resultados a partir da observação dos idosos em prática. Analisando as primeiras etapas do projeto, os resultados obtidos mostram que a Univille e a Prefeitura Municipal, juntas, conseguirão promover atividades que estejam ligadas com as políticas públicas de informação e comunicação nos campos econômicos e culturais, voltado para a terceira idade.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul

O letramento digital como forma de inclusão do Idoso

  • ÉVELIN CRISTIAN WEIGLE DA SILVA, Graduando, evelin.silva@univille.br
  • Jorge Rafael Matos, Graduando, matos-jorge@uol.com.br
  • Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: letramento digital, tecnologias de comunicação e informação, educação do idoso

"O projeto IDOS, que é desenvolvido na UNIVILLE, campus São Bento do Sul, tem o objetivo de promover o conhecimento dos idosos com a utilização do computador promovendo entretenimento, agregando conhecimento intelectual e funcional. Propende a melhora das oportunidades de inclusão social, com aumento da saúde mental dessa população. Para isto se incentivou que os idosos venham à universidade, momento que será avaliado o desempenho do público alvo nas aulas, identificando as necessidades dos cursistas; proporcionando aulas estimulantes; ampliando o conhecimento dos idosos frente ao uso dos computadores. Com o intuito de se obter o devido preparo para as aulas foram feitas pesquisas bibliográficas e de campo, questionários e entrevistas. A observação sistemática será aproveitada, a fim de controlar variáveis relacionadas à desenvoltura, domínio, acesso e leitura dos idosos. Para a seleção dos cursistas, o contato com todos os grupos da terceira idade coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de São Bento do Sul foi realizado. Oportunidade, que foi perguntado aos participantes, entre outras coisas, qual o grau de contato que já tem/tiveram com computadores e os locais onde isso ocorreu (em casa, banco, etc.). Identificando as áreas onde a UNIVILLE e a Prefeitura Municipal, em conjunto, poderão atuar para promover temas relacionados às políticas públicas de informação e comunicação voltadas à terceira idade, assim como atividades econômicas e culturais, um dos fundamentais resultados obtidos até o presente, entretanto as atividades ainda estão sendo encaminhadas."

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul

OCUPACAO DO TERRITORIO DE ITAPOÁ

  • LUIZ MARTINS JUNIOR, Graduando, luizjunior@univille.br
  • Sandra P.L.Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.com.br

Palavras-chave: OCUPACAO, TERRITORIO , ITAPOA

O projeto “Ocupação do território de Itapoá” está ligado ao projeto ATLAS, que visa investigar, socializar e compreender o processo da ocupação nos municípios circunvizinhos à baía da Babitonga, Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva e Itapoá. Por volta de 1962 Itapoá é elevado a categoria de distrito de Garuva, conseqüentemente o município foi se estruturando e construindo caminhos para sua própria independência, sendo elevado á município em 26 de abril de 1989. O método adotado foi o quali-quantitativo que buscou informações básicas da comunidade local através da aplicação de um formulário em trinta dos mais antigos moradores da cidade. Dentre as perguntas feitas, destaca-se: quantos anos moram em Itapoá, o que conhece da historia de Itapoá, se tem conhecimento sobre vestígios indígenas, sambaquis, quilombos ou escravos, dentre outras. Os resultados, preliminares mostram que a comunidade conhece e até mesmo trabalhou em sambaquis tirando cascalho para aterrar as ruas e plantação de feijão, foi presenciado em roça e casqueiros panelas de barro, pontas de flechas e inclusive moedas e canecas, mas que, segundo os depoentes, se perderam com o tempo. Os entrevistados citaram, ainda, que a beira mar, existiam entre 8 e 30 casas por volta de 1940 e que Itapoá também tinha dois quilombos, localizados para o outro lado do rio Sai - Mirim chamados de quilombo “de baixo” e o de “cima”. Os registros orais são fundamentais para a identificação das comunidades pretéritas desta região, já que a documentação escrita é praticamente inexistente.

OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DE BALNEÁRIO BARRA DO SUL – SC

  • CINTIA MARCHI, Graduando, cintia.marchi@univille.br
  • Sandra P. L. de Camargo Guedes, Dr(a), sandra.guedes@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Ocupação, Balneário Barra do Sul-SC, Baía da Babitonga

A pesquisa de iniciação científica apresentada é um recorte do projeto ATLAS – Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga, que tem como objetivo de entender a ocupação dos seis municípios que circundam a baía da Babitonga – Joinville, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Araquari e Garuva. O objetivo principal da pesquisa em questão é entender como se deu a ocupação territorial do município de Balneário Barra do Sul/SC. Para tanto, fez-se necessário realizar uma revisão de literatura priorizando informações referentes ao município estudado, em seguida realizou-se trabalho de campo que constou da aplicação de entrevistas estruturadas, na forma de um formulário, junto a 30 moradores mais antigos do município Terminada a etapa das entrevistas foi realizada uma tabulação com os dados coletados com o objetivo de identificar novas informações ao que se refere ao início do povoamento do município em estudo. Os resultados obtidos até o momento indicam notadamente que a ocupação do território iniciou a partir de uma determinada região do município denominada Ilhota. O próximo passo será registrar os locais indicados nas entrevistas e aqueles já citados na bibliografia existente e em mapas.

Pesquisa teórica e prática com fibras de bananeira para confecção de amostras e novos padrões para a confecção de tapetes.

  • DANIANI SCHONS, Graduando, daniani.schons@univille.br
  • Célia Ceschinn Silva Pereira, MSc, celiaceschin@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Amostras têxtil, fibras, tapetes

O projeto teve como objetivo pesquisar a historia, técnica e estética, referente a linguagem da tecelagem com fibras da bananeira com a finalidade de criar novos padrões para tapetes. Realizou-se uma ampla pesquisa em sites, livros, catálogos e lojas de artesanato para verificas as tendências e as novas pesquisas já realizadas nesta área. Verificou-se que fibras já vem beneficiada mas totalmente crua, por isso permite uma ampla pesquisa técnica para que estas fibras se adaptem aos teares.. Com as fibra de banana como recurso natural, foi possível criar produtos artísticos, que a partir de então, foi organizado em um banco de imagens com amostra para tapetes. Como resultado destas amostras criou-se novos padrões estéticos, para a confecção de tapetes em tecelagem. Até agora foi feito diversas amostras com diferentes cores e texturas, misturando algodão e fibras naturais de banana. Para obter padrões e textura diferentes foi utilizado teares como: tear de quatro pregos, tear quadrado e tear de pente liço e tivemos como resultado novos padrões. A pesquisa dos fios também foi um desafio porque a fibra é totalmente crua, e precisa passar por um processo de transformação em fio, para que pudesse ser usada nos teares. Nossas investigações continuam e novas produções com novos padrões com certeza irão surgir.

Relação Educação e Sensibilização: Auxílio na análise de dados e informações já coletadas quanto à história, ao patrimônio e ao meio ambiente. Estudo comparativo das áreas urbanizadas da Bacia do Rio do Braço (Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Vila Nova)

  • THAISE JULIANE CORRÊA, Graduando, thaise.juliane@univille.br
  • NELMA BALDIN, Dr(a), nelma@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Sensibilização ambiental, Educação Ambiental, Meio Ambiente

Trabalhar com a questão da sensibilização e da Educação Ambiental nas áreas urbanizadas das Bacias hidrográficas do Riodo Braço (Distrito de Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Bairro Vila Nova), em Joinville – SC, é o foco de estudo do projeto “Relação Educação e Sensibilização: Auxílio na análise de dados e informações já coletadas quanto à história, ao patrimônio e ao meio ambiente. Estudo comparativo das áreas urbanizadas da Bacia do Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Bairro Vila Nova), em Joinville – SC” que tem como objetivo geral “comparar as informações coletadas junto às duas comunidades estudadas acerca da relação educação e sensibilização no que se refere à história, ao patrimônio e ao ambiente tendo, como referência, a valorização da água”. Este projeto está vinculado ao projeto Educação e sensibilização: representações do patrimônio histórico, sócio – cultural e ambiental para as políticas sociais. O estudo, aplicado nos moldes da pesquisa qualitativa, é descritivo e analisa as informações obtidas por meio da aplicação de entrevistas com as lideranças infantis de três escolas municipais e com as lideranças políticas de cada uma das comunidades estudadas. Realizou-se fichamentos de obras relacionadas ao tema para subsidiar as análises teóricas dos dados e informações coletadas; levantamento e compilação dos dados já obtidos na etapa anterior do projeto (realizada em 2009) e com isso obter-se base para o planejamento das atividades aplicadas nas escolas, as quais ainda estão em execução neste segundo semestre de 2010. Além, ainda de ter-se desenvolvido outras atividades pertinentes à Educação Ambiental, tais como: planejamento de palestras a serem aplicadas nas escolas envolvidas, visando despertar nas crianças sensibilização quanto à questão ambiental, principalmente nos próprios bairros em que residem, ressaltando a importância de conhecer os problemas globais, porém, buscando-se agir nos locais para obterem-se maiores resultados. O foco centrou-se no meio ambiente como fonte de vida. Com essas atividades, espera-se consolidar os objetivos do projeto, caracterizando as principais ações de cunho ambiental e ressaltando-se as lideranças escolares e comunitárias atuantes, nas duas comunidades. O objetivo é o retorno, às comunidades, com propostas de melhorias para a relação comunidade e meio ambiente.

Sensibilização e educação ambiental: identificando atores sociais – lideranças escolares e comunitárias - associadas à ações de políticas públicas, sociais e ambientais das comunidades de vila nova e pirabeiraba – município de joinville/sc

  • FATIMA IRENE DOS SANTOS MOSER, Graduando, fatima.moser@univille.br
  • Nelma Baldin, Dr(a), nelma.baldin@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação ambiental, Sensibilização ambiental, Atores sociais

O estudo trata da questão da sensibilização e da Educação Ambiental nas áreas urbanizadas das Bacias Hidrográficas do Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Bairro Vila Nova), em Joinville – SC, foco de atuação do projeto de pesquisa “Sensibilização e Educação Ambiental: identificando atores sociais – lideranças escolares e comunitárias - associadas às ações de políticas públicas, sociais e ambientais das comunidades de Vila Nova e Pirabeiraba – Município de Joinville/SC”, vinculado ao projeto “Educação e sensibilização: representações do patrimônio histórico, sócio – cultural e ambiental para as políticas sociais” (Sigla ESENSI). Esse projeto tem, como objetivo geral, “promover um estudo comparado da percepção sócio-histórico ambiental dessas duas comunidades urbanas, com base nos fundamentos da Educação Ambiental, da História Patrimonial e Cultural e das noções das políticas públicas e políticas sociais”. Nesse sentido, enfatiza a questão da educação e da sensibilização ambiental com vistas à apresentação de uma proposta de Educação Ambiental Comunitária a ser encaminhada aos órgãos competentes de cada uma das comunidades estudadas. A escolha dessas comunidades como áreas de estudo do projeto deveu-se ao fato de que ambas possuem características históricas comuns, pois são áreas rurais de colonização alemã, com pequenas propriedades, e que atualmente estão em processo de urbanização acelerada devido ao crescimento industrial e à expansão imobiliária. Acredita-se que pode haver uma influência na identidade cultural dos habitantes dessas áreas devido ao impacto histórico e ambiental que vêm sofrendo e, assim sendo, entende-se conveniente a investigação e a atuação proposta pelo projeto. Como primeira atividade, buscou-se conhecer, de forma mais aprofundada, o pensamento dos moradores dessas regiões. Para tanto, foram aplicadas, nos moldes da pesquisa qualitativa, entrevistas com as lideranças infantis e políticas de cada uma das localidades, a fim de analisar as informações obtidas e dar prosseguimento com a elaboração de ações mais específicas. Assim, desenvolveram-se atividades pertinentes à Educação Ambiental, tais como: aplicação de jogos e dinâmicas educativos nas escolas municipais das localidades; palestras sobre a importância da água, da mata ciliar, do patrimônio histórico e ambiental e do lixo urbano; contação de histórias para melhor assimilação do contexto do projeto e, paralelamente, também elaborou-se um blog explicativo dos Projetos EduCA – ESENSI e das ações que desenvolvem nos bairros, bem como a produção e distribuição com orientações, à comunidade, de sacolinhas TNT para descarte de lixo em automóveis com a logomarca do projeto.

Uma Investigação Acerca da Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE; Uma Investigação Acerca do Projeto Editorial como Ferramenta de Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE

  • LEONARDO OLIVEIRA VIEIRA, Graduando, lecovieira@gmail.com
  • Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: imagem, registro, gestão

O projeto “Uma Investigação Acerca da Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE; Uma Investigação Acerca do Projeto Editorial como Ferramenta de Gestão da Imagem do Projeto Matur(a)idade na UNIVILLE” tem como objetivos: Investigar possibilidades gráfico-visuais para o desenvolvimento de um projeto editorial que expresse a essência do projeto ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’ e contribua para o gerenciamento de sua imagem. Através do levantamento de informações textuais e imagéticas produzidas pelo grupo, verificando diretrizes conceituais para a organização editorial dos textos e imagens produzidos pelo programa ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’. Em todos os encontros, são feitos registros sistemáticos dos grupos, estas imagens são selecionadas, tratadas e catalogadas conforme o dia e atividade desenvolvida, preservando a imagem, o conceito e reforçando assim a marca do programa ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’. Identificou-se os pontos fortes e fracos do programa ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’, assim podemos visualizar o que devemos melhorar, e assim, desenvolver um planejamento para ajustar o programa de forma adequada, sempre visando o crescimento e a qualidade oferecida aos alunos e a instituição como um todo. Além disso investigamos possibilidades gráfico-visuais e definimos requisitos para desenvolvimento do projeto editorial, que é nosso objetivo final. Desta forma, o trabalho visou desenvolver um sistema de gestão da imagem, bem como o projeto editorial, assim sendo, o programa ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’ ficará mais organisado, preservando sua memória e o trabalho prestado para a comunidade de Joinville e região.