Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A abordagem de gêneros acadêmicos na Univille - um estudo sobre a produção dos universitários
  2. A ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS PORTADORES DE DEFICÊNCIA NAS ESCOLAS PUBLICAS DO BAIRRO JARDIM PARAISO
  3. A flexibilização das leis trabalhistas no Brasil
  4. A mediação como instrumento de solução de conflitos familiares nas classes sociais de baixo poder econômico
  5. A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROVEDORES DE INTERNET PELA HOSPEDAGEM E INTERMEDIAÇÃO NA COMPRA E VENDA DE PRODUTOS
  6. A sociedade unipessoal como meio de incentivo ao micro e pequeno empreendedor
  7. A técnica da análise de conteúdo como apoio às possibilidades metodológicas da implantação da educação continuada na indústria metal-mecânica de Joinville
  8. Bambu sustenta
  9. Diferentes objetos de aprendizagem e sua utilização no processo de mediação pedagógica para melhor apropriação de conteúdos didáticos
  10. E-Commerce- Identificação de vantagens competitivas e potencialização de negócios às grandes e médias empresas do município de São Bento do Sul.
  11. Educação e Sensibilização – Estudo comparativo das Representações Sócio-Culturais e Ambientais das áreas urbanizadas do Bairro Vila Nova e do Distrito de Pirabeiraba, em Joinville – SC
  12. Estudo comparado entre os sistemas europeu e interamericano de direitos humanos
  13. Estudo da disponibilidade e aplicação de matérias-primas naturais para a valorização de produtos locais de Joinville/SC
  14. Estudo de dificuldades e alternativas encontradas nos processos de importações por empresas no município de São Bento do Sul.
  15. Festas e culinária na região rural de Joinville
  16. Formulações de farinhas isentas de glúten
  17. Identificação das políticas e práticas de responsabilidade social corporativa em pequenas empresas do município de São Bento do Sul e região.
  18. Inadimplência e sua influência no aspecto econômico familiar
  19. Interação social e design: desenvolvimento de materiais lúdico-educativos para ensino e aprendizagem da linguagem de libras
  20. Investigação acerca da biônica como técnica criativa para problemas em design de produtos.
  21. Investigação acerca dos materiais empregados na confecção de modelos e protótipos.
  22. Levantamento de produtos desenvolvidos a partir da fibra da bananeira
  23. Manual de inteligência prática: método de ensino experimental para aulas de Design.
  24. Mapeamento de Políticas e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa em pequenas empresas do município de São Bento do Sul e região.
  25. Memórias de lugares: os saberes femininos e a região rural de Joinville.
  26. Metodologia de seleção de materiais e processos de fabricação (SMPF) para o desenvolvimento de novos produtos
  27. O controle de convencionalidade no Brasil
  28. O controle de convencionalidade no Brasil
  29. O linguístico e o icônico nos materiais didáticos na indústria metal-mecânica de Joinville: o caso da Embraco (matriz)
  30. O papel da contabilidade como instrumento de gestão para as micros e pequenas empresas de São Bento do Sul, percebidos pelos escritórios de contabilidade.
  31. O PROCESSO DECISIVO DE COMPRAS – O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PERANTE SEUS GRUPOS DE REFERÊNCIA
  32. Os valores da organização e a aprendizagem organizacional: o caso da Embraco (matriz)
  33. Patrimônio industrial das empresas de moldes e matrizes no pólo de Joinville
  34. Pesquisa bibliográfica acerca da história da arte japonesa, com foco em gravura, visando o desenvolvimento de material didático virtual
  35. Qualidade de Vida dos Trabalhadores das Indústrias de Joinville
  36. Recomendações Para o Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem em Tempo e Espaço Assíncrono no Curso de Design da Univille
  37. Reedição da cartilha de interação para o deficiente físico: “Fazer Diferença”
  38. Tradição e identidade – o papel do Catumbi Mirim na festa do Catumbi de Itapocu
  39. Um case de sucesso de inovação no setor metal-mecânico
  40. Um diagnóstico das denúncias registradas na delegacia com base na Lei Maria da Penha no ano de 2009 em Balneário Piçarras - SC
  41. Usabilidade no Design de Conteúdos de Aprendizagem Assíncrona
  42. Vídeo documentário ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’

Resumos

A abordagem de gêneros acadêmicos na Univille - um estudo sobre a produção dos universitários

  • SIMONE LEONI KUROWSKY, Graduando, simone.kurowsky@univille.br
  • Simone Lesnhak Kruger, MSc, skruger@univille.br

Palavras-chave: Leitura/Produção, Gêneros, Universidade

Em 2008, foi desenvolvido, na Univille Campus SBS, o projeto Gêneros acadêmicos, a formação do professor para o ensino e a leitura e produção pelos universitários, que tinha como objetivo analisar o trabalho docente e dos alunos em relação à leitura e produção de gêneros acadêmicos. Os dados levantados mostraram que o trabalho de leitura e produção de textos na Univille pelos professores mostrou-se restrito especialmente em razão da falta de compreensão sobre as especificidades dos gêneros e sobre como dirigir as solicitações de produção de textos pelos alunos. A insuficiência na compreensão dos gêneros acadêmicos resulta na aprendizagem defasada dos alunos. A partir desses resultados, elaborou-se um projeto de pesquisa, cujo objetivo é analisar a fundo a ação didático-pedagógica para a leitura e produção de textos na Univille SBS. Através de um questionário aplicado aos professores dos cursos de Administração, será possível identificar qual o nível de conhecimento e as formas de trabalho quanto aos gêneros acadêmicos pelos docentes e oferecer orientação para um ensino eficaz de leitura e produção de gêneros acadêmicos na UNIVILLE para os professores.

A ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS PORTADORES DE DEFICÊNCIA NAS ESCOLAS PUBLICAS DO BAIRRO JARDIM PARAISO

  • DEISI CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS, Graduando, deisi.santos@univille.br
  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Acessibilidade, Percepção, Conciêntização

O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos professores do ensino fundamental, de escolas publica sobre os problemas de acessibilidade de alunos portadores de alguma deficiência, no bairro Jardim Paraíso. Este tema foi selecionado devido à necessidade de estudar a realidade sobre a acessibilidade e os problemas que enfrentam as pessoas com deficiências, principalmente indicar a responsabilidade dos órgãos públicos e das pessoas que de alguma forma podem colaborar para diminuir essas dificuldades, visando o interesse de formar indivíduos conscientes da importância da acessibilidade. O portador de deficiência como cidadão tem o direito de se locomover com autonomia e segurança, esses direitos derivam de conquistas sociais e legais. Cada vez mais o livre acesso de pessoas, em todos os lugares estão sendo presumíveis, graças a modificações no modo de construções associada as conscientizações das pessoas no sentido de facilitar cada vez mais a acessibilidade de todos. É dever de cada cidadão, conservar viva a cidadania em todos os momentos e ambientes de nossas vidas. O ambiente é de extrema importância no dia a dia de todos e a responsabilidade de ter uma relação de bem estar com as pessoas que o utilizam. Cabe ao profissional da Educação o cuidado do ambiente e o controle das barreiras arquitetônicas presentes na escola, com objetivo de minimizá-las, e adequar acesso sem barreiras ou obstáculos que dificultem a mobilidade das pessoas portadoras de deficiência física. Desta forma, deve este profissional junto com a equipe escolar lutar também por melhor uso da engenharia e da arquitetura, em benefício dos portadores de deficiência. Para realizar esse estudo foi adotado os procedimentos metodológicos da pesquisa quantitativa. A técnica de coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado a 35 professores de três escolas públicas municipais do bairro Jardim Paraíso, em Joinville. Os resultados apontaram a necessidade urgente de adaptabilidade dos espaços físicos das escolas públicas municipal, do bairro Jardim Paraíso, ao portador de deficiência, uma vez que a legislação pertinente existe há 13 anos. Outro resultado significativo revelado por esta investigação é a carência de material didático e a necessidade de capacitar os professores com relação a metodologias de ensino e didática especial para deficiente, em particular aqueles portadores de algum tipo de problemática mental. Assim, os dados revelaram que os espaços físicos precisam de adaptabilidade, os docentes carecem de capacitação e material didáticos adequados para trabalhar pedagogicamente com o portador de deficiência.

A flexibilização das leis trabalhistas no Brasil

  • MARILIA TIRELLI, Graduando, marilia.tirelli@rudnick.com.br
  • VLADEMIR VILANOVA MOREIRA, MSc, vvmr@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Flexibilização das leis trabalhistas, Garantias mínimas ao trabalhador, Limites constitucionais à flexibilização

O presente estudo buscou abordar e analisar os aspectos relacionados à flexibilização das leis trabalhistas no Brasil, identificando mecanismos que possam contribuir para a redução dos níveis de desemprego e de empregos informais no mercado de trabalho brasileiro, buscando-se promover através do trabalho a dignidade da pessoa humana. Aponta-se o papel estratégico que a flexibilização tem diante do quadro de desemprego e do mercado de trabalho informal apresentado no Brasil, pois, ela facilita a desobstrução dos entraves legais que hoje bloqueiam a entrada das pessoas no mercado formal de trabalho. Assim, fica evidenciada a importância destes mecanismos para auxiliar na solução de um problema social que cada vez mais vem crescendo no Brasil: o desemprego. A pesquisa também identifica as garantias mínimas e os limites constitucionais que devem permanecer intactos para que haja de fato a promoção da dignidade da pessoa humana através do trabalho. O estudo foi desenvolvido a partir do levantamento bibliográfico sobre os temas: flexibilização das leis trabalhistas no Brasil; as garantias mínimas dos trabalhadores que devem ser preservadas; e os limites constitucionais e da CLT para a flexibilização. A partir do estudo pode-se concluir, que não só no Brasil, mas no mundo todo a flexibilização é considerada como um importante ponto de apoio na busca da inclusão de pessoas no mercado formal de trabalho, melhorando assim as condições sociais para os trabalhadores que hoje trabalham na clandestinidade ou que estão desempregados e não conseguem retornar ao mercado formal de trabalho.

A mediação como instrumento de solução de conflitos familiares nas classes sociais de baixo poder econômico

  • SOELI KONELL, Graduando, soeli.konell@totvs.com.br
  • Nelma Baldin, Dr(a), nelma@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Mediação, conflito familiar, resolução de conflitos

A pesquisa aqui referida teve como objetivo encontrar, na Mediação, um caminho para que os cônjuges elaborem por si mesmos as bases de um acordo duradouro e mutuamente aceito tendo em conta as necessidades de cada um dos membros da família. Esta é uma ação direcionada a atender as classes de poder econômico menos favorecidas. A metodologia da pesquisa proposta foi predominantemente qualitativa, do tipo bibliográfico, teórica e também com estudo de casos - em vista de se tratar de estudo não realizado anteriormente em Joinville. A pesquisa nos demostrou que os conflitos existem desde o inicio da humanidade, fazendo parte do processo de evolução dos seres humanos e sendo necessários ao desenvolvimento e ao crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. Conflito é um fenômeno próprio das relações humanas. Eles acontecem por causa de posições divergentes em relação a algum comportamento, necessidade ou interesse comum. As incompreensões, as insatisfações de interesses e necessidades costumam gerar conflitos. Nas duas últimas dédacas do Século XX, foram sendo implementadas em nosso País algumas alternativas para resoluções de conflitos sem a intervenção do Poder Judiciário. Cita-se a Lei 9.307/96 que reestruturou a arbitragem e o Decreto 1.572, de 28/07/95 que regulamentou a mediação nos conflitos e a atividade do mediador no processo civil. A mediação caminha no sentido oposto à do conflito judicial, o qual origina um ganhador e um perdedor. A mediação pode ser entendida como um método de solução de conflitos nos quais as partes envolvidas recebem a intervenção de um terceiro, o mediador, que contribui, por meio da reabertura do diálogo, chega-se a possibilidades inventivas para a solução da disputa, em que ambos os parceiros fiquem satisfeitos. Dessa forma, a mediação é um método de solução de disputas flexível e não vinculador, pelo qual um terceiro, neutro, facilita o diálogo entre as partes para ajudá-las a chegar a um acordo. É observável que na mediação, diferentemente da arbitragem, não é o mediador quem decidirá ou tratá a solução, mas sim, as próprias partes. Uma de suas peculiaridades é a capacidade de expansão das discussões tradicionais que são feitas para chegar a um acordo, ampliando-as para além das questões jurídicas envolvidas.

A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PROVEDORES DE INTERNET PELA HOSPEDAGEM E INTERMEDIAÇÃO NA COMPRA E VENDA DE PRODUTOS

  • CLEBER VINICIUS MARQUES, E, cleber.vinicius@univille.br
  • Loacir Gschwendtner , MSc, loacir@creativenet.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: responsabilidade, civil, internet

Em tempos primitivos a reparação de um dano dava-se de forma brutal, imediata e sem limitações, sendo quase uma vingança da parte de quem teve o prejuízo, ou seja, “Olho por olho, dente por dente”, obviamente ao invés da reparação do dano, o agente acabava causando outro. Com o passar dos tempos, os legisladores vetaram esse Direito de fazer justiça pelas próprias mãos e oficializou-se através das leis a Responsabilidade Civil. A Responsabilidade Civil pressupõe o desequilíbrio patrimonial e só será relevante na esfera Civil se causar prejuízo patrimonial a ser ressarcido. O Código Civil atribui a responsabilidade extracontratual a todo aquele que por ação ou omissão violar Direito ou causar prejuízo a outrem o que pode ser aplicável em relação às condutas danosas praticadas na internet. De qualquer forma fica claro que o causador direto do dano será responsabilizado, mas ainda existem conflitos no que diz respeito à solidariedade e co-autoria dos provedores de internet por ser o meio que transmitiu os dados através da rede que acabaram causando danos a um terceiro. Segundo o Art. 7° do Código de Defesa do Consumidor, “Tendo mais de um autor a ofensa, todos responderão solidariamente pela reparação dos danos, previstos nas normas de consumo”, então se levarmos a risca o dispositivo supracitado o provedor de internet responderá pelo conteúdo disponibilizado por seus clientes. Por outro lado a solução deste problema não é fácil, pois estaríamos imputando uma responsabilidade sem limites a todos os provedores por atos que fossem cometidos por clientes. Os atuais protocolos de comunicação (TCP – Transmission Control Protocol e IP – Internet Protocol) permitem que qualquer um possa acessar a grande rede. Apesar da pequena porcentagem de acesso na internet no Brasil, ainda existem milhares de possíveis causadores de danos, e o numero de usuários deve se multiplicar nos próximos anos o que aumenta ainda mais o numero de pessoas conectadas,. O Direito não é e nunca será perfeito, sempre haverá as “lacunas jurídicas”, mas fica claro que no ramo do Direito da Informática esse problema será mais intenso devido ao grande dinamismo da área. Portanto é indispensável haver um entendimento consolidado sobre o assunto.

A sociedade unipessoal como meio de incentivo ao micro e pequeno empreendedor

  • RICARDO KUROWSKY, Graduando, kurowsky@gmail.com
  • Loacir Gschwendtner, MSc, loacir@creativenet.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Sociedade, Unipessoal, Empresa

Pessoas são âmbitos de direitos e obrigações, isto é, entes que são capazes de adquirir direitos e obrigações. No atual estado do direito, todos os seres humanos inseridos no ordenamento jurídico brasileiro são pessoas. A organização das pessoas em entidades com existência independente da pessoa das pessoas que a formam tem origem mais remota no direito romano, desenvolvendo-se teorias da pessoa jurídica somente na Alemanha, no século XIX. Várias teorias tentaram explicar a existência de um ente ideal. Inicialmente, a teoria ficcionista considerou que somente pessoas naturais. Outra teoria, a teoria da existência real, porém, considerou que pessoa jurídica tem existência real e que sua vontade é diversa da vontade dos sócios. Os juristas convergem ao concluir que existe a pessoa jurídica que o Estado tenha reconhecido a existência. As pessoas jurídicas são classificadas ordinariamente classificadas em associações, fundações e sociedades. Sociedades são as pessoas jurídicas capazes de exploração de atividade empresarial – exploração profissional de atividade econômica de produção de bens e serviços. As sociedades que exploram atividades empresárias classificam-se em não-personalizadas e personalizadas. Não personalizadas são as entidades que o Estado não dotou com existência independente das pessoas dos sócios. Essas são a sociedade em comum e sociedade em conta de participação. As sociedades personalizadas são a sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade anônima, sociedade em comandita por ações e sociedade cooperativa. Ressalta-se que o ordenamento jurídico brasileiro adota sistema taxativo de tipos societários, isto é, não existe forma societária que não esteja expressamente previsto na legislação. Algumas teorias explicam a formação da sociedade. Essas teorias são classificadas em contratualistas e não contratualistas. Pela teoria contratualista, a sociedade é formada por um contrato, como consequência, dificilmente se admite que a sociedade seja formada por apenas uma pessoa, pois faltaria um elemento do contrato. A teoria não contratualistas admite mais facilmente a teoria da sociedade unipessoal, pois não está fundamentada no contrato. As sociedades personificadas têm aspecto comum, que é o benefício de ordem, isto é, mesmo que a sociedade não limite a responsabilidade dos sócios, estes têm garantia de que primeiramente será o patrimônio da sociedade sujeito à obrigações da sociedade. Há tipos societários que limitam a responsabilidade dos sócios, como a sociedade limitada e a sociedade anônima. A limitação da responsabilidade e o benefício de ordem protegem o empreendedor. A sociedade unipessoal é solução para proteção do pequeno empreendedor.

A técnica da análise de conteúdo como apoio às possibilidades metodológicas da implantação da educação continuada na indústria metal-mecânica de Joinville

  • FABIA RAMOS DA CRUZ CLEMENTE, Graduando, fabia.ramos@univille.br
  • Fabíola Possamai, Dr(a), fabipossamai@hotmail.com

Prefeitura Municipal de Joinville, PMJ, Joinville

Palavras-chave: Pesquisador, Análise de conteúdo, Educação Continuada

A análise de conteúdo se caracteriza como um instrumento metodológico que visa compreender os diversos discursos do ser humano, exigindo que o pesquisador desempenhe passos de rigor científico – metodológico, para que o método não seja questionado. O pesquisador deverá se basear na compreensão do significado para poder apresentar seus resultados. Este método é muito importante, pois possibilita buscar a subjetividade do indivíduo, o real significado do que realmente estava sendo expresso pelo sujeito. O objetivo deste estudo é demonstrar pela técnica da análise de conteúdo como a educação continuada é compreendida e realizada no espaço organizacional. A pesquisa é de abordagem qualitativa e utilizou entrevista semi-estruturada como técnica de coleta de dados, aplicada numa indústria metal-mecânica com sujeitos que estão diretamente ligados à aprendizagem e gestão de pessoas. Espera-se, com este estudo, conhecer a visão dos envolvidos e contribuir significativamente nos programas de aprendizagem dos princípios da educação continuada e que auxiliem as organizações do setor metal-mecânico de Joinville a desenvolverem competências pessoais e profissionais de seus colaboradores, tornando-as mais competitivas.

Bambu sustenta

  • SABRINA SCHULTZ DE S.THIAGO, Graduando, sabrinasth@hotmail.com
  • Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Sustentabilidade, meio-ambiente, Inovação

A utilização de materiais renováveis tem se mostrado um caminho alternativo para a manutenção do ecossistema, preocupação que envolve o foco de atuação não apenas dos designers, mas também dos demais profissionais ligados à fabricação de produtos e construção civil. Sabendo das potencialidades do bambu, como matéria-prima (resistência à tensão, dureza, flexibilidade, rápido crescimento, versatilidade, entre outros), ainda pouco utilizado no desenvolvimento de produtos que agregam design em suas formas, o projeto de pesquisa intitulado “Bambu Sustenta” sai do papel e objetiva mapear as atuais práticas de beneficiamento do bambu no estado de SC e catalogar alguns dos produtos fabricados com esta matéria-prima, abundante na nossa região, bastante difundida em países como a China, Colômbia e Costa Rica. A metodologia engloba levantamento bibliográfico referente a pesquisas já existentes acerca do bambu, visitas em áreas de beneficiamento da matéria-prima, aplicação de questionário às pessoas de alguma maneira envolvidas com bambu, possíveis entrevistas, e realização de análises dos produtos existentes no mercado e formação de banco de imagens com o material coletado. Os registros e resultados da pesquisa serão disponibilizados de forma on line por meio de um blog. Até o momento realizou-se a revisão bibliográfica, visando conhecer a matéria-prima e, a partir das informações coletadas, foi desenvolvido um questionário que está sendo aplicado a artesãos, designers, engenheiros e arquitetos. Como o objetivo é mapear os locais de beneficiamento da matéria-prima, está sendo pesquisado onde e quem se dedica ao trabalho com bambu. Estes trabalhos ainda são pouco difundidos e existe pouca variedade de produtos aqui no estado. Os pontos de beneficiamento encontrados até então já foram visitados e as etapas de processo de fabricação de alguns objetos foram fotografadas. O blog está em fase de construção. Também foram registrados produtos lindíssimos feitos com bambu no estado de Minas Gerais, e a paixão pela matéria-prima vêm crescendo ao longo do projeto!

Diferentes objetos de aprendizagem e sua utilização no processo de mediação pedagógica para melhor apropriação de conteúdos didáticos

  • JENNIFER KONS, Graduando, jennifer.kons@yahoo.com.br
  • Rita Inês Petrykowski Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Mediação Pedagógica, Métodos Didáticos

A intenção da investigação, ora proposta, é desenvolver estudos e investigações de caráter pedagógico cujo foco esteja relacionado à aprendizagem de conteúdos didáticos, com uma abordagem dentro de um contexto teórico metodológico tendo como referência a história da Guerra do Contestado. Pretende-se, a partir das análises de estudo buscar entendimento para diversos tipos de objetos de aprendizagem (OAs), estes que se definem como diferentes formatos de linguagens (impressa, sonora, imagética, digital e telemática) que podem mediar os distintos processos do aprendizado. Entende-se como objeto de aprendizagem, construção de situações ou recursos digitais que possam ser reutilizados para dar suporte ao conhecimento, auxiliando, tanto a modalidade à distância como a presencial (SILVA, 2004). Esses recursos digitais não remetem somente a questões tecnológicas, mas sim de contextos que fazem uso de ferramentas midiáticas, tais como música, desenhos, gráficos, simulações, jogos etc. Através dessa contextualização permite que os alunos tracem mais facilmente uma relação entre determinado conteúdo e suas aplicações práticas e enxerguem a interdependência das várias disciplinas. Espera-se, a partir das pesquisas, identificar objetos de aprendizagem que estimulem o raciocínio, a compreensão do aluno; ainda que dêem vazão à criatividade e ao dinamismo do professor para mediar assuntos complexos como as leituras de imagens, os aspectos pertinentes à arte e ao design, aliados à semiótica e a outros conteúdos. Aqui, a Guerra Sertaneja do Contestado é apenas um pretexto, cujo material levantado e disponibilizado possibilitará a utilização. Todavia, o estudo e investigação à qual estamos nos propondo vai muito além de um episódio, considerando que todo o material oriundo de pesquisas poderá ser passível de inclusão dentro de estudos desta natureza.

E-Commerce- Identificação de vantagens competitivas e potencialização de negócios às grandes e médias empresas do município de São Bento do Sul.

  • JAISON DANILO ALVES, Graduando, jaison.alves@univille.br
  • Liandra Pereira, MSc, proensbs@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: E-Commerce, Portifólio de produtos, Expansão tecnológica

Educação e Sensibilização – Estudo comparativo das Representações Sócio-Culturais e Ambientais das áreas urbanizadas do Bairro Vila Nova e do Distrito de Pirabeiraba, em Joinville – SC

  • MARIA CLOTILDE ANDREOTTI ZINGALI, Graduando, maria.clotilde@univille.br
  • Nelma Baldin, Dr(a), nelma.baldin@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Representações Sócio-Culturais e Ambientais, sensibilização, Educação ambiental

O projeto “Educação e Sensibilização – Estudo comparativo das Representações Sócio-Culturais e Ambientais das áreas urbanizadas do Bairro Vila Nova e do Distrito de Pirabeiraba, em Joinville – SC”, vinculado ao projeto “Educação e sensibilização: representações do patrimônio histórico, sócio – cultural e ambiental para as políticas sociais” (ESENSI), trata das representações sócio-culturais e ambientais de áreas urbanas, tendo, como objetivo geral, “buscar nos fundamentos da Educação Ambiental, do Patrimônio e das noções das políticas públicas e sociais, a promoção de um estudo comparado da percepção sócio – histórico ambiental das comunidades estudadas, com vistas à apresentação de uma proposta de Educação Ambiental Comunitária a ser encaminhada aos órgãos competentes das duas comunidades”. Na etapa relativa à delimitação e reconhecimento das áreas estudadas e dos pontos de confluência para ações comunitárias, constituiu-se um banco de dados com informações para etapas futuras. Atualmente, encontra-se na 2ª etapa, trabalhando-se com essas comunidades considerando-se suas características históricas comuns: colonização alemã; pequenas propriedades rurais atualmente em processo de urbanização acelerada pelo crescimento industrial e expansão imobiliária. Entende-se que essas comunidades vêm sendo influenciadas negativamente diante de tais impactos. Com o projeto, acredita-se na possibilidade da discussão para despertar, nos habitantes locais, o interesse por tais representações, alterando-se e construindo-se um novo olhar para as questões ambientais. Aplicou-se um questionário com alunos, cidadãos e lideranças políticas comunitárias, com vistas a avaliar o real conhecimento acerca das questões ambientais e do patrimônio para entender como lidam com questões como descarte de lixo, preservação de áreas e consumo de água, pensando-se em ações de educação e sensibilização ambiental. Após levantamento e tabulação dos resultados, elaborou-se ações para trabalhar junto às escolas, como palestras, aplicação de jogos, dinâmicas e contação de histórias, no sentido de sensibilizar essas populações quanto às suas histórias, patrimônios e meio ambiente, além de enfatizar a importância desse conhecimento na promoção da educação, consciência ambiental e sustentabilidade. O trabalho também contemplou a elaboração, feitio e distribuição (com palestras) de sacolinhas em TNT para descartar lixo em automóveis; e a inscrição de um projeto de reedição de 2 livros de Educação Ambiental dos Projetos EduCA – ESENSI no Edital de Apoio às Artes do Município de Joinville, que podem contribuir ainda mais na disseminação dos conceitos de Educação Ambiental para a geração de conhecimentos que possam, num futuro próximo, vir a ser revertidos em políticas públicas para benefício de todos.

Estudo comparado entre os sistemas europeu e interamericano de direitos humanos

  • CAMILA DE OLIVEIRA KOCH, Graduando, camila.koch@hotmail.com
  • Fernanda Brandão Lapa, MSc, flapa@iddh.org.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Direitos humanos, Jurisprudência internacional, Cortes Europeia e Interamericana

Este trabalho visou estabelecer uma comparação entre os sistemas europeu e interamericano de proteção de direitos humanos, sendo que a importância deste estudo se dá, principalmente, para divulgação dos sistemas de proteção destes direitos, área não muito explorada academicamente e que tem, ironicamente, a maior relevância dentre outras sessões jurídicas. São de seus princípios que todos os outros ramos do direito são respaldados e, tendo o homem como seu fim, verifica-se a importância de sua proteção para que todos tenham garantida a plenitude de sua dignidade. Este estudo quer, portanto, inserir no âmbito acadêmico esta matéria relativamente nova que são os direitos humanos e sua proteção no âmbito internacional dentro de dois universos distintos que são a Europa e o continente Americano como um todo. Será apresentado um estudo comparado entre as jurisprudências contenciosas das Cortes Interamericana e a Européia de Direitos Humanos no ano de 2009. Para isso, num primeiro momento foi feita a análise e interpretação dos casos contenciosos julgados nesses tribunais e, posteriormente, elaborados quadros comparativo-explicativos dos dados colhidos. Ao fim, juntamente com a leitura de doutrinas, será elaborado um texto que enfocará os dados colhidos e destacadas as principais semelhanças e diferenças entre os dois sistemas de proteção. A violação de direitos humanos é considerada barbárie; uma atrocidade num Estado Democrático de Direito que possui como princípio essencial a dignidade da pessoa humana. Neste sentido, com a triste necessidade pela busca da máxima proteção destes direitos ante as brutalidades cometidas durante a Segunda Grande Guerra, foi criada a Declaração Universal dos Direitos do Homem em 1948, tornando-se o primeiro instrumento universal positivado e garantidor dos direitos humanos. Diante deste contexto, houve a obrigação de se criar mecanismos e sistemas regionais que garantissem o “cumprimento” deste tão importante documento e dos demais que, posteriormente, surgiram. Ironicamente, apesar da inenarrável importância dos direitos humanos em qualquer sociedade, este ramo do direito é pouquíssimo explorado no meio acadêmico, mesmo sendo a pedra angular de todas as outras vertentes jurídicas. Assim sendo, quando da conclusão deste trabalho, o resultado esperado é estabelecer uma comparação entre dois importantes sistemas de proteção dos direitos do homem. Obtendo estas respostas, a conclusão será apresentada ao meio acadêmico para melhor conhecimento acerca do assunto e sua relevância no mundo atual.

Estudo da disponibilidade e aplicação de matérias-primas naturais para a valorização de produtos locais de Joinville/SC

  • Elisa Mayer Alves de Santana, Graduando, elisa.mas18@gmail.com
  • Juliana Silveira Anselmo, MSc, juliana.anselmo@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: matérias-primas naturais, artesanato, esqueletização de folhas

Frente a atual realidade de problemas ambientais e ao forte apelo do “ecologicamente correto”, a utilização de fibras naturais em produtos artesanais vem ganhando importante espaço no mercado mundial. Dentro de uma perspectiva de conscientização ambiental tem-se o design como a atividade que liga o tecnicamente possível com o ecologicamente necessário, e que faz surgir novas propostas que sejam social e culturalmente apreciáveis. Considerando que a região de Joinville/SC é caracterizada pela Mata Atlântica e esta é rica em biodiversidade, esta pesquisa procurou gerar conhecimento a respeito de matérias-primas naturais para aplicação em artesanato e posterior contribuição aos Projetos de Extensão da UNIVILLE. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma ampla pesquisa bibliográfica a respeito de plantas, fibras e sementes. Dentre as matérias-primas naturais estudadas, a folha esqueletizada destacou-se por sua beleza e simplicidade. A esqueletização ocorre espontaneamente na natureza, contudo, há centenas de anos, artesãos utilizam técnicas para acelerar este processo. Neste, a epiderme e a clorofila da folha são retiradas, restando apenas uma estrutura delicada, semelhante a uma renda, constituída pelas nervuras, que são vasos condutores de seiva. A folha esqueletizada pode ser mantida em seu tom natural, que apresenta tons terrosos e neutros, ou pode também ser desbotada e tingida nas mais diversas cores. A pesquisa revelou uma série de técnicas que, apesar de antigas, são pouco utilizadas ou até desconhecidas. Dentre as quais, se identificou a técnica que utiliza solução de bicarbonato de sódio e fermento em pó químico para ferver as folhas, remover as partes indesejadas e obter uma folha perfeitamente esqueletizada. Esta técnica apresentou ótimos resultados principalmente com folhas da espécie Gardênia jasminóides (conhecida também como jasmim-do-cabo). O estudo, portanto, voltou-se para o resgate dessas técnicas para repasse à comunidade nos projetos de Extensão da UNIVILLE com vistas à geração de renda, pois entende-se que o uso desta técnica pode ser trabalhada com facilidade pelos artesãos e ser aplicada em produtos promovendo valor e qualidade estética.

Estudo de dificuldades e alternativas encontradas nos processos de importações por empresas no município de São Bento do Sul.

  • DIEGO UTLIK, Graduando, d.utlik@gmail.com
  • LIANDRA PEREIRA, MSc, liandra.pereira@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: importação, dificuldades, competitividade

O aumento da concorrência no mercado brasileiro leva as empresas a uma visão global de competitividade e concorrência. Há diversas opções de produtos que podem ser importados e que apresentam uma vantagem competitiva para muitos, o que falta para as empresas hoje é todo o rol de informações sobre produtos, países, carga tributária, frete e demais despesas. Assim, nesta perspectiva, este projeto visou identificar quais as principais dificuldades encontradas em processos de importação por empresas de São Bento do Sul, assim como, propor soluções de melhoria e alternativas existentes que possam sanar estes problemas. Mapeou-se práticas e políticas adotadas no setor por meio de instrumentos de pesquisa aplicados a agentes de importação, verificou-se então a performance de empresas que já atuam neste ramo, identificando problemas encontrados, atitudes tomadas que solucionaram ou minimizaram estes problemas; os países que a empresa costuma manter um relacionamento de compra, o volume que é importado por ela, os meios de transporte que utiliza, o que pensam sobre as atitudes do governo sobre a entrada de importações no país e ainda a procura de informações sobre o oferecimento de treinamento por parte das empresas para os profissionais que atuam nesta área. O mercado está ficando cada vez mais seletivo e é preciso estar atento as novas oportunidades que se abrem na esfera global para que se possa manter a competitividade e crescer, potencializando as possibilidades de negócio. Os resultados apresentados com esta pesquisa contribuirão tanto com empresas que importam insumos para agregar a seus produtos nacionais, quanto com empresas que buscam a importação de materiais/produtos para revenda no mercado brasileiro, apontando a viabilidade e opções de benefícios fiscais que podem ser oferecidos a determinadas linhas de produtos. Em um primeiro momento, considerando que a pesquisa ainda está em andamento, podemos destacar que as empresas, de maneira geral, estão atualizadas quanto ao cenário de importação, mas ainda vêm enfrentando diversos problemas, principalmente advindos da burocracia incidente neste processo, assim como expressões de descontentamento com o vasto rol de diferentes impostos e da amplitude da classificação de uma mercadoria no código NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL), fatores que facilitam o erro e a geração de multas para as empresas. São considerados benefícios trazidos pela realização dessa proposta: melhores condições de enfrentamento do mercado pelas empresas de pequeno e médio porte, assim como despertar o interesse de futuros empreendedores para este ramo que ainda é pouco explorado.

Festas e culinária na região rural de Joinville

  • LUCAS ROBERTO SOARES LOPES, Graduando, lucas.lopes@univille.br
  • Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Festas, Culinaria, Vila Nova

Essa pesquisa de iniciação científica tem como objetivo principal, a problematização das principais festas da região do Vila Nova e sua culinária, a partir das memórias femininas e de informações de jornais locais, tentando identificar as relações de gênero, memória e patrimônio na realização e organização dessas festas, dando maior atenção ao patrimônio cultural da região. Procura-se perceber a importância destas festas para os moradores, a perspectiva de patrimônio e a relevância do turismo rural. Entre as festas destacam-se: a Festa do Arroz que ocorre no galpão da igreja Cristo Rei na Estrada do Sul; a do Colono que acontece na Estrada Cumprida, atual Sociedade Piraí (antigo salão Jacob); e, a Festa de Nossa Senhora Aparecida, que na verdade é uma grande passeata que reúne a maioria das igrejas católicas da região e percorre varias ruas do bairro Vila Nova. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica, sobre os temas de memória, gênero e patrimônio, sobre a cidade a região rural e seus espaços, bem como estes foram sendo colonizados e ocupados. A pesquisa, alem de contribuir com a historiografia local, integra o grupo “Gênero e memória” e as entrevistas deverão ser encaminhadas ao Laboratório de História Oral – LHO.

Formulações de farinhas isentas de glúten

  • JANAÍNA LIVONI DE MORAIS, Graduando, janaina.morais@univille.br
  • LÍRIA MARISTELA DIAS, Graduando, lilamdias@gmail.com
  • SERGIO RICARDO PEREIRA DE LIMA, Graduando, sergio@toolseletrica.com.br
  • MARIANA LEAL BROTERO DUPRAT, Dr(a), mariana.duprat@univille.br
  • SILMARA SALETE DE BARROS MASTROENI , Dr(a), silmaramastroeni@yahoo.com.br
  • MÁRCIA LUCIANE LANGE, MSc, marcia.luciane@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Farinha isenta de glúten, celíaco, análise sensorial

A doença celíaca é a intolerância permanente ao glúten, cujo tratamento efetivo se faz por sua total remoção da dieta, uma vez que a mínima fração é tóxica, atrofiando e aplainando as vilosidades da mucosa intestinal. Como conseqüência ocorre má absorção de nutrientes, sendo esta, a causa básica das complicações decorrentes de sua ingestão, variando desde desnutrição grave até osteoporose. O tratamento torna-se complexo, devido à incorreta descrição dos ingredientes nos rótulos dos alimentos, à possível contaminação de produtos industrializados e à dificuldade de abolir as formas mais habituais de consumo (pães, massas, bolachas, doces e farináceos) da dieta. Neste sentido, este projeto buscou o desenvolvimento de formulações de farinhas isentas de glúten para a confecção de pães, biscoitos e bolos que atendam a restrição alimentar da população com doença celíaca. Foram utilizadas sete farinhas comerciais para a fabricação dos produtos: aminna (mistura comercial de farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca), farinha de arroz integral, amido de milho, fécula de batata, polvilho doce, farinha de banana verde e farinha de quinoa. Estas farinhas foram combinadas em diferentes formulações: mix1 (farinha de quinoa, farinha de banana verde, fécula de batata, farinha de arroz integral), mix2 (fécula de batata, polvilho doce e farinha de arroz), mix3 (farinha de arroz integral, amido de milho e fécula de batata), mix4 (aminna). O mix4 foi utilizado como base comparativa das outras composições testadas, pois é um produto já comercializado em todo o país. A estas formulações foram adicionados outros ingredientes indispensáveis à confecção de bolo, biscoito e pão (fermento, leite, ovos e óleo). Estes produtos foram analisados sensorialmente, em relação aos parâmetros de aroma, sabor, maciez, esfarelamento e, no caso do biscoito, crocância. O primeiro produto a ser testado foi o bolo. A partir dos resultados obtidos, foi observada diferença significativa para os parâmetros sabor e maciez entre o mix1 e os outros, sendo este de pior desempenho. Quando comparados os mix2, mix3 e mix4, não foram observadas diferenças significativas em relação ao aroma e esfarelamento, porém em relação à maciez, o mix3 apresentou maior maciez (7,5±0,3) quando comparada ao mix4 (5,6±0,8). Estes resultados apontam para a formulação mix3 como a mais apropriada para a produção de bolos. Posteriormente, esta mesma composição de farinha será testada para a confecção de pães, biscoitos e massas em geral.

Identificação das políticas e práticas de responsabilidade social corporativa em pequenas empresas do município de São Bento do Sul e região.

  • SHEILA FONSECA, Graduando, sheilaaliehs@yahoo.com.br
  • Liandra Pereira, MSc, liandra.pereira@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa, Pequenas Empresas, Políticas e Práticas de Responsabilidade Social

Atualmente os diferentes setores são desafiados por crises econômicas ou sociais. Este cenário solicita das empresas um posicionamneto mais efetivo, e esforços coletivos em relação à sustentabilidade, assim como em relação às concepções de resposabilidade social e ambiental, as quais cada vez mais tornam-se premissas básicas de uma organização.Desta maneira, perante tantos desafios, para que as empresas ganhem competividade precisam estar atentas para que as suas ações não afetem a sociedade e o meio ambiente de maneira negativa,e necessitam ser socialmente responsáveis.Baseado no cenário apresentado, esta pesquisa tem o intento de realizar um estudo das políticas e práticas de responsablidade social corporativa já realizadas pelas empresas de pequeno porte do município de São Bento do Sul e região, considerando seus desdobramentos sócios-ambientais, e anseia por obter elementos significativos na identificação das empresas mais avançadas em relação as suas atividades, concepções, políticas e práticas de responsabilidade social. Nesse sentido pode ser favorecida a identificação de verdadeiras políticas e práticas de responsabilidade sócio-ambiental, acentuando menos a filantropia e a benevolência e enfatizando as ações efetivas em prol da sustentabilidade social.Para a execução da pesquisa foram realizadas pesquisas teóricas em livros, artigos, periódicos entre outros materias bibliográficos específicos da área em que se está estudando. E, além disso, utilizou-se de questionários aplicados por amostragem em empresas anteriormente selecionadas. As resposatas foram baseadas nas ações implantadas nas empresas. As questões foram subdivididas, partindo dos eixos dos indicadores Ethos de Responsabilidade Social.Considerando os dados já obtidos através dos questionários, pode-se afirmar que os gestores estão cientes da importância em praticas a Responsabilidade Social Corporativa, existem ações em desenvolvimento, mas ainda carecem de elementos para tornar a gestão desses processos mais efetivas e constantes. Os âmbitos que estão mais desenvolvidos são os do Meio Ambiente e de Humanização, principalmente por atenderem muitos pressupostos estabelecidos por lei. Os gestores também manifestam a intenção de ampliar atividades direcionadas aos outros eixos e conhecer perspectivas diferenciadas para atuar nesse âmbito. Os processos de crise na percepção dos gestores limitam a implantação de mais ações e acredita-se que a universidade possa favorecer, pelo levantamento realizado, ações de benchmarking e potencializar políticas e práticas adotadas. As informações ainda serão ampliadas, tabuladas e fomentarão análises e direcionamentos de sugestões às empresas sobre a temática.

Inadimplência e sua influência no aspecto econômico familiar

  • CAROLINE SIMÕES DA SILVA, Graduando, caroline.simoes@univille.br
  • Jani Floriano, MSc, jani.floriano@terra.com.br

Palavras-chave: Inadimplência, Endividamento, Crédito

O presente projeto tem como objeto de estudo os fatores de endividamento pessoal e o limite de crédito que pode ser concedido à pessoa física. Justificam a preocupação com o tema as condições oferecidas de forma facilitada em termos de oferta de crédito, com taxas baratas e prazos mais longos. Este cenário tem estimulado as pessoas a optarem por dívidas com prazos mais longo e com parcelas menores, mas que compromete o orçamento por mais tempo e eleva o custos financeiros. Outro aspecto relevante do estudo é que a obtenção de dívidas tem considerável influência no desenvolvimento econômico familiar e as compras a crédito foram estendidas às categorias de dispêndio mais baixas que se endividam com a aquisição de bens duráveis, uma vez que o preço por unidade torna-se acessível através do crédito. Esse projeto procura demonstrar os motivos que leva o cidadão a ter uma vida financeira comprometida, o grau de insatisfação pessoal diante da dívida, o perfil dos tomadores de créditos e as necessidades que o levaram a ter dívidas.A metodologia utilizada no projeto de pesquisa é do tipo de pesquisa Survey, através de uma amostra representativa, em que para a coleta de dados foi elaborado um questionário estruturado. Amostra foi estratificada da população do município de Joinville, de acordo com sexo, grupo de idade, grau de instrução, renda, estado civil e ocupação. Quanto ao método de codificação a abordagem é quantitativa e a amostragem qualitativa, baseada na teoria estudada no início do projeto.Quanto aos resultados esperados pretende-se, com a presente pesquisa, que seja possível determinar o nível de influência que a inadimplência tem sobre o desenvolvimento econômico familiar. Assim, depois de fundamentada em pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo procura apresentar este diagnóstico na economia das famílias do município de Joinville/SC no ano de 2010.

Interação social e design: desenvolvimento de materiais lúdico-educativos para ensino e aprendizagem da linguagem de libras

  • JULIANA GRITENS, Graduando, juliana.gritens@univille.br
  • Ivan Luiz de Medeiros, E, ivan.medeiros@univille.br
  • Rita Inês Petrykowski Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
  • Juliana Silveira Anselmo, MSc, juliana.anselmo@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Linguagem de Libras, Interação Social, Design Social

Visto que, surdos e ouvintes não compartilham da mesma linguagem, surgem obstáculos para o diálogo entre as partes. É comum que em uma sala de aula, as crianças surdas tenham dificuldade na escrita e leitura em português, e as ouvintes desconheçam a Linguagem Brasileira de Sinais – Libras. Neste sentido, o Projeto de Pesquisa DLIBRA, propõe utilizar a atividade lúdica para promover a comunicação e expressão em sala de aula, por meio de metodologias e ferramentas do design. O desenvolvimento do projeto contou com as seguintes etapas: (a) levantamento e revisão bibliográfica de conteúdos acerca do tema; (b) inferências junto às turmas de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental bilíngüe da Escola Rui Barbosa para observação das atividades desenvolvidas pelos alunos; (c) adequação dos aspectos levantados na revisão bibliográfica e sistematização dos registros efetuados referentes às inferências; (d) análise do Estado da Arte de materiais lúdico-educativos relacionados a Libras; (e) elaboração, validação e aplicação de entrevistas semi-estruturadas com os professores do ensino bilíngüe da Escola Rui Barbosa; (f) sistematização e desenvolvimento do material por meio da aplicação de ferramentas projetuais do design; (g) desenvolvimento dos protótipos do material; (h) acompanhamento da utilização dos protótipos pelos alunos e adequação dos materiais a partir dos dados obtidos. As visitas para observação tiveram maior foco nas turmas de 5° série de ensino bilíngüe, onde alunos surdos e ouvintes compartilham a mesma sala de aula e contam com o auxilio de um intérprete. A professora explana o assunto e a intérprete repassa as informações para os alunos surdos, através da linguagem de Libras. Nos dias em que foram realizadas as observações, a professora não utilizou recurso visual como material de apoio para auxiliar em sua comunicação com os alunos e facilitar o entendimento e a apreensão da disciplina por eles. Com os resultados obtidos através das visitas, verificou-se que a interação entre alunos surdos e ouvintes acontece de forma limita, pois por não falarem o mesmo idioma acabam tendo dificuldades em se comunicar. Tanto os alunos entre si, quanto o professor com os alunos. Em algumas situações os professores têm dificuldade para compreender questionamentos de seus alunos surdos, por não terem o domínio da Libras, interferindo, portanto, na compreensão da disciplina por parte do aluno.

Investigação acerca da biônica como técnica criativa para problemas em design de produtos.

  • MONICA PEREIRA JURGENS AGE, Graduando, monica.p@univille.br
  • Ana Veronica Pazmino Weber, MSc, anaverpw@yahoo.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Biônica, Técnica Criativa, Design de Produtos

Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica acerca da biônica como técnica criativa que estuda os sistemas naturais nos aspectos relativos à forma, função e materiais, com o objetivo de resolver problemas em design de produtos. A pesquisa atende a necessidade de ter um referencial teórico sobre o assunto que seja acessível ao aluno do curso de design para aplicar a técnica de forma adequada no desenvolvimento de projetos. Até o presente momento o trabalho tem levantado o estado da arte da biônica como técnica criativa; Organizado exemplos da aplicação da biônica em produtos de diversas complexidades; Pesquisado alguns sistemas naturais, suas características e aplicação no design de produtos. A partir destes dados pode-se desenvolver um banco de dados sobre cases em que foi aplicada a biônica. A pesquisa contribui na obtenção de um referencial teórico sobre a Biônica e na criação de um banco de dados que por meio de exemplos mostre ao aluno de design a forma mais eficiente da aplicação da biônica.

Investigação acerca dos materiais empregados na confecção de modelos e protótipos.

  • MONICA PEREIRA JURGENS AGE, Graduando, monica.p@univille.br
  • Ivandro Celso Werlich, Graduando, ivandro.celso@hotmail.com
  • João Carlos Vela, MSc, joao.vela1@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Processos, Modelos e Protótipos, Design de Produtos

Este trabalho apresenta o estudo acerca dos materiais empregados na confecção de modelos e protótipos desenvolvidos no ambito universitário, com o objetivo de investigar e documentar as etapas dos processos não automatizados utilizados nos seus desenvolvimentos aplicados na formação de designers. A disciplina de Modelos está presente na grade curricular dos principais cursos de Design de Produto e Programação Visual no Brasil, inclusive na UNIVILLE. O projeto contribuiu na pesquisa de referencial teórico, pois foi verificada uma escassez em nossa literatura técnica referente à prática de execução de modelos e protótipos. Como metodologia estão: (1) estudos referentes a trabalhos teórico-científicos relacionados aos procedimentos empregados na confecção de modelos e protótipos; (2) levantamento e descrição materiais empregados para a confecção de modelos e protótipos não automatizados; (3) registro fotográfico e descrições acerca das etapas implementadas no desenvolvimento de modelos e protótipos aplicados nos cursos de Design da Univille. Ao final da pesquisa, esperamos gerar benefícios aos cursos de design, através do resultado do projeto.

Levantamento de produtos desenvolvidos a partir da fibra da bananeira

  • TUANY KOHLER, Graduando, tuany.kohler@gmail.com
  • Elenir Carmen Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: sustentabilidade, fibra de bananeira, ecodesign

A pesquisa “Levantamento de produtos desenvolvidos a partir da fibra de bananeira” objetiva mapear produtos desenvolvidos com fibra de bananeira, tendo como foco a região Sul, principalmente Santa Catarina. Este objetivo apóia-se na valorização de produtos naturais e peças geradas a partir de processos artesanais, atendendo a atual necessidade de utilização de matérias primas renováveis com histórico de descarte, em especial a fibra de bananeira, cuidando do meio ambiente, por meio de ecodesign e favorecendo o desenvolvimento sustentável. A abordagem metodológica refere-se a três aspectos principais: revisão bibliográfica das pesquisas relacionadas a produtos desenvolvidos com fibra de bananeira; visita a locais de beneficiamento e desenvolvimento de produtos a base de fibra de bananeira; coleta de imagens das práticas observadas. Os principais resultados referem-se ao desenvolvimento de banco de imagens, hospedagem dos dados coletados em um blog e desenvolvimento de um projeto de um novo artefato a base de fibra de bananeira. O projeto de produto escolhido foi o cesto de frutas/pão, por ser um produto de baixa complexidade, que possa ser desenvolvido, futuramente, pelas mulheres do projeto de extensão “Ama Viva”. Para o referido produto foi desenvolvida uma marca, tendo como público-alvo os jovens. A análise de consumidor e de mercado e todo o registro do processo de gestão estabelecem o novo produto a ser desenvolvido com ênfase no ecodesign, seguindo-se do desenvolvimento desse produto. Com esse projeto espera-se proporcionar maior visibilidade aos produtos desenvolvidos com a fibra de bananeira, salientado a importância do ecodesign para o meio ambiente e verificar a possivel aplicabilidade desses produtos para fins comerciais.

Apoio / Parcerias: Epagri; Orbitato

Manual de inteligência prática: método de ensino experimental para aulas de Design.

  • CINTHIA LARISSA DA COSTA, Graduando, cinthia.larissa@univille.br
  • Ana Verônica Pazmino Weber, MSc, ana.veronica@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Material gráfico, Aprendizagem experimental e significativa, Diagramação

A pesquisa apresenta o levantamento teórico e prático para o desenvolvimento de um material gráfico do modelo de ensino de métodos de projeto com ênfase na aprendizagem significativa. O objetivo é expor o modelo em um manual instrucional destinado a professores das disciplinas de Metodologia de Projeto e Projeto de Produto, para contribuir na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa teórica abrange 5 assuntos como: o ensino para adultos; conceitos do ensino experimental; conceitos da aprendizagem significativa, diagramação e linguagem visual de materiais impressos. A pesquisa prática apresenta os resultados de questionários aplicados a professores das disciplinas supracitadas e acadêmicos do 1º ano da disciplina de Metodologia de Projeto. Após a fundamentação teórica e fundamentação prática, a pesquisa se encontra na fase de desenvolvimento do material gráfico impresso.

Mapeamento de Políticas e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa em pequenas empresas do município de São Bento do Sul e região.

  • SUÉLEN FERREIRA DA CRUZ, Graduando, suelen.cruz@univille.br
  • Adelino Denk, Graduando, adelino.denk@univille.br
  • Liandra Pereira, MSc, liandra.pereira@hotmail.com

Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa, Políticas e Práticas Corporativas, Pequenas empresas

Na atualidade os diferentes setores sociais e econômicos mobilizam recursos, ações coletivas e integradas em prol da sustentabilidade social, política e ambiental, buscando posicionamentos mais efetivos para enfrentar os desafios do cenário de negócios que se apresenta.Os múltiplos desafios enfrentados pelas empresas no atual ambiente de negócios, balizado pela constante busca por competitividade e produtividade, lhes remete a ficar atentas a movimentos, os quais pressionam à adoção de um estilo gerencial mais aberto e dinâmico, destinando esforços no sentido de minimizar impactos sociais e ambientais nas ações efetivadas.Com base nesse cenário, a presente pesquisa se propôs a realizar um mapeamento nas pequenas empresas acerca das políticas e práticas de responsabilidade social corporativa no município de São Bento do Sul/SC e região, considerando os desdobramentos sócio-ambientais desse processo, na ânsia de oferecer elementos significativos para identificar as empresas que já estão mais avançadas fazendo adesão às atividades de responsabilidade social, quais suas concepções, políticas e práticas.Para a consecução da pesquisa, além de levantamento teórico em livros, teses e materiais específicos da área de estudos, tomou-se por referência questionário (por amostragem) o qual foi aplicado a empresas previamente selecionadas, onde as respostas foram descritas conforme as ações e/ou práticas implantadas. As mesmas foram subdivididas em categorias, tomando por pressuposto os eixos dos indicadores Ethos de Responsabilidade Social, sendo elas: Meio Ambiente; Transparência e Comunicação; Stakeholders; Gestão; Humanização; e Estado de Direito: Normas, Diretrizes e Parâmetros Legais, contemplando também aspectos atinentes a maturidade social.Considerando dados preliminares coletados por meio dos questionários aplicados, pode-se afirmar que os gestores estão convencidos da importância e desdobramentos trazidos pela adoção de políticas e práticas de Responsabilidade Social Corporativa, possuem várias ações em desenvolvimento, mas ainda carecem de elementos para tornar a gestão desses processos mais efetiva e as práticas menos esporádicas. Os âmbitos que estão mais desenvolvidos são os do Meio Ambiente e de Humanização, embora seja revelada intenção de ampliar atividades direcionadas aos outros eixos. Os processos de crise na percepção dos gestores limitam a implantação de mais ações e acredita-se que a universidade possa favorecer pelo levantamento realizado ações de benchmarking e potencializar políticas e práticas adotadas. Outros dados ainda serão tabulados e permitirão a obtenção de informações mais precisas e aprofundadas sobre a temática.

Apoio / Parcerias: Não há.

Memórias de lugares: os saberes femininos e a região rural de Joinville.

  • MARIA ELISA HORN IWAYA, Graduando, m.elisa@univille.br
  • Janine Gomes da Silva, Dr(a), janine.gomes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: gênero, história oral, patrimônio

Esta pesquisa dá continuidade ao Projeto PATRI - “Lugares de memória, memórias de lugares... Diferentes olhares para o patrimônio cultural de Joinville”, desenvolvido desde o ano de 2008. Seu objetivo é, com base na pesquisa histórica, articular memórias femininas sobre patrimônio cultural, visando auxiliar em ações de instituições educacionais, patrimoniais e de turismo da cidade de Joinville. Desta forma, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas, relacionadas ao tema e voltadas principalmente para as mulheres que participam dos GDMR – Grupos de Desenvolvimento da Mulher Rural – da Fundação 25 de Julho. Divide-se a pesquisa entre a fase de revisão da literatura referente aos temas; teoria e metodologia da história, história da cidade de Joinville, constituição dos espaços urbanos, relações de gênero na pesquisa história, memória e história oral, identidades, cultura e patrimônio cultural. No segundo momento foram elaborados os instrumentos de pesquisa (roteiros de entrevista) e foram realizados os contatos com as entrevistadas, preferencialmente nascidas antes de 1950 e moradoras da região estudada. A metodologia da História Oral é imprescindível neste processo,uma vez que transforma em fontes de pesquisa as narrativas de diferentes mulheres e homens e possibilita assim a análise de novas versões sobre a história da cidade, novos olhares que contam histórias do cotidiano, das práticas domésticas , dos saberes populares e das formas de resistência desta parcela da população,que vive na região rural e sofre com o processo da industrialização e urbanização da cidade. Esta pesquisa ainda está em andamento, e suas entrevistas visam também servir de aporte para futuras pesquisas e devem ser disponibilizadas ao Laboratório de História Oral da UNIVILLE.

Metodologia de seleção de materiais e processos de fabricação (SMPF) para o desenvolvimento de novos produtos

  • Gisele Votre, Graduando, gisele.votre@univille.br
  • Marina Zambonato Farina, G, marinazf.eng@gmail.com
  • Ketlin Cristina Batista, Graduando, ketlin.cb@gmail.com
  • Denise Abatti Kasper Silva, Dr(a), dabatti@univille.br
  • Debora Barauna, MSc, dbarauna@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: materiais, processos de fabricação, projeto de produto

O Grupo de Pesquisa em Materiais Polimérico da UNIVILLE, além desenvolver novos materiais, esta focado em gerar alternativas de produtos com alto valor agregado. Para tanto, pesquisadores da área de design passaram a integrar o grupo. No entanto, como os compósitos gerados são variados e numerosos, sentiu-se a necessidade de criar uma metodologia que promovesse o cruzamento de informações das propriedades dos materiais desenvolvidos e caracterizados em laboratório, bem como seu modo de processamento, com dados de materiais no estado puro ou similares aos obtidos pelos estudos do grupo encontrados comercialmente. Assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma metodologia para padronizar as informações básicas tanto dos materiais desenvolvidos no grupo quanto requisitos para o projeto de produtos. Partiu-se da organização dos dados registrados em ensaios físico, químicos, mecânicos e térmicos dos materiais já desenvolvidos pelo grupo como resistência a impactos, absorção de água, comportamento em elevadas temperaturas ou suas restrições de processamento como tipo de processo de fabricação, aderência a colas e corantes, comportamento a ferramentas de perfuração, corte e lixa. Realizou-se pesquisa bibliográfica dos principais ensaios usados como norteadores para o desenvolvimento de produtos e criou-se uma planilha que servirá tanto como banco de dados como check list das propriedades que devem constar. Embora em construção, sofrendo testes de adequação dos itens de cruzamento citados, já foi possível observar que muitas informações requeridas na base de dados ainda precisarão ser levantadas para os compósitos já obtidos pelo grupo. Cabe registrar que outra atividade bastante complexa de alimentação da planilha será a obtenção dos dados da indústria. Para isso, será necessária uma vasta pesquisa literária periódica, além da formação de parcerias com as próprias indústrias de transformação e beneficiamento. Estuda-se também a linguagem de apresentação dos dados, pois o universo da engenharia de materiais e de design são muito diferentes. Com a conclusão dos estudos da metodologia, considerando os seus itens requeridos, alimentação e linguagem adequada, espera-se obter não só a catalogação e organização dos dados de todos os materiais já desenvolvidos pelo grupo, como uma forma de auxiliar o designer durante o projeto de um novo produto, permitindo que ele obtenha rapidamente as informações quanto à aplicabilidade dos materiais. E, dessa forma, propiciar oportunidades inovadoras de criação que tragam benefícios a sociedade e ao meio ambiente, considerando que a linha de pesquisa é “desenvolvimento de novos matérias e produtos por meio da utilização de resíduos industriais e agroindustriais”.

O controle de convencionalidade no Brasil

  • ALBANO FRANCISCO SCHMIDT, Graduando, albano_s@terra.com.br
  • Fernanda Brandão Lapa, MSc, flapa@iddh.org.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Direito constitucional, Controle de constitucionalidade, Controle de convencionalidade

O projeto de pesquisa “O Controle de Convencionalidade no Brasil” tem como objetivo precípuo realizar a análise das mudanças ocorridas no ordenamento jurídico brasileiro após a decisão do Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário número 466.343, de 2008, que acabou por modificar a estrutura da hierarquia normativa. Anteriormente a tal decisão, os tratados internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil tinham paridade normativa com lei federal. Após a decisão, passaram a ocupar um novo posto, numa hierarquia supra-legal, criando assim um novo patamar na forma como analisamos a pirâmide jurídica brasileira (num sistema em que a lei de um piso inferior tira a sua validade do superior): agora temos a Constituição Federal no topo, logo abaixo os tratados de Direitos Humanos e num piso abaixo as leis ordinárias. Isso cria toda uma mudança de paradigma: esse novo piso pode barrar a produção legislativa? Sim, não, até que ponto? Como será feito esse controle? Precisaremos de novos institutos jurídicos para comportar a mudança ou apenas uma releitura sistemática dos antigos? Essas são algumas das perguntas que se pretende responder com este trabalho. Para tanto será feito num primeiro momento uma pesquisa bibliográfica, analisando-se os principais pensadores do direito constitucional e internacional, o paradigmático acórdão proferido pelo STF e a mudança do comportamento jurisprudencial após a decisão referida. Após, se fará um questionário aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, visando responder algumas perguntas de relevância ímpar para todos os juristas: o controle de constitucionalidade difuso é utilizado no cotidiano do Judiciário? Os Desembargadores têm uma formação humanística, com um conhecimento formal de Direitos Humanos? A tese do Controle de Convencionalidade (ventilada pela primeira vez na tese de doutoramento de Valério de Oliveira Mazzuoli, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul) terá aplicação prática? Enfim, um mapeamento de questões humanitárias que certamente ajudarão a formular um panorama do caminho que o Estado de Santa Catarina está trilhando. O questionário será enviado em Agosto de 2010 para os magistrados, sendo seus resultados colhidos entre Setembro e Outubro, portanto em tempo para análise e apresentação na Semana de Iniciação Científica.

O controle de convencionalidade no Brasil

  • ALBANO FRANCISCO SCHMIDT, Graduando, albano_s@terra.com.br
  • Fernanda Brandão Lapa, MSc, flapa@iddh.org.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Direito constitucional, Controle de constitucionalidade, Controle de convencionalidade

O projeto de pesquisa “O Controle de Convencionalidade no Brasil” tem como objetivo precípuo realizar a análise das mudanças ocorridas no ordenamento jurídico brasileiro após a decisão do Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário número 466.343, de 2008, que acabou por modificar a estrutura da hierarquia normativa. Anteriormente a tal decisão, os tratados internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil tinham paridade normativa com lei federal. Após a decisão, passaram a ocupar um novo posto, numa hierarquia supra-legal, criando assim um novo patamar na forma como analisamos a pirâmide jurídica brasileira (num sistema em que a lei de um piso inferior tira a sua validade do superior): agora temos a Constituição Federal no topo, logo abaixo os tratados de Direitos Humanos e num piso abaixo as leis ordinárias. Isso cria toda uma mudança de paradigma: esse novo piso pode barrar a produção legislativa? Sim, não, até que ponto? Como será feito esse controle? Precisaremos de novos institutos jurídicos para comportar a mudança ou apenas uma releitura sistemática dos antigos? Essas são algumas das perguntas que se pretende responder com este trabalho. Para tanto será feito num primeiro momento uma pesquisa bibliográfica, analisando-se os principais pensadores do direito constitucional e internacional, o paradigmático acórdão proferido pelo STF e a mudança do comportamento jurisprudencial após a decisão referida. Após, se fará um questionário aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, visando responder algumas perguntas de relevância ímpar para todos os juristas: o controle de constitucionalidade difuso é utilizado no cotidiano do Judiciário? Os Desembargadores têm uma formação humanística, com um conhecimento formal de Direitos Humanos? A tese do Controle de Convencionalidade (ventilada pela primeira vez na tese de doutoramento de Valério de Oliveira Mazzuoli, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul) terá aplicação prática? Enfim, um mapeamento de questões humanitárias que certamente ajudarão a formular um panorama do caminho que o Estado de Santa Catarina está trilhando. O questionário será enviado em Agosto de 2010 para os magistrados, sendo seus resultados colhidos entre Setembro e Outubro.

O linguístico e o icônico nos materiais didáticos na indústria metal-mecânica de Joinville: o caso da Embraco (matriz)

  • Marla Kamradt Teixeira, Graduando, marla.kamradt@univille.br
  • Fabíola Possamai, Dr(a), fabiolap@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Aprendizagem, Indústria Metal-mecânica, Materiais didáticos

A proposta do presente artigo é dar continuidade aos estudos referentes ao linguístico e ao icônico nos materiais didáticos referentes à indústria metal-mecânica de Joinville, em especial ao caso da Embraco Empresa Brasileira de Compressores S.A., empresa matriz da cidade de Joinville-SC. A pesquisa qualitativa apoiou-se na entrevista com quatro operários da empresa que são graduados e especializados, entre os quais atuam na área de administração, mão-de-obra e gestão de recursos humanos. Sobre a experiência vivida o pesquisador realizou um esboço com os tópicos relevantes para seu estudo, cuja análise das narrativas, os conduzirá ao seu estudo num ambiente real. Serão apresentadas as visões de como se dá o procedimento da prática da educação continuada em seu dia-a-dia, bem como são organizados os materiais didáticos e métodos utilizados durante sua atuação. A pesquisa fundamenta-se em: CLEGG (1991), CARVALHO e VEGARA (2002) e SILVA (2006). Os resultados indicam que os efeitos dos rápidos avanços tecnológicos sobre os processos produtivos, exigem a participação das empresas no intuito de incentivarem a aprendizagem contínua e a mobilização do conhecimento, habilidades e atitudes dos colaboradores, para que assim, possam se aperfeiçoar e qualificar seu trabalho com foco nas diretrizes centrais da organização.

O papel da contabilidade como instrumento de gestão para as micros e pequenas empresas de São Bento do Sul, percebidos pelos escritórios de contabilidade.

  • GABRIELA HELENA DA SILVA BEILKE, Graduando, gabihs91@yahoo.com.br
  • Mário Nenevê, MSc, mneneve@uol.com.br

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Palavras-chave: Micro-empresa, Contabilidade gerencial, Gestão

Embasado no Programa PIBIC e com suporte na disciplina de Contabilidade no curso de Administração de empresas, foi desenvolvido o projeto que teve como foco, pesquisar sobre como os gestores das micro e pequenas, contempladas com o benefício de escrituração fiscal simplificada, se utilizam das informações , para apoio aos seus controles para tomadas de decisão. No Brasil em 2.006, foi editada a Lei Complementar nº. 123, que instituiu no reordenamento jurídico um estímulo às atividades empresariais de pequeno porte, proporcionando um modelo simplificado de tributação. Em função desta facilidade em termos fiscais, muito embora exista a obrigatoriedade da escrituração contábil, a imensa maioria destas empresas delega a escrituração contábil a escritórios especializados. A dúvida que se levanta, e por isso deste trabalho, é se estas empresas, ao serem desvinculadas de uma tributação em bases contábeis, deixam de se utilizar da contabilidade, como ferramenta, para uma gestão mais eficaz. O projeto se amoldou em um estudo através de uma pesquisa, inicialmente, no campo teórico, abordando a legislação referente à contabilidade, bem como a legislação específica, relativamente às micro e pequenas empresas, Na pesquisa de campo, a autora procedeu a entrevistas com questionário semi-estruturado junto aos responsáveis pelos dez escritórios de contabilidade, os mais importantes da cidade, na sua visão. As entrevistas buscaram conhecer se havia uma interação entre gestores das micro e pequenas empresas que possuíam a escrituração contábil no escritório pesquisado e o escritório com relação ao fornecimento de relatórios contábeis para fins de gestão. Por extensão procurou-se apurar se os escritórios de contabilidade estavam comprometidos no sentido de suprirem as informações necessárias para a gestão destes clientes. A pesquisa contemplou 346 empresas conceituadas como micro e pequenas empresas e constatou-se que apenas 3,5% destas utilizam, de forma precária e parcialmente a escrituração contábil como instrumento de gestão. Esta utilização é basicamente para efeitos de apuração de resultados. O restante das empresas percebem a contabilidade como um “mal necessário” visando apenas suprir uma exigência de lei. Também, raros são os escritórios que têm esta preocupação com o produto que eles fornecem aos clientes. Evidentemente, que, no campo da pesquisa inseriram-se micro negócios, a exemplo de bares, que efetivamente seus proprietários, em tese, não necessitariam das informações contábeis para a gestão. Mas, o ideal é que houvesse uma conscientização, de que os escritórios de contabilidade se focassem mais na função de consultores do que simples executores de processos.

O PROCESSO DECISIVO DE COMPRAS – O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PERANTE SEUS GRUPOS DE REFERÊNCIA

  • KATHIA FRITSCH, Graduando, kathia.f@univille.br
  • Silvio Simão de Matos, MSc, simon@univille.br

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Palavras-chave: grupos de referência, comportamento do consumidor, produtos e serviços

O presente trabalho teve o objetivo de analisar como acontece o processo decisivo de compras de serviços e produtos, tendo em vista a influência dos grupos de referência. Além disso, buscou-se identificar grupos de referência existentes no processo de compras, identificar como e quando os grupos de referência atuam junto aos consumidores, analisar a relação entre as influências dos grupos de referência e os critérios determinantes para a compra e identificar como as influências dos grupos de referência se manifestam no processo de decisão do consumidor. A metodologia utilizada para a realização do estudo prevê a coleta de dados por meio de pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. O trabalho foi dividido em duas etapas: primeira fase – pesquisa qualitativa; e segunda fase – pesquisa quantitativa. Na primeira fase do estudo (em andamento) foram identificados os sujeitos a serem pesquisados simultaneamente à construção dos instrumentos de pesquisa. Assim, como primeira abordagem, foram agendados horários para as entrevistas. As entrevistas foram feitas com clientes da empresa Convisa e o processo de transcrição ainda está em andamento. Em seguida o conteúdo das entrevistas será analisado e estudado utilizando-se o software Atlas TI. Tem-se como resultado atualizado as diferenças nos processos decisivos de compra de produtos entre homens e mulheres, os tipos de compras que cada grupo costuma fazer e os grupos de referência que cada um costuma buscar informações que levam, então, à decisão de compra. Como conclusão observa-se o fato das compras que envolvem valores mais altos (equipamentos eletrônicos, apartamentos, etc.) serem discutidos com mais pessoas, buscando descobrir informações referentes, principalmente, à durabilidade, confiabilidade, qualidade e assistência técnica dos produtos adquiridos. Além disso, homens mostram-se mais práticos quando o assunto é aquisição do primeiro apartamento, pois buscam o produto por necessidade. Já as mulheres entrevistadas buscam realizar um sonho – lado emotivo. Para os dois grupos, produtos como alimentação e higiene costumam ser adquiridos sem muitas influências (no máximo se busca agradar os gostos da família), porém, com relação à produtos de vestuário, mulheres costumam pedir opinião de amigas e família para confirmarem a compra. Assim, foi possível observar que os grupos de referência exercem forte influência em ambos os grupos, porém se mostram mais significativos quando produtos com alto valor agregado estão sendo pesquisados e comprados.

Os valores da organização e a aprendizagem organizacional: o caso da Embraco (matriz)

  • CLEONICE LOURENÇO DE JESUS, Graduando, cleonice.lourenco@univille.br
  • FABIOLA POSSAMAI, Dr(a), fabipossamai@hotmail.com

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Palavras-chave: EDUCAÇÃO CONTINUADA, VALORES DA ORGANIZAÇÃO, COMPETITIVIDADE

Pesquisa sobre a educação continuada como fator de competividade para as organizações, que possibilita identificar e contextualizar os diferentes conceitos utilizados para termos de aprendizagem organizacional e educação continuada no ambiente da organização. Esse trabalho teve como objetivo analisar os dados da pesquisa de campo realizada de acordo com a proposta metodológica, demonstrar como os valores da organização subsidiam os processos de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa quanto ao paradigma, interpretativista, de cunho qualitativo e exploratório. Análise de conteúdo dos respondentes das entrevistas, são eles quatro profissionais da empresa Embraco. Fundamentam a pesquisa: Guimarães (2005), Nonaka (2008), Santiago Jr (2004). Os resultados indicam que os valores da organização intervêm de forma clara no processo de aprendizagem causando um impacto positivo na competividade da organização. O principal desafio é o comprometimento pessoal, que deve ser forte, buscando aprendizagem e competitividade para si e conseqüentemente para a organização. Como sugestão os entrevistados nos explicam a necessidade proporcionar um ambiente favorável a inovação, estimulando as pessoas para um processo inovador. Tais considerações são imprescindíveis para reconhecimento de que os valores e normas individuais e organizacionais, bem como pelas competências, habilidades e atitudes de cada funcionário, são a “mola propulsora” da geração de conhecimentos e geração de valor nas organizações.

Patrimônio industrial das empresas de moldes e matrizes no pólo de Joinville

  • SUZANA HAMANN URBAN, Graduando, suurban@yahoo.com.br
  • Dra. Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br

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Palavras-chave: Patrimômio Industrial, Histórico, Moldes e Matrizes

O objetivo desta pesquisa consiste em apresentar uma panorâmica da evolução do “Patrimônio Industrial da Indústria de Moldes e Matrizes” no pólo de Joinville. O ciclo da industrialização de Joinville ocorreu entre os anos de 1945 e 1970. Estima-se que a indústria de moldes e matrizes iniciou o seu processo de evolução por volta do ano de 1972. No entanto, não existe registro do processo de desenvolvimento histórico desta indústria, por esta razão os dados estão sendo aprofundados para que se possa entender como as ferramentarias de Joinville conquistaram o mercado nacional. Sabe-se que este importante ramo de atividade possui importância fundamental na economia da cidade, mas pouco se sabe a respeito dele. Existe uma grande necessidade de se conhecer os acontecimentos que levaram esta indústria a se destacar nacionalmente, bem como os processos de inovação que são necessários para que ela também busque destaque frente às empresas do mesmo ramo no exterior. A metodologia utilizada é exploratória, com pesquisa documental e de campo, sobre a origem e a história desta indústria em Joinville. Os resultados da pesquisa irão demonstrar a importância de se conhecer o processo evolutivo das empresas de moldes e matrizes, para que se possam traçar estratégias para o futuro.

Palavras-chave: Histórico; Evolução; Patrimônio Industrial; Moldes e Matrizes

Pesquisa bibliográfica acerca da história da arte japonesa, com foco em gravura, visando o desenvolvimento de material didático virtual

  • JOÃO ANTONIO DE MENEZES NETO, Graduando, joao.neto@univille.br
  • ELENIR CARMEN MORGENSTERN, MSc, elenir.m@gmail.com

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Palavras-chave: história da arte japonesa, design instrucional, material didático virtual

Este resumo relata o desenvolvimento da pesquisa de iniciação científica intitulada "Pesquisa bibliográfica acerca da história da arte japonesa, com foco em gravura, visando o desenvolvimento de material didático virtual", aprovada pela área de pesquisa da UNIVILLE e desenvolvida em 2010. O objetivo principal do projeto foi amenizar a lacuna evidenciada na matriz curricular do curso de Design da UNIVILLE, que não abrange tópicos relacionados à história da arte oriental. O fato de escolhermos mídias digitais, como suporte à metodologia de ensino, vem ao encontro do perfil dos estudantes do curso que, segundo pesquisa realizada por Heloísa Minatti em 2008, passam boa parte de seu dia útil conectados à internet. A metodologia empregada engloba, em sua primeira etapa, pesquisa bibliográfica acerca dos períodos da história da arte japonesa, com destaque às gravuras do período Ukiyo-e, assim como conceitos gerais de design instrucional. A segunda etapa, na qual o projeto encontra-se, prevê o desenvolvimento de roughs (desenhos preliminares) da interface a ser aplicada ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os resultados atingidos, até o momento, referem-se à base de conhecimento gerada acerca da arte japonesa e os mockups (protótipos estáticos) digitais já diagramados.

Qualidade de Vida dos Trabalhadores das Indústrias de Joinville

  • VALQUIRIA BRUM, Graduando, vbrum@univille.br
  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.net

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Palavras-chave: Qualidade de Vida, funcionários, indústrias

O objetivo desta pesquisa foi analisar a qualidade de vida no trabalho - QVT dos funcionários da produção de indústrias do ramo metal mecânica de Joinville. Pode-se definir qualidade de vida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e percepções. O ser humano tem um mínimo de condições a serem atingidas para se ter qualidade de vida, isso varia de cada pessoa, uma casa para morar, alimento, saúde, escola, condições salariais para sobreviver, vestuário, lazer. Segundo França (1996), o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolvem diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerencias, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho. Os estudos existentes estão voltados para programas de saúde que ajudam pessoas a modificar seu estilo de vida em direção a um ótimo estado de saúde, sendo esta compreendida como o balanço entre a saúde física, emocional, mental, social e espiritual, mesmo porque a qualidade de vida é também o completo bem estar biológico, psicológico e social. Limongi (1995) e Albuquerque e França (1997) consideram que a sociedade vive novos paradigmas de modos de vida dentro e fora da empresa gerando em conseqüência, novos valores e demandas de QVT. Ainda para os autores, muitas ciências como a Saúde, Ecologia, Ergonomia, Psicologia, Sociologia, Economia, Administração e Engenharia estão dando a sua contribuição para os estudos da QVT. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de natureza quantitativa, com base nos procedimentos da Organização mundial de Saúde e no instrumento de coleta de dados denominado WHOLOQ para avaliar a qualidade de vida. Foi aplicado em duas indústrias do ramo metal mecânico de Joinville. Os resultados apontaram que a qualidade de vida no trabalho dos funcionários das industrias investigadas é preocupante. Com base nestes dados, pode-se dizer que em vários aspectos como segurança, a satisfação das necessidades, lazer, acesso aos serviços de saúde, sentimentos de ansiedade, desespero, mau humor e depressão, igualdade de tratamento no trabalho e jornada de trabalho apresentaram índice de baixa satisfação, em média 50%.

Recomendações Para o Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem em Tempo e Espaço Assíncrono no Curso de Design da Univille

  • JULIANO SIMOES DA ROCHA, Graduando, jrocha@univille.br
  • Gabriela Huller, Graduando, gabihuller@gmail.com
  • Luis Felipe Raabe, Graduando, werelegion@gmail.com
  • Marli Everling, MSc, meverling@gmail.com

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Palavras-chave: Design, Interatividade, Aprendizado

O Projeto “Recomendações Para o Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem em Tempo e Espaço Assíncrono no Curso de Design da Univille” visa à produção de recomendações ancoradas em fundamentos da ergonomia cognitiva e da educação para apoiar (os professores na produção de conteúdo para as comunidades de aprendizagem on-line vinculadas as suas disciplinas. As ferramentas da comunidade que serão privilegiadas neste estudo, são aquelas em que a comunicação estabelecida entre professor-estudante, e, estudante-estudante, ocorre em uma relação espaço/temporal assíncrona. O trabalho “Interatividade no Design de Conteúdos de Aprendizagem ” é parte integrante desta pesquisa e visa aproveitar conceitos de interação direcionados para o design de conteúdos de aprendizagem. A metodologia utilizada para conduzir este estudo foi a revisão de literatura as ferramentas disponíveis no espaço de aprendizagem on-line da UNIVILLE e a análise de uso delas. Os resultados preliminares obtidas na perspectiva do aluno apontam para (1) a existência de uma grande quantidade de informações por vezes similares; (2) a necessidade de acentuar a hierarquia das informações contribuindo com a localização do usuário; (3) a necessidade da ampliação da pregnância da navegação possibilitando a seleção de um menu de informações composto pelas ferramentas mais utilizadas; e (4) ênfase em uma linguagem mais jovem, seguindo o padrão da página do site da UNIVILLE.

Reedição da cartilha de interação para o deficiente físico: “Fazer Diferença”

  • BRYAN NICHOLAS BUNN, Graduando, bryan.bunn@univille.br
  • JULIANA SILVEIRA ANSELMO, MSc, juliana.anselmo@univille.br

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Palavras-chave: Design Social, Deficiência Física, Interação Social

Dos diversos desafios que uma pessoa com deficiência física enfrenta durante o dia-a-dia, é provável que o mais problemático seja a falta de informação, visto que poucos sabem qual a melhor maneira de interagir com uma pessoa com deficiência física, sem que sua condição se torne um estigma ou um obstáculo social. Além disso, seus direitos por vezes são menosprezados ou negligenciados, e isso contribui para dificultar seu convívio e atuação ativa na sociedade. Assim, objetivo da pesquisa em questão foi atualizar o conteúdo e diagramação da cartilha “Fazer Diferença” desenvolvida em 2003 como Trabalho de Conclusão de Curso e Projeto de Iniciação Científica, ambos do Departamento de Design da UNIVILLE, incluindo novas informações sobre a interação da pessoa com deficiência física de maneira simples e direta e com um apelo visual significativo. Inicialmente, foram realizadas pesquisas bibliográficas a fim de identificar termos e leis do atual contexto da deficiência física. Em seguida, houve o contato e visitas à Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (ADEJ) para aplicação de um questionário de necessidades e sugestões junto a um grupo de 20 participantes que realizam atividades de reabilitação física ou psicológica decorrentes de alguma deficiência física naquela Associação. Durante essas visitas, percebeu-se que os membros da associação encaram suas eventuais dificuldades com bom humor e paciência. A grande maioria declarou não sofrer preconceito social com freqüência, mas questões de acessibilidade e de transporte público ineficazes continuam sendo negligenciadas, na opinião dos entrevistados. O questionário mostrou ainda que, uma parte significativa dos participantes teve dificuldades pra encontrar emprego, e alguns nem mesmo consideraram a possibilidade ou foram afastados por invalidez. Esses resultados foram comparados com a primeira edição da cartilha, a fim de levantar os pontos de atenção a serem modificados ou atualizados. Prevêem-se ainda, um ensaio fotográfico para levantamento de material gráfico e de estudo para a composição do novo layout da cartilha, assim como a construção e revisão dos textos que serão utilizados no projeto, geração de alternativas e a escolha do layout final, além do estudo da publicação da cartilha junto à UNIVILLE e entidades de apoio governamentais.

Tradição e identidade – o papel do Catumbi Mirim na festa do Catumbi de Itapocu

  • THAIS GELLERT DA COSTA, Graduando, thais.gellert@gmail.com
  • Jeisa Rech Casagrande , MSc, jeisarech@yahoo.com.br

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Palavras-chave: Catumbi-Mirim, Tradição, Araquari

Na cidade de Araquari, mais precisamente no distrito de Itapocu, ocorre a festa de Nossa Senhora do Rosário de Itapocu, uma manifestação cultural e religiosa única, presente no estado de Santa Catarina há mais de 150 anos, com características próprias. O ritual da festa, com a procissão de Nossa Senhora do Rosário e a coroação dos Reis e Rainhas é iniciado já no mês de setembro, com as preparações para a festa do Natal e a festa do Catumbi-Mirim, que é tido como continuidade do grupo oficial do Catumbi. O projeto teve como objetivo geral entender de que forma as crianças se vêem como partes da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e integrantes da comunidade do Catumbi de Itapocu. Através do Catumbi Mirim, presente na Igreja e na Escola. Além disso, pretendemos analisar as apropriações dos significados da festa, seja pelo poder público, através da “folclorização” ou da inserção de um grupo de Catumbi Mirim na escola da cidade, e ainda, através da população, ao ver a manifestação como uma característica do local. Desta forma, buscamos analisar as representações acerca da referida festa, dentro da comunidade e também na cidade de Araquari. A metodologia utilizada na primeira fase foi a revisão bibliográfica, visando ampliar o conhecimento acerca de temas como tradição, costume e identidade; a segunda fase é constituída pela realização de entrevistas orais, realizadas com representantes dos meios envolvidos e também com crianças membros do grupo mirim da Igreja ou da escola. Até o presente momento os resultados alcançados referem-se ao entendimento da festa pela população e pelo poder público, que vem transformando a manifestação religiosa marcante no local em tradição folclórica, através da divulgação da festa em sites da cidade, convidando o público para assistir à festa. Também percebeu-se, até o momento, que a festa vem perdendo sua conotação religiosa: para alguns envolvidos, sua representação passa a ser relacionada com um costume local, que deve ser mantido, já que é único e característico daquela comunidade em especial. As conclusões que tiramos até o momento, haja vista o fato de que as entrevistas ainda não estão concluídas é de que as apropriações de uma manifestação cultural e religiosa como esta podem ser diversas, dependendo do interesse dos envolvidos na divulgação e preservação deste costume local.

Um case de sucesso de inovação no setor metal-mecânico

  • ALESSANDRO PEREIRA RAMOS, Graduando, alessandror.economia@gmail.com
  • Gelta Madalena Jonck Pedroso, Dr(a), geltape@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Economia da inovação, Inovação, Patentes e gestão da inovação

O tema da pesquisa abordará a economia da inovação organizacional do setor metal-mecânico, focando principalmente sua relação de custo benefício, além de demonstrar através de um estudo de caso, como uma indústria do setor metal-mecânico de Joinville obteve êxito na atividade inovativa, ganhando mercado e assumindo uma posição de destaque internacional. Assim como a sistematização da qualidade foi, na década de 90 no Brasil, uma das atividades geradoras de mudanças na indústria, a inovação é hoje fator essencial para criar e manter essa liderança no mercado. Assim sendo, nosso objetivo foi compreender quais são os mecanismos e caminhos para transformar as empresas em organizações inovadoras e estabelecer diferenciais, diante de um mercado tão competitivo. O tema foi aprofundado através de pesquisa bibliográfica, identificação de patentes, bem como de entrevistas com responsáveis pelo setor de inovação para obtenção de dados acerca da inovação na organização em foco. O resultado da pesquisa evidencia o vínculo entre universidade e a empresa como fator crucial para o desenvolvimento do aparato inovativo, bem como a promoção de uma rede de informações, que é uma tendência confirmada pela literatura consultada, e utilizada por empresas de destaque no mercado global. Um dos fatores identificados como geradores de êxito na inovação, foi o estabelecimento de diversos pesquisadores na mais variadas áreas, bem como o estreito vínculo com outras empresas e instituições de pesquisa, formando assim um P&D externo, aumentando ainda mais sua capacidade de adaptação e renovação de mercado.

Um diagnóstico das denúncias registradas na delegacia com base na Lei Maria da Penha no ano de 2009 em Balneário Piçarras - SC

  • ROSANA MAGALI SILVA DE OLIVEIRA, Graduando, magali_geo@yahoo.com.br
  • Hercília Aparecida Garcia Reberti, MSc, hreberti@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Mulher, Violência, Doméstica

O principal objetivo desta pesquisa é diagnosticar as denúncias e seus respectivos desfechos registrados na Delegacia com base na Lei Maria da Penha no ano de 2009 em Balneário Piçarras – SC. Trata-se de uma pesquisa mista (qualitativa e quantitativa) que envolve três componentes: revisão bibliográfica , pesquisa de campo na Delegacia do Balneário Piçarras e a tabulação dos dados coletados. Finalizando o trabalho com a apresentação dos resultados encontrados. A meta é que os resultados da pesquisa sirvam de alerta, despertem interesse pelo tema e principalmente transforme - se em agente que estimule as denúncias, pois é possível que dentre as mulheres que efetivamente terão acesso as apresentações dos resultados da pesquisa, existam vítimas da violência doméstica. Quanto aos resultados a quantidade de registros de boletins de ocorrência foi pequena no decorrer do ano, com exceção do mês de fevereiro que somaram mais do que o triplo do mês de maior incidência. A ameaça foi o maior registro das denúncias. O auto de prisão em flagrante obteve registros em apenas seis meses do ano e em quantidade entre um ou no máximo dois por mês. Sendo a lesão corporal a maioria dos seus registros. Quase todos os boletins de ocorrência e auto de prisão em flagrante, ou seja, 99% dos dados coletados e tabulados geraram inquéritos policiais. A Lei Maria da Penha seria perfeita para o fim da violência doméstica contra a mulher, se o maior problema não estivesse na pessoa da própria vítima. Que não denuncia por medo de uma violência maior por parte de seu agressor, por dependência econômica, pois sua condição social muitas vezes está atrelada ao sustento por parte do mesmo, dependência afetiva, critérios religiosos, submissão, sendo assim conivente com sua situação.

Usabilidade no Design de Conteúdos de Aprendizagem Assíncrona

  • LUIS FELIPE RAABE, Graduando, luis.raabe@univille.br
  • Juliano Simões da Rocha, Graduando, jrocha@univille.br
  • Gabriela Huller, Graduando, gabihuller@gmail.com
  • Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Aprendizagem Assíncona, Design de Usabilidade, Design de Conteúdos

Vídeo documentário ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’

  • PRISCILA BATISTI, Graduando, priscila.batisti@gmail.com
  • JULIANA SILVEIRA ANSELMO, MSc, juliana.anselmo@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: vídeo documentário, terceira idade, extensão

O meio audiovisual atua como uma importante forma de propagação e expressão de ideias, possibilitando a valorização de objetivos e valores. Neste meio, o vídeo documentário apresenta-se como grande suporte do audiovisual, retratando a realidade, propondo ao espectador vivenciar o meio em que está inserido, além de permitir uma síntese com maior clareza e rapidez do assunto abordado. O presente Projeto de Iniciação Científica teve como objetivo a produção de um vídeo documentário do Programa ‘A Matur(a)idade na UNIVILLE’ que atua na instituição desde 2006 promovendo atividades educacionais à pessoas com mais de 50 anos. A filmagem documentária buscou relatar os métodos de ensino utilizados na realização das atividades, demonstrando a convivência e interação dos participantes em meio a elas, além de promover as atividades na comunidade de Joinville/SC e fomentar uma visão mais abrangente em relação a terceira idade. A metodologia abordada consistiu na investigação bibliográfica acerca do Programa, do público inserido e das técnicas audiovisuais para as filmagens. A seguir, realizou-se a coleta de dados, que através do contato semanal com os participantes, professores e colaboradores atuantes, consistiu em uma das principais fontes de informação para a estruturação do roteiro, visto que o vídeo documentário será construído apenas em cima de entrevistas, no qual os depoimentos de forma organizada guiarão o contexto. A fase que compreende a edição e montagem das cenas, áudio e depoimentos está em andamento, seguida pelo possível planejamento de divulgação externa através do Marketing da Instituição. Por meio da investigação audiovisual foi possível o aprofundamento com relação à linguagem, permitindo com que cada cena, através das ferramentas como câmera (com enquadramentos e movimentos), e áudio, transmita ao espectador os reais conceitos e objetivos do Programa. Por fim, almeja-se acima de tudo a mobilização diante ao tema, evidenciando a importância que hoje o Programa proporciona na vida do idoso em sua extensão.