Área 03 - Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes

Índice

  1. A escola municipal Honório Saldo e suas fontes
  2. A Adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas Redes Escolares
  3. A FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR
  4. A função social e educativa da escola: a perspectiva das mães trabalhadoras do bairro boa vista - Joinville
  5. A IMATERIALIDADE DO PROGRESSO MATERIAL: UMA INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA DA CULTURA PROTESTANTE NA CIDADE DE JOINVILLE
  6. A importância da tecnologia digital na formação de professores de língua portuguesa
  7. A política de terras em São Francisco do Sul no período da Primeira República
  8. A política de terras no Estado de Santa Catarina na Primeira República
  9. A relevância do estudo das patentes no contexto acadêmico
  10. A variação linguística do inglês irlandês
  11. Descendentes de alemães em Joinville-SC: transformações e deslocamentos identitários a partir do referencial linguístico
  12. Ensino especializado e trabalho docente: um estudo da rede municipal de Joinville
  13. Estudo sobre o e-commerce pelo facebook: regras de uso, constituição do gênero e o perfil dos clientes
  14. Experiências do projeto Design, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: recursos didáticos digitais no ensino e na aprendizagem escolar
  15. Formação Continuada e MATERIAL Educativo Virtual: potencializando práticas educativas para a infância
  16. História das escolas isoladas de Joinville
  17. Implicações para a prática de professores do Núcleo Pedagógico Integrador
  18. Inglês Instrumental
  19. Linguagem e sujeito: poder, arte, trabalho, ideologia e variação
  20. O cenário político joinvilense na última década do século XIX: um estudo através da imprensa.
  21. O Cyberbullying: violência virtual e papel da escola
  22. O perfil do professor do NPI dos cursos de licenciatura da Univille
  23. O uso de quadrinhos em sala de aula
  24. Os eventos de letramento na universidade para a preparação para o exercício profissional
  25. Os usos da escrita na esfera acadêmica: a realização de um curso de formação de estudantes para a ampliação de suas práticas de letramento
  26. Paisagens Culturais
  27. Papo e Cinema
  28. Pesquisa e análise de quadrinhos: um novo olhar sobre as tirinhas
  29. Preservar e renovar: tensões que movem a gestão urbana na atualidade
  30. Representações do Brasil e de brasileiros em museus de Portugal, República Tcheca, Inglaterra e Paraguai
  31. Saúde pública em pauta: Uma leitura sobre os discursos médico-sanitaristas em Joinville (1900-1930)
  32. Sentidos e dilemas curriculares do Programa Um Computador por Aluno em Santa Catarina
  33. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA UMA SOCIEDADE SAUDÁVEL: UMA CONSTRUÇÃO DE REFLEXÕES E PERCEPÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO CONTEMPORÂNEO DE CONSUMO
  34. TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE JOINVILLE
  35. Um olhar crítico sobre as tecnologias emergentes do contexto do ensino aprendizagem da arte
  36. Uma cartografia das políticas públicas para a Juventude 2006-2010

Resumos

A escola municipal Honório Saldo e suas fontes

  • Helivania Vieira, Graduando, helivaniavieira@yahoo.com.br
  • Claudia Valeria Lopes Gabardo, MSc, claudiagabardo@uol.com.br
  • Daniela alexandre, Graduando, daniii_alexandre@hotmail.com
  • Iara Andrade Costa, MSc, iara54@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: História, Ensino, Educação

O objetivo deste trabalho é analisar por meio da documentação escolar o contexto histórico da Escola Municipal Honório Saldo. Esta escola por muito tempo foi considerada uma escola isolada. As transformações sociais, políticas, culturais e econômicas sofridas pela comunidade joinvilense fez com que as comunidades rurais se inserissem cada vez mais no contexto urbano descaracterizando sua ruralidade tornando-se muito difícil separar o urbano do rural. Isto nos leva a querer preservar o histórico das escolas que um dia foram consideradas rurais ou isoladas, para não perderem suas memórias e identidades. Como objeto de pesquisa o grupo HEIJ buscou pesquisar vinte escolas isoladas selecionadas de acordo com suas datas de criação. A responsabilidade deste trabalho seria pesquisar a documentação da Escola Municipal Honório Saldo, localizada no Quiriri, no Distrito de Pirabeiraba e que foi inaugurada em 1938 com uma sala de aula e uma professora. Para fazer o histórico da escola foi levantada sua documentação e feita uma entrevista. Dentre as documentações constavam Atas de reuniões nas quais se mencionava as várias dificuldades na manutenção predial, problemas relacionados à merenda escolar, limpeza e até mesmo na manutenção dos professores na escola. Os pais, neste período, contribuíam financeiramente como podiam e, parece que eram mais presentes no processo educacional de seus filhos. O dinheiro arrecadado era utilizado para a compra de merenda e demais itens como produtos de limpeza, ajudavam a manter o prédio escolar, materiais necessários para a continuidade das aulas. A Associação de Pais e Professores inicialmente era chamada de “Circulo de Pais e Professores D. Pedro II”. Somente no período de 1980 é que passou a se chamar Associação de Pais e Professores (APP), nomenclatura utilizada até os dias atuais. O problema da febre amarela era uma das grandes preocupações da época e a existência do “Pelotão da Saúde” ajudava a fazer a vacinação. Em 1989 a escola passou a ter o ensino de primeiro grau (5a e 8a série) e que todos os pais ficaram muito felizes, pois esta era uma das reivindicações da comunidade que não queria ver seus filhos estudar fora do meio rural e longe de seus familiares. Aos poucos a escola e comunidade foram se amalgamando. Antes do início desta pesquisa pensava-se que a escola influenciaria na comunidade, mas com os dados coletados, percebemos que a comunidade também ditava normas para a escola e ia moldando as formas dos professores ministrarem suas aulas

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville/ Secretaria Municipal de Joinville

A Adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas Redes Escolares

  • Gelta Madalena Jonck Pedroso , Dr(a), geltape@gmail.com
  • Gelta Madalena Jonck Pedroso, Dr(a), geltape@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: TICs, inclusão digital, objetos de aprendizagem

O projeto tem como foco a inserção das novas tecnologias nas redes escolares das escolas públicas de Joinville. O governo Federal tem desenvolvido uma série de ações articuladas com uma legislação específica com a finalidade de inserir as tecnologias de informação na educação bem como o acesso dos alunos e professores à Banda Larga. Muitas das escolas da rede Pública de ensino de Joinville são nossas parceiras no desenvolvimento do Estagio Curricular dos cursos de formação da Univille. Num diagnóstico parcial realizado entre as alunas do curso de Pedagogia da Univille, por meio das observações nas escolas como parte de seu estágio, indicou que em 2010, 2011 e 2012, 2013 e 2014 a maioria das escolas da rede estadual possui Laboratório de Informática (LI), subsidiado pelo governo federal. Porém a maioria das escolas não incorporou os LI no Projeto Político Pedagógico das escolas e não possui um plano de utilização dos mesmos para o desenvolvimento de algumas atividades escolares por meio dos computadores e seus recursos. Além disso, constatou-se que a grande maioria dos professores não conhece os recursos disponíveis no LI, não sabe planejar aulas utilizando os recursos multimídia. Observou-se, ainda, que algumas escolas possuem um técnico em informática que desenvolve atividades sem a presença dos professores na sala de aula. Por último, também se observou que o atendimento a problemas técnicos, em muitos casos, depende de uma solicitação ao Ministério da Educação (MEC), isto é muito moroso, provocando a interrupção, por meses, das atividades nos LI.Com base neste cenário, este projeto procura responder à inexistência de um plano estratégico de adoção de Objetos de Aprendizagem (OA) nas redes escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental, acrescentando, valor à necessidade urgente de combate à info-exclusão e ao desenvolvimento de tecnologias inclusivas. O governo brasileiro em seu site “inclusão digital” revela que “pretende oferecer condições de continuidade aos projetos existentes e fortalecer iniciativas de inclusão digital em andamento e outras que venham a estruturar e aderir ao programa”. (web, 2014, p.437) Esta pesquisa fortalece esses objetivos, e aprofunda estudos sobre a importância de se implementar objetos de aprendizagem nas redes escolares.

Apoio / Parcerias: Este projeto teve apoio do PQD da Univille.

A FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR

  • André Luis da Cunha, E, alcesporte@hotmail.com
  • Sonia Maria Ribeiro, Dr(a), soniaproesa@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Formação inicial, inclusão escolar, Educação física

Os estudos no âmbito das ciências da educação têm almejado compreender os processos de constituição dos saberes docentes, bem como, investigar a complexidade das práticas de ensino em diferentes contextos, demarcando assim a especificidade do oficio docente. Integrantes deste processo, os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial se tornam um alicerce para a profissão docente frente aos desafios educacionais, dentre estes, a inclusão de alunos com deficiências. Nesta complexidade, futuros professores devem estar atentos as transformações da escola e receptivos as novas interações estabelecidas, e principalmente, a modificar suas concepções sobre o alunado. Diante do exposto, este estudo, recorte da dissertação de mestrado “Formação inicial do professor de Educação Física e a inclusão de alunos com deficiências no ensino regular”, que apresentou como objetivo compreender como o curso de Educação Física da UNIVILLE formar o futuro professor para lidar com alunos com deficiências no ensino regular, fundamenta este trabalho que tem o objetivo de identificar, a partir das respostas coletadas de estudantes e professores formadores, o que estes entendem por alunos com deficiências e se apresentam restrições quanto ao perfil de aluno com deficiência nas aulas de Educação Física no ensino regular. Para tanto, aplicou-se questionários a 15 professores formadores e a 39 estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em Educação Física, versando sobre esta temática. Os dados coletados indicam a falta de entendimento a respeito de quais são alunos considerados com deficiências, sendo que poucos professores formadores, 13%, e estudantes, 26%, apontaram somente as características das mesmas. Quanto à frequência/participação nas aulas de Educação Física, a significativa maioria de docentes, 60%, e estudantes, 77%, apontam que todos os alunos devem freqüentar a escola regular, mas apresentam ressalvas quanto à condição da escola em receber adequadamente os alunos com deficiências e o grau da deficiência apresentado pelo aluno. Como conclusão deste trabalho, apontamos a necessidade de esclarecimentos aos professores formadores sobre as deficiências que envolvem o cenário da educação inclusiva, a partir de formações continuadas ou capacitações, na intenção de ampliar os conhecimentos sobre esta temática. Aliado a esta ação, a abordagem dos conteúdos referentes às deficiências necessita de maior ênfase nas disciplinas objetivando dirimir as dúvidas dos estudantes e potencializando os conhecimentos adquiridos na formação para uma atuação profissional segura nas redes de ensino.

A função social e educativa da escola: a perspectiva das mães trabalhadoras do bairro boa vista - Joinville

  • Luiza Correa Cunha, Graduando, luiza.c@hotmail.com
  • Fabiola Possamai, Dr(a), fabipossamai@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Escola, Função Social e Educativa, Mães Trabalhadoras

. A pesquisa discute quais as percepções que as mães trabalhadoras do século XXI têm em relação à escola de Educação Infantil que seus filhos frequentam e quais as funções sociais e educativas atribuídas a instituição. Na sociedade globalizada a escola passou a ser de fundamental importância para o desenvolvimento da criança no âmbito cognitivo e para a formação de um adulto que vive em coletividade no exercício pleno da cidadania ativa. As famílias tem também atualmente uma nova dinâmica familiar, passando a ter seus membros em atividades laborais e assim tirando do convívio da criança o pai e a mãe. A mãe tinha há algum tempo a função de educar, mas com tantas mudanças agora desenvolve outros papéis na sociedade, perdendo-se em casa a âncora da família. Sendo assim, a pesquisa busca compreender os significados atribuídos à escola de Educação Infantil Jardim Bakhita na visão das mães trabalhadoras do Bairro Boa Vista. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, biográfica e de pesquisa de campo.

A IMATERIALIDADE DO PROGRESSO MATERIAL: UMA INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA DA CULTURA PROTESTANTE NA CIDADE DE JOINVILLE

  • Euler R. Westphal, Dr(a), eulerrw@brturbo.com.br
  • Filipe Ferrari, G, filipe.ferrari@gmail.com
  • Nicole Louise Umbelino Pereira, G, nicole_louise0105@hotmail.com
  • Patricia Jusviack , Graduando, eu_pathi@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Cultura, Patrimônio, Teologia

A linha de pesquisa "Patrimônio e Sustentabiblidade" do Mestrado em “Patrimônio Cultural e Sociedade” da UNIVILLE - ao qual o proponente do projeto está vinculado - desenvolve pesquisas sobre a imaterialidade da cultura. A partir da visão de imaterialidade do patrimônio cultural, este projeto de pesquisa tem como problema a questão da cultura imaterial dos imigrantes alemães a partir de 1851 na cidade de Joinville/Santa Catarina, que se expressa na teologia de tradição protestante. Assim, o objetivo da pesquisa é abordar a imaterialidade da cultura material desses imigrantes, que eram, em grande parte, de tradição luterana e calvinista. Perguntamos pela questão teológica e cultural que os imigrantes trouxeram para o Brasil. O protestantismo promoveu importantes contribuições culturais na Europa e nos Estados Unidos da América. Os teuto-brasileiros criaram cultura e um modelo diferenciado de sociedade e de economia no contexto de Joinville e Blumenau, por exemplo. Falar da imaterialidade é falar da sua teologia, que está na base da expressão cultural. A historiografia de Joinville aborda a expressões culturais locais, bem como fala da educação, do idioma, das mulheres e das memórias dos imigrantes e de seus descendentes. Essas são contribuições importantes nesse contexto. Decorrente disso, colocou-se como problema de análise aspectos fundamentais dessa materialidade cultural, que está na tradição teológica e na concepção ética do protestantismo, ou seja, na sua imaterialidade. Sob a perspectiva da metodologia, foram analisados textos de publicações de luteranos e da "Koloniezeitung", que estão disponíveis por meio de material digitalizado. Este projeto pesquisa, em especial, o período de imigração, que iniciou em 1851 e se estendeu até os inícios do século XX. Isso porque nesse período temos duas grandes vertentes teológicas que vieram para Joinville, que eram os protestantes de uma linha de pensamento de cunho mais confessional e o outro tipo de protestantismo que estava inserido no contexto iluminista do protestantismo. Os resultados da pesquisa foram apresentados em congresso internacional na Alemanha e em simpósio internacional no Brasil e um artigo está no prelo para ser publicado na Alemanha.

Apoio / Parcerias: Apoio da UNIVILLE no processo de pesquisa; Houve apoio financeiro da Universidade Friedrich Schiller Universität de Jena, na Alemanha, para que resultados da pesquisa pudessem ser apresentados pelo prof. Dr. Euler R. Westphal em Congresso Internacional sobre Lutero e Educação. Local: Eisenach-Alemanha. Data: 13-15 de junho de 2013.

A importância da tecnologia digital na formação de professores de língua portuguesa

  • Dhuan Luiz Xavier, Graduando, dhuanluiz@gmail.com
  • Jenifer Alana Tank, Graduando, jeni__111@hotmail.com
  • Felipe Dutra, Graduando, felipejoaodutra@gmail.com
  • Mayara Vitorino, Graduando, mayaravitorino@hotmail.com
  • Rosana Mara koerner, Dr(a), rosanamarakoerner@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: letramento, professores , formação inicial

A pesquisa pretende compreender como se configuram trajetórias de letramento no que se refere à participação de professores em formação e egressos, dos cursos de Letras e de Pedagogia, em práticas e eventos de letramento e como isso contribui para a sua (futura) prática pedagógica. Além do envolvimento com a escrita de um modo geral, foram focalizados aspectos que indiquem as trajetórias de letramento digital e literário, especialmente no caso dos estudantes de Letras. Assim, foi possível relacionar as trajetórias de letramento dos estudantes com suas pretensões na formação inicial como professores e com suas práticas em sala de aula. O enfoque metodológico adotado é aquele preconizado pela Análise Crítica do Discurso, que busca relacionar os dizeres dos sujeitos a formas particulares de inserção. O corpus foi constituído por relatos de estudantes dos 1ºs e dos últimos anos de Pedagogia e de Letras e de egressos desses cursos, já atuando como professores de língua materna. A escolha desses sujeitos se deve a um pressuposto corrente nos espaços escolares e sociais, em geral, de que o professor que lida com a língua materna tem como uma de suas funções centrais a introdução dos alunos no universo letrado. Nesse sentido, tornou-se interessante verificar em que medida esse sujeito se envolve/u em diferentes práticas de leitura e escrita e que o conduziram para a escolha de um curso na área de Educação. Também foi interessante verificar o quanto a formação inicial afetou sua ação docente no que se refere ao seu envolvimento em práticas de escrita. A análise dos dados, especialmente no caso de Letras, indicou que nem todos os sujeitos tinham um significativo envolvimento com a leitura e com a escrita antes do curso. Por outro lado, o curso contribuiu para a ampliação das experiências de leitura, deixando-as mais elaboradas. Quanto ao digital, os dados apontam para a necessidade de investimento por parte do curso em práticas envolvendo o ambiente virtual, tanto na prática pedagógica dos professores como nas possibilidades futuras de uso da tecnologia. Com relação ao curso de Pedagogia, a pesquisa ainda se encontra em fase inicial. Nesse curso há um especial interesse pela questão das práticas de leitura dos estudantes e pelo envolvimento com o digital, considerando que parte das disciplinas é oferecida a distância. Principais autores que darão sustentação teórica ao trabalho: Andrade (2007), Kramer (1998), Tardif (2011) e Fairclough (2001).

A política de terras em São Francisco do Sul no período da Primeira República

  • Igor Marconatto Dominoni Gomes, Graduando, igor.marconatto@outlook.com
  • Eleide Abril Gordon Findlay, MSc, efindlay@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Política de terras, São Francisco do Sul, Primeira República

A história fundiária na região do litoral nordeste catarinense se constitui em uma temática extremamente relevante na medida em que se busca compreender as formas de acesso à terra que foram utilizadas pelos diferentes atores que se dirigiram a região com a finalidade de se estabelecer na localidade. O principal objetivo da pesquisa, a identificação da política de terras empreendida pelas autoridades governamentais de São Francisco do Sul na Primeira Republica, visa proporcionar uma compreensão das ações desenvolvidas pelos governantes visando à ocupação e desenvolvimento econômico, social e cultural da região. A região da baia da Babitonga por sua importância histórica carece de estudos relacionados à sua historia fundiária, por este motivo se constituiu de extrema relevância uma pesquisa junto aos documentos oficiais, os relatórios de prefeitos e as Atas da Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, no período estudado, na medida em que poderiam contribuir de forma significativa para construção da história da política fundiária do município de São Francisco do Sul. No processo de coleta de dados foi impossível ter acesso aos relatórios dos prefeitos, no período de 1889 a 1930, em decorrência do desconhecimento por parte de funcionários da Prefeitura da existência desse acervo documental, e consequentemente ignorando sua localização. Na Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, foram localizados e analisados os livros de Atas das Sessões no período de 1889 a 1930. Na documentação não foi encontrada nenhuma indicação de preocupação, ou mobilização por parte das autoridades do poder legislativo, com as questões relacionadas ao acesso à terra, ou alguma disposição de se estabelecer uma política de terras que contemplasse a população da localidade. Para Marcia Motta as fontes sussurram logo, no caso das Atas da Câmara de São Frâncico do Sul, o silêncio das fontes é significativo do descaso das autoridades governamentais em relação à política de terras do município.

A política de terras no Estado de Santa Catarina na Primeira República

  • Eleide Abril Gordon Findlay, MSc, efindlay@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Política de terras, Santa Catarina , Primeira República

A pesquisa sobre a política de terras do Estado de Santa Catarina, no período da primeira república, estabeleceu como objetivo principal a análise da política estatal de terras elaborada e efetivada pelos governantes de Santa Catarina no período correspondente a Primeira República. O ordenamento jurídico do período imperial assentado na Constituição Nacional de 1824 e na Lei de Terras de 1850, e posteriormente, a primeira Constituição Republicana, a de 1891, determinou a proibição de distribuição de terras devolutas, e estabeleceu que as mesmas somente pudessem ser adquiridas pela compra. A pesquisa foi realizada nas cidades Joinville e São Francisco do Sul. A metodologia para o levantamento das informações consistiu em pesquisa documental em arquivos públicos, além de sítios com a documentação digitalizada. As informações colhidas nas mensagens enviadas pelos Governadores à Assembleia Legislativa de Santa Catarina contemplavam as seguintes questões: terras públicas, ou devolutas, concessão a empresas colonizadoras, dificuldades financeiras para a colonização oficial, o serviço de medição e descriminação de terras, atração de agricultores para o povoamento e cultivo do solo. Os dados levantados no Arquivo Histórico de Joinville -AHJ- contemplaram as atas da Câmara, os comunicados da Câmara e os relatórios dos prefeitos. As informações disponíveis nos referidos documentos se concentravam no patrimônio da municipalidade e na forma de dispor de tal patrimônio, demarcação de lotes de colonos, além de arrendamento de lotes no povoado de Jaraguá. Na cidade de São Francisco do Sul não foi possível pesquisar os relatórios dos prefeitos por sua inexistência no acervo da instituição. Na Câmara Municipal foram examinados os livros de Atas das sessões, exceto uma referência a um pedido de aforamento do patrimônio da instituição, não houve a indicação de nenhum ato que vislumbrasse uma política de terras. As constatações a partir das análises decorrentes dos registros oficiais indicam que mesmo as terras devolutas constitucionalmente estarem sob a tutela dos Estados, e apesar da intenção de alguns governantes, não é possível afirmar o estabelecimento de uma efetiva política de terras no Estado de Santa Catarina no período da Primeira Republica. No período republicano a propriedade deixou de significar um bem coletivo e passou a uma concepção individual, exclusiva e plena, própria dos princípios liberais. Ao transformá-la em uma mercadoria retirou da terra a sua característica de ser um bem natural para se constituir em um produto do capital.

A relevância do estudo das patentes no contexto acadêmico

  • Andréa M. B. Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br
  • Gustavo Augusto Bauer Ropke, Graduando, gustavosbs_@hotmail.com
  • Danielle Rautemberg, Graduando, danielle.rautenberg@hotmail.com
  • Jessica Aguiar, Graduando, jeh_sbs@hotmail.com
  • Andréa Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Propriedade industrial, Sistema patentário, Desenvolvimento tecnológico

O projeto Redação de patentes brasileiras: um estudo linguístico a partir dos pareceres técnicos do INPI é uma proposta que foi dividida em 5 fases pela sua complexidade, das quais 3 já foram cumpridas. A metodologia utilizada se vinculou às fases dos projetos: fase 1 - de campo; fase 2 e 3 - bibliográfica e documental, esta última em andamento. O corpus base do trabalho é constituído por exames técnicos de pedidos de patentes brasileiras depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. O trabalho visa: 1) otimizar o conhecimento e a produção de patentes enquanto gênero textual junto à comunidade acadêmica, em especial junto aos cursos de Direito e Engenharia; 2) complementar estudos sobre o gênero patente já efetuados, a exemplo de Bazerman (2006); e 3) constituir conhecimento sobre os aspectos redacionais implicados em avaliações negativas por parte dos examinadores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, a fim de oferecer a este instituto e interessados no tema material norteador da avaliação linguística de textos dos pedidos de patente que permita menor subjetividade por parte dos examinadores e maior objetividade por parte dos redatores desse tipo de documento jurídico.Os resultados do trabalho terão caráter inédito no país, pois estudos dessa natureza ainda não foram disponibilizados para auxiliar produtores e analisadores de patentes a melhor explorar este gênero de texto e minimizar impactos dificultadores da sua produção e interpretação. Por outro lado, se almeja uma publicação comercializável, portanto o conjunto de informações precisa manter-se em grande parte inédito. Por outro lado, resultados parciais têm sido divulgados com precaução, pois são envolvidos dados e informações de demandantes dos serviços do INPI. Além de material de apoio para os trabalhos na Universidade, espera-se que os resultados obtidos representem impacto positivo para pesquisadores empreendedores que desenvolvem seus negócios nas incubadoras e Parques Tecnológicos, em especial naqueles em que a FURJ/Univille é dirigente ou parceira.

Apoio / Parcerias: Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento - INPI.

A variação linguística do inglês irlandês

  • Rafael Silva Fouto, Graduando, rafaelfouto@gmail.com
  • Marly Krüger de Pesce, Dr(a), marly.kruger@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: variação linguística, língua inglesa , irlandês

A questão da variação linguística é um tema com grande importância na atualidade. A língua viva não é uma entidade uniforme e padronizada, como nos fazem crer os livros de gramática prescritiva, e pouco e pouco se torna necessário romper com essa visão não apenas em relação à língua materna, mas também em relação a outras línguas. Do mesmo modo que o português, o inglês também possui suas diversas camadas, variações tantas que melhor seria falar em “línguas inglesas” do que em “língua inglesa”. Dentre essas variações, o inglês irlandês ou hiberno-inglês representa um objeto de estudo único, por possuir características específicas e vários elementos que divergem em relação à norma-padrão. Falado em toda a Irlanda, o inglês irlandês é histórica e culturalmente importante, por se tratar do resultado da substituição da língua gaélica nativa pelo inglês através de processos de colonização, e inclui diversas influências do substrato nativo em sua fonética, vocabulário e sintaxe. Ao mesmo tempo, é uma variação do inglês com a qual muitos brasileiros entram em contato atualmente, pelo fato de a Irlanda se mostrar cada vez mais como um destino atraente para estudo de língua inglesa no exterior. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi averiguar a formação e as diferenças existentes entre o inglês irlandês e a norma-padrão do inglês, considerando modos de trabalhar essa variação em sala de aula. A metodologia utilizada foi exploratória e bibliográfica, utilizando para a análise obras que adentram a variação irlandesa do inglês em todas as suas especificidades, em particular os estudos de Hickey (2007) e Filppula (1999), assim como arquivos de áudio para a compreensão de sua fonética. A análise realizada permitiu a entendimento de usos divergentes da norma padrão na sintaxe, especialmente no uso de dois tempos verbais a mais, o “habitual” e uma forma extra do perfectivo; na fonética, particularmente no que tange à pronúncia das consoantes; e no vocabulário comum, com diversas palavras emprestadas do gaélico, alguns arcaísmos de formas antigas do inglês, assim como emprego de palavras usadas em outras variações, mas com significados diferentes. Por fim, foram pensadas três atividades para serem trabalhadas no ensino de língua inglesa, envolvendo a cultura, o vocabulário diferenciado e a pronúncia específica da variação irlandesa, tendo como função explorar a existência de diversos usos que o inglês apresenta internacionalmente.

Descendentes de alemães em Joinville-SC: transformações e deslocamentos identitários a partir do referencial linguístico

  • Jade Grosskopf, Graduando, jadegrosskopf@hotmail.com
  • Jailson Estevão dos Santos, MSc, jeste@ig.com.br
  • Taiza Mara Rauen Moraes , Dr(a), moraes.taiza@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: memória social, deslocamentos identitários, referencial linguístico

A comunicação apresenta resultados parciais de investigações do Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens e da Linha Patrimônio Cultural e memória social, do Mestrado de Patrimônio Cultural e Sociedade - MPCS. Tem como objetivo analisar fatores de transformações e deslocamentos identitários entre descendentes de alemães em Joinville-SC, a partir do referencial linguístico. O recorte é dirigido para a compreensão de fatores de mudanças em sujeitos que viveram sob a égide do período em que vigorou a Campanha de Nacionalização. Parte-se da análise de entrevistas focadas nos registros das transformações e deslocamentos tendo por base o referencial linguístico, tomado como critério de identidade cultural. A pesquisa permite uma reflexão e análise de como os fluxos identitários ocorreram relacionados à preservação da germanidade entre seus descendentes, e a emergência de um aspecto mítico nessa relação identitária. O referencial linguístico é tomado como base das ideologias culturais, daí o surgimento do elemento mitológico sobre identidades, em conflitos que aproximam o hibridismo e a diversidade cultural como fatores mais preponderantes na contemporaneidade. A metodologia envolveu doze entrevistas qualitativas com questões semiestruturadas efetuada com sujeitos que integram o Programa Matura(i)dade da UNIVILLE - 2014. Aplicam-se as concepções e estudos de Roland Barthes (2000, 2001, 2008) sobre a língua como máscara e jogo de poder; de Hall (2000, 2006) sobre deslocamentos e instabilidade dos significados e sujeito; de Bakhtin (1988) sobre língua e fala como resultados de ideologia, implicando conflitos culturais; e, respectivamente, de Bourdieu (2002, 2008), Canclini (2008) e Certeau (1994) sobre a filosofia, caráter simbólico e regionalista da linguagem, hibridismos e desconstrução do discurso histórico. A problemática abrange questões sobre dados, razões, contexto histórico, ligações linguísticas e outras relacionadas às transformações e deslocamentos identitários.

Ensino especializado e trabalho docente: um estudo da rede municipal de Joinville

  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Dr(a), aliciene_machado@hotmail.com
  • Andréia Heiderscheidt Fuck, E, 152.andreia@gmail.com
  • Juliana Testoni dos Santos Rengel, G, julianatestonidossantos@gmail.com
  • Daiana Rabock, E, daiana.rabock@terra.com.br
  • Cleide Aparecida Hoffmann Bernardes, G, cleidepedago@gmail.com
  • Daniela Ambrósio, Graduando, danipsico.ambrosio@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Trabalho docente, Formação docente, Educação Especial

Este trabalho é composto por várias pesquisas articuladas sob a orientação da professora Dra. Aliciene Fusca Machado Cordeiro e tem como objetivo central conhecer o trabalho e a formação docente dos serviços especializados envolvidos no processo de escolarização dos estudantes com deficiência que frequentam a Rede Municipal de Ensino de Joinville. Para investigar essas questões estão sendo desenvolvidas pesquisas de mestrado denominadas de “O trabalho docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) pelas vozes de professoras especializadas”, construída pela mestranda Cleide A Hoffmann Bernardes e “O Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais na concepção do professor da Sala Comum”, desenvolvida pela mestranda Andréia Heiderscheidt Fuck. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários com perguntas abertas e fechadas, tendo como participantes as professoras que atuam no AEE e as da Sala Comum. Os resultados apontam que o trabalho do AEE é desenvolvido de forma isolada e o número de estudantes é considerado pelas professoras especializadas como inadequado, interferindo no trabalho docente e na aprendizagem dos estudantes. Já as professoras da Sala Comum acreditam no AEE realizado nas SRM e na sua repercussão no processo de aprendizagem dos estudantes, mas apontam para a necessidade de maior esclarecimento das funções deste atendimento no contexto escolar e para a realização de um trabalho colaborativo. Na mesma linha temática, a pesquisa intitulada “Concepções das professoras do atendimento educacional especializado com foco em crianças dos centros de educação infantil” desenvolvida pela mestranda Daiana Rabock utilizará entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes as professoras do AEE que atuam na educação infantil com a faixa etária de 4 a 5 anos; e a pesquisa “A constituição da identidade docente em histórias de vida de professoras”, desenvolvida pela mestranda Juliana T. S. Rengel, visa compreender, por meio de narrativas autobiográficas, como se constituem as identidades docentes de professoras da Rede Municipal de Ensino de Joinville que atuam em SRM há 4 anos ou mais. Também foi realizada uma pesquisa de PIBIC pela estudante Daniela Ambrósio entrevistando 14 estudantes da SRM, por meio de entrevista estruturada. Neste estudo evidenciou-se que apesar da aprendizagem que ocorre neste espaço a maioria dos estudantes relatou não contar para os demais colegas que frequentam o AEE, pois acham que vão sofrer algum tipo de preconceito. Essas pesquisas aqui relatadas em seu conjunto permitem compreender como o AEE tem sido implantado em Joinville e auxilia em seu redimensionamento.

Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação

Estudo sobre o e-commerce pelo facebook: regras de uso, constituição do gênero e o perfil dos clientes

  • Mayra Valéria Lino, Graduando, mayralino@gmail.com
  • Simone Lesnhak , Dr(a), si.lk@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: E-commerce, Facebook, Cliente

O atual cenário de globalização mundial, aliado as já conhecidas formas de comércio, nos fazem refletir sobre opções para inovar o processo de vendas e prospecção de clientes. Ao analisarmos as redes sociais, que inicialmente surgiram como meios de comunicação e de relacionamentos na Internet, percebemos que não apenas para estes fins estão sendo utilizados. Em razão disto, a projeto de Iniciação Científica intitulada “Estudo sobre o e-commerce pelo facebook: regras de uso, constituição do gênero e o perfil dos clientes” propõe-se a investigar as características do comércio pelo facebook, com foco nas postagens publicadas por empresas comerciais de São Bento do Sul, as regras de uso de facebook e o perfil dos clientes que utilizam essa rede social como forma de comércio. Para obtenção de êxito nos objetivos descritos acima, procedemos com a seguinte metodologia de trabalho: Realizamos uma ampla pesquisa documental e bibliográfica sobre e-commerce, facebook; redes sociais, entre outros assuntos acerca do tema estudado; Analisamos as mensagens comerciais postadas nos facebooks de empresas de São Bento do Sul, com foco no conteúdo, estilo e estrutura abordados; Selecionamos empresas de São Bento do Sul que utilizam o facebook para divulgar e vender seus produtos. Elaboramos um questionário de pesquisa, o qual foi aplicado junto a estes comerciantes. Por fim, após a elaboração do projeto de iniciação científica e da realização da pesquisa de campo, foi possível concluir que a utilização de redes sociais para fins comerciais está cada vez maior em nossa cidade. Os lojistas demonstraram, por meio da pesquisa de campo, que esta modalidade de divulgação é uma das mais “baratas” do mercado e que seu retorno é grande.

Experiências do projeto Design, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: recursos didáticos digitais no ensino e na aprendizagem escolar

  • Fernando Cesar Sossai, MSc, fernandosossai@gmail.com
  • Alena Rizi Marmo Jahn, MSc, lemarmo@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design, Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação

A presente comunicação tem como objetivo socializar os resultados do projeto "Design, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação: recursos didáticos digitais no ensino e na aprendizagem escolar – DETIC", desenvolvido durante o ano de 2013 por meio de financiamento do Fundo de Apoio à Projetos de Graduação da Univille – FAEG. Envolvendo alunos/as dos cursos de Design, História e Artes Visuais, o projeto visava oportunizar aos estudantes a elaboração de conhecimentos necessários para o futuro exercício da profissão de professor/a e de designer, a partir do aprofundamento do estudo de diferentes teorias e metodologias relacionadas com o campo da Educação, da Arte e do Design, assim como da produção e manuseio de recursos tecnológicos relacionados ao universo da cibercultura contemporânea. Para além dessa intencionalidade, buscávamos também que a interação entre discentes de cursos de licenciatura e os proveniente da graduação em Design fosse capaz de impulsionar a elaboração de materiais didáticos digitais que tomassem como referência as principais discussões que realizávamos no projeto, em especial as que diziam respeito as diferentes manifestações artísticas do passado e/ou do presente joinvilense. No tocante ao direcionamento metodológico do projeto, optamos: 1) pela promoção de estudos bibliográficos, sob o formato de seminários conceituais, acerca das questões centrais que tratávamos no projeto; 2) pela construção de momentos de filme-debate; 3) pela realização de oficinas sobre os temas de interesse dos participantes do DETIC; 4) pela orientação pontual oferecida a cada aluno/a durante o processo produtivo dos recursos didáticos digitais que se propunha elaborar. Entre os principais resultados do projeto, destacamos a ocorrência de uma interessante aproximação entre o campo do Design, da Arte e o da Educação na Univille, aproximação esta protagonizada pelos estudantes participantes do DETIC; o fortalecimento de referenciais teóricos já acumulados pelos alunos/as, mas que se encontravam dispersos/fragmentados em seu repertório intelectual; a produção de conteúdo digital para fins didático e informativo a partir da experimentação autoral. Em relação às principais dificuldades do projeto, destacamos o pouco tempo que cada estudante dispunha para participar do projeto, a ausência do oferecimento de bolsas de estudo específicas para o FAEG; a falta de verbas para a execução das ações do projeto, fazendo com que qualquer gasto tivesse que ser aportado pelos departamentos de onde os estudantes provinham (o que nem sempre era possível de ser feito), o tempo máximo estipulado à realização de projetos associados ao FAEG (cerca de 9 meses de efetivo trabalho).

Formação Continuada e MATERIAL Educativo Virtual: potencializando práticas educativas para a infância

  • Daniela Cristina Viana, G, nupaegrupo@gmail.com
  • Barbara Araújo, Graduando, babiand@gmail.com
  • Lilian Outeiro Silveira, Graduando, nupaegrupo@gmail.com
  • Letícia Ribas Diefenthaeler Bohn, Graduando, lebohn@gmail.com
  • Silvia Sell Duarte Pillotto, Dr(a), pillotto0@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Infância., Formação Continuada, Material Educativo Virtual

A educação em arte tem assumido nos últimos anos cada vez mais o seu papel social no contexto das escolas e fora dela, haja vista os inúmeros trabalhos apresentados em eventos científicos que têm socializado ações relevantes para o ensino e aprendizagem da arte nos espaços formais e não formais da educação. A pesquisa teve como objetivo desenvolver formação continuada para profissionais das redes públicas que atuam na infância e construção de material educativo virtual, tendo como base a educação patrimonial. De caráter qualitativo com ênfase na pesquisa ação tratou de uma investigação que articula pesquisa e extensão, diálogos e possíveis mudanças nas práxis, tanto dos profissionais da infância, quanto nos pesquisadores. Os resultados finais sinalizaram a ideia de que conhecer/participar dos espaços patrimoniais, tanto pelos decentes quanto pelas crianças e principalmente vivenciá-los pode fazer a diferença nas práticas educativas e construções de identidades. Portanto, a pesquisa reiterou, a partir de suas ações, a relevância da presença de educação patrimonial no currículo para a infância, bem como a necessidade de políticas públicas que garantam a formação continuada, dando ênfase as questões culturais. Nesse contexto a pesquisa buscou “a descoberta em lugar da constatação, a interpretação em lugar da mensuração, pois assume que fatos e valores estão intimamente relacionados” (GATTI; ANDRÉ: 2010). Embora a pesquisa tenha sido realizada em contextos específicos, espera-se que tenha uma abrangência em outros campos e em outros lugares da educação, da cultura e da infância.

Apoio / Parcerias: FAP e FAEX

História das escolas isoladas de Joinville

  • Daniela Alexandre, MSc, iara54@terra.com.br
  • Claudia Valeria Lopes Gabardo, MSc, claudiagabardo@uol.com.br
  • Helivania Vieira, Graduando, helivaniavieira@yahoo.com.br
  • Iara Andrade Costa, MSc, iara54@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: História, Ensinoe, Educação

O objetivo desse trabalho é analisar, através de documentação escolar e bibliografia referente, a relação de campanhas de cunho higienista e nacionalista na Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira, localizada em Joinville. O contexto nacional de renovação do papel da escola como meio de protagonismo do aluno frente à República encobre o caráter coercitivo dessas campanhas. Este trabalho está vinculado com o projeto História das Escolas Isoladas de Joinville – HEIJ, que objetiva, entre outras atividades, historicizar as escolas de Joinville, entre elas a escola citada, ao mesmo tempo em que busca as peculiaridades de cada uma delas diante das questões legais, entre elas as legislações pertinentes ao problema da higienização e questões sociais. Dessa forma, para observar essas questões, foram visitadas escolas com o intuito de coletar dados para um histórico das atividades escolares. Foram analisadas atas de reuniões escolares, boletins e quadros com dados pessoais dos alunos dos anos de 1949 a 1982. As informações mais relevantes para a pesquisa foram selecionadas nos documentos e anexadas em um quadro de atividades, organizadas por ano escolar. Após a análise, foi percebido que a escola participava amplamente das campanhas Liga Pró – Língua Nacional, Pelotão da Saúde e Liga da Bondade, projetos vinculados a Decretos-Leis Estaduais dos anos de 1944 e 1946 e que essas atividades eram relatadas por secretários por meio de atas. Também eram programadas atividades anuais. Todas essas campanhas prezavam, de formas variadas, o engrandecimento da Pátria, como as ações comunitárias de ajuda a moradores da Liga da Bondade, atividades de cunho nacionalista da Liga Pró-Língua Nacional e atividades higienistas de fiscalização e suporte do Pelotão da Saúde. As Ligas eram apadrinhadas com “heróis” nacionais como Duque de Caxias e Tiradentes. Dessa forma, a escola tornou-se um espaço de disseminação de ideologias republicanas e escolanovistas cujo papel era incutir no aluno um espírito de vigilância e prestação de serviços que ultrapassaria os portões da escola e seria disseminada na comunidade e no âmbito familiar, principalmente perceptível devido à programação mensal proposta nas atas, onde as campanhas centravam-se mais em datas de comemoração republicana e no progresso da Pátria, um papel a ser tomado por todos.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville/ Secretaria Municipal de Joinville

Implicações para a prática de professores do Núcleo Pedagógico Integrador

  • Jane Mery Richter Voigt, Dr(a), jane.mery@univille.br
  • Berenice Rocha Zabbot Garcia, Dr(a), bgarcia@univille.br
  • Elzira Maria Bagatin Munhoz, Dr(a), elziramunhoz@gmail.com
  • Marly Krüger de Pesce, Dr(a), marly.kruger@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Formação docente, Professor Formador, Núcleo Pedagógico Integrador

Diferentes propostas curriculares têm sido implementadas pelas instituições formadoras a fim de aprimorar a formação dos professores. Em 2009, foi implantada uma proposta curricular para os cursos de licenciatura ofertados pela Universidade da Região de Joinville, com o objetivo de criar uma nova identidade para o professor formado pela Instituição. Essa proposta foi implementada considerando a formação tanto da área específica do curso quanto da pedagógica de maneira a trabalhar a produção social do conhecimento e a construção do pensamento científico, com a incorporação da pesquisa como princípio formativo, desde o início do curso. Nessa perspectiva, é criado o Núcleo Pedagógico Integrador – NPI, o qual é constituído pelas disciplinas comuns aos cursos de licenciatura. As aulas são frequentadas por alunos dos diferentes cursos o que pode ocasionar o convívio com diferentes visões sobre os conteúdos abordados, além de haver a possibilidade de desenvolver atividades interdisciplinares. O objetivo desta comunicação é apresentar parte dos dados obtidos em uma pesquisa, que almeja compreender como professores do NPI dos cursos de licenciatura da Universidade da Região de Joinville percebem sua atuação e significam sua experiência como participantes de uma proposta integradora. A pesquisa fundamentou-se em autores como Marcelo (2009) e Gatti (2009), no que se refere à formação docente; Fazenda (2002) e Pimenta (2001) enquanto embasamento para interdisciplinaridade e Tardif (2011) no que se referem aos saberes necessários para exercer a docência. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas, uma parte direcionada à identificação dos respondentes e outra, focada no objeto da investigação. Os sujeitos respondentes foram professores que atuam no NPI dos cursos de licenciatura. Os resultados parciais indicam que os professores reconhecem a importância da integração para a área da docência, mas manifestam dificuldades em desenvolver algumas atividades interdisciplinares, embora acreditem que sejam importantes para a futura atuação dos licenciandos.

Apoio / Parcerias: FAP- UNIVILLE

Inglês Instrumental

  • Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inglês instrumental, FAEG – Fundo de apoio ao estudante de graduação, Educação

Desde 2010 é ofertado aos alunos de graduação o curso de Inglês Instrumental, disponibilizado através do Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação – FAEG. Inicialmente ofertado aos alunos dos cursos de engenharia tem sido ampliada a oferta para estudantes de outros cursos. Por ser uma atividade que possibilita a complementação gratuita dos estudos, podendo ser utilizada como horas complementares obrigatórias, há sempre uma procura significativa. Normalmente os alunos questionam quanto sua continuidade e, portanto, tem-se oferecido a possibilidade dos alunos realizarem a continuidade desta atividade em semestres subsequentes, buscando adaptar-se às necessidades dos acadêmicos. O curso é uma atividade que atende às atuais políticas de assistência social gratuita do governo federal. Sabe-se que a utilização de uma segunda língua é essencial ao profissional da atualidade, independente de sua área de atuação. Hoje o inglês, por ser uma língua de caráter universal, é uma das principais línguas para as atividades que envolvam contato com qualquer estrangeiro. Portanto, é necessário nos dias atuais que o profissional tenha um conhecimento que possibilite ter um contato e compreensão de textos em língua inglesa, desde o nível básico até ao mais avançado. O curso com carga horária de 36 horas semestrais tem como principal objetivo capacitar os alunos quanto à aquisição de conceitos básicos da língua inglesa, instrumentais, adquirindo noções de elementos gramaticais e realizando leitura, tradução e compreensão de textos. Metodologicamente é utilizada a língua inglesa de forma instrumental, ou seja, parte-se dos textos (leitura e tradução) para as questões específicas de pertinência gramatical, sendo que a cada encontro os alunos têm contato direto com textos da língua estrangeira, buscando traduzi-los e compreendê-los na sua totalidade, em grau crescente de dificuldade e especificidade. Pedagogicamente o objetivo é propiciar o contato com a língua inglesa, buscando dar subsídios para a leitura e compreensão de textos, possibilitando ainda agregar novos conhecimentos à bagagem cultural. O número de inscritos atende à demanda oferecida, sendo que se limitou, com as experiências anteriores, a ofertar uma única turma no horário mais adequado a atender a maioria dos alunos. Os resultados obtidos têm tido sido animadores, ainda que seja perceptível que o fato de ser um curso gratuito leva a uma falta de comprometimento por parte de muitos alunos, principalmente em épocas de provas e pelas dificuldades quanto a adequar-se ao horário extra-classe. A avaliação positiva dos alunos participantes indica que os resultados atendem aos objetivos propostos.

Linguagem e sujeito: poder, arte, trabalho, ideologia e variação

  • Simone Lesnhak, Dr(a), si.lk@hotmail.com
  • Maiane Miranda , Graduando, maianee@gmail.com
  • Guilherme Eiselt, Graduando, guito_vasco@hotmail.com
  • Ezequias Ramos , Graduando, si.lk@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Linguagem , Sujeito, Conhecimento

O projeto LISU – Linguagem e Sujeito, observando a necessidade de uma orientação sobre os olhares para com a linguagem e seus usos atualmente, objetiva levar aos usuários da língua noções atuais e baseadas numa visão histórica, cultural e social de linguagem. Este projeto toma a linguagem como objeto de desenvolvimento e aprendizagem, entendendo que colocar os aprendizes em contato com os diferentes tipos de linguagem pode ajudá-los a se desenvolverem e aprenderem mais, sabendo que constituímo-nos na situação social mais imediata, no meio social concreto em que estamos inseridos, no grupo social e na época a que pertencem os, por meio da palavra. Tomando com o base essas concepções, entende-se que não só a linguagem poderá constituir os sujeitos, m as também a interação constante com diversas situações. No caso deste projeto, pretende-se levar o tem a linguagem e suas diversas materializações em manifestações, a fim de transformar a aprendizagem já construída, desenvolvendo novas ideias, novos pensamentos. O projeto é desenvolvido uma vez por mês com uma turma de alunos da instituição de ensino CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos de São Bento do Sul, por meio de palestras, discussões e outras atividades as quais possibilitem a exposição e aprendizagem do conhecimento. Como resultados obtidos podemos citar a maior participação e reflexão dos alunos, observando-se uma leve evolução no decorrer dos encontros, porém é clara a necessidade de mais atividades que abordem o tema em questão para este tipo de público, possibilitando aos mesmos um maior aprimoramento profissional e também social dos envolvidos por meio da linguagem também, pois os mesmos ainda se encontram pouco trabalhados neste aspecto.

Apoio / Parcerias: Centro de Educação de Jovens e Adultos de São Bento do Sul

O cenário político joinvilense na última década do século XIX: um estudo através da imprensa.

  • Joelson Lopes Maciel, Graduando, joelsonlopesm@gmail.com
  • Wilson de Oliveira Neto, MSc, wilhist@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Primeira República, Política, Imprensa

Pesquisa desenvolvida no ano corrente, sob orientação do Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto, e que problematiza as disputas político-partidárias em Joinville a partir de 1889. Tem como objetivo identificar personagens, ideologias e mecanismos de conflito entre os partidos políticos atuantes na cidade no início da República (Partido Republicano Catarinense e Partido Federalista), com o olhar focado na imprensa escrita em língua portuguesa de Joinville. Durante o século XIX, a imprensa desempenhou um proeminente papel de palanque para políticos das diferentes esferas e, portanto é uma fonte imprescindível para este estudo. Os jornais, por protagonizarem discussões neste âmbito, são um dos veículos (ou mecanismos) de conflito, por possuírem suas próprias predileções por uma ou outra vertente ideológica. A imprensa joinvilense do período, em especial os jornais “Sul” (circulante entre 1889 e 1890) e a “Gazeta de Joinville” (em atividade nos anos de 1891 e 1893), nos fornece substanciais subsídios para tais reflexões. Assim, é essencial estudar aspectos destes periódicos, tais como sua criação, seus editores, entidades que os mantêm, para melhor compreender os discursos ideológicos em jogo nas disputas políticas em dois momentos decisivos: entre os modelos para o novo regime, as chamadas utopias republicanas, jacobina, liberal e positivista; e num segundo momento, em nível local, a disputa entre republicanos e federalistas nos primeiros anos da república na cidade de Joinville.

O Cyberbullying: violência virtual e papel da escola

  • Iara Andrade Costa , MSc, iaraandrade54@gmail.com
  • Marly Krüger de Pesce, Dr(a), marly.kruger@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: cyberbullying, linguagem, educação

A palavra bullying (do inglês - intimidar ou amedrontar) tem sido utilizada para definir ações de violência física e/ou psicológica que se repetem várias vezes sem uma motivação específica, especialmente entre crianças e jovens. A escola é o local onde a implicância, a discriminação, o deboche e as agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Na internet, esse comportamento violento tem se potencializado, causando humilhações cada vez mais frequentes e intensas. Esse tipo de violência tem sido denominado de cyberbullying. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. E o que é pior: muitas vezes, ela não sabe de quem se defender. Nesse sentido a escola precisa desenvolver ações que previnam a expansão do cyberbullying. Segundo Loureiro (2004), a transformação mais duradoura desse comportamento violento só poderá ocorrer com base em princípios voltados ao bem comum e que serão efetivados pela educação. O projeto de extensão “a linguagem da não-violência: uma possibilidade para a construção da cultura da paz - Edupaz” tem o objetivo de desenvolver ações que conscientizem as pessoas que a linguagem pode estar impregnada de violência e que é pelo diálogo que os conflitos e as diferenças devem ser resolvidos. Para tanto, tem sido desenvolvidas oficinas e palestras abordando a temática do cyberbullying. A metodologia utilizada é a leitura crítica de diferentes gêneros discursivos com base na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), o que possibilita a desnaturalização da violência, a qual está contida na prática discursiva e social. As atividades proporcionam o envolvimento dos participantes com a temática da não violência e ajudam a desenvolver o senso ético em direção à construção da cultura da paz.

Apoio / Parcerias: Gerência de Educação de Santa Catarina. Secretaria de Educação de Joinville.

O perfil do professor do NPI dos cursos de licenciatura da Univille

  • Ana Paula Pereira, Graduando, jhones-carvalho@hotmail.com
  • Marly Krüger de Pesce, Dr(a), marly.kruger@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Perfil, Professor Formador, Núcleo Pedagógico Integrador

O professor formador é aquele que estabelece uma interação pedagógica com os estudantes, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamentos, adequados ao desempenho profissional (TARDIF, 2011). Esta comunicação tem como objetivo apresentar parte dos dados de uma pesquisa no que se refere ao perfil dos professores formadores que atuam no Núcleo Pedagógico Integrador (NPI) de cursos de licenciatura da Universidade da Região de Joinville. Esta investigação está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado “Contribuições da integração curricular para a formação docente na visão dos professores formadores e gestores”. Os cursos de licenciatura, nos quais os professores respondentes atuam, são: Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia. Foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Para este trabalho, foram utilizadas as respostas das cinco perguntas iniciais do questionário utilizado no projeto ao qual está vinculado. Essas perguntas estão relacionadas à identificação dos respondentes como idade e sexo, formação acadêmica, experiência no ensino superior e na educação básica. Após aplicação dos questionários, as respostas foram tabuladas. Num segundo momento, os dados foram agrupados com objetivo de relacionar e identificar uma tendência dos aspectos que caracterizam o professor formador que atuam no Núcleo Pedagógico Integrador. Foram aplicados 18 questionários, sendo que 15 professores responderam. A maioria dos respondentes possui curso de pós- graduação em educação e experiência na educação básica. Considerando esses aspectos, os professores que atuam no NPI têm conhecimento teórico da área da educação, assim como conhecimento experiencial, os quais são necessários para se trabalhar com as disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura. Assim, além dos conhecimentos científicos provenientes do curso de pós- graduação, o saber nascido na prática deve, também, ser considerado nas abordagens utilizadas para a formação inicial de professores.

Apoio / Parcerias: PIBIC - UNIVILLE

O uso de quadrinhos em sala de aula

  • Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: História em quadrinhos, Literatura, Educação

Hoje ainda há quem considere os quadrinhos como sub-literatura porém aos poucos esta mentalidade sendo mudada, inclusive com reconhecimento do MEC, Ministério da Educação e Cultura, não apenas sugerindo mas investindo substancialmente neste tipo de publicação. A ideia de que os quadrinhos são mero entretenimento, descompromissado e sem utilidade, de caráter infantil, aos poucos vem sendo mudada pela constatação de que se trata de um recurso viável, podendo ser um aliado importante e necessário ao processo de aprendizagem, mesmo que ainda muito pouco explorado, já que se trata de um produto culturalmente complexo. A utilização de uma literatura verbo-imagética possibilita a ampliação do uso da racionalidade humana, explorando não apenas o hemisfério esquerdo (lógico) do cérebro como também o hemisfério direito (emocional, artístico). Partindo deste princípio o projeto de pesquisa LEITOR - “A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento” objetiva buscar elementos que auxiliem quanto ao uso das histórias em quadrinhos didaticamente. A pesquisa é focada principalmente em autores que possuam em sua obra um caráter artístico/didático e propiciem ainda a abordagem em relação à própria linguagem dos quadrinhos. Possibilita ainda que tais obras possam servir como fundamento para o processo ensino-aprendizagem, de forma lúdica, porém séria e profunda, seguindo a tendência da valorização da literatura dos quadrinhos não apenas como meras narrativas literárias mas também como incorporadoras da linguagem artística, iconográfica. Essencialmente o projeto tem como base metodológica a pesquisa bibliográfica, buscando localizar histórias que pelo seu conteúdo possam ter algum tema pertinente a ser utilizado em sala de aula. A meta atual é agrupar estas histórias em um banco de dados, numa plataforma adequada para ser disponibilizado para professores e interessados no assunto, sendo que atualmente está em fase de implementação. Entende-se que o trabalho com quadrinhos permite adentrar num mundo literário ainda pouco explorado didaticamente, que extrapola a linguagem verbal e incorpora a versatilidade da linguagem artística. O projeto já teve como seu principal resultado a publicação de um livro (Os Monstrinhos do Rio Cachoeira – 2011) que tem gerado bons frutos em escolas de ensino fundamental, devido seu caráter de preocupação socioambiental, assim como a participação em diversos eventos acadêmicos.

Os eventos de letramento na universidade para a preparação para o exercício profissional

  • Simone Lesnhak, Dr(a), si.lk@hotmail.com
  • João Antonio de Medeiros, Graduando, j.medeiros_direito@hotmail.com
  • EMANUELLE SPÄTH BRUNNQUELL, Graduando, manuspath@hotmail.com
  • Simone Lesnhak, Dr(a), si.lk@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Universidade, Eventos de letramento, Preparação profissional

O projeto UNITRA - Universidade e Trabalho: a convergência dos usos sociais da escrita nas esferas profissionais com os eventos e as práticas de letramento da academia teve como objetivo identificar os eventos de letramento dos quais os egressos dos cursos de Educação Física, Direito e Engenharia de Produção Mecânica na UNIVILLE para a sua inserção nas esferas profissionais para as quais se formaram, bem como as práticas mediadas pelos professores da UNIVILLE a favor do letramento dos estudantes para o exercício profissional, além de analisar a convergência entre os eventos e as práticas de letramento na universidade e no trabalho. A pesquisa encontra-se em andamento e a primeira etapa, que compreendia o levantamento de dados junto aos egressos, por meio de entrevistas semi-estruturadas, já desenvolvida apresentou-nos dados preliminares. Os resultados, até o presente momento, mostraram a imprescindibilidade da ampliação dos eventos de letramento para fins de preparação profissional, os quais possibilitarão o aprimoramento das práticas de letramento na academia para que essas se mostrem condizentes com as necessidades do mercado de trabalho. Ademais, apesar dos alunos egressos reconhecerem a fundamental importância da base teórica no processo de aprendizagem, apontaram como primordial as atividades práticas, as quais, segundo eles, deveriam ter sido efetivadas em maior quantidade durante a graduação. Assim, citaram o desenvolvimento de pesquisas, projetos de extensão, estágios em parceria, como tentativas possíveis para serem oportunizadas aos acadêmicos experiências e vivências da vida profissional da respectiva esfera.

Os usos da escrita na esfera acadêmica: a realização de um curso de formação de estudantes para a ampliação de suas práticas de letramento

  • Simone Lesnhak, Dr(a), si.lk@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Letramento, Universidade, Formação

O projeto A ampliação das práticas de letramento na escrita acadêmica: das habilidades básicas à apropriação dos dizeres da universidade e do trabalho dos estudantes, desenvolvido a partir do Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação na UNIVILLE em São Bento do Sul, tem como objeto os usos da escrita por estudantes de graduação da UNIVILLE SBS, e está fundamentado pelas perspectivas do letramento, dos gêneros do discurso e do desenvolvimento e aprendizagem. Os usos da escrita passaram a ser vistos como social e culturalmente situados, assumindo diferentes significados, com interessantes implicações em se tratando dos processos de escolarização. Importa considerar que, em práticas sociais, fatores socioeconômicos, históricos e culturais influenciam o uso da escrita, a aprendizagem da leitura e da produção de textos, o que incide sobre a apropriação das modalidades de leitura e escrita. Segundo os estudantes universitários do Curso de Educação Física e Gestão Comercial, entre outros que nos forneceram dados de pesquisa científica, ao ingressarem na universidade, deparam-se com exigências que fogem ao seu conhecimento. Há também dificuldades no uso da escrita profissional, especialmente daqueles que atuam na esfera empresarial ou do Direito. Com base nessa problemática, desenvolvemos aulas semanais, com encontros com grupos de estudantes interessados em ampliar os seus usos da escrita, especialmente das esferas acadêmica e profissional. Partimos da ideia de que o professor/ facilitador/ mediador pode empreender um processo de aprendizagem comprometido com uma pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1989), buscando inserir o sujeito nessas esferas de forma efetiva. Os resultados preliminares apontam que os estudantes buscaram o curso pelas dificuldades de leitura e interpretação de textos, porque queriam aprender a escrever melhor e se preparar, principalmente para o trabalho de conclusão de curso, tarefa bem complexa dada a pouca exigência de atividades de escrita acadêmica durante o curso. Já nos primeiros dias de aula, começaram a desmistificar a leitura e a escrita, pois compreenderam que as suas dificuldades advêm das suas vivências nos âmbitos familiar, escolar e profissional; passaram a reconhecer que algumas habilidades provêm da leitura mais intensa. A manifestação dos estudantes que estão vindo para as aulas é de que o projeto está sendo bem favorável às suas atividades acadêmicas. Entretanto, eles percebem a necessidade de os professores entrarem em contato com essas concepções de letramento, assim como ampliar as suas práticas de letramento acerca do letramento na esfera acadêmica.

Paisagens Culturais

  • Wagner Antonio Tavares, Graduando, wagnerat@hotmail.com
  • Talyta Laila Paitra, Graduando, talylaila_21@yahoo.com.br
  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.carelli@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Paisagens Culturais, Sustentabilidade

Este projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar sobre paisagens culturais, uma categoria recente do patrimônio cultural em implantação no Brasil. A proposta é estudar e discutir sobre o assunto divulgado pelo IPHAN e relacionar com a temática patrimônio ambiental. Neste contexto, é necessário destacar que na base da preocupação com as questões ambientais estão os valores pressupondo, portanto, revisão de atitudes, comportamentos e ações em relação ao modo de vida urbano industrial. As discussões no campo da paisagem cultural e do patrimônio ambiental vislumbram a compreensão do objeto da presente pesquisa. Esta investigação abrange um estudo do tipo exploratório e bibliográfico sobre a paisagem cultural. Os resultados deste foram: a) um estudo no âmbito teórico sobre a temática paisagem cultural no Parque Acaraí; b) outro estudo sobre publicações acerca das paisagens culturais no Brasil; c) foi construído um blog sobre a temática que permite a confluência de interesses numa comunidade em si, fazendo com que pessoas de todo o mundo compartilhe experiência, ideias e troca de conhecimento.

Papo e Cinema

  • Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Cineducação, Cinema, Udesc FM

O programa radiofônico Papo e Cinema é fruto do projeto de extensão Cineducação, existente desde 2003. Em junho de 2014 o programa completou um ano, substituindo seu antecessor, Cinema no Ar, que durou dois anos. O projeto “Cineducação: Site de Apoio Didático, para Professores, para Utilização de Filmes em Sala de Aula” tem como objetivo principal pesquisar filmes que possam ser utilizados didaticamente. As informações são disponibilizadas em http://www.modro.com.br e atualmente há mais de 500 filmes já analisados, participação em dezenas de capacitações, cursos e palestras já realizadas buscando fomentar as ideias do projeto. Porém seus principais frutos são oito livros já publicados: Cineducação: usando o cinema na sala de aula (2005), Cineducação 2: usando o cinema na sala de aula (2006), Cineducação em quadrinhos (2006), Nas entrelinhas do cinema (2008), O Mundo Jurídico no Cinema (2009), Cineducação para Crianças (2012), Cinema no Ar (2013) e Papo e Cinema (2014). Destaca-se ainda que entre 01 de janeiro de 2012 a 30 de setembro de 2014 houve um total de 106.373 acessos ao site, numa média de 105,96 acessos por dia, sendo que ainda neste mesmo período houve um total de 13.955 downloads dos livros que estão disponíveis no site em http://www.modro.com.br/cinema/livros.htm. O programa Papo e Cinema, produzido pelos seus apresentadores Nielson Modro e João Felipe, foca lançamentos recentes e clássicos do cinema, tem 30 minutos de duração, propõe discussões sobre um filme e prioriza sua trilha sonora. Está na grade fixa das sextas-feiras da Rádio Udesc FM 91,9 Joinville, às 18:20 h, com reprise aos sábados às 11 h. Em seu primeiro ano de vida foram 50 programas inéditos registrados em livro homônimo, lançado em 2014, resgatando os filmes analisados, servindo como registro histórico e ainda como referência sobre os filmes trabalhados. Os podcasts dos 100 programas inéditos Cinema no Ar, em seus dois anos de vida, podem ser acessados em http://www.modro.com.br/cinema/radio.htm e mais de 60 podcasts do Papo e Cinema podem ser acessados em http://www.modro.com.br/cinema/papo.htm.

Apoio / Parcerias: Rádio Udesc FM 91,9 Joinville

Pesquisa e análise de quadrinhos: um novo olhar sobre as tirinhas

  • Willian Brendon Klopass Locks de Godói, Graduando, breendon43@gmail.com
  • Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: História em quadrinhos, Literatura, Educação

As pesquisas e análises de quadrinhos para sala de aula proporcionam, além do conhecimento em diversas áreas, novas concepções de didática da língua portuguesa e uma amplitude dentro da disciplina, para (futuramente) planejar e desenvolver planos de leitura e interpretação da escrita a partir desta ferramenta. A experiência no projeto contribuiu muito para a formação como acadêmico e futuro docente. As tirinhas, por seu caráter mais satírico e humorístico, dinamizaram as pesquisas e tornaram as análises um processo de formação integrado e contínuo, que além de cumprir as atividades do projeto, permitiu a exploração de outras ciências como política, economia e novas interpretações da arte, tendo em vista 2014 ser um ano de eleições presidenciais. Antes mesmo de selecionar o material foi necessário pesquisar em diversas fontes jornalísticas e órgãos de pesquisa para apropriar-se mais do tema abordado na tirinha, inteirando-se dos projetos, planos, propostas, emendas, histórico político e até gafes dos candidatos. Durante as pesquisas, foi focalizado principalmente quanto a estas contextualizações sociais, históricas e culturais em oposição a um mero acúmulo de tirinhas pré-selecionados sem fundamento lógico na escolha. Além de fontes de cunho informativo e noticiários, recorreu-se também a fontes bibliográficas para especificar algumas questões “chaves” dentro das tirinhas, que como leitor só se podem interpretar após diversas pesquisas. Como exemplo uma tirinha do argentino Quino, na qual a pequena Mafalda se diz cheia de James Bond e outras futilidades; numa análise inicial não é perceptível o caráter ideológico implícito, aparentemente uma aversão qualquer, mas ao pesquisar sobre a personagem, percebe-se a aversão pelo agente Bond devido este ser um agente de guerra, sempre entretido com armas e dinheiro e um personagem fictício da Guerra Fria. Assim, pode-se comprovar a utilidade dos quadrinhos em sala e suas diversas possibilidades como ferramenta de ensino e aprendizagem, considerando ainda sua atrativa linguagem visual, remetendo a temas com abordagens temáticas populares e atuais. Utilizar a linguagem escrita junto à linguagem gráfico-visual dos quadrinhos pode estimular o gosto pela leitura. Portanto, usar quadrinhos em sala de aula pode ser um rompimento na indiferença do aluno quanto à leitura e o princípio da formação de leitores críticos e coerentes.

Preservar e renovar: tensões que movem a gestão urbana na atualidade

  • MARCO AURELIO CHIANELLO, E, machianello@gmail.com
  • Ilanil Coelho, Dr(a), ilanilcoelho@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Memória; , Patrimônio, Preservação e renovação urbana

A comunicação visa apresentar os resultados preliminares da investigação ora em desenvolvimento junto ao Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade sobre o processo de transformação iniciado em 2006 da Rua Visconde de Taunay em Via Gastronômica, em Joinville, Santa Catarina, o qual pretende contribuir para a resolução de um problema complexo, qual seja: o entendimento dos processos envolvidos no desenvolvimento e implementação de projetos de intervenção urbana em áreas de interesse patrimonial. Trata-se, pois, de uma investigação sobre as tensões entre as atuais práticas e expectativas políticas e sociais implicadas num paradoxo a ser enfrentado: preservar o passado e ao mesmo tempo “atualizar” a cidade de forma a transformá-la numa suposta referência ideal de infraestrutura e ambiência. A partir da análise e interpretação dos projetos e planos urbanísticos e das políticas patrimoniais voltados à Rua Visconde de Taunay em Joinville, procura-se demonstrar como tais tensões e paradoxos comprometem tanto os objetivos de preservação quanto de renovação urbana. Para tanto, foram realizados levantamentos e coletas de informações acerca do zoneamento e uso do solo urbano, projetos de intervenção da área de estudos e cercanias, mapas, imagens, fotografias, leis, atas e processos de tombamento. A análise e interpretação das fontes tem como base as discussões recentes que emergem da bibliografia produzida nos campos da gestão urbanística, do patrimônio cultural e da formação em arquitetura e urbanismo.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa - FAP e Programa de Apoio à Pós-graduação Institucional - PAPGI

Representações do Brasil e de brasileiros em museus de Portugal, República Tcheca, Inglaterra e Paraguai

  • Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@gmail.com
  • Douglas Neander Sambati, MSc, dnsambati@gmail.com
  • Daniela Pereira, G, jlle.daniela@gmail.com
  • Misleine Kreich, Graduando, historiavenus@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Representações, Museus, Brasil

A pesquisa em foco, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisas “Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural” é resultado de estudos de pós-doutoramento, mestrados e iniciação científica e visa entender quais são as representações do Brasil e dos brasileiros encontradas nos museus de diferentes países, em especial aqueles que tiveram algum tipo de relação com o Brasil no século XIX. Foram estudados 85 museus em Portugal; um em Náhlov, na República Tcheca; um em Liverpool, na Inglaterra e dois em Assunção, no Paraguai. As metodologias utilizadas são interdisciplinares e qualitativas, transitando, principalmente, pelas áreas de História, Museologia e Sociologia e usam técnicas múltiplas com a preponderância de pesquisa de campo e análise de imagens e textos. Dentre os teóricos utilizados, destacam-se Roger Chartier, com o conceito de representações que dá base às discussões na medida em que afirma que as representações são sociais e formadas por grupos que lutam por suas identificações; e Jacques Le Goff, a partir dos conceitos de documento e monumento quando afirma que estes são frutos de escolhas de determinados grupos sociais que procuram legitimar seus espaços de poder. Desta forma, as representações de Brasil encontradas nas exposições de museus estão ligadas aos contextos em que foram construídas e refletem relações de poder de determinados grupos sociais. Conclusões ainda provisórias apontam que a maioria dos museus estudados em Portugal trata o Brasil como colônia de exploração, ficando praticamente invisível nas exposições. Por outro lado, tem-se, com o crescimento da presença de turistas brasileiros naquele país, uma preocupação em salientar fatos que atraiam essa parcela de consumidores identificando-se cidades que lutam para deter o status de possuírem mais relação com o Brasil. O Museu dos Compatriotas Emigrantes para o Brasil, na República Tcheca, apresenta um Brasil alegre, acolhedor e agrário, que foi colonizado por imigrantes tchecos que ajudaram o país a crescer. Já o Museu Internacional da Escravidão reconhece a forte presença da Inglaterra no tráfico negreiro e na extinção dessa prática; enfatiza o Brasil como uma das maiores colônias escravocratas do mundo e, ao mesmo tempo, evidencia o legado cultural da escravidão. No Paraguai buscou-se entender as representações de Brasil formadas a partir da Guerra da Tríplice Aliança que envolveu Brasil, Uruguai e Argentina contra o Paraguai, presentes no Panteão Nacional dos Heróis e no Museu Militar em Assunção. Nota-se a colocação do Paraguai como vítima e o Brasil, subliminarmente aparece como o vilão da história.

Apoio / Parcerias: Museu dos Compatriotas Emigrantes par o Brasil

Saúde pública em pauta: Uma leitura sobre os discursos médico-sanitaristas em Joinville (1900-1930)

  • José Vitor Lemos de Oliveira, Graduando, jose.vitor91@hotmail.com
  • Arselle de Andrade da Fontoura (Orientadora), MSc, arselle@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Sanitarismo, Imprensa, Joinville

Este projeto busca analisar, especialmente a partir da imprensa joinvilense, os discursos médico-sanitaristas sobre a cidade nas três primeiras décadas do século XX. Os seus objetivos específicos são: a análise da importância dos discursos médico-sanitaristas no processo de urbanização da cidade de Joinville no início do século XX; a problematização do papel da imprensa local como veículo de disseminação de preceitos de higiene e de saúde para a cidade; e a investigação das políticas de saúde implantadas pelo poder público municipal na cidade. A pesquisa teve início com o levantamento e a análise da bibliografia relacionada ao tema proposto nos acervos de instituições da cidade e em várias bases de dados virtuais. Na etapa posterior realizou-se a pesquisa documental no acervo do Arquivo Histórico de Joinville, principalmente os periódicos da Coleção Memória Tipográfica, que possui 11 jornais que abarcam o período pesquisado, dentre os quais destacamos: Comércio de Joinville (1905/1909-1913), Correio de Joinville (1921-1922/1919-1932), Correio do Norte (1918), Gazeta de Joinville (1905-1913/1919), Gazeta do Comercio (1914-1918), Jornal de Joinville (1919-1921/1923-1930). Além disso, foram também verificados os relatórios dos Superintendentes Municipais de Joinville publicados entre os anos de 1900-1930. Por meio da análise das páginas dos jornais foi possível sinalizar algumas das características do discurso médico local, como debates pautados nas teorias miasmática e bacteriológica, e o combate constante aos chamados “charlatães”. No decorrer da pesquisa também foram notadas ações da Superintendência Municipal que visavam, a partir de uma perspectiva higiênica e sanitária, a “modernização” da cidade.

Sentidos e dilemas curriculares do Programa Um Computador por Aluno em Santa Catarina

  • Fernando Cesar Sossai, MSc, fernandosossai@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Currículo, Agenciamento de sentido, Programa Um Computador por Aluno - PROUCA

A comunicação objetiva apresentar uma reflexão sobre o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) tomando como referência numerosas fontes (bibliografias, legislações, reportagens e outras fontes coletadas em campo) produzidas no contexto da pesquisa “Aulas Conectadas? Mudanças Curriculares e Aprendizagem Colaborativa entre as Escolas do PROUCA em Santa Catarina”, realizada entre os anos de 2012 e 2013 com aporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil, da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade da Região de Joinville. Nessa direção, após evidenciar o histórico do PROUCA, tento estabelecer um diálogo entre os estudos curriculares e os de política educacional com a intenção de compreender como os sentidos de currículo e de tecnologia vem sendo agenciado por instituições e pessoas vinculadas ao setor público e/ou à iniciativa privada. Em seguida, reflito sobre o PROUCA de modo a demonstrá-lo como uma evidencia de “tecnologias de políticas” (S. BALL, 2001) que enxergam na massificação de tecnologias digitais às escolas públicas brasileiras uma oportunidade de mediação dos imperativos econômicos que atravessam sociedades contemporâneas cada vez mais globalizadas. Para além disso, a comunicação almeja também ponderar sobre a pertinência curricular do aludido programa e, sobretudo, desconfiar de sua suposta capacidade de inovação e de inclusão digital de estudantes e professores que do PROUCA participam.

Apoio / Parcerias: Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil - CNPq.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA UMA SOCIEDADE SAUDÁVEL: UMA CONSTRUÇÃO DE REFLEXÕES E PERCEPÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO CONTEMPORÂNEO DE CONSUMO

  • Monize Gabriela dos Santos , Graduando, monize@me.com
  • Nelma Baldin, Dr(a), nelma@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, Sustentabilidade Ambiental, Psicologia Ambiental

O estudo versou sobre a construção de reflexões críticas pessoais acerca da sustentabilidade social, ambiental e de saúde, com o aporte da Psicologia Ambiental. A Psicologia Ambiental tem o papel de contribuir para a consciência ambiental promovendo reflexões críticas pessoais e visando transformar a percepção naturalizada e dicotômica do homem com o meio ambiente, que em geral o percebe como algo passível de ser dominado para uma compreensão dialética de algo com dinâmica complexa, em que o homem não pode afetar a natureza sem que também por ela seja afetado (VIEIRA et al, 2009). A pesquisa foi realizada com 50 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola particular (Joinville/SC). Aplicou-se uma modalidade de pesquisa qualitativa etnográfica, segundo orientações de André (2010), sendo que as reações dos jovens em relação à temática foco do estudo foram registradas no caderno de campo da pesquisadora. O objetivo foi “estimular, nos estudantes, um comportamento consciente de consumo”. Os estudantes responderam o mesmo questionário sobre consumo em dois momentos: no primeiro, esse foi aplicado antes da exibição de um vídeo sobre os efeitos do atual sistema sócio econômico que valoriza o acúmulo de riquezas e de bens; no segundo, foi aplicado após a exibição do vídeo. Posteriormente à exibição do vídeo e da segunda aplicação do questionário, realizou-se uma discussão geral com os estudantes sobre os atuais hábitos de consumo e sustentabilidade. A análise dos dados coletados apresentou os seguintes resultados: antes da apresentação do vídeo - 93% dos estudantes acreditavam que os produtos de consumo são muito importantes e necessários; 100% apresentavam sentimentos positivos ao consumir; 89% apresentavam sentimentos negativos por não terem acesso a algum produto de consumo e que estivesse sendo amplamente divulgado pela mídia. Após a apresentação do vídeo: 75% dos participantes fizeram uma ligação direta entre consumo e destruição dos recursos naturais; 49% acreditam que a mídia origina as necessidades de consumo na atualidade; 25% declararam que essas origens estão nas relações sociais. Ao final da pesquisa, 61% dos estudantes perceberam-se participantes da sociedade de consumo; 29% alegaram sentimentos negativos pelo excesso de consumo, e 2,3% acreditam que o consumo na atualidade lhes é positivo. A pesquisa possibilitou concluir que apesar da grande importância dada ao consumir, os estudantes apresentaram momentos de reflexões críticas em relação aos hábitos de consumo e sustentabilidade e sensibilizaram-se com a urgência e premência da discussão dessa temática em sala de aula.

TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE JOINVILLE

  • Miriane Zanetti Giordan, E, mirianezanetti@gmail.com
  • Valdicléa Machado da Silva, E, val.clea@hotmail.com
  • MARCIA DE S HOBOLD, Dr(a), marcia.hobold@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Início da docência, Formação continuada, Ensino Fundamental

Neste trabalho apresentam-se dados do projeto de pesquisa TRAFOR (Trabalho e Formação Docente na Rede Pública Municipal de Ensino), que tem como objetivo conhecer as dimensões do trabalho docente, no ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Joinville, tendo como perspectiva de análise as condições de trabalho, os processos de socialização (início da docência) e de desenvolvimento profissional (formação continuada), visando contribuir para as construções teórico-metodológicas do campo do trabalho e formação docente. Dentre as pesquisas vinculadas a este projeto destacam-se nove dissertações, sendo cinco delas concluídas Gabardo (2012), Menslin (2012), Lima (2013), Jacques (2013) e Aguiar (2013) e quatro em andamento Giordan (2013 e 2014), Silva (2013 e 2014), Costa (2014 e 2015) e Glasenapp (2014 e 2015). Para fins deste trabalho serão apresentados dados das pesquisas de Giordan e Silva, que estão em andamento, no corrente ano. Estas duas pesquisas utilizaram como instrumento para a coleta de dados a entrevista. A pesquisa de Giordan "Professores iniciantes na Rede Municipal de Ensino: desafios e dilemas dos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental" indicaram que o início da docência têm sido difícil para a maioria dos professores iniciantes que atribuíram as dificuldades ao distanciamento entre a teoria e prática e ao fato de lhes serem disponibilizadas escolas localizadas em contextos mais difíceis, além de turmas/horários "sobrantes". Destacam que são bem acolhidos e acompanhados pelas escolas, ressaltando o papel dos supervisores como os que mais os auxiliam. Salientaram a indisciplina, a desmotivação dos alunos, a ausência da família e as condições de trabalho como os principais desafios e dilemas enfrentados neste período inicial. Como necessidades formativas, propõem a troca de ideias/experiências e destacam como temáticas prioritárias o uso de tecnologias e a inclusão de alunos com deficiência. Os resultados da pesquisa de Silva "Ações de formação continuada: necessidades formativas e fontes de aprendizagens dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental" revelaram que os professores consideram os cursos oferecidos pela Rede insuficientes. Necessitam que as ações de formação continuada promovam aproximação entre teoria e prática e que suas expectativas e necessidades de formação sejam tomadas como ponto de partida no momento de planejar estas ações. Os cursos mais contributivos, na percepção dos docentes, são aqueles que oferecem uma continuidade do processo formativo, contemplam suas experiências, para que possam socializar os sucessos e as dificuldades e lhes propiciem reflexões sobre sua prática em espaços coletivos de aprendizagem.

Apoio / Parcerias: CNPq Capes UNIVILLE

Um olhar crítico sobre as tecnologias emergentes do contexto do ensino aprendizagem da arte

  • Tais Cristina Rincawetscki, Graduando, taia.pola@gmail.com
  • Alena Rizi Marmo Jahn, MSc, lemarmo@gmail.com
  • Nadja de Carvalho Lamas, Dr(a), nadja.carvalho@univille.net

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: tecnologia, educação, arte

Um olhar crítico sobre as tecnologias emergentes no contexto do ensino aprendizagem da arte

A pesquisa de iniciação científica desenvolve um olhar crítico sobre as tecnologias emergentes no contexto do ensino aprendizagem da arte. Tornar-se essencial para apurar este olhar conhecer e compreender os conceitos que se relacionam ao tema, como os conceitos acerca do que é o virtual, a cibercultura, a hipermídia, as relações entre arte e tecnologia e a educação nas linguagens virtuais.

Relaciona-se o virtual com a fita de Moebis, como descreve Pierre Lévy, ao percorrer esta fita o interior passa a ser exterior e o exterior também torna-se interior. O virtual e o real interpenetram-se, constituindo a rede da comunicação que se forma no pós-moderno. Entre os objetivos desta pesquisa está o interesse em explorar os recursos interativos de sites com material educativo em artes, entende-se por material interativo aquele que permite números de associações a serem combinadas pelo usuário.

Nesta pesquisa analisa-se o site do Itaú Cultural (http://novo.itaucultural.org.br/), site organizado numa estrutura rizomática, com facilidade de interligar todos os conteúdos, apresenta um hipertexto de característica interativa, no qual os diferentes links levam às diferentes áreas de conhecimento. O material educativo disponibilizado virtualmente está vinculado com a ação educativa do centro cultural, núcleo que visa promover a reflexão e o senso crítico sobre a arte. Porém este material é de mínima interação virtual com o público, tratando-se de um material a ser impresso e trabalhado na dimensão do real, ou seja, na própria sala de aula. Este caderno de atividades tem sua metodologia de ensino/aprendizagem fundamentado na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, destacando a leitura de imagens, contextualização e a prática artística.

No entanto, é importante destacar a Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileiras, que reuni 7.684 verbetes, entrecruzando informações presentes no site, relacionadas às artes visuais, arte e tecnologia, literatura, teatro, cinema, dança e música.

A pesquisa aborda também site de artistas, portanto está em fase de análise o catálogo raisonné da artista Tarsila do Amaral e o projeto Portinari do artista Cândido Portinari. Neste observa-se a qualidade das imagens, assim como as ferramentas de interatividade que proporcionam a absorção do conhecimento verdadeiramente útil. Segundo Lúcia Leão em sua obra o “Labirinto da Hipermídia” entre estas ferramentas é importante analisar a qualidade do zoom, relacionando o tamanho da obra a escala humana, e o local que a mesma ocupa no espaço expositivo.

Uma cartografia das políticas públicas para a Juventude 2006-2010

  • Thaize de Fáveri, Graduando, thaize.defaveri@hotmail.com
  • Raquel Alvarenga Sena Venera, Dr(a), raquelsenavenera@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Política pública, Juventudes, sentidos

De acordo com o IBGE temos no Brasil 34 milhões de jovens entre 15 e 24 anos. Isso significa dizer que nunca tivemos tantos jovens/adolescentes entre nós, e, de acordo com os índices de natalidade que a mesma instituição apresenta, não teremos nos próximos anos a repetição deste fenômeno. O discurso jurídico, que constitui os sujeitos políticos do Estado, inaugura o sujeito jovem político em seu texto na emenda constitucional 65, de 13 de julho de 2010, que altera a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Constituição Federal (1988) e modifica o seu art. 227, incluindo os cuidados dos interesses da juventude, durante os eventos de celebração dos vinte anos de Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ao mesmo tempo em que aprova também o discurso da lei 8.069, do Plano Nacional de Juventude, regulamentado cinco anos antes pela lei 11.129, que criou a Política Nacional de Juventude (PNJ), o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a Secretaria Nacional de Juventude em 30 de junho de 2005. Diante desse contexto essa pesquisa buscou mapear os sentidos de juventude presentes nos Guia Nacional de Políticas para Juventude de 2006 e 2010 disponibilizados pela Secretaria Nacional de Juventude. Foi elaborada uma cartografia dessas políticas, priorizando seus objetivos, público alvo, ministério e ou órgãos públicos que oferece a política, quem pode acessá-la, a presença ou não de bolsas de estudo, e especialmente os sentidos de juventude explícitos na apresentação da política. Para a análise desses sentidos foi utilizada a Teoria do Discurso orientada por Ernesto Laclau, especialmente os conceitos de hegemonia, significante vazio e cadeias de equivalência. A partir desses conceitos entendemos que o sentido cronológico de juventude de baixa renda está bastante evidente nessas políticas e que aquelas que os preparam para a fase adulta produtiva são em grande número. Historicamente os jovens já foram identificados como uma fase de transição entre a infância e o adulto. Entendidos em um lugar da negação, o “não criança” ou o “não adulto”. Esse sentido de transição vem sendo muito criticado e os discursos das políticas destinadas aos jovens, como pode ser verificado nos Guias (2006;2010), vêm de forma concorrencial ao sentido de transição dizer sobre a intenção e urgência de evocar o protagonismo do jovem, ou seja, concebê-lo como sujeito histórico no tempo presente que nos é contemporâneo.