Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A influência do comportamento humano do gestor no processo decisões financeiras - um estudo de caso com contadores que trabalham em escritórios contábeis dos municípios de Piên, Rio Negrinho, Campo Alegre e São Bento do Sul.
  2. A (im)possibilidade do in dubio pro societate no processo penal democrático
  3. A (in) compatibilidade entre o direito à propriedade intelectual e o acesso à saúde: a não patenteabilidade de medicamentos destinados a doenças negligenciadas
  4. A aplicação das Parcerias Público Privadas no âmbito do sistema prisional brasileiro
  5. A concepção de propriedade na primeira república
  6. A criação da Defensoria Pública em Santa Catarina após a decisão do Supremo Tribunal Federal (14/03/2012)
  7. A efetivação da tríplice hélice atraves da parceria público privada
  8. A importância do processo de comunicação na contabilidade gerencial.
  9. A linguagem dos quadrinhos: literatura, arte e conhecimento
  10. A Pena de Morte no Cinema
  11. A Prática do Ambush Marketing e da Pirataria nos Mega Eventos Esportivos. Leading cases e efeitos jurídicos esperados a partir da consequente violação aos direitos de propriedade intelectual dos organizadores e patrocinadores oficiais
  12. A utilização da animação na internet. Evolução diferentes aplicações e técnicas.
  13. Aplicação do design de superfície em uma mini coleção de eco joias para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville
  14. Aplicação do design de superfície na moda canina visando à sustentabilidade do Abrigo Animal de Joinville
  15. Área imagética de projetos de geração de renda
  16. Balança comercial dos plásticos e a desindustrialização da cadeia produtiva
  17. Cartilha Sempre Viva
  18. Conectividade e Redes Sociais nas grandes empresas da microrregião do alto Rio Negro: Mapeamento do uso e influência nos processos de gestão.
  19. Design de interiores para ambientes domésticos de HIS: estudo de plantas, leiautes e mobiliário
  20. Ecobanner: Reaproveitamento de lonas de descarte
  21. Educação e sensibilização: Representações do patrimônio histórico, sociocultural e ambiental para as políticas públicas na escola
  22. Elementos sobre as relações pedagógicas no ensino superior com os acadêmicos da Geração Y matriculados nas universidades do Alto Rio Negro
  23. Estudo sobre o conceito perante as maiores empresas locais, da Univille Campus de São Bento do Sul, como formadora de profissionais.
  24. História e demais aspectos do sistema de patentes no Brasil
  25. INCENTIVOS FISCAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS
  26. Inovação no Município de Joinville
  27. O design otimizando o uso de armários domésticos com parâmetros ergonômicos
  28. O design retrô e vintage na indústria moveleira: uma análise dos elementos visuais aplicados em Rio Negrinho e região.
  29. O patrimônio industrial: A percepção em Joinville-SC
  30. O plágio em textos acadêmicos: caracterização e análise de jurisprudências
  31. Panorama da gestão da inovação nas indústrias químico-plásticas de Joinville
  32. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EM PEQUENAS EMPRESAS
  33. Plataformas digitais como apoio a educação universitária: uma nova proposta de arquitetura de informação para a interface do ambiente virtual da Univille
  34. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE COMPÓSITOS COM FIBRA DE PUPUNHEIRA VISANDO A CRIAÇÃO DE PRODUTOS
  35. Projeto gra
  36. Reflexões sobre gestão e o parque estadual acaraí de são francisco do sul/sc
  37. Uma análise das políticas de segurança pública da guarda municipal para a proteção do patrimônio público de Joinville
  38. Uma investigação da produção de resíduos industriais como subsídios para processos de artesania
  39. Via Gastronômica de Joinville: uma análise tipográfica
  40. Via Gastronômica de Joinville: uma análise tipográfica
  41. Viabilidade Econômica na geração de Créditos de Carbono
  42. Violência doméstica: Uma violência de gênero, em Joinville.
  43. Vídeo documentário: gravura no sul do Brasil

Resumos

A influência do comportamento humano do gestor no processo decisões financeiras - um estudo de caso com contadores que trabalham em escritórios contábeis dos municípios de Piên, Rio Negrinho, Campo Alegre e São Bento do Sul.

  • KARIN REGINA JUNG, Graduando, karin.jung@univille.br
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Finanças Comportamentais, Decisões financeiras, Comportamento humano

O presente estudo tem por objetivo verificar se o perfil humano dos contadores que trabalham nos escritórios de contabilidade dos municípios de Piên, São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho interfere na tomada de decisões do âmbito Financeiro. Assim delimitada, a pesquisa teve cunho qualitativo, aplicada por meio de um questionário direcionado aos contadores dos municípios supracitados, totalizando dez gestores. Para análise dos resultados obtidos por meio dos questionários mencionados, foi considerado como referencial os elementos teóricos estudados. Considerando os dados coletados foi possível perceber que metade dos entrevistados reconhece que não avalia todas as possibilidades antes de tomar uma decisão no âmbito financeiro, mas por outro lado pode-se constatar que os outros profissionais analisam todas as informações disponíveis, para assim conseguir tomar a melhor decisão, e que estes também levam em consideração as tendências do mercado para aumentar o êxito do investimento. Quando colocados diante de situações sobre perdas e ganhos, pode-se verificar que 90% dos contadores optam por um ganho seguro, mesmo que exista a possibilidade de investir em algo mais rentável e com risco maior. Já quando se trata de perdas, a situação se inverte, 60% dos entrevistados optam pela perda não definida, pois levam em consideração que nessa hipótese existe uma pequena chance de não perder nada. Também pode ser verificado que os gestores acreditam que as emoções podem interferir em suas decisões, isso pode ser constatado pela afirmação escolhida por 60%dos gestores, indicando que quando não estão bem emocionalmente adiam a decisão a ser tomada. A maioria tem consciência que suas emoções podem influenciar em suas decisões no momento de contratar um novo funcionário, apostando na escolha de candidatos mais racional. No atinente à promoção funcional dos funcionários, 53% considera principalmente o desempenho, seguido por 30% que avaliam a disponibilidade em aprender. Com esses resultados, pode-se verificar que a hipótese que se confirmou foi a que os gestores acreditam que o perfil humano está ligado à tomada de decisão de âmbito financeiro, fazendo com que os mesmos levem isso em consideração no momento de contratar um funcionário. Os resultados deste estudo partilhados com os gestores podem melhorar sua atuação, lhes oferecendo reflexões e contribuições significativas acerca do processo de tomada de decisões nas empresas.

Apoio / Parcerias: Contabilidade Grosskopf; RM Contábil; Zipperer Contabilidade; JKS Contabilidade; Drevek Contabilidade; Liebel Contabilidade; Escritório de Contabilidade São Bento; Sucesso Contabilidade; Organizações Contábeis; Grossl Contabilidade.

A (im)possibilidade do in dubio pro societate no processo penal democrático

  • JOSÉ EDILSON DA CUNHA FONTENELLE NETO, Graduando, jose.edilson@univille.br
  • Luana Carvalho da Silva Gusso, Dr(a), lu_anacarvalho@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Constituição, Democracia, Presunção de Inocência

O presente trabalho tem por escopo demonstrar a problemática gerada com o famigerado princípio "in dubio pro societate", que, através de uma corrente pan-principiológica, vem ganhando terreno na jurisprudência - e doutrinas voltadas a concursos -, em que pese a ausência de previsão legal para tal. Dessa forma, através de um escorço histórico acerca dos fundamentos axiológicos do Direito e Processo Penal, em conjunto com a teoria da argumentação, busca-se, colocar o "in dubio pro societate" em seu lugar de origem, como o "in dubio pro reo", em vista do Estado Democrático de Direito, constitucionalmente consagrado. A metodologia do presente dividiu-se em duas etapas, onde a primeira consistiu em um video-documentário, entrevistando autoridades, o que, se possível, será demonstrado no evento em questão. A segunda parte consiste em uma pesquisa através de um referencial teórico, que busca a produção de um artigo científico. Portanto, busca-se, através de um abrangente referencial teórico demonstrar ser o "in dubio pro societate" - da maneira como vem sendo invocado, frise-se - "in dubio pro autoritate" ou "contra reum", o que viola a constituição e demais tratados internacionais. Dessarte, cumpre ressaltar que busca-se, através de uma visão multidisciplinar (Sociologia, Filosofia, História e Direito) (des)velar o falso princípio jurídico aqui tratado.

A (in) compatibilidade entre o direito à propriedade intelectual e o acesso à saúde: a não patenteabilidade de medicamentos destinados a doenças negligenciadas

  • MYRRENA INÁCIO, Graduando, myrrena@gmail.com
  • Patrícia de Oliveira Areas, Dr(a), patricia.areas@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: patentes, medicamentos, doenças negligenciadas

A presente pesquisa tem como foco as doenças negligenciadas – aquelas que não apresentam atrativos econômicos para o desenvolvimento de fármacos, quer seja por sua baixa prevalência, ou por atingir população em região de baixo nível de desenvolvimento. Este tema está inserido num contexto paradoxal de duas realidades: uma com altos investimentos em pesquisa, desenvolvimento & inovação (P,D&I) por grandes laboratórios; outra, com descaso refletido pela ausência de pesquisa e tecnologia inovadora para tratar de doenças que atingem populações com menor poder aquisitivo. Nesse cerne, surge a discussão sobre a compatibilidade ou não entre o direito à propriedade intelectual e o direito ao acesso à saúde. Esta discussão foi corroborada pelo Projeto de Lei nº 3945/2012 que prevê a não patenteabilidade de medicamentos destinados a doenças negligenciadas e a promoção da produção destes medicamentos sem pagamento de royalties. Os objetivos desta pesquisa consistem na análise dos efeitos da eventual aprovação do Projeto de Lei 3945/2012, das ações e pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos para as doenças negligenciadas e das vantagens e desvantagens da concessão de licenças compulsórias para os medicamentos destinados a doenças negligenciadas, bem como, da produção desses medicamentos. A metodologia de pesquisa adotada foi o método indutivo, uma vez que teve como ponto de partida o Projeto de Lei 3945/2012, analisando-se posicionamentos favoráveis e contrários à aprovação do referido projeto, o cenário das doenças negligenciadas e das patentes de medicamentos. Destarte, durante o desenvolvimento da pesquisa, verificou-se que, ainda que exista uma lacuna de P,D&I para os fármacos destinados a doenças negligenciadas, tanto o referido Projeto de Lei quanto a concessão de licenças compulsórias não se mostram viáveis e eficazes ao ponto de garantir a compatibilidade entre o direito à propriedade intelectual e o acesso à saúde. A melhor alternativa ainda é a manutenção do fomento à P,D&I para as doenças negligenciadas.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille - FAP

A aplicação das Parcerias Público Privadas no âmbito do sistema prisional brasileiro

  • GUILHERME EBERHARD SOARES, Graduando, guilhermesoares@univille.br
  • WALDEMAR MORENO JUNIOR, MSc, waldemar.moreno@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Sistema Prisional, Preso, Parcerias Público Privadas

O instituto das Parcerias Público-Privadas, instituído pela lei 11.079/04, aparece com a finalidade de atrair investimentos, do parceiro privado, em infraestrutura e prestação de serviços públicos, mediante contrato administrativo no qual há pagamento de contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado. A princípio, o instituto surge como uma ferramenta do Estado que, quando não possui recursos nos orçamentos públicos, delega a prestação de serviços e/ou construção de obras de interesse público, ao parceiro privado. O problema surge quando falamos de privatização no setor prisional, tendo em vista que o objeto de lucro do parceiro privado no contrato administrativo é a pessoa encarcerada. Dessa forma, devemos tomar muito cuidado na aplicação deste instituto no âmbito do sistema prisional. Desse modo, iniciei o presente projeto de iniciação científica com o principal intuito de verificar os pontos negativos e positivos da aplicação de tal instituto no setor prisional, de forma a pesar os prós e contras na sua aplicação e chegar a uma conclusão se esta é realmente uma saída do Estado diante das dificuldades de gestão dos serviços públicos, principalmente o sistema carcerário. A metodologia científica utilizada no estudo, quanto à abordagem, foi uma pesquisa qualitativa, quanto à natureza, foi feita uma pesquisa básica, quanto aos objetivos, foi feita uma pesquisa exploratória, quanto aos procedimentos, uma pesquisa bibliográfica. Em relação ao tema, há aqueles que acreditam ser um grande perigo para a própria sociedade a implantação das parcerias público-privadas no âmbito do sistema prisional, pois o parceiro privado só está preocupado com o lucro e, diante disso, fará qualquer coisa para obter tal lucro, como ocorre nos EUA. Contudo, no Brasil, o Parceiro Privado detém a atribuição tão somente de prestar os serviços tais como: higienização das celas, serviços odontológicos aos presos, revista dos presos, segurança interna; ficando a cargo do ESTADO a monitorização e fiscalização dos serviços prestados. Desse modo, é válida a aplicação deste instituto no sistema prisional brasileiro, tendo em vista a eficiência do parceiro privado na prestação do serviço, tendo como real beneficiária a sociedade como um todo que se vê diante de um baixo nível de reincidência criminal, quando falamos dos estabelecimentos prisionais privados.

A concepção de propriedade na primeira república

  • LETÍCIA DE OLIVEIRA, Graduando, leticiaoliveira@univille.br
  • Eleide Abril Gordon Findlay, MSc, efindlay@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Terras, Propriedade, Concepção

A discussão conceitual de propriedade se colocou como fundamental para a compreensão da política fundiária no período da primeira República, a partir do objetivo geral estabelecido, isto é, a identificação de concepção de propriedade tanto no ordenamento jurídico como nos discursos e relatórios enviados à Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos governantes catarinenses durante o referido período. Com relação ao ordenamento jurídico foram analisados os seguintes atos normativos: a Lei de Terras de 1850, o Código Civil de 1916 e a Constituição de 1891. O levantamento de dados relativos aos documentos do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina no período republicano, 1889-1930, foi realizado no acervo digitalizado do Center for Research Libraries – CRL. As autoridades governamentais de maneira geral tinham como principal preocupação a ocupação do território, através do estabelecimento de colônias estrangeiras, da venda de terras devolutas, além da necessidade da medição e discriminação de terras, inclusive como forma de sanar irregularidades herdadas do período imperial relativas às terras devolutas. De maneira geral, no inicio do século XX, os governadores de Santa Catarina demonstravam uma constante preocupação com o povoamento do território catarinense para que o progresso agrícola se efetivasse. Com relação ao ordenamento jurídico pode-se afirmar que se passou do regime de concessão, sistema sesmarial, para o de propriedade plena, resultante do processo histórico da constituição das sociedades. Na sociedade brasileira a propriedade, desde o processo de colonização até o final do século XIX, o conceito deixou de significar um bem coletivo para passar a uma concepção individual, exclusiva e plena, própria dos princípios liberais. A concepção de propriedade privada capaz de ser patrimoniada, ou seja, usada, fruída e acumulável de forma absoluta pelo seu proprietário. Esta concepção é diferente da concepção de posse. O proprietário não é posseiro. Desde o começo da colonização das terras catarinenses, há aqueles que tomaram posse ilegítima e os que as receberam através dos regimes de terras. Alguns as legitimaram, outros continuaram usufruindo-a sem documentação alguma. Enfim, a política fundiária se coloca como discussão através dos conceitos de propriedade e posse, sendo que propriedade é uma característica liberal, perdendo a sua função social para tornar-se patrimônio individual.

A criação da Defensoria Pública em Santa Catarina após a decisão do Supremo Tribunal Federal (14/03/2012)

  • MAÍTA MEDEIROS E SILVA, Graduando, maitamedeiros@hotmail.com
  • FERNANDA BRANDÃO LAPA, MSc, flapa@iddh.org.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Defensoria Pública, Estado de Santa Catarina, Acesso à Justiça

A instituição da Defensoria Pública em Santa Catarina tem sido alvo de intensos debates, especialmente face à determinação do Supremo Tribunal Federal, em 14 de março de 2012, quando do julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade nº 3892 e 4270, de que o estado deveria implementar o órgão dentro do prazo de 12 meses. As discussões permeiam a garantia do direito de acesso à justiça e o papel social da defensoria, incumbida de prestar assistência jurídica integral e gratuita na defesa dos economicamente hipossuficientes. Nesse contexto, o presente projeto tem por escopo acompanhar o processo de implantação da Defensoria Pública em Santa Catarina, descrevendo as etapas de sua criação e a realidade atual da instituição. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o direito de acesso à justiça em doutrinas e periódicos, bem como procedeu-se à análise da legislação e de notícias veiculadas na mídia acerca do tema. Os resultados da pesquisa evidenciam os avanços e desafios enfrentados pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina. As principais conclusões do trabalho remetem ao exíguo número de defensores e à insuficiência de recursos para o pleno atendimento da população catarinense. Ademais, ao término do projeto, em dezembro de 2013, pretende-se produzir e publicar um artigo científico junto ao relatório a ser entregue ao final dos onze meses de sua duração, o qual apresentará os dados concretos sobre a defensoria no estado, a contribuir para futuras pesquisas e avaliações sobre o assunto em questão.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio à Pesquisa da Univille.

A efetivação da tríplice hélice atraves da parceria público privada

  • ANA CAROLINA VAVASSORI DE FREITAS, G, anacarolina.freitas@univille.br
  • Patricia Oliveira Areas, Dr(a), patricia.areas@univille.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Tríplice Hélice, Parceria Público Privada, Parque Tecnológico

Uma das formas de criar condições que promovam o desenvolvimento econômico e social de um país é através do estímulo à pesquisa científica e tecnológica, de forma que esta fomente a atividade inovadora nos diversos setores da sociedade. O aumento da ciência e tecnologia num determinado país não se dá de forma espontânea e instantânea. Por este motivo, vários Estados incentivam políticas industriais com base no desenvolvimento tecnológico e inovação, resultando em ganhos de competitividade e desenvolvimento sócio-econômico. Outro aliado neste desenvolvimento são as universidades, além de fornecer mão de obra qualificada, incentivam e desenvolvem pesquisas de novas tecnologias. Assim, este trabalho tem como objetivo o estudo da viabilidade da criação de Parques Tecnológicos instituídos através de Parcerias Público Privada. Os Parques tecnológicos são complexos desenvolvidos com o intuito de receber empresas cuja atividade principal é o desenvolvimento de P&D juntamente com universitários, ambos previamente vinculados ao parque. Já a Parceria Público Privada baseia-se numa relação entre o Estado e um ente privado para o desenvolvimento de um projeto onde ambos tenham interesse. Utilizando-se a metodologia dedutiva, o estudo apresenta conceitos básicos da Teoria da Tríplice Hélice, tendo esta teoria o escopo de aproximar os três principais pilares para a criação de inovação, a indústria, o Estado e as universidades, sendo o modelo o impulsionador dos Parques Tecnológicos, Além disso, apresenta os conceitos de Parques Tecnológicos e a fundamentação jurídica para a instituição e manutenção de Parcerias Público Privada, possibilitando desta forma a analise de integração das Parcerias Público Privada e o modelo da Tríplice Hélice na instituição de Parques Tecnológicos, apontando algumas vantagens e dificuldades existente na gestão da inovação neste modelo. Com base nos conceitos estudados verificou-se que a Parceria Público Privada é uma das alternativas jurídicas possíveis para a instituição de Parques Tecnológicos, com vantagens significativas, como a segurança jurídica e a possibilidade de investimentos coordenados entre ente público e privado tendo como fiscalizador a própria Administração Pública. Entretanto, o instrumento jurídico mostra-se pouco utilizado, por ser relativamente novo e de grande complexidade o seu processo de criação, além de envolver um montante significativo a sua instituição

A importância do processo de comunicação na contabilidade gerencial.

  • SILVANA CZORNEI, Graduando, sill_vana@yahoo.com.br
  • Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Contabilidade gerencial, Processo de comunicação, Tomada de decisão

A pesquisa realizada trata do processo de comunicação em pequenas e médias empresas do ramo de fabricação de móveis do município de São Bento do Sul, este processo relacionado à Contabilidade Gerencial. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com aplicação de questionários em 20 pequenas e médias empresas moveleiras e em 20 escritórios de contabilidade que prestam serviços a essas empresas. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, levando em consideração as rotinas e a percepção dos administradores, gestores e contadores sobre o processo de comunicação. O objetivo do trabalho foi contribuir para a avaliação e criação de estratégias visando a comunicação mais eficaz entre empresas e escritórios de contabilidade tendo como base de funcionamento os processos da Contabilidade Gerencial, uma importante ferramenta de apoio à gestão e tomada de decisão das empresas. A partir da análise dos dados, foi possível verificar na amostra estudada que a comunicação entre empresas e escritórios de contabilidade é freqüente, porém não é eficaz para aplicação da contabilidade gerencial, pois se percebeu que esta comunicação está mais voltada para esclarecimento de dúvidas técnicas em relação ao fisco e questões burocráticas das empresas, e não dúvidas estratégicas no que tange à contabilidade. Em relação à contabilidade gerencial, 80% dos escritórios entrevistados responderam que conhecem esta ferramenta, mas apenas 64% a utilizam como diferencial de serviço aos seus clientes. Por sua vez, somente 50% das empresas entrevistadas afirmaram conhecer e utilizar esta ferramenta da contabilidade, porém as que não utilizam responderam que nunca obtiveram conhecimento desta por parte dos contadores. Estes 50% manifestaram interesse em conhecer e usar a contabilidade gerencial em seu negócio, o que aponta novos caminhos para o trabalho de pesquisa no sentido da importância de sua continuidade em 2014. Este pode ser um nicho de atuação em que os acadêmicos e egressos da contabilidade invistam, buscando aperfeiçoamento sobre o assunto. Como principal conclusão destaca-se que os dados confirmaram a falta de comunicação e divulgação da contabilidade gerencial por parte dos contadores e que este ainda é um campo que deve ser mais explorado, criando-lhes diferencial competitivo. Portanto, afirma-se que é necessário o aperfeiçoamento do processo de comunicação no serviço de contabilidade, especialmente se tratando de aplicar a contabilidade gerencial, com os seus usuários para que a informação seja uma verdadeira fonte de conhecimento para a tomada de decisão em um negócio.

A linguagem dos quadrinhos: literatura, arte e conhecimento

  • TATIANE CRISTINE PEREIRA, Graduando, tati_tcp@hotmail.com
  • Nielson Modro, MSc, nielson@modro.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Histórias em Quadrinho, Literatura, Conhecimento

Atualmente, há uma grande dificuldade por parte dos professores em atrair a atenção das crianças em sala de aula e de propor atividades que venham de encontro com o interesse destas crianças. O uso dos quadrinhos em sala de aula pode proporcionar muito conhecimento e reflexão através da arte e da literatura apresentada, possibilitando às crianças uma nova forma de aprendizado, mais divertida e prazerosa, pois utiliza uma ferramenta na qual elas têm contato frequentemente. O projeto de pesquisa “A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento” tem por objetivo desenvolver um banco de dados com histórias em quadrinhos que contenham elementos que possam ser utilizados em sala de aula. Objetiva ainda mostrar que os quadrinhos não são somente entretenimento ou subliteratura, mas podem ser trabalhos carregados de simbolismos e críticas sociais que podem ser utilizados para fortalecer, de forma lúdica, os debates em torno de temas diversificados, explorando todos os aspectos que essa forma de leitura pode oferecer, como a linguagem, a imagem e o contexto. A autora, ao atuar junto com o projeto buscou encontrar histórias que pudessem ser utilizadas em sala de aula, auxiliando no processo ensino aprendizagem. Tem-se portanto uma visão das histórias em quadrinhos como ferramenta didática e também como fonte de discussões sobre a linguagem apresentada nos quadrinhos como forma de complementar o ensino e como isto pode contribuir para o conhecimento e aprendizado das crianças em fase escolar.

A Pena de Morte no Cinema

  • CARLA REGINA BELLO, Graduando, carla.bello@univille.br
  • NIELSON MODRO, MSc, nielson@modro.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: PENA DE MORTE, CINEMA , VIDA

A Pena de Morte é, sem dúvida, um assunto de extrema polêmica e diante deste tema encontram-se opiniões divergentes. Na busca da valorização da vida e dos direitos e garantias fundamentais do ser humano, construindo novos paradigmas, também a indústria cinematográfica tem produzido filmes relacionados a assuntos de suma importância e polêmicos como a pena capital, sem dúvida auxiliando a gerar discussões e questionamentos voltados à vida, à segurança, à liberdade, entre outros assuntos relacionados. O projeto Cineducação há anos busca oferecer suporte teórico a professores que queiram utilizar o cinema como recurso didático, e durante 2013 foi realizada uma pesquisa focada em filmes com a condenação à morte como tema principal. Sem dúvida, se utilizado e de forma correta, o cinema pode ser uma excelente ferramenta auxiliar para reflexões mais profundas. Sem a intenção de dar conta de finalizar a discussão sobre o assunto o estudo realizado focou o cinema inserido na perspectiva do mundo jurídico, mais precisamente no assunto da Pena de Morte, e buscou-se mostrar que a vida dos seres humanos é essencial e especial, e que muitas vezes podem ser cometidos erros e injustiças ao condenar uma pessoa à morte.

A Prática do Ambush Marketing e da Pirataria nos Mega Eventos Esportivos. Leading cases e efeitos jurídicos esperados a partir da consequente violação aos direitos de propriedade intelectual dos organizadores e patrocinadores oficiais

  • FELIPE BERTASSO TOBAR, Graduando, felipe.tobar@univille.br
  • Patricia Areas, MSc, patricia.areas@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Mega Eventos, Marketing de Emboscada, Pirataria

A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, tem provocado várias polêmicas, principalmente no que tange as mudanças legislativas relacionadas a propriedade intelectual, sobretudo porque para certa parte da doutrina, a legislação pátria pré-existente abarcaria as consequências jurídicas advindas da realização de tais mega eventos. Nesse cenário, o presente projeto de pesquisa tem por escopo evidenciar os principais meios legais e práticos de proteção às marcas e outros sinais de identificação dos organizadores e patrocinadores oficiais. Em especial, visa o estudo aprofundado do marketing de emboscada e sua distinção com a pirataria, no qual se buscou dissipar dúvidas correntes, com a apresentação de conceitos, modalidades, malefícios e benefícios de tal prática, que ainda divide opiniões acerca de sua (i)legalidade e (i)moralidade. O método adotado foi o dedutivo, uma vez que partiu de normas gerais como a Lei Geral da Copa (12.395/2011) e Lei do Ato Olímpico (12.035/2009) para a análise de situações particulares, a saber, das repercussões de suas disposições em plano prático. Ademais, por meio de pesquisa bibliográfica, foram utilizadas referências de livros, revistas jurídicas e legislação, além de informações de palestras e contato direto com os operadores do direito desportivo envolvidos na seara da propriedade intelectual. Daí que a partir do estudo da evolução das competições em apreço, em nível publicitário e econômico, foi possível entender as razões das constantes exigências dos organizadores, perante os países e cidades sedes, com vistas à minimização de prejuízos à imagem dos patrocinadores oficiais, considerados indispensáveis financiadores. Logo, não foi surpresa a inserção nas novas legislações, de dispositivos específicos para delimitar e, se preciso, sancionar civil e criminalmente, terceiros que praticarem atos de pirataria ou marketing de emboscada, esse último considerado capaz de ludibriar o intelecto do público acerca dos reais parceiros, apoiadores e patrocinadores oficiais. De outro viso, procedeu-se na análise de ‘leading-cases’ advindos das duas últimas edições das Copas do Mundo, que tiveram o condão de refletir efeitos significativos no modus operandi da FIFA, frente ao sistema organizacional implantado para a Copa de 2014. Nesse sentido, logrou-se acesso a lista das marcas e símbolos relacionados aos eventos sob proteção do INPI. Por fim, dentre as mais de 100 ações publicitárias contrárias aos interesses de organizadores, constatadas em eventos esportivos, surpreendentemente, colheu-se exemplo oriundo da cidade de Joinville, que se denunciado, poderá gerar graves consequências jurídicas e comerciais aos envolvidos.

A utilização da animação na internet. Evolução diferentes aplicações e técnicas.

  • ILANA THAÍS DE ANDRADE, Graduando, ilana.andrade@univille.br
  • Alenza Rizi Marmo Jahn, MSc, alena.marmo@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Animação, Internet, Interação

Animação é o ato ou efeito de animar. É projetar imagens sequencialmente transmitindo a ilusão de movimento. Permite amplas possibilidades de criação e aplicação, sendo utilizada sobretudo para fins de entretenimento. A internet como meio apresenta grande potencial no ramo de animação, pois ela possibilita aos animadores contato direto com seus expectadores sem sair de casa. Da mesma forma, possibilita aos desenvolvedores web, a possibilidade de colocar tempo no espaço, atendendo a necessidade de comunicar de forma rápida e sucinta, conforme a internet requer; Em 1995 a empresa Macromidea criadora do software que evolui ao Flash, faz um acordo com um dos primeiros navegadores existentes na internet, o Netscape, o qual incorpora o software, permitindo que o usuário da internet visualizasse animações pelo navegador. Ja existiam algumas animações online, desenvolvidas no formato GIF, porém limitadas dentro de sua capacidade de transição. Esse acordo impulsiona o desenvolvimento de animações para internet, surgem webseries, charges e a publicidade se apropria desse recurso em banners, como atrativo por possibilitar uma experiência diferenciada aos usuários. Segundo Ward Hanson - Principles of internet Marketing, 2000, a animação é um dos elementos que garante maiores índices de cliques. Neste momento os expectadores que assistem eventualmente animações em televisão e projeções, ao acessarem animações na internet tornam-se usuários, assumindo total controle da reprodução. É necessário atentar para a experiência que o usuário terá, como cita Jesse James Garret “levar em conta todas as possibilidades de ações que o usuário gostaria de tomar e entender suas expectativas em cada passo do processo de navegação.”(The Elements of User Experience, 2011, página 19). Efeitos de transição operando como resposta a interação e sinalizações de orientação, podem ser aplicações eficientes da animação na internet como recursos facilitadores de comunicação. Além do Flash, existem outras ferramentas e linguagens que permitem o desenvolvimento de animações para internet. Em constante atualizações e etapas de normatização, cada uma com seu objetivo de aplicação, limitações e vantagens as mais atuais são HTML5, CSS3, Paralax, Javascript. Identificar a utilização da animação no desenvolvimento web, resgatar o seu processo de desenvolvimento sua evolução, sua histórica, identificar os diferentes processos de produção, linguagens e procedentes de utilização, são os objetivos deste artigo, cujos resultados apresentados, bem como as referencias utilizadas serão disponibilizados em um blog, com objetivo de compartilhar com a comunidade auxiliando profissionais e estudantes da área.

Aplicação do design de superfície em uma mini coleção de eco joias para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville

  • CAROLINE DUTKA, Graduando, caroldutka@gmail.com
  • Marina Ramos Pezzini, MSc, marinapzn@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: design de superfície, design de moda, sustentabilidade social

Para levantar recursos financeiros algumas Entidades de Interesse Social (EIS) optam por desenvolver produtos e comercializá-los. Por conter natureza não lucrativa as EIS, tendem a ter dificuldades em competir em termos de atratividade com os seus produtos promocionais no mercado. Diante disso, o Grupo de Estudos de Design de Superfície com Interesse Social da UNIVILLE – GRES, oportuniza aos acadêmicos de Design realizarem pesquisa e desenvolvimento nessa área de atuação, em benefício da sustentabilidade de EIS. É o caso do presente projeto, Aplicação do design de superfície em uma mini coleção de eco joias para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville, cuja autora participa do GRES desde sua criação, em 2010 (MARGOLIN e MARGOLIN, 2002). O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver uma mini coleção de joias com reaproveitamento de material que contribua para a sustentabilidade econômica da EIS escolhida. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: a) revisão bibliográfica, b) contatos através de telefonemas e visitas presenciais; questionário online (Preece et al, 2005); entrevistas semi estruturadas (MORAES e MONT’ALVÃO, 2008), c) análise sincrônica, análise FFOA (BAXTER, 2000), quadro de requisitos (Iida, 2005; Moraes e Mont’Alvão, 2008), painel semântico, brainstorming, geração de alternativas de patterns, joias, seleção, testes e otimização (BAXTER, 2000). Os resultados observados no questionário online revelaram que o público alvo do projeto são em sua maioria mulheres, que possuem hábitos ecológicos e que comprariam tanto eco joias quanto produtos de campanha social. Análises ficaram em evidências atrativos diferenciados para a elaboração da mini coleção. Então, percebeu-se a necessidade de elaborar um símbolo para representar esse projeto e a elaboração de eco joias para campanhas sociais que fizessem alusão a causa. Conclui-se que após os estudos teóricos e os procedimentos de mercado utilizados no design, alcançou-se o resultado de 5 colares e 10 braceletes/pulseiras que serão doados (no mês de outubro) para a EIS escolhida como incentivo para continuação deste projeto por parte deles caso exista interesse. Com este projeto foi possível entender as diversas aplicações do design de superfície, inclusive aliado ao design de moda. Também foi possível perceber que o processo criativo e escolhas de um designer podem influenciar no produto final disponibilizado para o consumo da sociedade.

Apoio / Parcerias: CNPq

Aplicação do design de superfície na moda canina visando à sustentabilidade do Abrigo Animal de Joinville

  • HELOÍSA DE OLIVEIRA BECKHAUSER, Graduando, heloisabkr@gmail.com
  • Marina Ramos Pezzini, MSc, marinapzn@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: design de superfície, design de moda, sustentabilidade social

A natureza não lucrativa das Entidades de Interesse Social (EIS) pode comprometer o potencial dos seus produtos promocionais para difundir suas causas sociais. Diante deste fato, esta pesquisa sugere uma abordagem de design de superfície como estratégia visual em produtos promocionais de moda que contribua para a sustentabilidade financeira da ONG Abrigo Animal de Joinville. A moda foi escolhida, porque vem sendo percebida como efêmera e fútil, desprezando-se o significado simbólico e cultural do vestuário; e o design de superfície, por seu apelo estético e seu potencial emocional (PEZZINI et al, 2012). Este trabalho é a continuação de uma pesquisa iniciada e realizada no ano de 2012 na modalidade PIBIC individual intitulada ‘Design de Superfície na moda para a sustentabilidade da ONG Abrigo Animal de Joinville’, a qual proporcionou a produção de uma mini coleção de moda para o publico feminino. Além de ser o trabalho de conclusão de curso proposto pela acadêmica. A proposta para este ano de 2013, é a produção de uma mini coleção de moda canina de inverno para cães de porte médio, grande e gigante. A primeira etapa desta pesquisa visou a construir bases teóricas, através de uma revisão bibliográfica que estabeleceu relações conceituais entre os termos design de moda, moda canina, ergonomia canina, modelagem, design de superfície, linguagem visual, design emocional e design social. A segunda etapa focou na metodologia de pesquisa, coleta e análise de dados através da análise sincrônica (verificação dos materiais existentes atualmente no mercado à disposição dos consumidores); FFOA dos concorrentes (análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças); painel da expressão do produto (análise de produtos similares no mercado); entrevista semi estruturada com veterinários (levantamento ergonômico das necessidades e restrições do animal); questionário online (realizado com o público alvo com intuito de conhecer as preferências); tendências do inverno 2014 e por fim, a caixa morfológica (tabela com aspectos desejáveis e obrigatórios para a produção da mini coleção). Na terceira etapa, ocorre o desenvolvimento da mini coleção, através da conceituação; produção das cartelas de materiais, cores e aviamentos; geração de alternativas de looks e patterns; definição da mini coleção. A quarta e última etapa é formada pela: otimização da mini coleção; produção das peças e suas respectivas fichas técnicas; memorial descritivo.

Apoio / Parcerias: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Graduação) individual, financiado pelo FAP - Fundo de Apoio Estudantil

Área imagética de projetos de geração de renda

  • AMANDA CRISTINA NENTWIG, Graduando, amandanentwig@live.com
  • AMANDA CRISTINA NENTWIG, Graduando, amandanentwig@live.com
  • Elenir Morgenstern, Dr(a), elenir.m@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Fotografia , AmaViva, SempreViva

Com objetivo de fornecer conhecimentos metodológicos de projeto de produto e programação visual, os projetos SempreViva, Amaviva e Vida em Flor (vinculados ao Departamento de Design) objetivam também gerar e incrementar a renda familiar das participantes. O projeto de PIBIC, ora relatado, preocupou-se com a área imagética, gerenciando novas imagens por meio de registros fotográficos sistemáticos. A parte teórica a pesquisa foi realizada na biblioteca universitária da Univille. As etapas que envolviam coletas de imagens foram realizadas nas dependências da universidade, no CAD (Centro de Artes e Design), no laboratório de costura e também no de modelagem, locais onde ocorriam as aulas e atividades do projeto. A importância das imagens dá-se ao fato de que contribuem para divulgação do projeto, uma vez que o material utilizado é proveniente de doações, além de possibilitar às participantes maior inserção nas atividades, sentindo-se efetivamente ativas. As imagens obtidas, durante a investigação, sendo efetivadas no decurso das atividades dos projetos, referem-se ao manuseio e às habilidades dentro de cada uma das disciplinas ministradas. Considerando-se que tais imagens foram produzidas enquanto os trabalhos ocorriam, não era possível selecioná-las naquele momento. Assim, as exclusões eram feitas posteriormente, no período em que estas imagens foram editadas. É importante ressaltar que o critério de exclusão se deu pela qualidade das imagens obtidas, ou seja, permaneceram as imagens de melhor qualidade e que traduziam os objetivos do projeto. A relevância da investigação, aqui apresentada, esteve em sistematizar o processo de gestão de imagem, pela percepção de que é preciso reforçar a comunicação entre o projeto e seu público-alvo: as mulheres oriundas de domicílios de baixa renda. Agregam-se a isso as várias maneiras de possibilitar aos envolvidos, neste âmbito, os ajustes necessários para torná-lo ainda mais promissor e reconhecido.

Balança comercial dos plásticos e a desindustrialização da cadeia produtiva

  • ALESSANDRO PEREIRA RAMOS, G, alessandro.ramos@univille.br
  • Gelta Madalena Jonck Pedroso, Dr(a), geltape@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Indústria de materiais plásticos, Competitividade industrial, Balança Comercial

O objetivo deste trabalho foi analisar através de informações de comércio exterior fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em nível de balança comercial, o percentual de importação e exportação e o nível de inovação tecnológica interna do setor entre 2002 e 2012. A cadeia dos insumos plásticos é muito extensa e presente em nosso cotidiano desde produtos simples até processos mais complexos e com grande valor aquisitivo, porém o aumento da participação dos produtos importados além de ameaçar diretamente o emprego de diversos trabalhadores dessa cadeia produtiva, também ameaça o futuro das indústrias desse segmento. Ademais, foi analisada a evolução da balança comercial dos principais insumos da cadeia de plásticos, foram utilizados dados do Sistema de Análise e Levantamento do Comércio Exterior - AliceWeb e o sistema de Radar Comercial também do mesmo órgão. Constatou-se que o aumento da importação de produtos bem como máquinas e moldes para produção de plásticos vindos principalmente da China no longo prazo promoverá a desindustrialização e enfraquecimento das cadeias produtivas, principalmente nas empresas do setor metalomecânico que produzem os moldes usados no setor de plástico, que possuem alto valor agregado, elevado grau de especialização e de geração de empregos

Cartilha Sempre Viva

  • DAIANE LAÍS FONTANA, Graduando, daiane_fontana@hotmail.com
  • Elenir Carmem Morgenstern, Dr(a), elenir.m@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Cartilha, Ensino aprendizagem, Design

O presente resumo apresenta o projeto de pesquisa PIBIC, intitulado “Cartilha Sempre Viva”. A referida investigação tem, como objetivo principal, desenvolver uma cartilha visual, impressa, de apoio às oficinas do projeto de extensão Geração de Renda: Mulher SempreViva. Este projeto de extensão, vinculado ao o Departamento de Design da UNIVIILE, desenvolve-se em parceria com a Secretaria de Assistência Social. A partir da experiência de sete anos de desenvolvimento do SempreViva, foi produzido um material impresso, em forma de apostila. Entretanto, tornou-se necessário, numa evolução da apostila, o desenvolvimento de uma cartilha ilustrativa, pautada nos princípios do design gráfico, de apoio ao ensino aprendizagem.A cartilha será composta por conteúdos, ministrados nas oficinas do projeto, de forma organizada – de acordo com sequência de conteúdos. A metodologia aplicada, para o desenvolvimento do projeto da Cartilha, engloba pesquisa bibliográfica e aplicação de ferramentas do Design (direcionando a diagramação e a organização de ilustrações).A partir da investigação realizada, foi aplicado o quadro de requisitos e painéis imagéticos para verificação dos principais itens para a geração de alternativas. A partir da aplicação das ferramentas de design, observou-se que a cartilha deve configurar-se em material didático e informativo com características determinantes, ilustração e linguagem adequadas às integrantes do SempreViva. A pesquisa, até então realizada, provoca-nos a repensar o material didático (apostila em uso) visando contribuir com a divulgação dos projetos geração de renda, desenvolvidos pela extensão universitária, entre comunidade acadêmica e região de Joinville.

Conectividade e Redes Sociais nas grandes empresas da microrregião do alto Rio Negro: Mapeamento do uso e influência nos processos de gestão.

  • EDINÉIA WOICIEKOVSKI, Graduando, edineia.w@hotmail.com
  • LIANDRA PEREIRA, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Conectividade e Redes Sociais, Uso e influência, Processos de gestão e relacionamento

A conectividade associada a todas as tecnologias disponíveis para a gestão nos dias atuais veio deixar ainda mais competitivo o mercado que se desenvolveu com a globalização. As redes sociais reúnem múltiplas possibilidades e oportunidades, as quais devem ser aproveitadas pelas empresas que desejam inovar em seus processos, bem como desempenham grande diferencial para os negócios das mesmas. É com base nas constantes mudanças que vêm formando o atual cenário competitivo no qual as organizações estão inseridas, que buscou-se por meio dessa pesquisa realizar mapeamento nas maiores empresas da microrregião do alto Rio Negro sobre o uso e a influência que a conectividade e as redes sociais representam nos processos de gestão e relacionamento efetuados, a fim de analisar a maneira que as maiores empresas fixadas na região pesquisada estão se posicionando frente às demandas do mercado na utilização das redes sociais, procurando conhecer quais são os processos realizados através desses mecanismos, bem como a percepção dos gestores e colaboradores acerca da influência que a conectividade e as redes sociais possuem sobre seus processos. O método utilizado para a consecução de tal objetivo foi o método qualitativo, sendo que a população abrangeu as dez maiores empresas regionais, nas quais foram abordados um gestor e três colaboradores. Os dados foram obtidos através de questionários, os quais foram elaborados com base em pesquisas bibliográficas. Através do mapeamento gerado com os dados obtidos pela pesquisa, foi possível identificar que as principais estratégias utilizadas para que as empresas adotassem o uso das redes sociais foram 16,67% para o fortalecimento da marca, e 14,58% para se comunicar com os clientes e o público. As principais atividades realizadas por meio das redes sociais são 60% para o monitoramento e controle de acesso a informações na internet pelos funcionários, e 40% para o recebimento de feedback sobre seus produtos e serviços. Das atividades que resultaram em melhorias, o relacionamento com parceiros e clientes correspondeu a 60%, e o marketing e propaganda a 50%, sendo que a participação de todos os colaboradores foi apontada como dificuldade para 30% dos pesquisados. A conectividade e as redes sociais constituem num grande desafio a ser enfrentado por todas as organizações presentes ou não na microrregião do alto Rio Negro, mas em contrapartida utilizá-las traz a oportunidade de integrar-se à vida da maioria das pessoas o que torna a gestão inovadora e moderna.

Design de interiores para ambientes domésticos de HIS: estudo de plantas, leiautes e mobiliário

  • LANA LUCIA HELENO PIAZERA, Graduando, lana.piazera@univille.br
  • Marina Pezzini, MSc, marianapzn@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: design, mobiliário, HIS

O objetivo desta pesquisa é desenvolver propostas de leiautes para armários e am-bientes domésticos, contribuindo para a habitabilidade em HIS – Habitação de Inte-resse Social. Para (a) sistematizar informações bibliográficas sobre a relação ergo-nômica das usuárias com seus armários domésticos e sua HIS, escolheu-se realizar uma revisão bibliográfica. Este procedimento encontra-se em andamento. Para (b) organizar informações sobre o público alvo, decidiu-se realizar a técnica de perso-nas: descrever personagens arquetípicos que representam grupos de usuários, bem como seus objetivos e comportamentos ao interagir com um produto. As três per-sonas geradas representam mulheres jovens (25 a 45 anos), de baixa renda (até cinco salários mínimos), seus desejos (comprar um carro, abrir uma empresa) e hábitos de consumo (produtos genéricos acessíveis). Para (c) levantar informações sobre os projetos arquitetônicos das HIS existentes, decidiu-se realizar uma análise sincrônica: descrever as plantas existentes; identificar e avaliar oportunidades de inovação e melhorias; e fixar metas para novos projetos. Esta etapa encontra-se em andamento. Para (d) listar requisitos necessários ao leiaute de ambientes e móveis para as HIS, decidiu-se realizar uma análise da tarefa. O primeiro passo foi a listagem dos elementos do sistema. Esse possibilitou perceber que os objetos estocados são numerosos e variados, mas que os armários, as atividades, os movimentos, as posturas, as durações e as queixas são poucos e se repetem. O segundo passo foi a descrição das atividades correspondentes à tarefa de usar armários: guardar e apanhar objetos, manter os armários limpos e organizados, assistir à televisão, trabalhar, lavar e secar louças. Essas envolvem movimentos de extensão, torção, inclinação e agachamento, bem como posturas em pé e sentada, com duração curta a média e possível ocorrência de fadiga, dores e acidentes. O terceiro passo foi a descrição das queixas que as usuárias manifestam em relação às atividades domésticas. A fadiga diz respeito às cargas física e mental da tarefa, sendo que a carga física corresponde ao desgaste provocado pelo manejo de cargas, pela repetição de movimentos e pela duração de posturas e a carga mental corresponde ao desgaste provocado pela programação e pela cobrança das atividades. As dores dizem respeito a lesões causadas pelo desgaste físico. E os acidentes dizem respeito a lesões causadas pelo desgaste físico, pelo desgaste mental ou por problemas no arranjo espacial. A etapa final desta pesquisa será o desenvolvimento de rafes com propostas de leiautes para os móveis e ambientes domésticos, contribuindo para a habitabilidade em HIS.

Ecobanner: Reaproveitamento de lonas de descarte

  • LETÍCIA HERMES, Graduando, lethermes@gmail.com
  • Elenir Carmen Morgenstern , Dr(a), elenir.m@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design, Sustentabilidade, Descarte de banner

Este resumo apresenta o desenvolvimento da pesquisa de iniciação científica intitulada "ECOBANNER", desenvolvida no decorrer do ano atual. A referida investigação objetivou investigar, em termos teóricos e práticos, possibilidades de desenvolvimento de artefatos ambientalmente amigáveis que, por meio da aplicação de ferramentas do campo do design e reuso de banners descartados pela UNIVILLE, auxiliem na visibilidade dos projetos de pesquisa e extensão da própria universidade. A metodologia empregada englobou revisão bibliográfica, pesquisa visual prática, uso de ferramentas do design (pesquisa e análise de público alvo, análise sincrônica, brainstorming e geração de alternativas e redesign de modelos apresentados em investigações deste projeto em anos anteriores). Como principais resultados do projeto, desta-se: a) os produtos desenvolvidos e as informações adquiridas serão, ao final do corrente ano, repassadas ao projeto de extensão AmaViva, por meio de oficinas, estimulando a ação sustentável, agregando saberes e técnicas de design ao grupo e facilitando a geração de renda; b) serão, durante o segundo semestre deste ano, produzidos pufes com aproveitamento de lonas do GAMPI (evento anual de design da UNIVILLE) a serem dispostos no ambiente e usados pelos alunos e professores. Entende-se que a pesquisa Ecobanner promove a sustentabilidade, a consciência ambiental e a geração de trabalho e renda.

Educação e sensibilização: Representações do patrimônio histórico, sociocultural e ambiental para as políticas públicas na escola

  • JOSÉ CAVALHEIRO NETO, Graduando, jose.cavalheiro@univille.br
  • Joelias dos Santos, Graduando, joelias_19@hotmail.com
  • Amanda Carolina de Mello, Graduando, amandac.mello@yahoo.com.br
  • Nelma Baldin, Dr(a), nelma.baldin@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação ambiental, Patrimônio histórico cultural, Representações histórico ambientais

Os projetos EduCA vem trabalhando desde 2009 com pesquisas em comunidades de regiões urbanizadas localizadas em áreas de bacias hidrográficas: Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) no município de Joinville (SC). Em 2012 com o Projeto EASens deu-se continuidade ao projeto iniciado em 2011, sempre nas mesmas escolas da rede municipal das duas áreas estudadas. As ações da pesquisa foram embasadas nos fundamentos da Educação Ambiental, História Ambiental, Patrimônio Histórico e do Patrimônio Cultural. O objetivo geral da pesquisa foi o de "promover um estudo da percepção e aprendizado das crianças (5º anos do ensino fundamental) enfatizando a educação e a sensibilização histórico ambiental, com vistas à percepção dos saberes representados no entendimento dos conceitos de Educação Ambiental e de Patrimônio Histórico Cultural". Esses temas foram trabalhados de diversas formas metodológicas, variando entre lúdicas e pedagógicas. A metodologia utilizada centrou-se na abordagem qualitativa - pesquisa ação de caráter intervencionista, com ênfase no formato etnográfico. Primeiramente no início das atividades da pesquisa, aplicou-se um questionário às crianças, e ao final, reaplicou-se o mesmo questionário, com vistas a uma análise comparativa sobre a assimilação dos temas abordados. As manifestações das crianças, observáveis na análise comparativa das respostas dos questionários, nas ações comportamentais durante as diversas etapas das atividades da aplicação da pesquisa e nas próprias expressões das crianças são a evidência da importância e dos resultados positivos da pesquisa. O destaque foi a última ação aplicada (sugerida pelas próprias crianças): a montagem de uma vermicomposteira em cada uma das seis escolas participantes da pesquisa, com a efetiva atuação das crianças e professores, sendo que também foram-lhes repassadas todas as orientações para a manutenção posterior. Todas as atividades propostas foram concluídas. No primeiro semestre de 2013 finalizou-se um levantamento histórico de materiais e textos para serem utilizados nas atividades que estão sendo executadas no segundo semestre. Tais levantamentos foram utilizados para a elaboração de palestras, preparação de powerpoint sobre as temáticas das palestras e fichamentos para orientação às professoras e alunos das escolas em que a pesquisa está sendo aplicada. Para o segundo semestre também está prevista a participação em congressos e seminários para apresentar os resultados da pesquisa, além da elaboração de novos artigos para publicação, que já estão em andamento.

Apoio / Parcerias: CNPq

Elementos sobre as relações pedagógicas no ensino superior com os acadêmicos da Geração Y matriculados nas universidades do Alto Rio Negro

  • CLEONICE LIEBL, Graduando, cleonice.li@yahoo.com.br
  • EDINA ELISANGELA ZELLMER FIETZ TREML, MSc, edina.elisangela@univille.br
  • Alceni Kravec, Graduando, alceni.kravec@hotmail.com
  • Anderson Schroeder, Graduando, andersons@univille.br
  • SUELI MARIA WEISS RANK, MSc, suelirank@brturbo.com.br
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Geração Y, Acadêmicos, Ensino Superior

A maioria dos acadêmicos matriculados nos cursos de graduação na atualidade pertence à denominada Geração Y. Seu perfil é diferenciado, se caracterizando pelo dinamismo, imediatismo, sendo uma geração de resultados de curto prazo, e não de processos. Os “Ys” buscam equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, demonstrando habilidade de trabalhar em equipe e necessidade de constante interação com a tecnologia. Essa influência os torna extremamente conectados com as mídias e redes sociais, expressando muitas vezes resistência às aulas tradicionais, sendo que valorizam o conhecimento, mas trabalham com ele sob um novo paradigma. Muitas vezes, o descompasso entre as expectativas dos alunos e a atuação docente revela a necessidade dos professores refletirem sobre suas práticas, inovando formas de ensinar e aprender, assim como relacionar-se com seus acadêmicos. Nesse sentido a presente pesquisa apoiada numa abordagem metodológica quanti-qualitativa se propõe a analisar a percepção dos professores que atuam com os alunos da geração Y, nas da Microrregião do Alto Rio Negro, sobre as relações pedagógicas e metodologias de ensino, de modo a oferecer referenciais para subsidiar tomadas de decisão, alinhar estratégias pedagógicas e atuação das instituições de ensino superior. Os dados parciais obtidos expressam que para a maioria dos professores no que se refere ao processo de aprendizagem, os alunos se apropriam melhor do conhecimento quando sabem para que estão aprendendo e onde vão usar, preferindo como metodologia as aulas em que são solicitados a participar mais ativamente por meio de dinâmicas de grupo e atividades variadas, com ênfase para articulação entre teoria e prática. O contexto das aulas nem sempre está em consonância com esta perspectiva, apoiado em aulas eminentemente expositivas, muito centradas na figura do professor, num modelo didático conservador. Na percepção de 68% dos pesquisados o perfil dos professores com que mais os alunos se identificam envolve aqueles que conseguem disciplinar a turma e estabelecer um bom clima de aprendizagem, enquanto que para 25% os professores que revelam planejamento e cumprem os acordos didáticos são os mais valorizados. Como mencionado, os dados da pesquisa ainda estão em processo de coleta e consolidação, configurando elementos para orientar as práticas pedagógicas no ensino superior, além de otimizar formas de ensinar e aprender na universidade e facilitar as relações entre professores e alunos.

Apoio / Parcerias: UDESC - CEPLAN UNC

Estudo sobre o conceito perante as maiores empresas locais, da Univille Campus de São Bento do Sul, como formadora de profissionais.

  • CARLOS EDUARDO BATISTA DOS SANTOS, Graduando, carlosbatista@univille.br
  • Mario Neneve, MSc, mneneve@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Conceito, univille, empresas

As organizações, de maneira geral, inseridas na dinâmica da sociedade contemporânea se vêem obrigadas a acompanhar as grandes transformações, para a sua sobrevivência. Um olhar atento às mudanças céleres a todas as novas demandas é imperativo, tanto em termos institucionais, notadamente do ensino, adaptado às diversas gerações, bem como, estar conectado como o mercado de trabalho em todo o contexto em que se inserem os egressos. Cabe à universidade não só o papel de formadora de um profissional, mas de uma pessoa, um cidadão comprometido, no sentido lato da palavra, em que os valores sejam fatores de seu desenvolvimento pessoal. A universidade interage com os estudantes de acordo com o binômio ensino/aprendizagem, tendo em vista ofertar uma formação acadêmica abrangente, tornando-os aptos a enfrentar desafios no que se refere inserção no mercado de trabalho, a qual exige comportamentos empreendedores e proativos, e mais que isto uma percepção crítica para fins de uma aprendizagem permanente, nos moldes do que propõe a capacitação continuada.Contudo, a visão de inserir o formando nos bancos escolares no contexto de uma empresa, com toda a sua dinâmica neste mercado muito competitivo, requer mais do que o exigido em conhecimentos e habilidades. As atitudes perante a vida são muito importantes e educar para tal é uma tarefa cada vez mais árdua. Atualmente, não há registros de um estudo sobre o meio empresarial que admite universitários e absorve mão de obra qualificada advinda da Univille, Campus de São Bento do Sul.

História e demais aspectos do sistema de patentes no Brasil

  • DANIELLE RAUTENBERG, Graduando, danielle.rautenberg@hotmail.com
  • Jessica Aguiar, Graduando, jessica.aguiar@univille.br
  • Andrea Tamanine, MSc, atamanine@yahoo.com.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: patentes, propriedade industrial, INPI

O Projeto Patent2, no qual as atividades de iniciação científica aqui descritas foram realizadas, tem como principal foco a análise de aspectos históricos do instituto de patentes no Brasil, bem como aspectos atuais de redação, denominação, classificação, organização, submissão e trâmite o documentos de patentes perante o . O INPI é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, responsável por registros de marcas, concessão de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia e de franquia empresarial, e por registros de programas de computador, desenho industrial e indicações geográficas, de acordo com a Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96) e a Lei de Software (Lei nº 9.609/98) e é instituição parceira do projeto. O trabalho realizado pelo projeto PATENT2 tem como objetivo secundário estudar a história do instituto das patentes no Brasil, a fim de melhor entender razões e consequências do/no atual funcionamento do sistema, foco este do trabalho realizado pela acadêmica bolsista. Este processo histórico foi considerado desde a promulgação do alvará de 28 de abril de 1809, considerada a primeira lei que regulamentou o sistema de patentes no Brasil, até os dias atuais. A metodologia utilizada consistiu em análise documental e bibliográfica e os resultados foram organizados em resumos descritivos sobre os dados levantados a fim de facilitar a consulta por parte da pesquisadora coordenadora, assim como dos demais interessados pelo conteúdo do projeto. Concluiu-se com o trabalho realizado que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI tem desenvolvido novas estratégias para aprimorar o Sistema Nacional de Inovação - SNI - mas ainda há muito o que investir para avanços significativos em seus processo. Também salienta-se que, como em outras etapas do projeto já desenvolvidas, as patentes são documentos de relevância técnica, acadêmica e jurídica cuja importância, forma de apresentação e tramitação precisam ser mais e melhor divulgadas e estudadas nas Universidades.

INCENTIVOS FISCAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS

  • MATEUS GRUBER, Graduando, mateus.gruber@univille.br
  • MARCIA VIVIANE GROSSL NENEVE CORDEIRO, MSc, marcia@tributec.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Incentivos fiscais, planejamento tributário, SIMPLES

O objetivo dessa pesquisa é verificar se é feito um planejamento tributário para as micro e pequenas empresas, enquadradas ou não no Simples Nacional, em São Bento do Sul.A metodologia utilizada será por meio de pesquisa bibliográfica na legislação, artigos científicos, livros, serão identificados os tipos de benefícios tributários que poderiam ser utilizados pelas micro e pequenas empresas, optantes pelo Simples Nacional, de São Bento do Sul. Com base nisso, será aplicado um questionário em uma amostra. Para definição da amostra será feito levantamento de ME e EPP enquadradas no Simples Nacional. Após aplicação do questionário, serão tabulados os dados obtidos no questionário para análise e interpretação.Os principais resultados identificados, por meio de pesquisa bibliográfica, foram os principais benefícios tributários nas esferas federal, estadual e municipal em operações de compra e venda referente a insumos e bens do ativo imobilizado. Foram identificados, na legislação, os tipos de benefícios tributários que as micro e pequenas empresas têm direito de usufruírem, principalmente sobre as formas de utilização do crédito tributário sobre ICMS, IPI, PIS e COFINS, além de buscar benefício referente ao faturamento, como isenção, suspensão e casos de imunidade.Por fim, a contabilidade das ME e EPP geralmente é terceirizada, pois se apresenta como uma opção favorável economicamente, do ponto de vista do empreendedor. No entanto, o contexto da maioria dos escritórios de contabilidade não permite que seja analisada a situação de cada empresa-cliente, seja pela procura dos serviços contábeis, seja pela complexidade da legislação. Por conseguinte, opta-se pela modalidade de tributação que gera menos serviço ao escritório, mesmo não sendo, em muitos casos, a mais apropriada para o cliente.

Apoio / Parcerias: Nenhuma

Inovação no Município de Joinville

  • ADRIANO JOSÉ LEITÃO TAVARES, Graduando, adriano.tavares@univille.br
  • Patrícia de Oliveira Areas, Dr(a), patricia.areas@univille.br)

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inovação, Legislação, Município

A era atual, conhecida como “Era da Informação” é conhecida pela valorização do imaterial e, consequentemente, da inovação para aumentar a competitividade das empresas no mercado. O presente trabalho tem como objetivo estudar a importância desta inovação para o desenvolvimento do país e da região de Joinville, na “Era da informação”, bem como, proceder a análise da legislação federal, estadual e municipal, sobretudo, das leis nºs 7170/2011 e 7190/2012, que criaram, respectivamente, a Lei Municipal de Inovação de Joinville e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI). Visa-se, com esta análise destacar seus benefícios e desafios jurídicos para o Município de Joinville, comparado ao contexto sócio político nacional com foco no desenvolvimento por meio da inovação, além de identificar e comparar instrumentos políticos municipais que apoiam a Inovação. Foram realizadas pesquisas qualitativas por meio de bibliografia sobre assunto, bem como coleta de dados no município de Joinville e outros municípios que implantaram legislação sobre inovação. Também foi feito estudo comparativo entre a legislação municipal, objeto da presente proposta, e legislações e políticas públicas adotadas em outros municípios e estados. Além da análise legislativa municipal e estadual, também foi objeto de estudo jurisprudências relacionadas. No tocante à legislação federal - Lei Federal nº 10973/2004 - percebe-se que o diploma trouxe medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica, como também, implementou os arts. 218 e 219 da Constituição Federal de 1988, destacando a importância da relação de troca entre universidades, empresas e governo. Corroborando com tal conexão legislativa pudemos verificar que medidas semelhantes são dispostas na lei estadual, Lei nº 14.328/2008, do estado de Santa Catarina, que trata da pesquisa científica, tecnológica e da inovação, tendo como objetivo a busca do equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado. Também a legislação municipal de Joinville dispõe desde a gestão da inovação, apoio e incentivo, formas de captação de recursos para a aplicação em inovação, parques tecnológicos, incubadoras e condomínios, até forma de estímulo ao inventor independente. A lei 7190/2012, cria o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que tem, conforme o próprio diploma, dentre algumas responsabilidades, o de formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de desenvolvimento técnico-científico, a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados, sempre preservando o interesse público.

O design otimizando o uso de armários domésticos com parâmetros ergonômicos

  • LUÍSA TRENTINI, Graduando, luisatrentini.interiores@gmail.com
  • Marina Pezzini, MSc, marinapzn@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Design, Ergonomia, Armários

O design de armários domésticos com parâmetros ergonômicos (saúde, segurança, eficiência e conforto) pode otimizar a habitabilidade de Habitações de Interesse Social (HIS), ou seja: evitar desgastes físicos e acidentes; otimizar o desempenho humano nas atividades cotidianas; estimular a afetividade relativa ao lar. Assim, o design pode contribuir para a qualidade de vida dos usuários; para a sustentabilidade do projeto arquitetônico; e para a sustentabilidade do órgão que as implantou. O objetivo desta pesquisa é levantar oportunidades e ameaças para o desenvolvimento de macro projetos voltados à usabilidade de armários e à habitabilidade em HIS. Macro projetos englobam o projeto arquitetônico e o de design para potencionalizar a funcionalidade de espaços habitacionais reduzidos. Para (a) revisar na bibliografia pertinente informações científicas sobre a relação ergonômica do usuário com seu mobiliário doméstico e sua habitação reduzida, escolheu-se realizar uma revisão bibliográfica. Este procedimento encontra-se em andamento. Para (b) levantar macro projetos existentes no Brasil e no mundo, escolheu-se realizar uma análise sincrônica. Nessa etapa, foi possível levantar na internet inúmeros produtos multifuncionais para espaços habitacionais reduzidos, desenvolvidas em todo o mundo desde 1899, quando o inventor americano Leonard Bailey patenteou a cama dobrável. Foi possível identificar diversas marcas especializadas nesses produtos, como a italiana Resource Furniture, a alemã Miniki, as suecas Matroshka Furniture e Avesund. Também foi possível estabelecer uma classificação, para esses produtos: móveis de alvenaria (embutidos na fase de construção da habitação); móveis transformáveis (possuem diferentes configurações para realizarem diferentes funções); móveis contêiners (acumulam diversas funções em uma forma compacta); camas de parede; micro casas; macro projetos (a habitação é projetada e produzida junto aos móveis); plataformas funcionais (elevam parte do cômodo para criarem um espaço baixo para estocagem); e super reformas (complexas intervenções que potencializam a funcionalidade de pequenos ambientes, popularizadas pelo arquiteto chinês Gary Chang). Para (c) identificar oportunidades e ameaças de macro projetos para HIS, escolheu-se realizar uma análise FFOA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Nessa etapa, foi possível perceber que os produtos em estudo oferecem vantagens de espaço e funcionalidade, porém apresentam problemas de segurança e custo que podem limitar sua adequação à HIS. Finalmente, para (d) sistematizar as possíveis soluções projetuais interessantes e viáveis para macro projetos de HIS, no contexto estudado, escolheu-se realizar lista de requisitos, painel semântico e nuvem de tags. Essas técnicas constituem a próxima etapa da pesquisa.

Apoio / Parcerias: Professora Marina Pezzini

O design retrô e vintage na indústria moveleira: uma análise dos elementos visuais aplicados em Rio Negrinho e região.

  • LAÍSA CRISTINE MACHADO FRONZA, Graduando, laisa.fronza@univille.br
  • Adriane Shibata Santos, Dr(a), adriane.shibata@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design Retrô , Vintage , Percepção Visual

Este material apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo, definir diretrizes visuais de projeto que auxiliem no desenvolvimento de produtos com a temática retrô e redesign vintage. O retrô pode ser entendido como uma releitura de objetos de caráter vintage, atribuindo valores contemporâneos, porém evidenciando características do passado. Entende-se por redesign, o redesenho ou releitura de um projeto, substituindo seus elementos por outros mais atuais e eficazes. O redesign vintage é aplicado principalmente na moda e no mobiliário. Com base na observação dos produtos desenvolvidos nos últimos anos, verifica-se um aumento significativo na execução de produtos que evidenciam o estilo retrô, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e no setor mobiliário. Objetiva-se entender a partir da pesquisa, o processo cultural de origem do mobiliário retrô/vintage por meio do referencial bibliográfico. O estudo prioriza a identificação desta aplicação em produtos do setor moveleiro em Rio Negrinho e região, permitindo novas possibilidades projetuais. Inicialmente foram realizados estudos bibliográficos sobre a percepção visual com foco no design emocional, repertório, memória figurativa e sensações. Por meio da percepção visual é possível identificar os objetos que nos cercam, sendo assim o design emocional estuda o comportamento do usuário e suas sensações ao evidenciar um produto. Os sentidos que atribuímos aos objetos são provenientes do nosso repertório, as experiências e momentos vivenciados, que nos permitem representar e identificar os elementos que nos cercam. Além das questões ligadas ao produto, também foram analisadas as relações destes com os usuários, identificando os motivos pelos quais apreciam os objetos antigos ou que retomam ao antigo. Abordagem teórica focou o comportamento, memória e tempo passado. A partir destes resultados foi elaborado um comparativo entre o ofício do design e sua contribuição na estratégia para a preparação de um material visual com enfoque nostálgico. Posteriormente, iniciaram-se estudos de casos em empresas do setor, bem como a análise de produtos e catálogos de Rio Negrinho e região. Devido à disponibilidade das empresas, estão sendo analisadas cinco empresas da Região. Com isso, concluiu-se que há falta de material gráfico explicativo que auxilie na resolução de problemas neste setor, oferecendo alternativas viáveis com o propósito de melhorar a estratégia de venda dos produtos por meio do apelo sensorial e cognitivo. Como já apontado anteriormente, a pesquisa ainda está em andamento, faltando ainda à finalização das entrevistas e os resultados obtidos através do contato com as empresas em análise.

Apoio / Parcerias: Apoio de empresas de Rio Negrinho e região.

O patrimônio industrial: A percepção em Joinville-SC

  • GIOVANI RAFAEL DA COSTA, Graduando, giovani@adamogastronomia.com.br
  • Wagner Antonio Tavares , Graduando, wagnerat@hotmail.com
  • Mariluci Inês carelli , Dr(a), mariluci.carelli@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Patrimônio Industrial, Cultural, Preservação

A pesquisa tem como objetivo, colher dados e informações que mostrem no cenário de Joinville a percepção da população sobre a temática Patrimônio Industrial. Sabe-se que o tema é recente, e em Joinville há poucos registros de estudo e conclusões sobre o assunto. Por Joinville ser uma cidade Industrial, o patrimônio cultural industrial faz parte do cotidiano da população, por sua trajetória histórica e pela convivência em um espaço onde muitas industrias existem. Como hoje vivemos em uma era totalmente digital e com processos cada vez mais velozes, a geração atual pensa na reposição de informação e tecnologia sem se preocupar com os modelos mais antigos, pois a mídia consumista prega que somente o novo é bom. Levando isso para o campo estudado, a mentalidade das pessoas na sociedade e no mercado não prioriza a preservação de bens culturais, nem tampouco do patrimônio industrial. A metodologia da pesquisa adotou a abordagem quantitativa do tipo levantamento para a coleta de dados. Aplicou-se um questionário estruturado sobre a temática, abrangendo uma amostra de 1511 pessoas, maior de idade, residentes em Joinville. O questionário foi aplicado em escolas de ensino médio profissionalizante, grupo de idosos, em universidades e por e-mail via o sistema drive do google. Com as informações levantadas, podemos concluir que a população na grande maioria admite ter um conhecimento regular da história da cidade. O interessante é que a maior parte dos participantes do estudo afirmou conhecer o assunto através de jornais e televisão, deixando quase desapercebido o canal da internet. Ao analisar esse dado, observa-se que há uma contradição, se levarmos em consideração que atualmente é o meio de comunicação que mais cresce. Pode ser que o caminho para a conscientização seja esse. A população admite que o patrimônio industrial é importante para a comunidade e que o tombamento é fundamental, porém a grande maioria não sabe indicar uma opção em Joinville, o que nos faz entender que é preciso investir no estudo e conscientização sobre o assunto.

O plágio em textos acadêmicos: caracterização e análise de jurisprudências

  • JORGE RAFAEL MATOS, Graduando, jorgerafaelmatos@gmail.com
  • Andrea Maristela Bauer Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br

Palavras-chave: Plágio, Direitos Autorais, Textos Acadêmicos

O projeto de pesquisa “O plágio em textos acadêmicos: caracterização e análise de jurisprudência”, em desenvolvimento no campus São Bento do Sul, tem como objetivo compreender o plágio na Universidade e estudar as formas de evitá-lo. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa bibliográfica, jurisprudencial e documental sobre o tema com base nos resultados da análise dos dados coletados na pesquisa realizada e 2012 junto aos acadêmicos e professores. Nesta etapa de continuidade do projeto, buscou-se analisar a sistemática usada pelos professores (orientadores de estágio e monografia) no julgamento da presença ou não de plágio e propor alternativas. Buscou-se também construir um documento visando subsidiar professores e alunos com informações que possam oferecer orientação sobre plágio como contrafação no âmbito dos Direitos Autorais. Assim, com o resultado das pesquisas, ainda não concluídas, visa-se oferecer à Univille e demais universidades da região informações sistematizadas sobre as formas de identificação, análise e combate ao plágio no ambiente acadêmico. O cerne principal do estudo, conforme proposta já defendida em 2012, é oportunizar ações por parte de toda a comunidade acadêmica para prevenção e combate ao plágio; contribuir com pesquisas e ações já em andamento pelo Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual - NIPI para construção de políticas institucionais relativas a propriedade intelectual; contribuir com ações dos departamentos do campus São Bento do Sul, e, especial do curso de Direito, com relação a maior qualidade de seus trabalhos acadêmicos; contribuir para destaque ainda maior da Univille quanto à sua credibilidade e avanço no cenário competitivo das instituições de ensino da região. Reforça-se que a aplicação da proposta na Univille oportunizará o planejamento de ações que irão além do ensino do uso de citações e referências bibliográficas como aspecto metodológico por parte dos professores, atingindo a formação de consciência crítica por parte dos acadêmicos sobre o uso do conhecimento produzido por outros autores e sobre a importância da correta indicação de autoria como questão ética e para o avanço do conhecimento.

Panorama da gestão da inovação nas indústrias químico-plásticas de Joinville

  • ALESSANDRO PEREIRA RAMOS, G, alessandro.ramos@univille.br
  • Gelta Madalena Jonck Pedroso, Dr(a), geltape@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: : Indústria de materiais plásticos, Químicos, competitividade Industrial

Os produtos de plásticos são utilizados em uma infinidade de setores industriais. O Brasil destaca-se como o sétimo maior consumidor de materiais plásticos, enquanto o estado de Santa Catarina aparece como segundo maior estado consumidor de resinas plásticas do país. O presente trabalho buscou identificar o volume de patentes e o percentual de investimento e mecanismos de inovação adotados pelas empresas químico-plásticas de Joinville. Utilizou como coleta de dados a aplicação de um questionário via internet junto as principais empresas do setor químico, além de garimpar dados em sites do governo e os registro de patentes no INPI. A região de Joinville hoje é o maior polo de produção de transformados plásticos do Sul do país, nesse mercado estão empresas atuantes em diversos setores como o automotivo, agrícola, eletrodomésticos e artigos farmacêuticos. Os resultados apontaram que as empresas promovem a inovação dentro de seu segmento. Neste sentido, as empresas investem na aquisição de máquinas e equipamentos modernos, produzem de acordo com as especificações técnicas utilizam-se de recursos próprios para o desenvolvimento de novas tecnologias e adaptação de outras, promovem melhoria de processos, e registram suas patentes a fim de consolidar sua posição no mercado.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EM PEQUENAS EMPRESAS

  • LUANA ANTUNES JADACH, Graduando, luana.jadach@univille.br
  • MARCIA VIVIANE GROSSL NENEVE CORDEIRO, MSc, marcia@tributec.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Planejamento tributário, Tributos, SIMPLES

O planejamento tributário tornou-se uma ferramenta essencial para a sobrevivência das empresas, inclusive das de pequeno porte. Estas, por sua vez, acham que conseguindo o enquadramento no SIMPLES essa tarefa de economizar tributos está resolvida, mas nem sempre é a melhor forma. Existem certos benefícios tributários que o fisco oferece, que não são estendidos para essas empresas, daí que, se não fizerem um bom planejamento tributário, acabam perdendo ótimas oportunidades. Esse projeto visa pesquisar na legislação corrente, todos os tipos de benefícios fiscais que Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, estando ou não no SIMPLES, poderiam estar usufruindo, e listar todas as formas de utilização de créditos tributários (ICMS, IPI, PIS, COFINS) nas aquisições de insumos e de ativo imobilizado, bem como todos os benefícios fiscais possíveis, além de buscar isenções, suspensões e casos de imunidades com relação ao faturamento. A primeira fase do projeto visou buscar esses benefícios através de pesquisa bibliográfica, em livros e em legislação, e identificar em quais empresas ou por quais regimes de tributação podem ser usufruídos. Paralelo à pesquisa bibliográfica, tem-se a pesquisa de campo, com aplicação de questionário, mas houve dificuldade em conseguir a listagem das empresas da cidade. Via prefeitura pois foi indeferido o pedido. Então optou-se por escolher aleatoriamente empresas em todos os bairros da cidade. Segundo um estudo do SEBRAE publicado em 2013, tendo por base dados de 2011,constatou-se que na cidade de São Bento do Sul possuía na época 4.329 empresas, das quais 4.034 eram ME e 248 PME, não especificando quantas delas estão no SIMPLES. Aplicou-se um método estatístico para definir o tamanho da amostra (pelo erro amostral, população e nível de significância), para uma população de 4.282 empresas. Com base nisso, precisa-se aplicar o questionário em pelo menos 60 empresas, para se ter um grau de confiabilidade de 68%. Na realidade, a pesquisa é quantitativa, porém as análises serão qualitativas, pois pretende-se ter apenas noção do que as empresas da cidade estão praticando em termos de opção tributária. Nesse momento estamos na fase da aplicação dos questionários. O cronograma teve que ser alterado, em virtude de substituição da bolsista (desistência).

Apoio / Parcerias: Nenhum

Plataformas digitais como apoio a educação universitária: uma nova proposta de arquitetura de informação para a interface do ambiente virtual da Univille

  • THOMAZ REZENDE GONÇALVES, Graduando, contato@thoz.com.br
  • ROY RISTOW WIPPEL SCHULENBURG, MSc, royzera@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Arquitetura da informação, Interface, Educação

O advento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e, consequentemente da internet, proporcionaram que tais recursos fossem adaptados para o ambiente educacional. Uma dessas adaptações são os ambientes virtuais de apoio ao ensino e aprendizagem, que proporcionam a possibilidade das interações entre instituição, professores e alunos, ocorram à distância, independentes do espaço-tempo. A Universidade da Região de Joinville – Univille, utiliza-se da plataforma Enturma com o objetivo de facilitar e auxiliar as atividades acadêmicas e administrativas. Dentro desse contexto, a presente pesquisa objetivou o desenvolvimento de uma proposta de arquitetura da informação para a interface do ambiente virtual de apoio ao ensino-aprendizagem da Univille. Para isso, a metodologia aplicada no projeto utilizou como base conceitual os métodos específicos e os processos metodológicos adotados por autores como Moggridge (2007), Brown (2010), Garrett (2011) e Preece et al. (2013). O desenvolvimento projetual contou com a participação ativa dos usuários durante todo o processo, ora contribuindo com informações, ora participando de decisões projetuais específicas, uma característica dos métodos empregados. Durante o processo foram utilizados diferentes métodos para a coleta de dados qualitativos dos grupos de usuários, além de outros métodos específicos para o levantamento quantitativo de informações. A seleção da metodologia e dos métodos aplicados foi orientada sob a notoriedade e a eficácia de disciplinas como o Design de Interação, o Design Centrado no Usuário e o Design Thinking. Tendo como resultado o desenvolvimento de uma proposta de arquitetura da informação planejada, desenvolvida e projetada para e com os usuários da plataforma.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE COMPÓSITOS COM FIBRA DE PUPUNHEIRA VISANDO A CRIAÇÃO DE PRODUTOS

  • MARINA PAVÃO DA SILVA, Graduando, pavao.designjlle@gmail.com
  • Debora Barauna, MSc, dbarauna@univille.br
  • Marina Zambonato Farina , G, marinazf.eng@gmail.com
  • Denise Abatti Kasper Silva, Dr(a), denise.abatti@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Fibras vegetais, compósitos poliméricos, projeto de produto

Compósitos poliméricos termofixos de resina poliéster com diferentes proporções de fibras vegetais extraídas de resíduos do corte de pupunheira da região de Joinville, são materiais desenvolvidos e caracterizados pelo Grupo de Pesquisa em Materiais Poliméricos da UNIVILLE, idealizando o desenvolvimento de novos produtos fundamentados pelo ecodesign, assim como a criação de uma proposta metodológica de sistematização para seleção desses materiais e seus processos de fabricação, visando contribuir no rápido acesso às informações para os designers quanto à aplicabilidade. Assim, este trabalho buscou avaliar o comportamento dos compósitos criados, os quais foram submetidos a ensaios de fabricação. Esses foram submetidos a ensaios de corte na serra de fita; perfuração com parafuso e com prego; polimento (desbaste) com lixadeira elétrica e testes de aderência aplicando aglutinantes como resina poliéster, cianoacrilato penteno de metila (CPM) e borrachas sintéticas com aditivos. Nos ensaios observou-se, para cada amostra, a resistência do material ao procedimento, a geração de trincas e rebarbas. Todos os corpos de Resina Poliéster reagiram bem ao corte de serra fita deixando um bom acabamento e sem trincas. Em todos os corpos lixados com lixa elétrica o resultado foi bom, a peça não foi danificada e não houve geração de rebarbas. Quanto aos testes de perfuração, o material se comportou mal na utilização do prego. Todos os corpos trincaram, caracterizando material frágil. Ainda com relação aos ensaios de perfuração, tanto com a broca quanto com a serra copo o material suportou, obtendo um bom acabamento, gerando pouquíssimas rebarbas. Lembrando que a força aplicada com ambos os instrumentos influencia no resultado, necessitando assim de cuidado no manejo. Nos ensaios de colagem com resina poliéster, os corpos de prova descolaram facilmente; no 2º procedimento com cianoacrilato penteno de metila os corpos de prova não descolaram e no 3º procedimento com borrachas sintéticas com aditivos, depois de várias tentativas, descolou sem quebrar a peça. Os resultados dos ensaios apontaram que ambos os compósitos testados aguentam aos processos de corte, perfuração com broca, polimento e aderência a colas, apresentando resistência e trincas somente nos ensaios de perfuração com prego. Assim foi possível avaliar a possibilidade da criação de um mobiliário de jantar utilizando o material do Grupo, que esta sendo desenvolvido com chapas de resina termofixa insaturada reforçada com fibra vegetal tramada 6%, com o detalhamento técnico de todas as partes que compõem o modelo e modelo descritivo.

Projeto gra

  • THOMAZ LUCAS SOUZA DA SILVA, G, thom_lucas2007@hotmail.com
  • Elenir Morgenstern, Dr(a), elenir.m@gmail.com
  • Leticia Ribas , MSc, lebohn@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Investigar, Divulgar, Gravura

Com a função de criar materiais áudio visuais para disseminação da importância da gravura sulista, o projeto GRA (vinculado ao departamento de design), tinha como principais objetivos a recuperação de alguns aspectos da história da gravura contemporânea na região, por meio de documentos e da memoria dos artistas e registrar visualmente parte representativa do patrimônio cultural produzido graficamente em meio aos Núcleos de Gravura da região Sul. Como um dos objetivos era recuperar essa memorias de maneira espontânea, decidimos fazer as entrevistas sem um roteiro pré-definido, partindo dessas memorias tivemos embasamento teórico para produzir o roteiro e em seguida um filme documentário. A importância da criação desse documentário dá-se pela falta de matérias reunidas em um só material, facilitando o acesso dos professores e contribuindo para a formação de vários profissionais da área, inclusive a dos alunos participantes do projeto, uma vez que os materiais ali levantados auxiliaram nas matérias do curso. Partes das entrevistas, imagens e textos foram selecionados segundo o nosso foco principal que era Núcleos de Gravura da região Sul e o vídeo foi encerrado os dados foram apresentados entregues em DVD aos cuidados dá professora Elenir Morgenstern.

Reflexões sobre gestão e o parque estadual acaraí de são francisco do sul/sc

  • JENNIFER PAULINA KOSTER, Graduando, jenniferkoster@univille.br
  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.carelli@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Gestão, Parque Nacional, Acaraí

Objetiva-se neste trabalho abordar as ferramentas disponíveis e a importância da gestão para o bom funcionamento de um parque nacional, complementando com o estudo de caso do Parque Estadual Acaraí de São Francisco do Sul/SC. Pois, se trata de um estudo que complementa a pesquisa “Paisagem Cultural do Parque Estadual Acaraí de São Francisco do Sul em Santa Catarina". Nesta fase foi realizada a pesquisa com relação a indagação sobre de que forma é realizada a gestão, a legislação pertinente e se a gestão tem importância significativa para os parques nacionais e paisagem cultural do Brasil. De fato, a gestão para o sucesso da integralização do meio ambiente com a comunidade é de suma importância, para que não seja perdido a identidade cultural e histórica do lugar. Para esta parte da investigação foi empregado a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados evidenciam que no Parque Acaraí, mesmo após várias interdições jurídicas, o procedimento do planejamento, bem como sua gestão, estão seguindo os padrões conforme estabelecido em lei e principalmente, integram a comunidade local em todas as ações, preliminarmente discutidas em reuniões do Conselho Consultivo que é formado por 26 conselheiros, sendo 13 do setor governamental e 13 da sociedade civil. De fato, essa parceria com a comunidade e a comunicação com os órgãos públicos confirma o quão importante o conselho do parque precisa ter cautela e reunir forças para não haver ameaças e desacordos que podem futuramente prejudicar a região preservada.

Uma análise das políticas de segurança pública da guarda municipal para a proteção do patrimônio público de Joinville

  • TAMARA CRISTIANE GEISER, Graduando, tamy.cg@gmail.com
  • Tamara Cristiane Geiser, Graduando, tamy.cg@gmail.com
  • Luana de Carvalho, MSc, lu_decarvalho

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: patrimônio, guarda municipal, segurança pública

A necessidade de se estudar as políticas de segurança pública, seja da polícia militar ou da guarda municipal, para a proteção do patrimônio público de Joinville surge do status de cidade tradicional que guarda consigo uma grande carga histórica e cultural. A constituição da guarda municipal de Joinville ainda está para ser apresentado na Câmara de Vereadores pelo Prefeito do Município. No entanto, com vistas ao anteprojeto observa-se que caminha no sentido atribuir à esta corporação a sua função constitucional de proteção ao patrimônio público do Município. Será com base nas premissas de segurança e vigilância trazidas por Michel Foucault é que deve se visualizar a atuação da guarda municipal fazendo-se uma análise do modo de ocupação da guarda municipal joinvilense de acordo com a lei a ser apresentada.

Uma investigação da produção de resíduos industriais como subsídios para processos de artesania

  • DARLENE CRISTINA DA MAIA BAIXO, Graduando, darlenebaixo@univille.br
  • RITA PETRYKOWSKI PEIXE, Dr(a), ritapeixe@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: artesania, resíduos, sustentabilidade

Joinville é considerada a maior cidade Catarinense, tendo iniciado sua
fundação a partir da colonização germânica, tinha como objetivo transformar-se
em uma grade colônia agrícola, porém com os acontecimentos relevantes ao passar
dos anos Joinville converteu-se em um grande polo industrial. Diante do
relevante crescimento um grupo de empresários criou a hoje conhecida ACIJ –
Associação Empresarial de Joinville – inicialmente o propósito era organizar-se
em torno de questões tributárias, atualmente a ACIJ tem status de maior
entidade de Santa Catarina, possuindo em seu quadro de associados um número
considerável de empresas associadas. Na atualidade a associação possui núcleos
de trabalhos voltados para diferentes áreas de trabalhos, assim através de alguns
levantamentos chegou-se a um desses núcleos o qual seria relevante ao projeto
proposto pela acadêmica de levantamento e catalogação das empresas possíveis de
parcerias nas doações de resíduos para utilização de trabalhos de artesania
produzidos por artesãos do Projeto de Extensão Desol. Em uma conversa
pré-agendada, acadêmica e orientadora obtiveram a possibilidade de
conversar com o grupo responsável pela Gestão Ambiental o qual se mostram
muito receptivo com a probabilidade de parcerias com artesãos no sentido de destinar tais resíduos a produção de novos produtos. Porém existe uma
questão importante a qual se torna preocupante e na qual se obteve um
questionamento: os artesãos estão preparados para receber uma quantidade significativa
de resíduos, e qual destino os mesmos irão dar ao resíduo do resíduo? Todo esse
questionamento se deve ao fato da preocupação sustentável e de novas leis de
políticas públicas que pretende reduzir os impactos ambientais, sendo esse um
dos grandes desafios diante do desafio de recuperação dos recursos naturais.
Existem muitas questões a serem observadas, contudo não se pode dizer que
devemos ficar de braços cruzados esperando que as coisas aconteçam sem que pelo
menos se haja tentado, atualmente existem muitas iniciativas de designers que
pesquisam formas de utilizar materiais residuais como forma de propostas
sustentáveis, como também há muitos profissionais artesãos e artistas que
observam no aproveitamento de resíduos um meio de geração de renda, o que
talvez seja necessário é uma discussão entre os três indivíduos para a
concepção de uma alternativa que possa ser interessante a todos e inclusive ao
Meio Ambiente

Via Gastronômica de Joinville: uma análise tipográfica

  • ANDRÉ LUIS BERRI, Graduando, andre.berri@univille.br
  • Fernando Cesar Sossai, MSc, fernandosossai@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: patrimônio, tipografia, cidade

O presente relato tem como objetivo apresentar parcialmente resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa de iniciação científica “Sentidos do patrimônio cultural da Via Gastronômica de Joinville: uma análise tipográfica”, vinculada ao grupo de pesquisa Cidade, Cultura e Diferença. Entre os objetivos da pesquisa destaca-se o desejo de compreender alguns dos sentidos atribuídos à via, no passado e no presente, a partir da tipografia nela evidenciada. Para tanto, procedemos metodologicamente a revisão bibliográfica dos assuntos investigados, bem como realizamos algumas imersões em campo que resultaram em registros fotográficos para posterior análise. Além disso, por meio de uma ficha de observação, analisamos o cotidiano da rua, em especial as sociabilidades que se relacionavam ao patrimônio cultural. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, percebemos que a tipografia local pouco se comunica com o patrimônio cultural, sobressaindo seu uso para a divulgação comercial do presente. Assim, constatou-se que há uma desconexão entre as políticas publicas de valorização do patrimônio cultural da Via Gastronômica e alguns dos seus usos contemporâneos.

Via Gastronômica de Joinville: uma análise tipográfica

  • ANDRÉ LUIS BERRI, Graduando, andre.berri@univille.br
  • Jéssica Augustini Ferreira , Graduando, jessicaaugustini@hotmail.com
  • Jéssica Katzer Ronchi, Graduando, jessicakatzer.ronchi@gmail.com
  • Giselle Dall Cortivo, G, giselledc@hotmail.com
  • Leslie Ecker Ferreira , MSc, leka_ferreira1@hotmail.com
  • Roseneide Campos Degllman, MSc, roseneide.campos@gmail.com
  • Glauco Adrieno Westphal, Dr(a), Glauco.w@brturbo.com.br
  • Fernando Cesar Sossai, MSc, fernandosossai@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: patrimônio, tipografia, cidade

O presente relato tem como objetivo apresentar parcialmente resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa de iniciação científica “Sentidos do patrimônio cultural da Via Gastronômica de Joinville: uma análise tipográfica”, vinculada ao grupo de pesquisa Cidade, Cultura e Diferença. Entre os objetivos da pesquisa destaca-se o desejo de compreender alguns dos sentidos atribuídos à via, no passado e no presente, a partir da tipografia nela evidenciada. Para tanto, procedemos metodologicamente a revisão bibliográfica dos assuntos investigados, bem como realizamos algumas imersões em campo que resultaram em registros fotográficos para posterior análise. Além disso, por meio de uma ficha de observação, analisamos o cotidiano da rua, em especial as sociabilidades que se relacionavam ao patrimônio cultural. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, percebemos que a tipografia local pouco se comunica com o patrimônio cultural, sobressaindo seu uso para a divulgação comercial do presente. Assim, constatou-se que há uma desconexão entre as políticas publicas de valorização do patrimônio cultural da Via Gastronômica e alguns dos seus usos contemporâneos.

Viabilidade Econômica na geração de Créditos de Carbono

  • RUBENS EDUARDO LUX BARBOZA, Graduando, rubenslux@hotmail.com
  • GELTA MADALENA JÖNCK PEDROSO, Dr(a), geltape@gmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Credito de Carbono, Viabilidade Econômica, Resíduos Sólidos Urbanos

O presente estudo consiste em uma análise da viabilidade econômica da implantação de um projeto de MDL, para a geração e comercialização de Créditos de Carbono, por meio da utilização do biogás gerado por resíduos sólidos urbanos, acumulados no Aterro Sanitário da cidade de Joinville localizada no norte do estado de Santa Catarina. O estudo expõe um histórico das ações ambientais tomadas em função da crescente preocupação no cenário mundial com o meio ambiente, oriundas principalmente da emissão crescente de GEE que afetam diretamente o Efeito Estufa, as medidas, metas e mecanismos firmadas no Protocolo de Kyoto, principal marco do tema que abrange toda a sociedade internacional, um levantamento histórico de preço e demanda do mercado de carbono, assim como projeções para os anos vindouros, e a importância dos conceitos e práticas de inovação para este contexto. O objetivo da análise foi quantificar via métodos da engenharia econômica o projeto para a instalação de queimadores tipo Flare que reduzem a emissão de metano, gás considerado 21 vezes mais poluente que o Carbono e sua consequente geração de créditos de Carbono através das reduções certificadas, e quantificar a redução de emissões passíveis a serem comercializadas caso fosse realizado o investimento, num periodo pré estipulado de 20 anos. Por meio da projeção e estimativa de fluxo de caixa, foi possível concluir que o sistema é viável economicamente visto que, apresentou uma TIR (Taxa Interna de Retorno) de 12,83%, considerando uma TMA (Taxa Mínima de Atratividade) de 7,25% a.a. o VPL (Valor Presente Líquido) apresentou valor de R$ 695.849,37 e o Payback Time calculado foi de 8 anos e 2 meses. Portanto a pesar de ser um projeto que pode variar de acordo com o as estimativas de reduções de emissão e dos valores de mercado e leilões de Créditos de Carbono, e apresentar um tempo de retorno de investimento longo, possui uma projeção econômico-financeira positiva porém, pouco atrativa. Recomenda-se que para a tomada de decisão seja considerado também fatores pouco tangíveis como o benefício ambiental, promoção e marketing ecológico do município e das empresas parceiras, como já ocorrido em outras regiões do Brasil.

Apoio / Parcerias: Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda; BioChama

Violência doméstica: Uma violência de gênero, em Joinville.

  • TCHARLA CRISTINA CORDEIRO SONAI, Graduando, tcharla.sona@univille.br
  • Luana Silva de Carvalho Gusso, Dr(a), lu_anacarvalho@yahoo.com.br

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: mulheres, violência, desigualdades

Levando em consideração estarmos em um cenário globalizado, em que o prisma de todo discurso e ponto de partida para o desenvolvimento de políticas públicas esta vinculado aos direitos humanos, persiste uma violação inquietante, a violência doméstica. Diante disso foi buscado identificar programas designados para o combate, a proteção e acolhimento destas vítimas; valores e concepções atribuídas em bibliografias especializadas no tema, pois a violência domestica é um problema que afeta a saúde física e mental das mulheres, e, tem consequências econômicas e sociais, abrangendo todo seu meio. Segundo dados da Central de Atendimento à Mulher, o “Ligue 180”, de janeiro a dezembro de 2012, foram computados 732.468 registros; 88.685 relatos de violência – dez a cada hora. O risco de morte chega a 50%, de espancamento a 39% e de estupro a 2%. Esse número retrata apenas as pessoas que conhecem e tiveram coragem de tomar a iniciativa, o numero real deste problema ainda é um mistério. Segundo estimativa da própria Secretaria de Politicas para Mulheres, computa-se apenas 4% do problema real. Mesmo depois dos inegáveis avanços da Constituição de 1988, as mulheres ainda se defrontam com o preconceito, seu maior adversário, arraigado principalmente nos costumes. Observa-se o desafio de atingir essas mulheres, estar sempre em processo, pois, a sociedade é viva, estando em constante movimento; políticas com essa finalidade há, resta agir.

Vídeo documentário: gravura no sul do Brasil

  • TATIANA MAFRA IGNÁCIO, Graduando, tatiana.ignacio@univille.br
  • Rita Inês Petrykowski Peixe, Dr(a), ritapeixe@hotmail.com

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: Gravura, design, Brasil

Este projeto apresenta o desenvolvimento de um vídeo documentário sobre a Gravura no Sul do Brasil, estando vinculado ao Projeto de Pesquisa GRA (Gravura), desenvolvido por alunos e professores do Departamento de Design da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).Sendo um dos processos de expressão mais antigos, com registros desde a pré-história, a gravura vem desde então agregando diferentes técnicas e funções. No Brasil as técnicas de gravura chegaram com os colonizadores portugueses e posteriormente tomou proporção nacional, se aperfeiçoando a cada região. No sul do país a gravura teve grande influência, sendo considerada, por alguns teóricos referencia na História da Arte Brasileira Contemporânea.O vídeo documentário em questão, veicula, a partir da utilização de vários métodos ancorados nas teorias da programação visual, retratar os aspectos relativos ao histórico de produção e reprodução da gravura, propostas por artistas, e núcleos da região Sul do Brasil. Busca, através do poder de persuasão do design, o uso de imagens e grafismos que atraia a atenção do público, e resulte na revalorização da gravura como linguagem artística, assim como seus aspectos sócio culturais.